Biblioteca
Lição 137: Hebreus 7–10


Lição 137

Hebreus 7–10

Introdução

Paulo ensinou que Jesus Cristo é o Mediador do “novo convênio” (Hebreus 8:8). Ele explicou que o sacrifício de Cristo é superior aos sacrifícios da lei mosaica e que o propósito das ordenanças mosaicas era de fazer com que as pessoas se voltassem para o Salvador e Sua Expiação.

Sugestões Didáticas

Hebreus 7–8

Paulo ensinou que Jesus Cristo é o Mediador do novo convênio

Usando uma lanterna, crie no quadro a sombra de um objeto pequeno (como uma chave ou uma tesoura). Pergunte aos alunos se eles conseguem identificar o objeto apenas olhando para a sua sombra. Saliente que muitas vezes podemos identificar um objeto apenas olhando para a sua sombra.

Imagem
Jesus Orando no Getsêmani

Mostre a gravura Jesus Orando no Getsêmani (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 56; ver também LDS.org). Explique aos alunos que o Velho Testamento registra cerimônias e ordenanças que funcionavam como símbolos e representações, ou seja, simbolizavam e prenunciavam o Salvador e Sua Expiação.

  • Que exemplos temos no Velho Testamento de símbolos e representações de Jesus Cristo e de Sua Expiação?

Explique-lhes que todos os aspectos da lei de Moisés tinham a intenção de servir como símbolo ou representação de Jesus Cristo e de Seu Sacrifício Expiatório para os israelitas (ver 2 Néfi 11:4; Jacó 4:4–5). Paulo explicou como várias partes da lei faziam isso. Ele queria ajudar os santos judeus a permanecer fiéis a Jesus Cristo em vez de voltarem a seguir a lei de Moisés.

Resuma Hebreus 7:1–22 e explique-lhes que Paulo citou uma profecia do Velho Testamento sobre a vinda de um sacerdote “segundo a ordem de Melquisedeque” (Salmos 110:4; ver também Hebreus 7:1). Ele ensinou que Jesus Cristo cumpriu essa profecia. Melquisedeque foi um rei justo e o sumo sacerdote que presidia sobre Abraão (ver Tradução de Joseph Smith, Gênesis 14:25–40 no Guia para Estudo das Escrituras; Alma 13:14–19; Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Melchizedek”). Paulo usou Melquisedeque como símbolo e representação de Jesus Cristo. Ele ensinou que Jesus Cristo e Seu sacerdócio eram necessários porque o sacerdócio levítico, com a lei de Moisés que ele administrava, não poderia aperfeiçoar os filhos de Deus (ver Hebreus 7:11). Você também pode explicar que o sacerdócio levítico se refere à autoridade do Sacerdócio Aarônico que os membros da tribo de Levi possuíam (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Aaronic Priesthood”).

Imagem
Moisés Concede o Sacerdócio a Aarão

Mostre a gravura Moisés Concede o Sacerdócio a Aarão (Livro de Gravuras do Evangelho,, nº 15; ver também LDS.org) assim como a gravura Jesus Orando no Getsêmani. Explique aos alunos que, em Hebreus 7, Paulo comparou os sacerdotes levitas a Jesus Cristo. Seria bom explicar que o papel do sacerdote levita era agir como mediador, estando simbolicamente entre o povo e Deus para resolver suas diferenças.

Escreva Hebreus 7:23–28 no quadro. Divida os alunos em duplas e peça-lhes que leiam juntos esses versículos em voz alta. Peça-lhes também que leiam a Tradução de Joseph Smith de Hebreus 7:25–26. Essa tradução está no Guia para Estudo das Escrituras. Peça a um aluno de cada dupla que procure frases que descrevam os sacerdotes levitas e, ao outro aluno da dupla, frases que descrevam Jesus Cristo. Explique-lhes que a palavra aqueles em Hebreus 7:23 refere-se aos sacerdotes.

Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça aos alunos que procuraram as frases que descrevem os sacerdotes que relatem o que encontraram. Escreva as respostas no quadro abaixo da gravura de Moisés e Aarão. [As respostas podem incluir o seguinte: os sacerdotes tinham que ser substituídos por outros depois que morriam (ver Hebreus 7:23); eles ofereciam sacrifícios diariamente por seus pecados e pelos pecados do povo (ver Hebreus 7:27); e os sacerdotes eram fracos (ver Hebreus 7:28).]

Peça aos alunos que procuraram as frases que descrevem Jesus Cristo que relatem o que encontraram. Anote as respostas dos alunos no quadro abaixo da gravura de Jesus Cristo. [As respostas devem incluir frases como as seguintes: Jesus Cristo e Seu sacerdócio são “perpétuos” ou eternos (Hebreus 7:24); Ele pode salvar “os que por ele se chegam a Deus” (Hebreus 7:25); Ele vive “para interceder por [nós]” (Hebreus 7:25); Ele não tinha pecado, portanto “ele não necessitava oferecer sacrifício pelos seus próprios pecados” (Tradução de Joseph Smith, Hebreus 7:26); Ele só precisava oferecer um único sacrifício, aquele “pelos pecados do povo” (Tradução de Joseph Smith, Hebreus 7:26); e Ele “para sempre foi aperfeiçoado” (Hebreus 7:28).]

Explique aos alunos que a frase “vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25) significa que a missão do Salvador foi de interceder em nosso favor para ajudar-nos a voltar a Deus.

  • Como vocês explicariam as diferenças entre Jesus Cristo e os sacerdotes levitas?

Peça a um aluno que leia Hebreus 8:1–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique para que os sumos sacerdotes, inclusive Jesus Cristo, foram ordenados ou chamados.

  • Para que os sumos sacerdotes foram ordenados?

Peça a um aluno que leia em voz alta a Tradução de Joseph Smith de Hebreus 8:4 (em Hebreus 8:4, nota de rodapé a). Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o sacrifício que Jesus Cristo fez.

  • O que podemos aprender nesse versículo sobre o que Jesus Cristo fez por nós? (Com suas próprias palavras, os alunos devem identificar a seguinte doutrina: Jesus Cristo ofereceu a própria vida como sacrifício por nossos pecados.)

  • Que frases no quadro nos ajudam a entender por que Jesus Cristo foi capaz de oferecer a própria vida como sacrifício por nossos pecados?

Peça aos alunos que ponderem sobre o que a Expiação de Jesus Cristo representa para eles. Peça-lhes que completem uma das declarações a seguir no caderno ou no diário de estudo das escrituras:

  1. Sou grato pelo Salvador porque…

  2. Sei que o Salvador me ama porque…

  3. Tenho sido abençoado pela Expiação porque…

Após dar-lhes tempo suficiente, peça a alguns alunos que contem à classe o que escreveram caso não seja muito pessoal.

Resuma Hebreus 8:5–13 e explique aos alunos que, graças ao Seu sacrifício, Jesus Cristo tornou-Se “mediador de um melhor convênio” (versículo 6), convênio que, se aceito pelo povo, os ajudaria a “[conhecer] o Senhor” (versículo 11) e a ser limpos de suas iniquidades.

Hebreus 9–10

Paulo mostra como as ordenanças da lei mosaica apontam para a Expiação

Imagem
diagrama, tabernáculo

Antes da aula, desenhe o seguinte diagrama no quadro.

Explique aos alunos que, em Hebreus 9–10, Paulo continuou a comparar os sumos sacerdotes levitas a Jesus Cristo, debatendo sobre os deveres que os sacerdotes realizavam no Dia da Expiação. Peça a um aluno que leia o seguinte parágrafo em voz alta:

Uma vez por ano, no dia santo judaico chamado Dia da Expiação (também conhecido como Yom Kippur), o sumo sacerdote tinha permissão para entrar no Lugar Santíssimo (também chamado de Santo dos Santos) no tabernáculo ou, depois, no templo de Jerusalém. Nesse local, o sumo sacerdote sacrificava um bezerro e um bode. Ele aspergia o sangue do animal em lugares designados no Lugar Santíssimo para simbolizar a Expiação de Cristo pelos pecados do sacerdote e do povo. O sumo sacerdote transferia simbolicamente os pecados do povo para outro bode (chamado de bode expiatório), que depois era levado ao deserto, representando a remoção dos pecados do povo. Ele também sacrificava dois carneiros como oferta queimada para ele e para o povo (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Fasts”; ver também Levítico 16:22).

Designe metade da classe a ler Hebreus 9:11, 12, 24, 28 e a outra metade a ler Hebreus 10:1, 4, 10–12. Peça a cada grupo que leia os versículos designados em silêncio e identifique como as cerimônias do Dia da Expiação serviam de símbolos e representações do sacrifício de Jesus Cristo. Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça a um aluno de cada grupo que relate o que encontrou. Então pergunte:

  • Assim como os sumos sacerdotes entravam no Lugar Santíssimo do tabernáculo no Dia da Expiação, em que “santuário” (Hebreus 9:12) o Salvador pôde entrar devido a Sua Expiação? (Na presença do Pai Celestial, ou na glória celestial.)

  • O que o sacrifício de Jesus Cristo fez que “o sangue dos touros e dos bodes” (Hebreus 10:4) não pôde fazer?

  • Por que então os sumos sacerdotes realizavam esses sacrifícios no Dia da Expiação? [Para demonstrar “a sombra dos bens futuros” (Hebreus 10:1), ou para indicar a Expiação do Salvador.]

Peça a um aluno que leia Hebreus 10:17–20 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que a Expiação tornou possível.

  • De acordo com o versículo 19, onde podemos entrar por causa do sacrifício de Jesus Cristo? (No “santuário”, ou na presença de Deus, no Reino Celestial.)

  • De acordo com o versículo 20, como entramos na presença de Deus?

Explique aos alunos que as palavras “novo e vivo caminho” referem-se ao evangelho de Jesus Cristo ou ao plano pelo qual podemos ser perdoados e santificados pela Sua Expiação e assim nos tornarmos dignos de voltar à presença de Deus.

Escreva a seguinte declaração incompleta no quadro: Graças à Expiação de Jesus Cristo, podemos entrar no Reino Celestial se…

Peça a um aluno que leia Hebreus 10:22–23 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure o que devemos fazer para entrar no Reino Celestial. Peça aos alunos que relatem o que encontraram.

Complete a frase do quadro escrevendo o seguinte: Graças à Expiação de Jesus Cristo, podemos entrar no Reino Celestial se mantivermos nossa fé no Salvador.

  • O que significa para vocês “[reter] firmes” (versículo 23) nossa fé em Jesus Cristo?

Peça a um aluno que leia Hebreus 10:35–38 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o conselho que Paulo deu que pode nos ajudar a reter nossa fé em Jesus Cristo.

  • O que podemos fazer para reter nossa fé em Jesus Cristo?

  • O que significa a frase “não rejeiteis (…) a vossa confiança”? (Versículo 35.)

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, na qual ele explica o que significa “não rejeiteis (…) a vossa confiança”.

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“É comum ouvirmos os santos dos últimos dias dizerem: ‘Certamente não é fácil: antes de entrarmos para a Igreja, quando estamos tentando entrar e depois que entramos’. Sempre foi assim, disse Paulo, mas não voltem atrás. Não entrem em pânico e não retrocedam. Não percam a confiança. Não esqueçam o que sentiram um dia. Não ponham em dúvida a experiência que tiveram. Foi a persistência que salvou Moisés e Joseph Smith quando o adversário os confrontou, e é ela que preservará vocês” (“Não Rejeiteis, Pois, a Vossa Confiança”, A Liahona, junho de 2000, p. 38).

  • Quem vocês conhecem que é um bom exemplo de alguém que mantém sua fé em Jesus Cristo?

Incentive os alunos a ponderarem sobre o compromisso que eles têm de reter firmes a fé em Jesus Cristo. Peça-lhes que escrevam o que vão fazer para aumentar seu compromisso e sua capacidade de guardar a fé.

Comentários e Informações Históricas

Hebreus 7:1–2. Melquisedeque

“‘Um grande sumo sacerdote, profeta e líder do Velho Testamento, que viveu após o Dilúvio e durante a época de Abraão. Era chamado de rei de Salém (Jerusalém), rei de paz, rei de justiça (que é o significado de Melquisedeque em hebraico) e sacerdote do Deus Altíssimo’ (Guia para Estudo das Escrituras, “Melquisedeque”; scriptures.LDS.org). Outras escrituras relatam que Melquisedeque conferiu o sacerdócio a Abraão, recebeu dízimos dele e que ninguém foi maior do que ele em grandeza (ver D&C 84:14; Hebreus 7:4; Gênesis 14:18–20; Tradução de Joseph Smith, Gênesis 14:25–40 no Apêndice da Bíblia; Alma 13:19). Na epístola aos hebreus, Melquisedeque foi um protótipo do Filho de Deus (ver Hebreus 7:15–16)” (New Testament Student Manual [Novo Testamento — Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014, p. 480).

Hebreus 7:3. “Sem pai, sem mãe”

“A Tradução de Joseph Smith de Hebreus 7:3 esclarece que era o sacerdócio que era ‘sem pai, sem mãe’: ‘Porque este Melquisedeque foi ordenado sacerdote segundo a ordem do Filho de Deus, ordem essa que era sem pai, sem mãe’ (no Apêndice da Bíblia). Essa frase indica que, ao contrário da ordem levítica ou aarônica nos tempos antigos, o Sacerdócio de Melquisedeque não era conferido com base apenas na linhagem. O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou ainda: ‘O direito a esse sacerdócio maior não era herdado da mesma forma, como no caso dos levitas e dos filhos de Aarão. A retidão era um requisito absolutamente necessário para que o sacerdócio maior fosse conferido’ (Mormon Doctrine [Doutrina Mórmon], 2ª ed., 1966, p. 478)” (New Testament Student Manual [Novo Testamento — Manual do Aluno, Sistema Educacional da Igreja, 2014, p. 480).