Livros e lições
Capítulo 46: O Julgamento Final


Capítulo 46

O Julgamento Final

Imagem
Resurrected Christ with arms outstretched stands above a throng of people of all races and times, some prone, some standing. The people on the right side of Christ are in the attitude of worship. The people on the left side of Christ are in anguish. Scenes of ruin are in the foreground and background. The Washington D.C. temple is pictured in the upper left corner.

Os Julgamentos de Deus

  • Quais são os outros julgamentos que virão antes do Julgamento Final? Como todos esses julgamentos se relacionam entre si?

As escrituras dizem com frequência que chegará o dia em que nos colocaremos perante Deus e seremos julgados. Precisamos entender como ocorrerá o julgamento, a fim de nos prepararmos melhor para esse importante acontecimento.

As escrituras ensinam que todos nós seremos julgados de acordo com nossas obras. “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12; ver também D&C 76:111; 1 Néfi 15:32; Abraão 3:25–28). Também seremos julgados “segundo o desejo de [nosso] coração” (D&C 137:9; ver também Alma 41:3).

Aqui na Terra somos muitas vezes julgados quanto a nossa dignidade para receber oportunidades dentro do reino de Deus. Ao sermos batizados, somos julgados dignos de receber essa ordenança. Quando somos chamados para servir na Igreja ou entrevistados para um avanço no sacerdócio, ou para receber uma recomendação para entrar no templo, estamos sendo julgados.

Alma ensinou que, quando morremos, nosso espírito é designado para um estado de felicidade ou miséria (ver Alma 40:11–15). Isso é um julgamento.

Nossas Palavras, Nossas Obras e Nossos Pensamentos São Usados para Julgar-nos

  • Imaginem ser julgados por todos os seus pensamentos, as suas palavras e as suas ações.

O profeta Alma testificou: “Nossas palavras nos condenarão, sim, todas as nossas obras nos condenarão (…) e nossos pensamentos também nos condenarão” (Alma 12:14).

O Senhor disse: “De toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado” (Mateus 12:36–37).

A fé em Jesus Cristo nos ajuda a estarmos preparados para o Julgamento Final. Se formos discípulos fiéis de Cristo e nos arrependermos de todos os nossos pecados, podemos ser perdoados e nos tornar puros e santos a fim de habitar na presença de Deus. Ao nos arrependermos de nossos pecados, abandonando todos os pensamentos e atos impuros, o Espírito Santo mudará nosso coração de modo que não teremos nem mesmo o desejo de pecar (ver Mosias 5:2). Depois, quando formos julgados, estaremos prontos para entrar na presença de Deus.

  • Pensem no que podem fazer para melhorar seus pensamentos, suas palavras e suas ações.

Seremos Julgados pelos Registros

  • Por quais registros seremos julgados? Quem nos julgará?

O Profeta Joseph Smith disse que os mortos serão julgados pelos registros mantidos na Terra. Seremos também julgados pelo “livro da vida” que é mantido nos céus (ver D&C 128:6–8).

“Todos nós (…) compareceremos ante o ‘tribunal do Santo de Israel (…), então (…) [seremos] julgados de acordo com o santo julgamento de Deus’ (2 Néfi 9:15.) João teve a seguinte visão: ‘E abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados (…) segundo as suas obras’ (Apocalipse 20:12.) Os ‘livros’ mencionados referem-se aos ‘registros [de suas obras] feitos na Terra.(…) E o livro que era o livro da vida é o registro que se faz no céu’ (D&C 128:7)” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Harold B. Lee, 2000, p. 226).

Existe outro registro que será usado para nos julgar. O Apóstolo Paulo disse que nós mesmos somos um registro de nossa vida (ver Romanos 2:15). A história completa de tudo o que fizemos está armazenada em nosso corpo e nossa mente. O Presidente John Taylor ensinou esta verdade: “[O indivíduo] narra sua própria história e presta testemunho contra si mesmo. (…) Esse registro escrito pelo homem nas placas de sua própria mente — registro esse que não pode mentir — será um dia aberto perante Deus, os anjos e aqueles que se sentarão como juízes” (Deseret News, 8 de março de 1865, p. 179).

O Apóstolo João ensinou: “O Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo” (João 5:22). O Filho, por Sua vez, pedirá a outros que O ajudem no Julgamento. Os Doze que estavam com Ele em Seu ministério julgarão as doze tribos de Israel (ver Mateus 19:28; Lucas 22:30). Os Doze nefitas julgarão os nefitas e os lamanitas (ver 1 Néfi 12:9–10; Mórmon 3:18–19).

Herdar um Lugar em um Reino de Glória

  • Como nossa fidelidade nesta vida influenciará nossa vida nas eternidades?

No Julgamento Final, herdaremos um lugar no reino para o qual nos preparamos. As escrituras ensinam sobre três reinos de glória: o reino celestial, o reino terrestre e o reino teleste (ver D&C 88:20–32).

Em Doutrina e Convênios 76, o Senhor descreveu de que forma podemos escolher viver na mortalidade e explicou que nossas escolhas determinarão para qual reino estaremos preparados. Aprendemos por essa revelação que até mesmo os membros da Igreja herdarão reinos diferentes, pois não serão igualmente fiéis e valentes na obediência a Cristo.

Na descrição seguinte, vemos os diferentes tipos de vida que podemos decidir ter e os reinos que herdaremos como resultado de nossas escolhas.

Celestial

“Esses são os que receberam o testemunho de Jesus e creram em seu nome e foram batizados (…) que, guardando os mandamentos, [puderam ser] lavados e purificados de todos os seus pecados e [receberam] o Santo Espírito”. Esses são aqueles que venceram o mundo pela fé. São os justos e puros aos quais o Espírito Santo pode selar com suas bênçãos (ver D&C 76:51–53). Os que herdarem o grau mais alto do reino celestial e que se tornarem deuses foram também casados para a eternidade no templo (ver D&C 131:1–4). Todos os que herdarem o reino celestial viverão com o Pai Celestial e Jesus Cristo para sempre (ver D&C 76:62).

Por meio do trabalho que realizamos nos templos, todas as pessoas que viveram na Terra podem ter a mesma oportunidade de receber a plenitude do evangelho e as ordenanças de salvação para que possam herdar um lugar no mais alto grau da glória celestial.

Terrestre

Para esse reino irão aqueles que rejeitaram o evangelho na Terra, mas que o receberam depois no mundo espiritual. São as pessoas honradas na Terra, mas que foram cegadas para o evangelho de Jesus Cristo pelas artimanhas dos homens. São também aqueles que receberam o evangelho e um testemunho de Jesus, mas que depois não foram valentes. Eles serão visitados por Jesus Cristo, mas não pelo Pai Celestial (ver D&C 76:73–79).

Teleste

Esses não receberam o evangelho nem o testemunho de Jesus Cristo na Terra nem no mundo espiritual. Eles sofrerão por seus pecados no inferno até depois do Milênio, quando ressuscitarão. “Estes são os que são mentirosos e feiticeiros e adúlteros e libertinos; e todo aquele que ama e inventa mentiras.” Essas pessoas são tão numerosas quanto as estrelas do céu e as areias da praia. Serão visitadas pelo Espírito Santo, mas não pelo Pai nem pelo Filho (ver D&C 76:81–88, 103–106, 109).

Trevas Exteriores

São aqueles que ganharam testemunho de Jesus por intermédio do Espírito Santo e conheceram o poder do Senhor, mas deixaram que Satanás se apossasse deles. Negaram a verdade e desafiaram o poder de Deus. Não há perdão para eles, pois negaram o Espírito Santo após recebê- Lo. Não terão um reino de glória, mas viverão em trevas, tormento e miséria com Satanás e seus anjos para sempre (ver D&C 76:28–35, 44–48).

Devemos Preparar-nos Agora para o Julgamento

  • O que devemos fazer para estarmos prontos para o Julgamento Final?

Na realidade, todo dia é um dia de julgamento. Falamos, pensamos e agimos de acordo com uma lei celeste, terrestre ou teleste. Nossa fé em Jesus Cristo, evidenciada por nossas ações diárias, determina que reino herdaremos.

Temos o evangelho restaurado de Jesus Cristo em sua plenitude. O evangelho é a lei do reino celestial. Todas as ordenanças do sacerdócio necessárias para o nosso progresso já foram reveladas. Entramos nas águas do batismo e fizemos convênio de viver como Cristo. Se formos fiéis e guardarmos os convênios que fizemos, o Senhor nos disse qual será nosso julgamento. Ele nos dirá: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34).

Escrituras Adicionais