Biblioteca
Introdução à Epístola de Paulo aos Filipenses


Introdução à Epístola de Paulo aos Filipenses

Por que estudar esse livro?

Nessa epístola, Paulo incentivou os santos de Filipos e exortou-os a permanecer firmes e unidos e a trabalhar juntos na defesa da fé. É possível que um dos princípios mais importantes ensinados por Paulo aos filipenses seja o de que orar a Deus e confiar Nele traz a “paz de Deus, que excede todo o entendimento” (Filipenses 4:7). O estudo das mensagens de incentivo contidas nessa epístola de Paulo pode ajudar os alunos a perseverar e ser fiéis até o fim. Na luta para seguir a Cristo, eles também poderão tornar-se confiantes e, como Paulo, declarar: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:13).

Quem escreveu esse livro?

Apesar de Timóteo também ser mencionado na saudação do início da epístola (ver Filipenses 1:1), foi Paulo quem escreveu a Epístola aos Filipenses. Isso é comprovado pelo emprego do pronome eu e formas verbais correspondentes ao longo de todo o texto e pela referência feita a Timóteo em Filipenses 2:19. Talvez Timóteo tenha servido de escrevente, anotando o texto da carta enquanto Paulo ditava.

Quando e onde foi escrito?

É provável que Paulo tenha escrito Filipenses em algum momento entre os anos 60 e 62 d.C., quando estava preso em Roma (ver Filipenses 1:7, 13, 17; ver também Atos 28:16–31; Guia para Estudo das Escrituras, “Filipenses”, scriptures.LDS.org).

Para quem e por que essa epístola foi escrita?

Filipos foi o primeiro lugar da Europa onde Paulo pregou o evangelho formalmente e fundou um ramo da Igreja (ver Atos 16:11–40; Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Pauline Epistles”). Um dos principais motivos pelos quais Paulo escreveu essa epístola foi expressar gratidão pelo afeto que os santos de Filipos lhe demonstraram e pelo auxílio financeiro que lhe prestaram durante sua segunda viagem missionária e seu encarceramento em Roma (ver Filipenses 1:3–11; 4:10–19; ver também; Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Pauline Epistles”).

Além disso, Paulo louvou os membros de Filipos por sua fé em Jesus Cristo e deu-lhes conselhos pautados em informações a seu respeito recebidas de um membro filipense chamado Epafrodito (ver Filipenses 4:18). Em seus conselhos, Paulo os incentivava a ser humildes e unidos (ver Filipenses 2:1–18; 4:2–3). Paulo também alertou os filipenses quanto aos cristãos corruptos, como os que ensinavam que a circuncisão era necessária para a conversão. Essas pessoas falsamente argumentavam que os novos conversos precisavam submeter-se à antiga lei da circuncisão, do Velho Testamento, antes de se tornarem cristãos (ver Filipenses 3:2–3). (Obs.: O adjetivo “judaizante” é comumente empregado com relação a quem advogava essas ideias.)

Quais são algumas características marcantes desse livro?

A Epístola aos Filipenses muitas vezes é chamada de “epístola da prisão”, o que também acontece com Efésios, Colossenses e Filemom. A despeito de ter sido escrita da prisão, a epístola de Paulo aos filipenses é vista pelos estudiosos como um de seus textos mais alegres. Paulo expressa gratidão, amor e confiança nos membros da Igreja; fala dos sacrifícios que fez para seguir Jesus Cristo e ensina aos santos filipenses os princípios da vida reta. Talvez os alunos reconheçam em Filipenses 4:8 parte das palavras da décima terceira regra de fé, escrita pelo Profeta Joseph Smith.

Paulo descreve poeticamente a condescendência do Salvador que passou de Seu estado divino pré-mortal à vida mortal, na qual sofre “morte de cruz” (ver Filipenses 2:3–8). Tendo cumprido sua missão divina, Jesus Cristo é agora um ser exaltado e, um dia, voltará. Nesse dia todo joelho haverá de dobrar-se e toda língua de confessar que Jesus Cristo é o Senhor (ver Filipenses 2:10–11). Paulo revela que sua fonte de força e confiança interior é Jesus Cristo (ver Filipenses 4:13).

Resumo

Filipenses 1 Paulo expressa gratidão pela amizade dos santos filipenses. Ele ensina que a oposição que enfrentou a serviço do Senhor, inclusive o encarceramento, foi benéfica à causa do evangelho. Incentivou os membros da Igreja a permanecerem firmes e unidos em defesa da fé.

Filipenses 2 Paulo continua a incentivar os membros da Igreja a ser unidos e cita o exemplo de Jesus Cristo, que condescendeu em tornar-se mortal como exemplo de amor, obediência e humildade. Todos um dia reconhecerão que Jesus Cristo é o Senhor. Paulo exorta os membros da Igreja a operarem sua própria salvação.

Filipenses 3 Paulo adverte contra os que advogam práticas e ideias judaizantes. Ele descreve sua antiga vida de fariseu e como, de boa vontade, abriu mão de tudo para seguir Jesus Cristo. Ele exorta os santos a seguir seu exemplo e prosseguir rumo à salvação. Paulo esclarece que Jesus Cristo transformará nosso corpo físico imperfeito em um corpo glorioso como o Dele.

Filipenses 4 Paulo incentiva os santos a sempre alegrarem-se no Senhor. Ele os exorta a substituir a ansiedade pela gratidão e promete-lhes que terão a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento. Paulo exorta os membros da Igreja a pensar em coisas honestas, justas, verdadeiras, puras, amáveis, virtuosas e de boa fama. Ele reconhece que podemos fazer todas as coisas em Jesus Cristo, que é Quem o fortalece.