Livros e lições
Capítulo 43: Sinais da Segunda Vinda


Capítulo 43

Sinais da Segunda Vinda

Imagem
The resurrected Jesus Christ (wearing white robes with a magenta sash) standing above a large gathering of clouds. Christ has His arms partially extended. The wounds in the hands of Christ are visible. Numerous angels (each blowing a trumpet) are gathered on both sides of Christ. A desert landscape is visible below the clouds. The painting depicts the Second coming of Christ. (Acts 1:11)

Jesus Cristo Voltará à Terra

  • Quais são alguns dos sinais da Segunda Vinda?

O Salvador disse a Joseph Smith: “Pois revelar-me-ei do céu com poder e grande glória (…) e (…) habitarei com os homens na Terra por mil anos; e os iníquos não permanecerão” (D&C 29:11; ver também capítulos 44 e 45 deste livro). Jesus nos disse que certos sinais e acontecimentos vão prevenir-nos quanto à proximidade de Sua Segunda Vinda.

Por milhares de anos, os seguidores de Jesus Cristo têm esperado pela Segunda Vinda como um tempo de paz e alegria. Porém, antes que o Salvador venha, os habitantes da Terra passarão por grandes provações e calamidades. O Pai Celestial deseja que estejamos preparados para essas dificuldades. Também espera que estejamos espiritualmente prontos para quando o Salvador vier em Sua glória. Por essa razão, Ele nos deu sinais que são acontecimentos que nos indicarão a proximidade da Segunda Vinda do Salvador. Com o passar do tempo, Deus revelou esses sinais aos profetas e disse que todos os seguidores fiéis de Cristo reconhecerão os sinais e estarão esperando por eles (ver D&C 45:39). Se somos obedientes e fiéis, estudaremos as escrituras e reconheceremos os sinais.

Alguns dos sinais que prenunciam a Segunda Vinda de Jesus Cristo já ocorreram ou estão ocorrendo hoje. Outros se cumprirão no futuro.

Iniquidades, Guerras e Tumultos

Muitos dos sinais são realmente terríveis. Os profetas advertiram que a Terra passará por grandes tumultos, iniquidades, guerras e sofrimentos. O profeta Daniel disse que a época antes da Segunda Vinda será de dificuldades como o mundo jamais conheceu (ver Daniel 12:1). O Senhor disse: “E o amor dos homens esfriará e a iniquidade será abundante” (D&C 45:27). “E todas as coisas estarão tumultuadas (…) pois o temor tomará conta de todos” (D&C 88:91). Podemos esperar terremotos, doenças, fome, grandes tempestades, raios e trovões (ver Mateus 24:7; D&C 88:90). Granizo destruirá as plantações da Terra (ver D&C 29:16).

Jesus disse aos discípulos que as guerras encheriam a Terra: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; (…) [e] se levantará nação contra nação, e reino contra reino” (Mateus 24:6–7). O Profeta Joseph Smith disse: “Mas, irmãos, não fiquem desanimados quando lhes falamos de tempos trabalhosos, porque em breve virão, pois a espada, a fome e a peste se aproximam. Haverá grande destruição sobre a face desta terra, porque não podemos supor que nenhum jota ou til das profecias de todos os santos profetas deixarão de ser cumpridas, e há muitas que ainda não se cumpriram” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 263).

Muitos desses sinais estão sendo cumpridos. A iniquidade está em toda parte. As nações estão constantemente em guerra. Terremotos e outras calamidades ocorrem frequentemente. Muitas pessoas sofrem com tempestades devastadoras, secas, fome e doenças. Com certeza, essas calamidades aumentarão em intensidade antes que o Senhor venha.

No entanto, nem todos os acontecimentos que precedem a Segunda Vinda são terríveis. Muitos deles trazem alegria ao mundo.

A Restauração do Evangelho

O Senhor disse: “Uma luz resplandecerá entre aqueles que se assentam em trevas; e será a plenitude do meu evangelho” (D&C 45:28). Os profetas antigos predisseram a Restauração do Evangelho. O Apóstolo João viu que o evangelho seria restaurado por um anjo (ver Apocalipse 14:6–7). Em cumprimento a essa profecia, o anjo Morôni e outros visitantes celestiais trouxeram o evangelho de Jesus Cristo a Joseph Smith.

O Surgimento do Livro de Mórmon

O Senhor falou aos nefitas a respeito de outro sinal: o Livro de Mórmon, que seria dado aos descendentes deles (ver 3 Néfi 21). Nos tempos do Velho Testamento, os profetas Isaías e Ezequiel anteviram o aparecimento do Livro de Mórmon (ver Isaías 29:4–18; Ezequiel 37:16–20). Essas profecias estão sendo cumpridas hoje. O Livro de Mórmon surgiu e está sendo levado ao mundo inteiro.

O Evangelho Pregado a Todas as Pessoas do Mundo

Outro sinal dos últimos dias é que “este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações” (Mateus 24:14; ver também Joseph Smith—Mateus 1:31). Todas as pessoas ouvirão a plenitude do evangelho em sua própria língua (ver D&C 90:11). Desde a Restauração da Igreja, missionários têm pregado o evangelho. A obra missionária aumentou, e hoje dezenas de milhares de jovens estão pregando o evangelho em muitos países e em muitas línguas. Antes da Segunda Vinda e durante o Milênio, o Senhor proverá meios pelos quais a verdade será levada a todas as nações.

A Vinda de Elias

O profeta Malaquias profetizou que, antes da Segunda Vinda do Salvador, o profeta Elias seria enviado à Terra. Ele restauraria entre os homens os poderes de selamento, para que as famílias pudessem ficar unidas, e também inspiraria as pessoas a se preocuparem com seus antepassados e descendentes (ver Malaquias 4:5–6; D&C 2). O profeta Elias apareceu a Joseph Smith em abril de 1836. Desde aquela época o interesse pela genealogia e história da família cresceu muito. Podemos também realizar ordenanças de selamento nos templos tanto para os vivos como para os mortos.

Os Descendentes de Leí Se Tornarão um Grande Povo

O Senhor disse que, quando Sua vinda estivesse próxima, os lamanitas se tornariam um povo justo e respeitado. Ele disse: “Mas antes que venha o grande dia do Senhor (…) os lamanitas florescerão como a rosa” (D&C 49:24). Muitos descendentes de Leí estão hoje recebendo as bênçãos do evangelho.

A Construção da Nova Jerusalém

Perto da vinda de Jesus Cristo, os santos fiéis construirão uma cidade de retidão, uma cidade de Deus, chamada Nova Jerusalém, onde o próprio Jesus Cristo governará (ver 3 Néfi 21:23–25; Moisés 7:62–64; Regras de Fé 1:10). O Senhor disse que a cidade seria construída no estado do Missouri, nos Estados Unidos (ver D&C 84:2–3).

Esses são apenas alguns dos sinais que o Senhor nos deu. As escrituras descrevem muitos outros.

  • Que evidências vocês veem de que os sinais estão sendo cumpridos?

O Conhecimento dos Sinais dos Tempos Pode Ajudar-nos

  • Como podemos permanecer calmos e tranquilos, mesmo que alguns dos sinais sejam assustadores e terríveis?

Falando de Sua Segunda Vinda, o Senhor disse: “A hora e o dia nenhum homem sabe, nem os anjos nos céus; nem o saberão até que ele venha” (D&C 49:7). O Salvador ensinou isso ao contar a parábola da figueira. Ele disse que, quando vemos brotar folhas da figueira, sabemos que o verão está próximo. Da mesma forma, quando virmos os sinais descritos nas escrituras, saberemos que Sua vinda está próxima (ver Mateus 24:32–33).

O Senhor deu esses sinais para ajudar-nos. Podemos colocar nossa vida em ordem e preparar a nós próprios e a nossa família para o que ainda está por vir.

Fomos advertidos em relação às calamidades e instruídos a preparar-nos para elas, mas também podemos esperar com alegria a vinda do Salvador. O Senhor disse: “Não vos perturbeis, porque, quando todas estas coisas [os sinais] aconteceram, sabereis que as promessas que vos foram feitas serão cumpridas” (D&C 45:35). Ele disse que os que forem justos não serão destruídos quando Ele vier “mas suportarão o dia. E a Terra ser-lhes-á dada por herança (…) e seus filhos crescerão sem pecado (…) porque o Senhor estará em seu meio e sua glória estará sobre eles; e ele será seu rei e seu legislador” (D&C 45:57–59).

Escrituras Adicionais