Biblioteca
Lição 111: 1 Coríntios 15:1–29


Lição 111

1 Coríntios 15:1–29

Introdução

Paulo ficou sabendo que as pessoas em Corinto estavam ensinando que não havia ressurreição dos mortos. Ele prestou testemunho aos membros da Igreja em Corinto que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos. Paulo, então, explicou mais sobre a doutrina da ressurreição e seus efeitos para todos os filhos do Pai Celestial. Paulo mencionou que a ordenança do batismo pelos mortos não teria sentido sem a ressurreição.

Sugestões Didáticas

1 Coríntios 15:1–10

Paulo dá evidências da Ressurreição de Jesus Cristo

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Thomas S. Monson:

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

“Irmãos e irmãs, em nossa vida rimos, choramos, trabalhamos, brincamos, amamos, vivemos. E depois morremos. A morte é nossa herança universal. Todos nós atravessaremos seus pórticos algum dia. A morte chama os velhos, os cansados e os debilitados. Mas visita também os jovens no florescer da esperança e no glorioso desabrochar do futuro. Nem as criancinhas são poupadas” (“Eu Sei Que Vive Meu Senhor!”, A Liahona, maio de 2007, pp. 24–25).

Peça aos alunos que reflitam sobre os pensamentos ou sentimentos que tiveram quando alguém que conhecem veio a falecer. Você pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas experiências se eles se sentirem à vontade para fazer isso.

Peça aos alunos que, ao estudarem 1 Coríntios 15:1–29, identifiquem os princípios que podem ajudá-los quando alguém que eles conhecem falecer.

Explique-lhes que, quando Paulo concluiu sua epístola aos santos em Corinto, ele falou sobre uma falsa crença que tinha sido ensinada por alguns membros da Igreja. Peça a um aluno que leia 1 Coríntios 15:12 em voz alta e peça à classe que identifique a falsa crença que havia sido ensinada.

  • Quais foram alguns dos ensinamentos dos santos de Corinto? (Não há ressurreição dos mortos.)

Peça a um aluno que leia 1 Coríntios 15:3–8 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Apóstolo Paulo escreveu para ajudar os membros da Igreja a compreenderem a realidade da Ressurreição do Salvador.

  • Sobre o que Paulo testificou para ajudar os membros da Igreja a entenderem a realidade da missão e Ressurreição do Salvador?

  • Que verdade podemos aprender com esses versículos a respeito do papel de um apóstolo? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar uma verdade semelhante à seguinte: Os apóstolos testificam que Jesus Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou dos mortos.)

  • Como o testemunho dos apóstolos sobre a Ressurreição de Jesus Cristo pode ajudar as pessoas que têm dificuldade em acreditar na ressurreição?

Para ajudar os alunos a sentirem a veracidade e a importância dessa verdade, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Thomas S. Monson. (Você também pode compartilhar testemunhos sobre a Ressurreição de Jesus Cristo que foram dados por outros apóstolos em discursos recentes da conferência geral.)

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

“De todo o coração e com todo o fervor de minha alma, ergo a voz em testemunho, como uma testemunha especial, e declaro que Deus, de fato, vive. Jesus é o Seu Filho, o Unigênito do Pai na carne. Ele é nosso Redentor, nosso Mediador junto ao Pai. Foi Ele que morreu na cruz para expiar nossos pecados. Tornou-Se as primícias da Ressurreição. Ele morreu para que todos possam viver de novo. ‘Clamemos, hoje, com fervor: Eu sei que vive meu Senhor!’ Que o mundo inteiro saiba disso e paute sua vida por esse conhecimento” (“Eu Sei Que Vive Meu Senhor!”, p. 25).

Peça aos alunos que reflitam sobre como o testemunho dos apóstolos a respeito da Ressurreição de Jesus Cristo ajudou a fortalecer sua fé na ressurreição. Você pode pedir a alguns alunos que expressem seus pensamentos.

1 Coríntios 15:11–29

Paulo expõe a doutrina da ressurreição

Resuma 1 Coríntios 15:11–15 e explique que Paulo questionou por que os santos de Corinto começaram a duvidar da realidade da ressurreição. Ele disse que, se Jesus Cristo não houvesse ressuscitado dos mortos, então todas as testemunhas de Sua Ressurreição eram falsas, e não haveria nenhum propósito na pregação do evangelho.

Escreva as seguintes frases incompletas no quadro:

Se Jesus não houvesse ressuscitado dos mortos, então… (ver 1 Coríntios 15:16–19).

Como Jesus ressuscitou dos mortos, … (ver 1 Coríntios 15:20–22).

Peça à metade da classe que leia 1 Coríntios 15:16–19 em silêncio e identifique o que aconteceria se Jesus não houvesse ressuscitado dos mortos. Peça à outra metade que leia 1 Coríntios 15:20–22 em silêncio e identifique as bênçãos recebidas como resultado da Ressurreição de Jesus Cristo.

Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça aos alunos que leiam 1 Coríntios 15:20–22 para relatar como eles poderiam completar a declaração correspondente no quadro. Peça a um aluno que escreva as respostas desses alunos no quadro.

Explique-lhes que a palavra primícias, no versículo 20, se refere à primeira parte de uma plantação que é colhida por um agricultor. Assim como esses frutos da colheita são os primeiros de muitos a serem colhidos, Jesus Cristo foi o primeiro de todos os seres a ressuscitar.

  • De acordo com o versículo 22, o que acontecerá com todos os filhos do Pai Celestial devido à Ressurreição de Jesus Cristo? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar a seguinte doutrina: Devido à Ressurreição de Jesus Cristo, todas as pessoas ressuscitarão.)

Peça aos alunos que leram 1 Coríntios 15:16–19 que relatem como poderiam completar a outra frase do quadro. Peça a um aluno que escreva as respostas desses alunos no quadro.

Explique-lhes que, nos versículos 14–19, Paulo pede aos santos que pensem em quais seriam as consequências “se Cristo não tivesse ressuscitado”. Paulo explica que todas as pregações seriam em vão já que Jesus Cristo não teria mostrado que tem poder sobre a morte e, portanto, não seria capaz de expiar por nossos pecados. Mas, por Jesus Cristo ter ressuscitado dos mortos, sabemos que Ele é o Filho de Deus e que tem esse poder.

Cite a declaração de Paulo no versículo 19: “Se só nesta vida esperamos em Cristo, somos os mais miseráveis de todos os homens”.

  • Por que seríamos miseráveis se apenas pudéssemos ter esperança em Jesus Cristo nesta vida ou se nossa esperança se desvanecesse após nossa morte? (Se não houvesse ressurreição dos mortos, então nossa esperança em Jesus Cristo se aplicaria somente a esta vida e os propósitos do Plano de Salvação não poderiam ser realizados.)

De acordo com os versículos 20–22, que grande esperança a Ressurreição de Jesus Cristo oferece? (A esperança de que todos nós viveremos novamente depois da morte. Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte verdade no quadro: Por causa da Ressurreição de Jesus Cristo, podemos ter esperança.)

  • De que maneira a Ressurreição de Jesus Cristo pode trazer esperança a nós quando alguém que conhecemos morre ou quando sentimos medo de nossa própria morte?

Para ajudar os alunos a entenderem a importância da Ressurreição de Jesus Cristo, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Profeta Joseph Smith. (Se possível, forneça essa declaração para os alunos em uma folha de papel.)

Imagem
Profeta Joseph Smith

“Os princípios fundamentais de nossa religião são o testemunho dos apóstolos e profetas a respeito de Jesus Cristo, que Ele morreu, foi sepultado, ressuscitou no terceiro dia e ascendeu ao céu; todas as outras coisas de nossa religião são meros apêndices disso” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, pp. 52–53).

  • O que Joseph Smith disse que os princípios fundamentais de nossa religião são?

  • Com base no que vocês aprenderam nesta lição, como a Ressurreição de Jesus Cristo é fundamental para outras verdades do evangelho?

Você pode prestar testemunho da realidade da Ressurreição e de sua importância no Plano de Salvação estabelecido pelo Pai Celestial.

Explique-lhes que, conforme registrado em 1 Coríntios 15:23–24, Paulo ensinou que haverá uma ordem para a ressurreição e que Jesus Cristo “[entregará] o reino” ao Pai Celestial após o término de todas as formas de “autoridade e poder” terrenos (ou mundanos).

Peça a um aluno que leia 1 Coríntios 15:25–26 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Paulo ensinou que vai acontecer no final com os inimigos de Jesus Cristo.

  • O que Paulo disse que vai acontecer no final com os inimigos de Jesus Cristo? [Eles serão colocados “debaixo de seus pés” (versículo 25), ou destruídos.]

  • Quem ou o que poderia ser considerado inimigo de Jesus Cristo? (Exemplos incluem o pecado, a corrupção, a iniquidade e o adversário.)

  • Qual é o último inimigo que Jesus Cristo vai destruir?

  • Por que a morte pode ser considerada inimiga de Jesus Cristo e do plano do Pai Celestial?

Lembre aos alunos que alguns membros da Igreja em Corinto acreditavam que os mortos não seriam ressuscitados, mas Paulo ressaltou que os santos estavam fazendo algo que indicava sua crença na ressurreição dos mortos.

Peça a um aluno que leia 1 Coríntios 15:29 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a ordenança que os santos de Corinto estavam realizando. Peça aos alunos que relatem o que encontraram.

  • Como você resumiria o que Paulo perguntou aos santos sobre a participação deles nos batismos pelos mortos? (“Se vocês não acreditam na ressurreição, por que se batizam pelos mortos?”)

Saliente que a ordenança do batismo pelos mortos é um testemunho de nossa crença na ressurreição. Escreva a seguinte verdade no quadro: Aqueles que morreram sem o batismo podem receber essa ordenança essencial.

Mostre a fotografia de um templo. Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Gordon B. Hinckley:

Imagem
Presidente Gordon B. Hinckley

“Cada templo, seja grande ou pequeno, antigo ou novo, é uma expressão de nosso testemunho de que a vida após a morte é tão real e certa quanto a mortalidade” (“Esta Tranquila Casa de Deus”, A Liahona, julho de 1993, p. 77).

Peça aos alunos que pensem em uma ocasião em que realizaram batismos pelos mortos ou prepararam nomes para levar ao templo. Peça a alguns alunos que respondam às seguintes perguntas:

  • Que sentimentos vocês tiveram ao preparar nomes ou realizar o trabalho por eles no templo?

  • De que forma suas experiências com a história da família e o trabalho do templo fortaleceram sua fé na Ressurreição de Jesus Cristo e de todas as pessoas?

Você pode prestar testemunho da importância de realizar a história da família e o trabalho do templo para aqueles que já faleceram. Incentive os alunos a demonstrarem sua fé na Ressurreição de Jesus Cristo e na ressurreição final de todos os seres participando regularmente do trabalho do templo e da história da família.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — 1 Coríntios 15:20–22

Para ajudar os alunos a entenderem como conhecer a doutrina em 1 Coríntios 15:20–22 pode prepará-los para ajudar outras pessoas, peça-lhes que pensem em alguém que conheçam que tenha perdido um ente querido. Peça aos alunos que escrevam uma breve carta para essa pessoa em seu caderno ou diário de estudo das escrituras usando seu entendimento dessa passagem para ensinar e consolar essa pessoa. Peça a alguns alunos que compartilhem com a classe o que escreveram.

Comentários e Informações Históricas

1 Coríntios 15:20. “Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos”

O Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou como acreditar que Jesus Cristo foi ressuscitado significa que também podemos ter fé que seremos ressuscitados:

“Se Jesus literalmente ressuscitou, disso decorre necessariamente que Ele é um Ser divino. Nenhum mero mortal tem o poder em si mesmo de voltar à vida depois de morrer. Por Ele ter ressuscitado, Jesus não pode ter sido apenas um carpinteiro, um mestre, um rabino ou um profeta. Por Ele ter ressuscitado, Jesus tinha que ser um Deus, sim, o Filho Unigênito do Pai.

Portanto, o que Ele ensinou é verdade; Deus não pode mentir.

Portanto, Ele foi o Criador da Terra, como Ele disse.

Portanto, o céu e o inferno são reais, como Ele ensinou.

Portanto, há um mundo de espíritos que Ele visitou após Sua morte.

Portanto, Ele voltará, como os anjos disseram, e reinará pessoalmente na Terra.

Portanto, haverá uma ressurreição e um juízo final para todos” (“A Ressurreição de Jesus Cristo”, A Liahona, maio de 2014, p. 113).

1 Coríntios 15:22. “Em Cristo todos serão vivificados”

O Presidente Joseph Fielding Smith testificou que todas as pessoas ressuscitarão:

“A nenhuma pessoa que viveu e morreu nesta Terra será negada a ressurreição. A razão ensina isso; é uma simples questão de justiça. Adão foi o único responsável pela morte e, por conseguinte, o Senhor não responsabiliza a ninguém mais. A justiça requer que pessoa alguma não culpada pela morte seja responsabilizada por ela e, por isso, conforme afirma Paulo: ‘Assim como todos morrem de Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo’” (Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. II, p. 272).