Livros e lições
Introdução


Introdução

Guia de Estudo Pessoal e Manual para o Professor

O manual Princípios do Evangelho foi escrito para ser tanto um guia de estudo pessoal como um manual para o professor. Ao estudá-lo, buscando o Espírito do Senhor, você poderá aumentar sua compreensão e seu testemunho de Deus, o Pai, de Jesus Cristo e Sua Expiação e da Restauração do Evangelho. Poderá encontrar resposta para as perguntas da vida, adquirir certeza de seu próprio valor e propósito e saber como enfrentar problemas pessoais e familiares com fé.

Instruções para Ensinar na Igreja e em Casa

Ser professor é uma grande responsabilidade que inclui muitas oportunidades de fortalecer outras pessoas e de cuidar para que elas sejam nutridas “pela boa palavra de Deus” (Morôni 6:4). Você terá sucesso ao ensinar se seguir estes princípios:

  • Amar as pessoas que você ensinar.

  • Ensinar pelo Espírito.

  • Ensinar a doutrina.

  • Incentivar a diligência em aprender.

Amar as Pessoas Que Você Ensinar

Quando demonstramos amor pelas pessoas que ensinamos, elas tornam-se mais receptivas ao Espírito do Senhor, passam a aprender com mais entusiasmo e a ser mais abertas para conosco e para com os outros. Empenhe-se em conhecer seus alunos e deixe que eles percebam que você se importa sinceramente com eles. Esteja atento às dificuldades daqueles que têm necessidades especiais. Crie um ambiente agradável na classe para que os alunos fiquem à vontade para fazer-lhe qualquer pergunta sobre os princípios do evangelho e sua aplicação.

O Espírito do Senhor estará presente sempre que houver amor e união. O Senhor disse: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis” (João 13:34).

Para ler mais sobre esse assunto consulte Ensino, Não Há Maior Chamado, páginas 31–39.

Ensinar pelo Espírito

As coisas mais importantes que alguém pode ensinar são as doutrinas de Cristo, conforme reveladas pelas escrituras e pelos profetas modernos e como confirmadas pelo Espírito Santo. Para fazer isso de maneira eficaz, você precisa ter o Espírito do Senhor. “E o Espírito ser-vos-á dado pela oração da fé”, disse o Senhor, “e se não receberdes o Espírito, não ensinareis” (D&C 42:14; ver também D&C 50:13–22). O Espírito Santo é o verdadeiro professor; por isso é importante criar um ambiente em que o Espírito do Senhor possa estar presente.

Para ler mais sobre esse assunto consulte Ensino, Não Há Maior Chamado, páginas 41–48.

Ensinar a Doutrina

Antes de ensinar um capítulo, estude-o minuciosamente para ter certeza de que você compreende a doutrina. Estude também as escrituras adicionais alistadas no final do capítulo. Você vai ensinar com mais sinceridade e vigor se os ensinamentos do capítulo tiverem influenciado sua vida pessoal. Jamais especule acerca da doutrina da Igreja. Ensine apenas o que tiver fundamento nas escrituras, nas palavras dos profetas e apóstolos modernos e na confirmação do Espírito Santo (ver D&C 42:12–14; 52:9).

Se você tiver sido chamado para ensinar um quórum ou uma classe usando este livro, não o substitua por outros materiais, por mais interessantes que sejam. Atenha-se às escrituras e palavras contidas no livro. Se for apropriado, use experiências pessoais e artigos das revistas da Igreja para complementar a lição.

Para ler mais sobre esse assunto consulte Ensino, Não Há Maior Chamado, páginas 50–59.

Incentivar a Diligência em Aprender

Ao ensinar, ajude as pessoas a perceber como os princípios do evangelho se aplicam à vida diária. Incentive debates sobre como esses princípios podem afetar nossa visão de Deus, de nós mesmos, de nossa família e de nosso próximo. Incentive os participantes a viver segundo esses princípios.

Tente envolver o maior número possível de pessoas na aula. Você pode fazer isso convidando-os a ler em voz alta, responder a perguntas ou contar experiências, mas somente quando tiver certeza de que isso não os constrangerá. Pode também fazer designações especiais enquanto estiver preparando as aulas. Seja sensível às necessidades e aos sentimentos das pessoas. Talvez seja necessário conversar em particular com alguns alunos antes da aula, para perguntar-lhes o que acham de participar.

Para ler mais sobre esse assunto consulte Ensino, Não Há Maior Chamado, páginas 61–74.

Auxílios Complementares para o Professor

Cada capítulo deste livro contém uma ou duas notas para o professor. Essas notas trazem ideias que podem ajudá-lo em seu empenho de amar os alunos, ensinar pelo Espírito, ensinar a doutrina e incentivar a diligência em aprender.