Biblioteca
Lição 71: João 11


Lição 71

João 11

Introdução

Marta e Maria mandaram um recado a Jesus para avisá-Lo de que Lázaro, irmão de ambas, estava doente. Jesus não partiu imediatamente e só chegou quatro dias depois da morte de Lázaro. Mostrando amor e compaixão, Jesus trouxe Lázaro de volta à vida. Essa impressionante demonstração de poder divino deixou evidente que Jesus era o Messias escolhido e tinha poder sobre a morte. Depois que souberam desse milagre, os fariseus fizeram um complô para matar Jesus e Lázaro.

Sugestões Didáticas

João 11:1–46

Jesus traz Lázaro de volta à vida

Dê a cada aluno um pedaço relativamente pequeno de papel. Peça-lhes que, nesse papel, escrevam uma provação que eles mesmos (ou algum conhecido) tenham enfrentado. Enquanto eles escrevem, informe-os de que não devem colocar nome no papel, pois o que escreverem será lido anonimamente para a classe. Recolha os papéis e leia algumas das provações para a classe. (Caso seus alunos sejam poucos, para evitar a possibilidade de que algum aluno seja identificado pela provação citada, peça-lhes que alistem várias provações que viram outras pessoas enfrentarem.)

  • Que efeito as provações que as pessoas enfrentam podem ter sobre a fé que elas têm em Jesus Cristo?

Peça aos alunos que, durante o estudo de João 11, procurem verdades que nos ajudem a aumentar nossa fé em Jesus Cristo por meio das provações.

Peça a um aluno que leia João 11:1–3 em voz alta e aos demais que acompanhem a leitura para identificar uma provação enfrentada por certos amigos de Jesus.

  • De acordo com o versículo 1, que provação Lázaro enfrentou? Como isso também pode ter sido uma provação para Maria e Marta?

  • O que Maria e Marta fizeram diante da doença de Lázaro? O que essa reação indica a respeito delas?

Comente que Jesus estava em “Betânia, do outro lado do Jordão” (João 1:28; 10:40, em algumas edições da Bíblia, é chamada Betabara ou de “Betânia além do Jordão”, localidade que ficava aproximadamente um dia de viagem da Betânia em que moravam Lázaro e suas irmãs. Portanto, seria preciso pelo menos um dia para alguém chegar com essa mensagem a Jesus e outro dia para que Ele chegasse à Betânia.

Peça a um aluno que leia João 11:4–7 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura e identificam o que Jesus respondeu ao receber a notícia da doença de Lázaro.

  • Os discípulos sabiam que Jesus amava Marta, Maria e Lázaro, portanto, o que eles provavelmente esperavam que Jesus fizesse ao ficar sabendo que Lázaro estava doente? [Que fosse imediatamente para Betânia curar Lázaro ou, talvez, que dissesse algo que o curasse à distância, como fizera com o filho do nobre (ver João 4:46–53).]

  • Em vez disso, o que Jesus fez?

  • De acordo com o versículo 4, o que Jesus disse que ocorreria graças à doença de Lázaro?

Lembre aos alunos que Betânia, onde Lázaro morava, ficava cerca de três quilômetros de Jerusalém, que ficava na Judeia (ver João 11:18). Para resumir João 11:8–10, diga que alguns discípulos aconselharam Jesus a não voltar à Judeia, pois os líderes religiosos dali haviam tentado matá-Lo (ver João 10:31–39, ver também a Tradução de Joseph Smith de João 11:16 em João 11:16, nota de rodapé a, da edição SUD da Bíblia). A resposta de Jesus dava a entender que Ele empregaria o tempo de vida que Lhe restava em realizar a obra do Pai sem vacilar.

Peça a um aluno que leia João 11:11–15 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura e identificam o que Jesus disse da situação de Lázaro.

  • O que os discípulos erroneamente acharam que Jesus estivesse dizendo da situação de Lázaro?

  • De acordo com o versículo 15, por que Jesus alegrou-Se por não estar presente para curar Lázaro? (Sugira aos alunos que marquem as palavras “para que acrediteis” nas escrituras.)

Saliente que o Salvador deu a entender que o que faria em Betânia contribuiria para amentar a fé que Seus discípulos tinham Nele.

Para resumir João 11:16, diga que o Apóstolo Tomé incentivou os demais discípulos a, com ele, acompanharem Jesus à Judeia, mesmo que isso significasse que morreriam com Ele.

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de João 11:17 e identifiquem quanto tempo havia que Lázaro estava morto quando Jesus chegou a Betânia. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos. Peça aos demais que prestem atenção para descobrir por que o fato de que Lázaro já estava morto havia quatro dias é importante.

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“O processo de decomposição já estava bastante adiantado, havia muito que a morte [de Lázaro] já fora constatada com absoluta certeza. (…) Para os judeus o prazo de quatro dias era especialmente significativo: era crença popular entre eles que quando chegava o quarto dia o espírito já havia partido final e irrevogavelmente das cercanias do corpo” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. I, p. 533).

  • Para os judeus, quando alguém já estava morto havia quatro dias, o que isso significava?

  • Se vocês estivessem no lugar de Marta ou de Maria, que ideias lhes ocorreriam e o que sentiriam ao ver que Jesus só chegou depois de Lázaro já estar morto havia quatro dias?

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de João 11:18–27. Peça aos demais que identifiquem o que Marta disse a Jesus quanto a essa provação.

Se quiser, em vez de pedir aos alunos que leiam, você pode mostrar a dramatização dessa conversa entre o Salvador e Marta no vídeo “Lazarus Is Raised from the Dead” [Jesus Traz Lázaro de Volta à Vida] da coleção A Vida de Jesus Cristo — Vídeos da Bíblia, [código de tempo 2:02–3:35]. O vídeo está disponível no site LDS.org

  • Que afirmações contidas nos versículos 21–27 indicam que Marta decidiu manter a fé em Jesus Cristo durante essa provação? (Caso tenha usado o vídeo, sugere-se que dê aos alunos um ou dois minutos para examinar os versículos.)

  • Qual das afirmações de Marta mais os impressiona? Por quê?

  • O que o exemplo de Marta nos ensina acerca do que podemos fazer quando enfrentarmos provações? (Talvez os alunos expressem este princípio, ou algo semelhante: Podemos decidir manter nossa fé em Jesus Cristo durante as provações.)

Dirija a atenção dos alunos para João 11:25–26. Diga-lhes que as palavras “nunca morrerá” (João 11:26) se referem à segunda morte, ou seja, à morte espiritual que é o afastamento da presença de Deus e de Seu reino.

  • Que verdades aprendemos com o que o Salvador disse à Marta? (Talvez os alunos expressem esta verdade, ou algo semelhante: Jesus Cristo é a Ressurreição e a Vida. Se acreditarmos Nele, poderemos obter a vida eterna.)

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de João 11:28–36 enquanto os demais identificam o que Maria disse a Jesus e o que Ele respondeu. Talvez seja preciso explicar que, nesses versículos, “mover-se muito em espírito” significa comover-se ou afligir-se.

Se quiser, em vez de pedir aos alunos que leiam, você pode passar a dramatização desses versículos, que se encontra no vídeo “Lazarus Is Raised from the Dead” [Jesus Traz Lázaro de Volta à Vida] (código de tempo 3:36–4:50).

  • Como o que Maria diz no versículo 32 demonstra sua fé no Salvador?

  • Como Jesus reagiu ao ver as lágrimas de Maria e dos que a acompanhavam?

  • Na opinião de vocês, por que Jesus chorou?

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de João 11:37 e identifiquem o que algumas pessoas disseram do que Jesus podia ter feito por Lázaro. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de João 11:38–46. Peça à classe que identifique o que o Salvador fez a seguir.

Se quiser, em vez de pedir aos alunos que leiam, você pode passar a dramatização desses versículos, que se encontra no vídeo “Lazarus Is Raised from the Dead” [Jesus Traz Lázaro de Volta à Vida] (código de tempo 4:51–7:51).

  • No versículo 40, o que Jesus lembrou a Marta depois dela ter questionado a sabedoria de se remover a pedra que fechava o túmulo de Lázaro?

  • Como essa promessa se cumpriu? (Talvez seja preciso explicar que aquela não foi a ressurreição final de Lázaro, ele voltou à vida, mas não se tornou imortal, seu espírito foi trazido de volta para seu corpo físico, mas esse corpo ainda era mortal.)

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Bruce R. McConkie. Peça aos demais que escutem com atenção para identificar um importante propósito que o Salvador realizou ao trazer Lázaro de volta à vida.

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“[Ele] preparava a mente do povo para, por meio desse acontecimento que seria eternamente lembrado, aceitar um de Seus maiores ensinamentos: Que Ele era a ressurreição e a vida, que a imortalidade e a vida eterna advinham Dele e que quem Nele cresse e obedecesse a Suas palavras nunca morreria espiritualmente” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. I, p. 531).

  • Como esse milagre foi uma prefiguração da Ressurreição do Salvador?

  • Como esse milagre foi uma manifestação do poder que Ele tem de proporcionar imortalidade e vida eterna?

  • Que bênçãos podemos receber se entendermos que o Salvador tem o poder de proporcionar-nos imortalidade e vida eterna?

Lembre à classe que, primeiro, Marta e Maria demonstraram que tinham fé em Jesus Cristo mandando chamá-Lo quando Lázaro ficou doente e que elas continuaram a acreditar e confiar Nele mesmo depois da morte de Lázaro. Escreva esta frase incompleta no quadro: Se decidirmos continuar a ter fé em Jesus Cristo durante as provações, então…

  • Como vocês completariam esse princípio, com base no que aprendemos em João 11? (Depois que os alunos responderem, complete a frase do quadro de forma que diga: Se decidirmos continuar a ter fé em Jesus Cristo durante as provações, nossa fé será confirmada e se tornará mais forte.)

Lembre aos alunos que algumas pessoas se perguntaram se Jesus não poderia ter evitado que Lázaro morresse (ver versículo 37), mas Jesus esperou para dirigir-Se a Betânia de modo a chegar lá só depois de Lázaro já estar morto por quatro dias (ver versículo 17).

  • Como o fato de Lázaro só ter sido trazido de volta à vida depois de estar morto havia quatro dias pode ter servido para confirmar e fortalecer a fé que Maria, Marta e os discípulos tinham no Salvador? (Ao trazer Lázaro de volta à vida depois deste ter permanecido morto por quatro dias, Jesus demonstrou que tinha poder sobre a morte de tal maneira que os judeus não poderiam interpretar erroneamente nem refutar.)

  • Em que situações vocês já optaram por manter a fé em Jesus Cristo em meio a provações e, como resultado, tiveram sua fé confirmada e fortalecida?

Peça aos alunos que escrevam no caderno ou no diário de estudo das escrituras o que pretendem fazer para ajudá-los a manter a fé em Jesus Cristo durante as provações atuais ou futuras.

João 11:47–57

Os principais sacerdotes e fariseus tramam matar Jesus

Peça a um aluno que leia João 11:47–48 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura para identificar como os principais sacerdotes e fariseus reagiram ao saber da notícia de que Jesus trouxera Lázaro de volta à vida. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Para resumir João 11:49–57, diga que Caifás, o sumo sacerdote, argumentou que Jesus precisava ser morto para evitar que a nação israelita fosse destruída pelos romanos. Com isso, ele, sem perceber, profetizou os efeitos que a morte de Jesus teria sobre os filhos de Deus. Os líderes judeus decidiram fazer com que Jesus fosse morto e ordenaram que quem soubesse onde Ele Se encontrava os informasse imediatamente para que pudessem prendê-Lo.

Encerre prestando testemunho das verdades abordadas em aula hoje.

Comentários e Informações Históricas

João 11:11. “Lázaro (…) dorme”

O Salvador fez referência à morte de Lázaro dizendo que ele dormia. O sono, ou o verbo “dormir”, é excelente metáfora para a morte, pois todos os mortais precisam dormir, mas o sono é um estado temporário do qual despertamos e, depois dele, o corpo fica revigorado. Isso é comparável à morte: todos os mortais necessariamente morrem, mas a morte é um estado temporário que terminará quando ressuscitarmos e, com a ressurreição, nosso corpo será renovado.

É provável que Lázaro já estivesse morto quando Jesus foi informado de sua doença. A viagem de Betânia até a região da Pereia, onde Jesus estava, levava aproximadamente um dia (ver João 10:40). Jesus decidiu esperar dois dias antes de partir e, depois de viajar um dia, chegou a Betânia quando Lázaro já estava morto havia quatro dias.

João 11:43–44 Por meio do milagre no qual Lázaro foi trazido de volta à vida, importantes propósitos foram alcançados

“O milagre de trazer Lázaro de volta à vida foi um dos mais notáveis da história. Antes dele, o Salvador trouxera duas pessoas de volta à vida: a filha de Jairo (ver Lucas 8:41–42, 49–56) e o filho da viúva de Naim (ver Lucas 7:11–17). Contudo, o milagre em que Lázaro foi trazido de volta à vida foi diferente dos anteriores e havia motivos importantes para que ele fosse realizado, como explicou o Élder Bruce R. McConkie (1915–1985), do Quórum dos Doze Apóstolos:

“Com ‘Lázaro, o nosso amigo’, o caso foi diferente (…) e dois motivos se destacam: (1) Com a aproximação do clímax de Seu ministério na mortalidade, nosso Senhor voltava a testificar, de forma irrefutável, que era o Messias, que Deus era Seu Pai; atestava o fato de que era literal e inegavelmente o Filho de Deus e (2) preparava a mente do povo para, por meio desse acontecimento que seria eternamente lembrado, aceitar um de Seus maiores ensinamentos: Que Ele era a Ressurreição e a vida, que a imortalidade e a vida eterna advinham Dele e que quem Nele cresse e obedecesse a Suas palavras nunca morreria espiritualmente” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. I, p. 530–531) (New Testament Student Manual [Novo Testamento — Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014, p. 236).

Ao trazer Lázaro de volta à vida, Jesus dava provas de que era literalmente o Filho de Deus, título que os judeus atribuíam ao Messias (ver Salmos 2:7; João 11:41–42).

João 11:25. “Eu sou a ressurreição e a vida”

Ao afirmar “eu sou a ressurreição e a vida”, o Salvador declarou Sua identidade e poder divinos. Com essa afirmação ensinou que a ressurreição e a vida eterna estão personificadas Nele. Ele é a fonte da ressurreição e da vida eterna e é quem possibilita que os filhos do Pai Celestial as alcancem. O Presidente Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, afirmou: “As chaves da ressurreição repousam seguras com nosso Senhor e Mestre” (“Vida após a Vida”, A Liahona, julho de 1987, p. 9).

O Presidente Ezra Taft Benson explicou por que o Salvador detém o poder da Ressurreição:

“Ele é a Ressurreição e a Vida (ver João 11:25).

Jesus Cristo tinha o poder de retomar a própria vida porque era Deus, sim, o próprio Filho de Deus. Como, por Seu poder, Ele venceu a morte, toda a humanidade ressuscitará. ‘Porque eu vivo, e vós vivereis’ (João 14:19).” (“Jesus Cristo: Nosso Salvador e Redentor”, A Liahona, dezembro de 1990, p. 5.)

Jesus Cristo nos dá vida porque nos possibilita o renascimento espiritual (ver João 3:3–5) e possibilita-nos viver da mesma forma que Ele, que é a forma de alcançar a vida eterna (ver João 14:6). As pessoas que renascem espiritualmente e seguem o Salvador fielmente têm seus pecados perdoados, e seu coração é gradualmente purificado do pecado e santificado. Se essas pessoas continuarem fiéis até o fim da vida, ressuscitarão na “ressurreição da vida” (João 5:29) o que significa que terão a vida eterna. Tudo isso é possível devido à Expiação de Jesus Cristo.