Livros e lições
Capítulo 35: Obediência


Capítulo 35

Obediência

Imagem
An angel appearing to Adam and Eve as they prepare to offer a lamb as a burnt offering. The illustration depicts the angel explaining to Adam and Eve that the animal sacrifice was symbolic of the sacrifice to be made by Jesus Christ.

Devemos Obedecer a Deus de Boa Vontade

  • Que diferença faz obedecer de boa vontade e de má vontade?

Quando Jesus estava na Terra, um doutor da lei Lhe fez esta pergunta:

“Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mateus 22:36–40).

Por essa passagem vemos quão importante é para nós amar o Senhor e o nosso próximo. Mas como mostramos amor ao Senhor?

Jesus respondeu a essa pergunta quando disse: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai” (João 14:21).

Cada um de nós deve perguntar a si mesmo por que obedece aos mandamentos de Deus. É por medo da punição? É por que desejamos as recompensas de uma vida justa? É por que amamos a Deus e Jesus Cristo e queremos servi-Los?

É melhor obedecer aos mandamentos por medo da punição do que não obedecer a eles. Mas seremos muito mais felizes se obedecermos a Deus porque O amamos e queremos obedecer a Ele. Quando obedecemos voluntariamente, Ele pode abençoar-nos sem restrições. O Senhor disse: “Eu, o Senhor (…) deleito-me em honrar aqueles que me servem em retidão e em verdade até o fim” (D&C 76:5). A obediência também nos ajuda a progredir e a tornar-nos mais semelhantes ao Pai Celestial. Entretanto, aqueles que nada fazem até serem mandados e guardam os mandamentos de má vontade, perdem a sua recompensa (ver D&C 58:26–29).

  • Como podemos aumentar nosso desejo de obedecer?

Podemos Obedecer sem Compreender a Razão

  • Por que nem sempre precisamos compreender os propósitos do Senhor para obedecer?

Ao guardarmos os mandamentos de Deus, preparamo-nos para a vida eterna e a exaltação. Às vezes, não sabemos a razão por que precisamos obedecer a um determinado mandamento. No entanto, mostramos fé e confiança em Deus quando obedecemos a Ele sem saber por quê.

Foi ordenado a Adão e Eva que oferecessem sacrifícios a Deus. Certo dia, um anjo apareceu a Adão e perguntou-lhe por que oferecia sacrifícios. Adão respondeu que não sabia a razão, mas que o fazia porque o Senhor havia ordenado (ver Moisés 5:5–6 e a gravura deste capítulo).

O anjo, então, ensinou a Adão o evangelho e falou-lhe acerca do Salvador que viria. O Espírito Santo desceu sobre Adão, e ele profetizou a respeito dos habitantes da Terra até a última geração (ver Moisés 5:7–10; D&C 107:56). Adão recebeu esse conhecimento e muitas outras bênçãos porque era obediente.

Deus Vai Preparar um Caminho

O Livro de Mórmon conta-nos que Néfi e seus irmãos mais velhos receberam uma incumbência muito difícil do Senhor (ver 1 Néfi 3:1–6). Os irmãos de Néfi reclamaram, dizendo que o Senhor exigia deles algo muito difícil. Mas Néfi disse: “Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas” (1 Néfi 3:7). Quando acharmos difícil obedecer a um mandamento do Senhor, devemos lembrar-nos das palavras de Néfi.

  • Quando foi que o Senhor preparou um caminho para que vocês obedecessem a Ele?

Nenhum Mandamento É Muito Pequeno ou Muito Grande para Ser Obedecido

Às vezes, podemos achar que um mandamento não é muito importante. As escrituras contam sobre um homem chamado Naamã que pensava dessa forma. Naamã tinha uma doença terrível e viajou da Síria para Israel a fim de pedir ao profeta Eliseu que o curasse. Naamã era um homem importante em seu país, por isso, ofendeu-se quando Eliseu não foi saudá-lo pessoalmente, mas enviou um servo em seu lugar. Naamã ficou ainda mais ofendido quando recebeu a mensagem de Eliseu: banhar-se sete vezes no rio Jordão. “Não são porventura [os] rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado?” inquiriu ele, e foi-se irado. Seus servos, porém, perguntaram-lhe: “Se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado”. Naamã foi suficientemente sábio para entender que era importante obedecer ao profeta de Deus, mesmo que suas instruções não parecessem importantes. Assim, lavou-se no rio Jordão e foi curado (ver II Reis 5:1–14).

Às vezes, podemos achar que é muito difícil obedecer a um mandamento. Como os irmãos de Néfi, podemos dizer: “É uma coisa difícil que Deus exige de nós”. Entretanto, como Néfi, poderemos ter a certeza de que Deus não nos dará um mandamento a menos que tenha preparado um caminho para obedecermos a sua ordem.

Foi uma “coisa difícil”, quando o Senhor ordenou a Abraão que oferecesse seu filho amado, Isaque, em sacrifício (ver Gênesis 22:1–13; ver também o capítulo 26 deste livro). Abraão esperou muitos anos pelo nascimento de Isaque, o filho que Deus lhe prometera. Como poderia perder seu filho daquela maneira? Esse mandamento deve ter sido extremamente difícil para Abraão. Mesmo assim, Abraão decidiu obedecer a Deus.

Precisamos também estar dispostos a fazer qualquer coisa que o Senhor exija de nós. O Profeta Joseph Smith disse: “Adotei a seguinte regra: Quando o Senhor ordenar, faça-o” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 169). Essa também pode ser nossa regra.

  • Quando foi que vocês receberam bênçãos decorrentes de sua obediência a mandamentos que pareciam insignificantes?

Jesus Cristo Obedeceu ao Pai

  • Que exemplos lhes veem à mente quando pensam em Jesus Cristo e em Sua obediência ao Pai?

Jesus Cristo foi o mais sublime exemplo de obediência ao Pai Celestial. Ele disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Sua vida inteira foi devotada à obediência ao Pai, embora isso nem sempre tenha sido fácil. Ele foi tentado de todas as formas como os outros mortais (ver Hebreus 4:15). No Jardim do Getsêmani, Ele orou ao Pai, dizendo: “Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39).

Por Jesus ter sido obediente à vontade do Pai em todas as coisas, tornou possível a salvação para nós.

  • Como a lembrança do exemplo do Salvador nos ajuda a sermos obedientes?

Resultados da Obediência e da Desobediência

  • Quais são as consequências da obediência e da desobediência aos mandamentos do Senhor?

O reino dos céus é governado por leis e, quando recebemos alguma bênção é pela obediência à lei na qual aquela bênção se baseia (ver D&C 130:20–21; 132:5). O Senhor disse que por nossa obediência e diligência podemos adquirir conhecimento e inteligência (ver D&C 130:18–19). Podemos também crescer espiritualmente (ver Jeremias 7:23–24). Por outro lado, a desobediência traz desapontamento e resulta em perda de bênçãos. “Quem sou eu, diz o Senhor, para prometer e não cumprir? Eu mando, e os homens não obedecem; revogo, e eles não recebem a bênção. Depois dizem em seu coração: Esta não é a obra do Senhor, porque suas promessas não se cumprem” (D&C 58:31–33).

Quando guardamos os mandamentos de Deus, Ele cumpre Suas promessas, como o rei Benjamim disse ao seu povo: “Ele requer que façais conforme vos ordenou; e se o fizerdes, ele imediatamente vos abençoará” (Mosias 2:24).

Os Obedientes Ganham a Vida Eterna

O Senhor nos aconselha: “E se guardares meus mandamento e perseverares até o fim, terás vida eterna, que é o maior de todos os dons de Deus” (D&C 14:7).

O Senhor descreveu outras bênçãos que serão dadas àqueles que obedecerem a Ele em retidão e verdade até o fim:

“Pois assim diz o Senhor: Eu, o Senhor, sou misericordioso e benigno para com aqueles que me temem e deleito-me em honrar aqueles que me servem em retidão e em verdade até o fim.

Grande será sua recompensa e eterna sua glória.

E a eles revelarei todos os mistérios, sim, todos os mistérios ocultos de meu reino desde a antiguidade; e por eras futuras dar-lhes-ei a conhecer a boa disposição de minha vontade concernente a todas as coisas relativas a meu reino.

Sim, até as maravilhas da eternidade conhecerão e coisas futuras mostrar-lhes-ei, sim, coisas de muitas gerações.

E sua sabedoria será grande e seu entendimento alcançará os céus; (…)

Porque pelo meu Espírito os iluminarei e pelo meu poder dar-lhes-ei a conhecer os segredos de minha vontade — sim, até as coisas que o olho não viu nem o ouvido ouviu e ainda não entraram no coração do homem” (D&C 76:5–10).

  • O que as palavras “perseverar até o fim” significam para vocês?

  • O que podemos fazer para manter-nos fiéis aos princípios do evangelho, mesmo que isso não seja muito bem aceito? Como podemos ajudar as crianças e os jovens a permanecerem fiéis aos princípios do evangelho?

Escrituras Adicionais