Seminários e Institutos
Lição 25: Jesus Cristo Um Dia Voltará


Lição 25

Jesus Cristo Um Dia Voltará

Introdução

Os profetas de todas as eras profetizaram que Jesus Cristo voltará à Terra. Isaías escreveu: “E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá” (Isaías 40:5). Essas profecias ajudam os discípulos de Jesus Cristo a prepararem a si mesmos bem como a outras pessoas para esse acontecimento sem igual; ajuda-os também a ter esperança, pois sabem que o Pai Celestial conhece o futuro e já está preparando o mundo para o retorno glorioso de Seu Filho.

Leitura Preparatória

Sugestões Didáticas

O Salvador voltará em poder e glória

Faça estas perguntas aos alunos e anote resumidamente no quadro o que eles responderem:

  • No que vocês pensam quando ouvem falar da Segunda Vinda?

  • Como vocês acham que será a Segunda Vinda?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 29:11 em voz alta. Depois, pergunte à classe:

  • O que essa passagem nos ensina sobre a Segunda Vinda? (Enquanto os alunos respondem, saliente esta verdade: Quando o Salvador voltar, será em poder e glória acompanhado das hostes celestiais. Escreva esse princípio no quadro.)

Diga aos alunos que as escrituras contêm muitos aspectos da Segunda Vinda de Jesus Cristo que podem ser estudados, como, por exemplo, os sinais que a precederão e a destruição dos iníquos que ocorrerá nessa ocasião. Esta lição concentra-se especificamente no Salvador, em Sua vinda em poder e glória e em como podemos preparar-nos para esse acontecimento grandioso. Dê a cada aluno uma cópia da tabela “Profecias da Segunda Vinda”. Peça-lhes que formem duplas e encarregue cada dupla de estudar as escrituras de duas ou três linhas da tabela (certifique-se de que nenhuma linha da tabela deixe de ser estudada). Peça às duplas que anotem, na coluna da direita, o que as passagens que estudaram ensinam sobre a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Depois de lhes dar tempo o suficiente, peça aos alunos que digam o que descobriram.

Imagem
handout, Second Coming of Jesus Christ

A Segunda Vinda de Jesus Cristo

Profecias da Segunda Vinda

O Que Aprendemos Sobre a Segunda Vinda

Doutrina e Convênios 49:6–7; Joseph Smith — Mateus 1:40

Isaías 40:5; Mateus 16:27

Isaías 52:10; Doutrina e Convênios 133:3

Zacarias 13:6; 14:4; Doutrina e Convênios 45:48, 51–53

Isaías 63:2; Apocalipse 19:11–13; Doutrina e Convênios 133:46–48

Atos 1:9–11; I Tessalonicenses 4:16

I Tessalonicenses 4:17; Doutrina e Convênios 88:96–98

Apocalipse 16:20; Doutrina e Convênios 133:21–24

Doutrina e Convênios 5:19; 101:24–25; 133:41

II Pedro 3:10; Joseph Smith — Mateus 1:46–48

Prossiga, fazendo-lhes as seguintes perguntas:

  • Tendo em mente o que vocês estudaram, como o poder e a glória de Jesus Cristo se manifestarão na Sua vinda?

  • Que profecias a respeito da Segunda Vinda mais os impressionaram? Por quê?

(Observação: Antes de prosseguir, você pode voltar a atenção dos alunos para a tabela usada na atividade e perguntar qual é a utilidade de examinar as escrituras procurando correlações, padrões e temas.)

Doutrina e Convênios 1:12; 34:5–6; 39:20; 88:81–86, 92; 133:4–5, 10

Os profetas preparam-nos para a Segunda Vinda de Jesus Cristo

Mostre aos alunos esta declaração do Élder Sterling W. Sill (1903–1994), dos Setenta, e peça a um deles que a leia em voz alta:

Imagem
Elder Sterling W. Sill

“A segunda vinda de Cristo é mencionada mais de mil e quinhentas vezes no Velho Testamento e mais de trezentas vezes no Novo Testamento. Se Deus considera o assunto tão importante assim, deve querer que façamos algo a esse respeito” (Conference Report, abril de 1966, p. 19).

  • Em sua opinião, por que é importante que as escrituras contenham tantas profecias sobre a Segunda Vinda?

Mostre aos alunos as seguintes referências de escritura, ou anote-as no quadro. Peça aos alunos que, em silêncio, leiam e comparem as diferentes passagens à procura das diferentes formas de nos prepararmos para a Segunda Vinda.

D&C 1:12; 88:92; 133:4–5, 10

D&C 34:5–6; 39:20; 88:81–84

Depois de um tempo suficiente, debata algumas das seguintes perguntas (ou todas elas):

  • Como vocês resumiriam as verdades ensinadas nessas passagens em uma só frase? (Certifique-se de que os alunos expressem mais ou menos isto: As profecias sobre a Segunda Vinda de Jesus Cristo foram feitas e registradas nas escrituras para podermos preparar a nós mesmos e outras pessoas para esse dia.)

  • Por que precisamos preparar outras pessoas e não apenas a nós mesmos para a Segunda Vinda de Jesus Cristo?

  • Como podemos ajudar outras pessoas a se prepararem para a vinda do Senhor?

  • Em sua opinião, como o ato de ajudar outras pessoas a se prepararem para a Segunda Vinda ajuda-nos em nossa própria preparação?

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

“Embora sejamos impotentes para alterar o fato da Segunda Vinda e incapazes de saber exatamente quando ela ocorrerá, podemos acelerar nossa própria preparação e tentar influenciar a preparação daqueles que nos rodeiam. (…)

E se esse dia fosse amanhã? Se soubéssemos que íamos encontrar o Senhor amanhã — devido a uma morte prematura ou por causa de Sua vinda inesperada —, o que faríamos hoje? Que confissões faríamos? O que deixaríamos de fazer? Que problemas de relacionamento teríamos que solucionar? A quem perdoaríamos? Que testemunhos íamos prestar?

Se faríamos essas coisas nessa ocasião, por que não agora? Por que não buscar a paz enquanto podemos encontrá-la? Se nossas lâmpadas de preparação estão quase vazias, vamos repor o óleo imediatamente” (“A Preparação para a Segunda Vinda”, A Liahona, maio de 2004, p. 8).

  • O que poderíamos fazer para acelerar nossa preparação para a Segunda Vinda?

  • Qual é o perigo de deixar essa preparação para depois?

Mateus 25:1–13

Preparar-nos para a Segunda Vinda de Jesus Cristo

Diga aos alunos que, poucos dias antes da morte de Jesus Cristo, os discípulos perguntaram a Ele que sinais precederiam Sua Segunda Vinda (ver Mateus 24:3; Joseph Smith — Mateus 1:4). A resposta do Salvador encontra-se em Mateus 24–25. Peça a diversos alunos que se revezem para ler em voz alta Mateus 25:1–13 e que os demais acompanhem a leitura. Depois, utilize algumas das perguntas e citações a seguir (ou todas elas) para promover um debate sobre a parábola das dez virgens.

  • Em sua opinião, o que as cinco virgens fizeram de insensato? (As virgens loucas, ou seja insensatas, não fizeram o que era necessário para se prepararem para a vinda do Salvador.) Quando nos esforçamos diligentemente para preparar-nos para a vinda do Salvador, fazendo o que sabemos ser certo, recebemos grandes bênçãos, inclusive a de estar preparados para seguir o Salvador quando Ele chegar.)

  • O que significa a frase “saí-lhe ao encontro”? (Versículo 6). Por que não ficar esperando pacientemente até que Ele venha até nós? (Ver também D&C 133:5, 10, 14, 19.)

  • Por que as virgens prudentes não puderam compartilhar seu azeite com as virgens loucas?

  • O que essa parábola nos ensina sobre nossa preparação para nos encontrarmos com o Salvador? (Os alunos podem usar outras palavras, mas precisam identificar este princípio: Por meio da obediência aos mandamentos de Deus, podemos preparar-nos para a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ver também D&C 45:56–57.)

Utilize as seguintes declarações do Élder Dallin H. Oaks e do Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, para complementar o debate:

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

“Sobre [a parábola das dez virgens], o Senhor disse: ‘E nesse dia, quando eu vier em minha glória, cumprir-se-á a parábola de que falei, concernente às dez virgens’ (D&C 45:56).

Essa parábola, no capítulo 25 de Mateus, mostra o contraste entre a situação das cinco virgens loucas e das cinco prudentes. Todas as dez foram convidadas para a festa de casamento, mas apenas metade delas estava preparada com óleo em sua lâmpada quando o noivo chegou. As cinco que estavam preparadas entraram para a festa, e a porta foi fechada. As outras cinco que não se prepararam chegaram depois. A porta fora fechada, e o Senhor não permitiu que entrassem, dizendo: “[Vos] não conheço” (Mateus 25:12). ‘Vigiai’, concluiu o Salvador, ‘porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir’ (Mateus 25:13).

A mensagem dessa parábola é alarmante. As dez virgens obviamente representam os membros da Igreja de Cristo, pois todas foram convidadas para a festa de casamento e sabiam o que lhes seria exigido para poderem entrar quando o noivo chegasse. Mas apenas a metade estava preparada quando Ele veio” (“A Preparação para a Segunda Vinda”, A Liahona, maio de 2004, p. 8).

Imagem
Élder David A. Bednar

“Será que as cinco virgens prudentes foram egoístas e se recusaram a compartilhar, ou será que estavam explicando corretamente que o azeite da conversão não podia ser emprestado? Será que a força espiritual resultante da obediência constante aos mandamentos pode ser concedida a outra pessoa? Será que o conhecimento obtido pelo estudo diligente das escrituras e pela reflexão pode ser transmitido a alguém carente dele? Será que a paz que o evangelho proporciona a um santo dos últimos dias fiel pode ser transferida a uma pessoa que enfrenta uma adversidade ou um grande desafio? A clara resposta para cada uma dessas perguntas é não.

Tal como as virgens prudentes devidamente salientaram, cada um de nós precisa ‘comprar para si mesmo’. Aquelas mulheres inspiradas não descreviam uma transação comercial, mas, sim, enfatizavam nossa responsabilidade individual de manter nossa lâmpada do testemunho ardendo e de obter um amplo suprimento do azeite da conversão. Esse precioso azeite é adquirido uma gota por vez — ‘linha sobre linha [e] preceito sobre preceito’ (2 Néfi 28:30), com paciência e persistência. Não há atalhos. Não é possível fazer preparativos de última hora” (David A. Bednar, “Convertidos ao Senhor”, A Liahona, novembro de 2012, p. 106).

  • Por que devemos preparar-nos com urgência para a Segunda Vinda de Cristo?

Você pode escrever esta frase incompleta no quadro e pedir aos alunos que reflitam e então escrevam como a completariam:

Para acelerar minha preparação para a Segunda Vinda de Cristo, eu vou…

Incentive-os a pensar em coisas específicas que possam fazer para ajudar familiares, amigos e outras pessoas a entenderem como é importante preparar-se para a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Incentive-os a assumir um compromisso com o Senhor de que farão tudo o que forem inspirados a fazer.

Leituras Sugeridas aos Alunos