Biblioteca
Lição 75: João 15


Lição 75

João 15

Introdução

Na última noite de Seu ministério na mortalidade, depois da Última Ceia, o Salvador ensinou aos apóstolos que Ele é a Videira Verdadeira e que Seus discípulos são as varas, ou seja, os ramos. Ele ordenou que Seus discípulos amassem uns aos outros e preveniu-os da perseguição que enfrentariam por seu relacionamento com Ele.

Sugestões Didáticas

João 15:1–11

Jesus diz que é a Videira Verdadeira

Antes da aula, escreva estas palavras no quadro: bem-sucedido, infeliz, feliz, morto, compensador, improdutivo, frutífero, produtivo, abundante e mal sucedido.

Peça aos alunos que se imaginem daqui a 60 anos, fazendo uma retrospectiva da vida.

  • Quais dessas palavras vocês gostariam de usar para descrever sua vida? Por quê?

Imagem
parreira

Desenhe no quadro a figura de um ramo de parreira. Você pode sugerir que os alunos copiem o desenho no caderno ou no diário de estudo das escrituras. Diga que Jesus usou a videira, ou seja, a parreira, como metáfora para ajudar os discípulos a entender como ter uma vida frutífera, produtiva e abundante.

Peça a um aluno que leia João 15:1–5 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura e identificam o que os diferentes elementos dessa metáfora representam.

  • O que a videira representa? (Escreva Jesus Cristo de forma a identificar a parreira desenhada no quadro.)

  • O que as varas (ou seja, os ramos) representam? (Escreva Discípulos de Jesus Cristo junto aos ramos.)

  • Se Jesus Cristo é a videira e nós somos as varas, o que o fruto representa? (Os frutos podem representar as boas obras que os discípulos de Jesus Cristo deveriam praticar. Escreva boas obras junto ao fruto.)

Chame a atenção dos alunos para a palavra lavrador no versículo 1.

  • O que é um lavrador? (É um agricultor, neste caso o agricultor que cuida da vinha.)

  • De acordo com os versículos 1–2, como o Pai Celestial é comparável a um lavrador? (Diga que Deus, o Pai, plantou a videira verdadeira, que é Jesus Cristo, da qual todas as varas tiram seu sustento.)

Mostre à classe um raminho cortado de uma árvore e diga como você está animado, esperando o dia em que vai conseguir colher os frutos desse ramo para comer. Pergunte aos alunos quando eles acham que você comerá dos frutos desse ramo.

  • Por que esse ramo não produzirá frutos? (Porque foi cortado da árvore e parou de receber os nutrientes necessários para dar frutos.)

Peça a um aluno que leia João 15:4–5 em voz alta e aos demais que acompanhem a leitura e identifiquem o que o Salvador disse que é necessário para que um ramo dê fruto.

  • O que Jesus disse que é necessário para que um ramo dê fruto. (O ramo precisa estar na vinha.)

  • Como este ramo em minhas mãos é comparável a alguém que se encontre separado ou distante do Salvador?

Sugira que os alunos marquem todas as ocorrências do verbo estar nos versículos 4–5. Diga-lhes que o verbo estar, como empregado nesses versículos significa estar firme e permanentemente arraigados em Jesus Cristo e em Sua Igreja (ver “Estai em Mim”, A Liahona, maio de 2004, p. 32).

  • De acordo com o versículo 5, qual é o resultado de se ‘estar’ no Salvador, ou seja, de permanecer firmemente arraigado Nele? (Os discípulos de Jesus Cristo dão muito fruto.)

Escreva esta frase incompleta no quadro: Se guardarmos os mandamentos permaneceremos no amor do Salvador e…

Para ajudar a classe a entender uma das formas pelas quais Jesus Cristo nos ajuda a guardar os mandamentos e permanecer no Seu amor, peça a um aluno que leia esta declaração em voz alta:

“(…) É pela graça do Senhor que as pessoas, por meio da fé na Expiação de Jesus Cristo e pelo arrependimento de seus pecados, recebem força e auxílio para praticar boas obras que de outra forma não seriam capazes de realizar, se tivessem que fazê-lo por seus próprios meios. Essa graça é o poder que possibilita que homens e mulheres alcancem a vida eterna e a exaltação, depois de terem realizado o máximo que podiam com seu próprio esforço” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Grace”).

  • Quais são alguns métodos pelos quais Jesus Cristo nos fortalece para guardarmos os mandamentos?

Para resumir João 15:6–8, diga que o Salvador ensinou que quem não está Nele é como um ramo cortado que seca e morre, mas aqueles que permanecem em Jesus Cristo produzem boas obras que glorificam a Deus.

  • O que podemos fazer para estar no Salvador, ou seja, para permanecer firmemente arraigados Nele?

Peça a um aluno que leia João 15:9–11 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura para identificar o que Jesus ensinou que os discípulos deviam fazer e que bênçãos eles receberiam.

  • O que Jesus ensinou que Seus discípulos deviam fazer?

  • Como guardar os mandamentos nos ajuda a permanecer no amor do Salvador? [Diga que, ainda que o Pai e o Filho nos amem de forma perfeita e eterna, quando guardamos os mandamentos, isso nos permite receber todas as bênçãos que, em Seu amor, Eles desejam conceder-nos (ver 1 Néfi 17:35; D&C 95:12; 130:20–21).]

  • De acordo com o versículo 11, por que Jesus ensinou que os discípulos deviam permanecer Nele e praticar boas obras?

Pergunte aos alunos como terminariam a frase incompleta no quadro para transformá-la em um princípio extraído do que leram no versículo 11. (Usando as palavras dos alunos, complete a frase do quadro de forma a transmitir este princípio: Se guardarmos os mandamentos permaneceremos no amor do Salvador e nossa alegria será completa.)

  • Na opinião de vocês, por que nossa permanência no Salvador permite que recebamos a plenitude da alegria?

Peça aos alunos que pensem em algum conhecido que tenha alegria graças a permanecer firmemente arraigado no Salvador. Peça a alguns alunos que falem um pouco dessa pessoa e digam por que ela é um bom exemplo desse princípio. Além disso, você poderia considerar a possibilidade de pedir que alguns alunos comentassem como o fato de eles mesmos permanecerem no Salvador já lhes deu alegria.

Peça a todos que reflitam sobre o que podem fazer para permanecer firmemente arraigados no Salvador e, por isso, receber mais alegria.

João 15:12–17

Jesus dá aos discípulos o mandamento de amar uns aos outros

Escreva a seguinte declaração do Presidente Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, no quadro. (Extraída de “A Missão e o Ministério de Jesus Cristo”, A Liahona, abril de 2013, p. 24.)

“Sem dúvida, a maior prova de que adoramos Jesus é o fato de procurarmos imitar Seu exemplo” (Presidente Russell M. Nelson).

Sublinhe as palavras adoramos e imitar na frase escrita no quadro. Peça aos alunos que expliquem o significado desses dois verbos. (Adorar significa ter grande amor e respeito e imitar alguém é agir da mesma forma que essa pessoa agiria.)

  • Na opinião de vocês, por que imitar Jesus é a melhor forma de demonstrar que O amamos e O respeitamos?

Peça a um aluno que leia João 15:12 em voz alta e aos demais que acompanhem a leitura e descubram o que o Salvador pediu que fizéssemos para imitá-Lo.

  • O que Jesus ordenou que fizéssemos? (Os alunos podem usar outras palavras, mas precisam identificar esta verdade: O Salvador ordenou-nos que amássemos uns aos outros como Ele nos ama. Incentive-os a marcar essa verdade no versículo 12.)

  • Na opinião de vocês, o que significa amar alguém como Jesus Cristo nos ama?

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de João 15:13–17 à procura de como o Salvador nos ama. Dê-lhes tempo suficiente para terminar e, depois, peça-lhes que formem duplas e comentem com o colega o que encontraram. Depois, faça as seguintes perguntas:

  • De acordo com o versículo 13, o que o Salvador afirmou ser a maior manifestação possível de amor?

  • O que Ele fez para demonstrar que nos amava assim?

Para ajudar os alunos a entender melhor o que é dar a vida, peça a um deles que leia em voz alta esta declaração do Élder Cláudio R. M. Costa, dos Setenta.

Imagem
Élder Cláudio R. M. Costa

“[Jesus Cristo] deu o exemplo supremo de amor, ao declarar: ‘Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos’ [João 15:13]. Ele expiou os nossos pecados e deu Sua vida por todos nós.

Podemos dar a vida por nossos entes queridos, não morrendo fisicamente por eles, mas, sim, vivendo por eles: oferecendo nosso tempo, estando sempre presentes em sua vida, servindo a todos, sendo gentis e carinhosos e demonstrando verdadeiro amor pelos membros de nossa família e por todos os homens, como nos ensinou o Salvador” (“Não Deixe para Amanhã o Que Pode Fazer Hoje”, A Liahona, novembro de 2007, p. 74).

  • De acordo com o Élder Costa, de que maneira podemos dar a vida por outras pessoas?

  • Alguma vez alguém já fez alguma dessas coisas de forma a “dar a vida” por vocês?

Peça aos alunos que meditem sobre o mandamento dado pelo Salvador de que amemos os outros como Ele nos amou. Dê-lhes alguns minutos para escrever sobre alguém a quem acham que o Salvador gostaria que demonstrassem amor juntamente com o que pretendem fazer para isso.

João 15:18–27

Jesus previne os discípulos das perseguições que enfrentariam por darem testemunho Dele

Diga que, depois de ter ensinado aos discípulos que precisavam permanecer Nele e amar uns aos outros, o Salvador disse-lhes o que aconteceria a eles devido ao testemunho especial que tinham Dele e à sua responsabilidade de prestar esse testemunho.

Peça a um aluno que leia João 15:18–20 em voz alta enquanto os demais procuram o que Jesus disse quanto à forma que o mundo trataria os discípulos. (Comente que nesses versículos a expressão “o mundo” refere-se às pessoas que amam o pecado e antagonizam Deus.)

  • O que Jesus disse quanto à forma que o mundo trataria Seus discípulos?

Sugere-se que você saliente, que como o mundo odeia os discípulos do Salvador, provavelmente os alunos encontrarão conteúdo antimórmon e cheio de ódio na Internet e em outros lugares. Talvez alguns alunos sejam excluídos, ridicularizados e sofram ataques cujo objetivo é intimidá-los, inclusive pela Internet.

Caso isso se aplique, sugere-se que você ensine os alunos como e onde encontrar respostas às acusações cheias de ódio feitas em relação à Igreja. Além de pedir ajuda de adultos de confiança, os alunos encontrarão recursos nas seguintes páginas da Internet: mormonnewsroom.org, lds.org/topics e seektruth.lds.org.

Para resumir João 15:21–25, diga que Jesus Cristo afirmou que quem O odeia também odeia o Pai e que essas pessoas serão consideradas responsáveis por suas escolhas.

Diga que, apesar do ódio e da perseguição a Seus seguidores, Jesus Cristo proporcionou formas de o mundo receber um testemunho Seu. Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de João 15:26–27 e identifiquem as testemunhas que testificariam de Jesus Cristo ao mundo.

  • De acordo com o Salvador, quem daria testemunho de Sua divindade? (O Espírito Santo e os discípulos do Salvador.)

Peça aos alunos que reflitam sobre os princípios e as verdades abordados em aula. Incentive-os a voltar a pensar no que foram inspirados a fazer e a seguir a orientação do Espírito Santo.

Comentários e Informações Históricas

João 15:4–5 Se permanecermos no Salvador praticaremos boas obras

O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou o que significa estar ou permanecer no Salvador:

“A expressão ‘estai em mim’ [João 15:4] é um conceito suficientemente compreensível no belo e elegante texto da Bíblia, mas o verbo ‘estar’ não é mais muito usado nesse tipo de construção hoje em dia. Assim passei a ter muito mais consideração por essa admoestação do Senhor ao tomar contato com a tradução dessa passagem para outro idioma. Em espanhol, o equivalente dessa expressão é ‘permaneced en mi’ [permanecei em mim]. Em inglês o verbo empregado é abide que também significa ‘permanecer, ficar’, mas até os gringos, como eu, conseguem identificar no verbo usado em espanhol o mesmo radical da palavra ‘permanência’. Nesses versículos o verbo ‘estar’ é empregado com o sentido de ‘ficar’, ou seja, de ‘estar, mas estar para sempre’. Esse é o chamado contido na mensagem do evangelho para (…) todas as pessoas do mundo: Vinde, mas vinde para permanecer. Vinde com convicção e perseverança. Vinde permanentemente, para vosso próprio bem e para o bem de todas as gerações futuras. (…)

Cristo é tudo para nós e devemos ‘estar’ Nele permanentemente, tenazmente, inabalavelmente, para sempre. Pois para que o evangelho produza seus frutos e abençoe nossa vida, precisamos estar firmemente alicerçados Nele, o Salvador de todos nós, e nesta Igreja, que é Sua e leva Seu santo nome. Ele é a videira, nossa verdadeira fonte de forças e única fonte de vida eterna” (“Estai em Mim”, A Liahona, maio de 2004, p. 32).

O Élder James M. Paramore, dos Setenta, falou de como Deus transmite Seu amor e poder a quem cumpre os mandamentos:

“Quando procuramos humildemente o Pai Celestial por meio da oração, por meio de aprender Seus mandamentos e guardá-los, Ele nos transmite Seu amor e muitos de Seus poderes. Milhares de pessoas são testemunhas da veracidade do que Ele afirmou: ‘Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor’ (João 15:10). Então, como disse o Salvador, começamos a fixar-nos à ‘videira verdadeira’ como ramos e a receber sua força e seu vigor, e podemos contar que produziremos o mesmo fruto (ver João 15:1–6). (“Amai-Vos uns aos Outros”, A Liahona, agosto de 1981, p. 94.)

João 15:8–14. “Esse dá muito fruto”

O Presidente John Taylor ensinou que precisamos ser humildes, fiéis, diligentes e obedientes se quisermos ser ramos frutíferos:

“Nós, membros da Igreja dizemos: ‘Acho que entendo o meu dever e que o estou cumprindo muito bem’. Pode ser. Veja o galhinho, é verde, está florido, é a própria imagem da vida, faz a parte dele na árvore e está ligado ao tronco, aos galhos e às raízes; mas será que a árvore sobreviveria sem ele? Sobreviveria. Ele não tem nada do que se gabar nem se vangloriar dizendo: ‘Olhem como estou verdinho e florido; como é boa a minha posição, como vou indo bem e como estou no meu devido lugar fazendo o que é certo’. Será que conseguiria ir adiante sem as raízes? Não. Está no devido lugar da árvore e desempenha as suas funções. O mesmo se dá com este povo. As pessoas que fazem sua parte, magnificam seu chamado, vivem sua religião e são obedientes ao Espírito do Senhor recebem uma porção de Seu Espírito para seu benefício. E, enquanto forem humildes, fiéis e diligentes e cumprirem as leis e os mandamentos de Deus, permanecem em seu devido lugar na árvore, desenvolvem-se, e seus brotos, botões, flores e folhas, tudo o que se refere a eles vai bem, e são parte integral da árvore” (Deseret News, 16 de dezembro de 1857, p. 323; ver também Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: John Taylor, pp. 165–166).

João 15:13. “Ninguém tem maior amor do que este”

O Presidente Gordon B. Hinckley falou dos sentimentos que João 15:13 lhe inspira:

Jesus é meu amigo. Nenhum outro já me concedeu tantas bênçãos. ‘Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos’ (João 15:13). Ele deu Sua vida por mim. Abriu o caminho da vida eterna. Apenas um Deus poderia fazê-lo. Espero encontrar-me digno de ser amigo Dele” (“Meu Testemunho”, A Liahona, julho de 2000, p. 85).