Livros e lições
Capítulo 44: A Segunda Vinda de Cristo


Capítulo 44

A Segunda Vinda de Cristo

Imagem
The resurrected Jesus Christ (wearing white robes with a magenta sash) standing above a large gathering of clouds. Christ has His arms partially extended. The wounds in the hands of Christ are visible.

Esperar Ansiosamente pela Segunda Vinda do Salvador

Quarenta dias após Sua Ressurreição, Jesus e Seus Apóstolos reuniram-Se no Monte das Oliveiras. Havia chegado o momento de Sua partida. O Senhor completara todo o trabalho que tinha de fazer na ocasião e devia voltar ao Pai Celestial até o dia de Sua Segunda Vinda.

Depois de instruir os Apóstolos, Jesus ascendeu aos céus. Enquanto os Apóstolos olhavam para o céu, dois anjos colocaram-se ao lado e disseram: “Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (Atos 1:11).

Daquele momento até o presente, os seguidores de Jesus vêm esperando pela Segunda Vinda.

O que Jesus Fará Quando Voltar?

Quando Jesus Cristo vier de novo à Terra, Ele fará o seguinte:

  1. Purificará a Terra. Quando Jesus voltar, virá em poder e grande glória. Nessa ocasião, os iníquos serão destruídos. Todas as coisas corruptas serão queimadas, e a Terra será purificada pelo fogo (ver D&C 101:24–25).

  2. Ele julgará o Seu povo. Quando Jesus vier de novo, julgará as nações e separará os justos dos iníquos (ver Mateus 25:31–46; ver também o capítulo 46 deste livro). João, o Revelador, escreveu o seguinte sobre o julgamento: “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus (…) e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos”. Os iníquos que ele viu, “não reviveram, até que os mil anos se acabaram” (Apocalipse 20:4–5; ver também D&C 88:95–98).

  3. Ele iniciará o Milênio. O Milênio é o período de mil anos no qual Jesus reinará sobre a Terra. Os justos serão arrebatados para se encontrarem com Jesus em Sua vinda (ver D&C 88:96). Sua vinda dará início ao reino milenar (ver o capítulo 45 deste livro).

    O Presidente Brigham Young disse:

    “No milênio, quando o reino de Deus estiver estabelecido na Terra com poder, glória e perfeição, e o reino da iniquidade que perdurou por tanto tempo for subjugado, os santos de Deus terão o privilégio de construir seus templos e entrar neles, tornando-se, por assim dizer, as colunas dos templos de Deus (ver Apocalipse 3:12), e oficiarão por seus antepassados falecidos. Então, veremos nossos amigos se aproximarem e, talvez, pessoas que conhecemos. (…) E teremos revelações para saber quem foram nossos antepassados, até o pai Adão e a mãe Eva, e entraremos nos templos de Deus e oficiaremos por eles. Então [os filhos] serão selados aos [pais] até ser formada uma corrente perfeita chegando até Adão, de modo que haja uma corrente perfeita do sacerdócio desde Adão até o final dos tempos” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, 1997, pp. 333–334).

  4. Ele completará a Primeira Ressurreição. Os que tiverem o privilégio de levantar-se na ressurreição dos justos sairão de suas sepulturas e serão arrebatados para encontrar o Salvador quando Ele vier dos céus (ver D&C 88:97–98).

    Depois que Jesus Cristo Se levantou dos mortos, outras pessoas justas que haviam morrido também ressuscitaram. Elas apareceram em Jerusalém e também no continente americano (ver Mateus 27:52–53; 3 Néfi 23:9–10). Isso foi o início da Primeira Ressurreição. Algumas pessoas ressuscitaram desde aquela época. Os que já o fizeram e os que ressuscitarem na época de Sua vinda, herdarão a glória do reino celestial (ver D&C 76:50–70).

    Após a ressurreição dos que herdarão a glória celestial, outro grupo será ressuscitado: os que forem receber a glória terrestre. Quando todos eles tiverem ressuscitado, a Primeira Ressurreição estará completa.

    Os iníquos que estiverem vivos na época da Segunda Vinda do Senhor serão destruídos na carne. Eles, juntamente com os iníquos que morreram, terão que esperar até a última ressurreição e herdarão o reino teleste ou serão lançados nas trevas exteriores com Satanás (ver D&C 76:32–33; 81–112). Todos os outros mortos se levantarão para se encontrarem com Deus.

  5. Ele ocupará Seu lugar de direito como o Rei do céu e da Terra. Quando Jesus vier, Ele estabelecerá Seu governo na Terra. Sua Igreja se tornará parte desse reino. Ele governará todas as pessoas da Terra em paz por mil anos.

    Quando Jesus Cristo veio à Terra pela primeira vez, não veio em glória, mas nasceu num estábulo e foi colocado numa manjedoura. Não veio com grandes exércitos como os judeus esperavam do seu Salvador. Em vez disso, veio, dizendo: “Amai a vossos inimigos, (…) fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mateus 5:44). Jesus foi rejeitado e crucificado, mas não será rejeitado em Sua Segunda Vinda, “pois todo ouvido o ouvirá e todo joelho se dobrará e toda língua confessará” que Jesus é o Cristo (D&C 88:104). Ele será saudado como o “Senhor dos senhores e o Rei dos reis” Apocalipse 17:14). Será chamado “Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

  • O que vocês pensam e sentem ao refletir sobre os acontecimentos da Segunda Vinda?

Como Saberemos Quando a Vinda do Salvador Está Próxima?

Quando Jesus Cristo nasceu, bem poucas pessoas sabiam que havia nascido o Salvador do mundo. Quando voltar, não haverá dúvida sobre quem Ele é. Ninguém sabe o momento exato em que o Salvador vai voltar. “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai” (Mateus 24:36; ver também D&C 49:7).

O Senhor usou uma parábola para nos dar uma ideia acerca da época de Sua vinda, dizendo:

“Aprendei, pois, a parábola da figueira: Quando já o seu ramo se torna tenro, e brota folhas, bem sabeis que já está próximo o verão.

Assim também vós, quando virdes sucederem estas coisas, sabei que já está perto, às portas” (Marcos 13:28–29).

O Senhor nos deu também sinais para informar-nos quando Sua vinda estivesse próxima. Após mencionar esses sinais, preveniu:

“Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor (…)

(…) Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis” (Mateus 24:42, 44).

Para mais informações a respeito de como saberemos que a Segunda Vinda de Jesus está próxima, ver o capítulo 43 deste livro.

Como Podemos Estar Prontos Quando o Salvador Vier?

A melhor maneira de nos prepararmos para a vinda do Salvador é aceitar os ensinamentos do evangelho, tornando-os parte de nossa vida. Temos que viver cada dia da melhor forma possível, como Jesus ensinou quando esteve na Terra. Podemos buscar orientação do profeta e seguir seus conselhos e viver dignos de ter o Espírito Santo como guia. Dessa forma, vamos esperar a vinda do Salvador com alegria e não com temor. O Senhor disse: “Não temais, pequeno rebanho, o reino é vosso até minha vinda. Eis que depressa venho. Assim seja. Amém” (D&C 35:27).

  • Por que devemos preocupar-nos mais com nossa preparação do que com o momento exato da Segunda Vinda?

Escrituras Adicionais