Biblioteca
Aula Semanal do Seminário de Estudo no Lar: João 16–21, (Unidade 16)


Aula Semanal do Seminário de Estudo no Lar

João 16–21 (Unidade 16)

Material de Preparação para o Professor do Seminário de Estudo no Lar

Resumo das Lições Diárias de Estudo no Lar

O seguinte resumo dos acontecimentos, princípios e das doutrinas que os alunos estudaram em João 16–21 (unidade 16) não se destina a ser usado em aula. A lição que você ensina concentra-se somente em alguns desses princípios e dessas doutrinas. Siga os sussurros do Espírito Santo ao ponderar sobre as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (João 16)

Os alunos estudaram as coisas que Jesus ensinou aos apóstolos depois da Última Ceia e, com isso, aprenderam que o Espírito Santo pode levar-nos a toda a verdade e mostrar-nos o que há de vir. Aprenderam também que o Espírito Santo revela verdades e ensinamentos vindos do Pai Celestial e de Jesus Cristo. Como Jesus Cristo venceu o mundo, podemos ter bom ânimo e paz.

Dia 2 (João 17)

Os alunos estudaram a Oração Intercessória de Jesus Cristo e, com isso aprenderam que, para receber a vida eterna, temos que passar a conhecer o Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo. Aprenderam também que nós, que somos discípulos de Jesus Cristo, precisamos estar no mundo, sem ser do mundo. Leram que Jesus pediu em oração que Seus discípulos tivessem união com Ele e com o Pai e, com isso, aprenderam que quando nos achegamos a Jesus Cristo e recebemos as bênçãos da Expiação, podemos tornar-nos um com o Pai e o Filho.

Dia 3 (João 18–19)

Com o exemplo egoísta de Pilatos, os alunos aprenderam que quando colocamos nossos próprios interesses acima de fazer o que é certo isso nos leva a pecar. Eles estudaram o relato da crucificação contido no livro de João e aprenderam que uma forma de seguir o exemplo do Salvador é optar por ajudar o próximo mesmo quando nós mesmos estamos em necessidade.

Dia 4 (João 20–21)

Nessa lição, os alunos estudaram a Ressurreição de Jesus Cristo, segundo o relato de João. Aprenderam que Jesus Cristo venceu a morte por meio da Ressurreição. Com a história de Tomé, aprenderam que seremos abençoados se optarmos por acreditar em Jesus Cristo, apesar de não podermos vê-Lo.

Introdução

Após a Ressurreição, o Senhor apareceu aos discípulos que estavam pescando. Na praia, Jesus comeu em companhia dos discípulos e pediu a Pedro que apascentasse Suas ovelhas como forma de demonstrar que O amava.

Sugestões Didáticas

João 21:1–17

Após a Ressurreição, o Senhor aparece a alguns de Seus discípulos no Mar de Tiberíades (Mar da Galileia)

Desenhe um grande coração no quadro.

Imagem
coração

Peça a alguns alunos que se dirijam ao quadro e escrevam dentro do coração duas ou três coisas que mais gostam. Diga-lhes que pode ser o nome de pessoas, objetos ou atividades.

Depois que eles terminarem, sugere-se que você acrescente à lista algumas das coisas que mais gosta.

Para resumir João 21:1–2, diga que, depois de verem o Senhor ressurreto em duas ocasiões, Pedro e alguns outros discípulos estavam em uma praia do Mar da Galileia (que também é chamado de Mar de Tiberíades).

Peça a um aluno que leia João 21:3 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura para identificar o que Pedro decidiu fazer.

  • Na opinião de vocês, se Pedro estivesse aqui, que atividade ele escreveria no quadro como sendo uma de suas prediletas? (Depois que os alunos responderem, escreva pesca no quadro.)

  • Quanto tempo Pedro e os outros discípulos passaram pescando? Quantos peixes eles pegaram?

Peça aos alunos que reflitam sobre como Pedro e os outros discípulos devem ter-se sentido depois de uma longa noite de pescaria na qual não pegaram nada.

Peça a um aluno que leia João 21:4–6 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura e identificam o que aconteceu pela manhã.

  • O que aconteceu depois que os discípulos passaram a noite pescando sem pegar nada?

Para resumir João 21:7–14, diga que, enquanto os discípulos lutavam para puxar a rede cheia de peixes para o barco, João afirmou que o homem na praia era o Senhor. Pedro prontamente lançou-se ao mar e nadou para onde Jesus estava, enquanto os outros foram de barco. Quando os discípulos chegaram à praia, Jesus estava preparando comida para eles.

Peça a um aluno que leia em voz alta esta declaração do Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“Depois de um alegre reencontro com Jesus ressuscitado, Pedro teve uma conversa com o Salvador, que eu considero o ponto decisivo e crucial do ministério apostólico em geral, e sem dúvida em termos pessoais para Pedro, conduzindo aquele homem firme como uma rocha a uma vida magnífica de serviço e liderança. Olhando para seus pequenos barcos desgastados pelo uso, para suas redes esgarçadas e para uma incrível pilha de 153 peixes, Jesus falou com Seu apóstolo sênior” (“O Primeiro Grande Mandamento”, A Liahona, novembro de 2012, p. 84).

Peça a um aluno que leia João 21:15–17 em voz alta enquanto a classe acompanha a leitura para identificar algo que Jesus perguntou repetidas vezes a Pedro. Você pode sugerir que os alunos marquem o que encontrarem.

  • O que Jesus perguntou a Pedro três vezes?

  • Quando Jesus perguntou “amas-me mais do que estes?” (versículo 15) ao que a palavra estes se referia? (Jesus podia estar-Se referindo à pilha de peixes ou a outras coisas da vida de pescador. Escreva a seguinte pergunta no quadro, perto do coração: Amas-me mais do que isto?)

  • O que Pedro respondeu?

  • O que vocês teriam sentido se estivessem no lugar de Pedro e Jesus lhes perguntasse três vezes se O amavam?

Para ajudar os alunos a entender o possível motivo pelo qual Jesus quis que Pedro respondesse à mesma pergunta três vezes, peça a alguém que leia a seguinte declaração do Élder Holland:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“Jesus respondeu (e novamente reconheço a liberdade que tomo [pois estas palavras não se acham nas escrituras]), talvez dizendo algo assim: ‘Pedro, então por que você está aqui? Por que voltou a esta mesma praia, junto às mesmas redes, tendo essa mesma conversa? Não era óbvio naquela época e não é óbvio agora que se eu quiser peixe, posso conseguir peixes? Do que eu realmente preciso, Pedro, são discípulos, e preciso deles para sempre. Preciso de alguém para apascentar minhas ovelhas e para salvar meus cordeiros. Preciso de alguém para pregar meu evangelho e defender minha fé. Preciso de alguém que me ame, de verdade, e que ame o que nosso Pai Celestial me comissionou a fazer. (…) Portanto, pela segunda e presumivelmente pela última vez, Pedro, estou lhe pedindo que deixe tudo isso, para ensinar e testificar, para trabalhar e servir lealmente até o dia em que eles farão com você exatamente o que fizeram comigo’” (“O Primeiro Grande Mandamento”, p. 84).

  • Que princípio podemos aprender com essa conversa entre o Senhor e Pedro? (Depois que os alunos responderem, escreva este princípio no quadro: Se amarmos o Salvador e o Pai Celestial acima de tudo, apascentaremos Suas ovelhas.)

  • Quem são as ovelhas do Pai Celestial e de Jesus Cristo? Como podemos apascentá-las?

Para ajudar os alunos a entender como podemos apascentar as ovelhas do Pai Celestial e de Jesus Cristo, peça a alguém que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Robert D Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos.

Imagem
Élder Robert D. Hales

“Esta é a conclamação de Cristo a todo cristão de hoje: ‘Apascenta meus cordeiros. (…) Apascenta as minhas ovelhas’ — leve o evangelho tanto a jovens como a idosos, elevando, abençoando, consolando, encorajando e edificando-os, especialmente aqueles que acreditam em coisas diferentes e pensam de modo diferente do nosso” (“Ser um Cristão Mais Cristão”, A Liahona, novembro de 2012, p. 91).

Para ajudar os alunos a entender como aplicar o princípio de amar a Deus acima de todas as coisas, peça a três alunos que leiam cada um uma das seguintes situações para a classe: Faça as seguintes perguntas logo após a leitura de cada situação:

  1. Um grupo de rapazes convida outro rapaz para almoçar com eles e esse último rapaz tem esperanças de fazer amizade. Durante a conversa, um dos rapazes do grupo começa a zombar abertamente de outro.

  2. Uma moça adora jogar vôlei. Ela passa muitas horas por semana jogando e tem pouco tempo para outras coisas, como, por exemplo, a noite familiar e o estudo individual das escrituras.

  3. Um rapaz tem muitas atividades acadêmicas e extracurriculares. Ele passou a semana inteira aguardando ansiosamente a noite de sexta-feira, quando teria tempo para sair com os amigos. Na sexta-feira, quando ele estava para ligar para um amigo, recebeu um telefonema de seu companheiro da dupla de mestres familiares que queria saber se eles podiam ir juntos ver uma família que precisava de ajuda com urgência.

  • Que opções essa pessoa tinha?

  • O que essa pessoa poderia fazer para mostrar que amava o Senhor? De que maneira essa decisão seria um ato de amor ao Senhor?

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Holland:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“Amados irmãos e irmãs, não sei exatamente como será nossa experiência no Dia do Juízo, mas ficarei muito surpreso se, em algum ponto da conversa, Deus não nos fizer exatamente a mesma pergunta que Cristo fez a Pedro: ‘Você me amou?’” (“O Primeiro Grande Mandamento”, p. 84).

Preste seu testemunho da importância de optarmos por amar o Pai Celestial e Jesus Cristo acima de tudo e de apascentarmos Suas ovelhas como forma de demonstrar esse amor.

Chame a atenção dos alunos para as coisas escritas no coração desenhado no quadro e a pergunta: “Amas-me mais do que isto?” Sublinhe a palavra isto e peça aos alunos que respondam as seguintes perguntas no caderno ou no diário de estudo das escrituras:

  • Se Jesus fizesse essa mesma pergunta para vocês, ao que a palavra “estes” ou “isto” se referiria?

  • Como vocês responderiam a essa pergunta?

Para concluir o estudo dos Evangelhos, peça a vários alunos que contem à classe o que escreveram na tarefa da lição do dia 4 que pedia que anotassem no diário de estudo das escrituras algo sobre uma história, acontecimento ou ensinamento do ministério do Salvador na mortalidade que os tenha ajudado a acreditar que Jesus Cristo é o Filho de Deus, ou que tenha reforçado sua crença.

Próxima Unidade (Atos 1–5)

Incentive os alunos a procurar respostas para as seguintes perguntas durante o estudo de Atos 1–5: Quem lideraria a Igreja depois da morte e Ressurreição do Salvador? Como foram escolhidos outros apóstolos? Que milagre ocorreu no dia de Pentecostes? Qual o papel do Espírito Santo no milagre daquele dia? Que milagre Pedro realizou no templo e o que aconteceu com ele por causa disso? O que aconteceu a Ananias e Safira por terem mentido a seu líder do sacerdócio?