Biblioteca
Aula Semanal de Estudo no Lar: Apocalipse 1–11 (Unidade 31)


Aula Semanal de Estudo no Lar

Apocalipse 1–11 (Unidade 31)

Material de Preparação para o Professor de Estudo no Lar

Resumo das Lições Diárias de Estudo no Lar

O seguinte resumo dos acontecimentos, princípios e das doutrinas que os alunos aprenderam ao estudar Apocalipse 1–11 (unidade 31) não se destina a ser usado durante a aula. A lição que você ensina concentra-se somente em algumas dessas doutrinas e alguns desses princípios. Siga os sussurros do Espírito Santo ao ponderar sobre as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (Apocalipse 1–3)

Ao estudarem a revelação recebida pelo Apóstolo João, os alunos aprenderam que seremos abençoados se lermos as palavras do Senhor, buscarmos entendê-las e obedecermos a elas. João ensinou aos membros da Igreja que Jesus Cristo vela por seus fiéis seguidores e cuida deles, e que Ele é um ser ressurreto que tem poder sobre a morte e o inferno. Os alunos também aprenderam que, se abrirmos a porta para o Salvador, Ele virá até nós e ceará conosco.

Dia 2 (Apocalipse 4–5)

Nessa lição, os alunos estudaram a visão que João teve do Cordeiro de Deus e aprenderam os seguintes princípios: Quando reconhecemos a grandeza do Pai Celestial, desejamos adorá-Lo e louvá-Lo. Jesus Cristo é o único ser digno e capaz de nos redimir. Quando reconhecemos o que o Pai Celestial e Jesus Cristo fizeram por nós e somos gratos a Eles, desejamos adorá-Los e louvá-Los.

Dia 3 (Apocalipse 6–7)

Ao estudarem sobre os sete selos, os alunos aprenderam que, se suportarmos fielmente as tribulações e formos purificados por meio da Expiação de Jesus Cristo, desfrutaremos da glória celestial com Deus.

Dia 4 (Apocalipse 8–11)

Os alunos viram novamente o princípio identificado na lição do dia 3, quando estudaram a visão que João teve da abertura do sétimo selo.

Introdução

Esta lição pode ajudar os alunos a entender o que o Senhor fará por nós, pois Ele nos conhece e nos ama. Além disso, ela também pode ajudá-los a saber o que fazer para ganhar a vida eterna.

Sugestões Didáticas

Apocalipse 2–3

João envia as palavras de Jesus Cristo para os líderes das sete igrejas

Observação: Mais informações sobre as instruções do Senhor para as congregações das sete igrejas podem ser encontradas em New Testament Student Manual [Novo Testamento — Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014, p. 531.

Peça a um aluno que leia em voz alta o seguinte relato da irmã Sydney S. Reynolds, que foi conselheira na presidência geral da Primária. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que podemos aprender sobre o Senhor com esse relato.

Imagem
Sydney S. Reynolds

“A irmã Gayle Clegg, que é membro da presidência geral da Primária, e o marido moraram muitos anos no Brasil. Recentemente ela foi designada para visitar o Japão. Quando ela entrou na capela no domingo, viu entre os membros japoneses uma família brasileira. (…) Ela só teve um minuto para cumprimentá-los e percebeu que a mãe e os filhos estavam bastante entusiasmados, mas o pai estava bem calado. ‘Terei uma oportunidade de falar com eles depois da reunião’, pensou ao seguir rapidamente para o púlpito. Ela deu a mensagem em inglês, houve interpretação para o japonês e, então, teve a impressão de que devia prestar o testemunho em português também. Ela hesitou porque não havia quem interpretasse do português e 98% da congregação não entenderia o que dissesse.

Depois da reunião, o pai brasileiro procurou-a e disse: ‘Irmã, os costumes são muito diferentes aqui e tenho-me sentido solitário. É difícil vir à igreja e não entender nada. Às vezes me pergunto se não seria melhor ficar em casa lendo minhas escrituras. Disse à minha mulher: ‘Vou tentar só mais uma vez’, e vim hoje achando que fosse a última vez. Quando você prestou o testemunho em português, o Espírito tocou meu coração e soube que este é o lugar em que eu devia estar. Deus sabe que estou aqui e Ele me ajudará” (“Ele Nos Conhece; Ele Nos Ama”, A Liahona, novembro de 2003, p. 76).

  • O que podemos aprender a respeito do Senhor com esse relato?

Escreva a seguinte declaração incompleta no quadro: Por nos conhecer, o Senhor… Peça aos alunos que estudem Apocalipse 2–3 e identifiquem princípios que possam ajudá-los a entender o que o Senhor pode fazer por eles pelo fato de que Ele os conhece.

Explique que Apocalipse 2–3 registra as palavras de Jesus Cristo às sete congregações da Igreja na Ásia Menor (atual Turquia).

Peça a um aluno que leia Apocalipse 2:1–3, 6 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor sabia a respeito dos membros em Éfeso.

  • O que o Senhor sabia a respeito dos membros em Éfeso? [Explique que o termo nicolaítas, no versículo 6, refere-se a um grupo de membros que alegava poder cometer pecados sexuais sem incorrer em punição, pois a graça de Deus iria salvá-los (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Nicolaitans”).]

Explique que esses versículos registram elogios feitos pelo Senhor aos membros por causa de suas boas obras. Complete a declaração no quadro da seguinte maneira: Por nos conhecer, o Senhor pode nos fazer elogios…

Peça a um aluno que leia Apocalipse 2:4–5 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que mais o Senhor sabia a respeito dos membros em Éfeso.

  • O que mais o Senhor sabia a respeito dos membros em Éfeso?

Explique que o Senhor estava admoestando os membros por causa de seus pecados. Complete a declaração no quadro para que transmita o seguinte princípio: O Senhor conhece cada um de nós, por isso Ele pode nos admoestar e corrigir individualmente.

  • De que maneiras o Senhor nos corrige e admoesta individualmente? (Por meio de nossas orações pessoais, ao estudarmos as escrituras, ao recebermos conselho de nossos pais e líderes da Igreja e por meio da bênção patriarcal.)

  • De que maneira nossas orações pessoais e nosso estudo das escrituras são influenciados pelo conhecimento de que o Senhor pode nos admoestar e corrigir individualmente? De que maneira esse conhecimento pode influenciar nossa reação aos conselhos de nossos pais e líderes da Igreja?

  • Por que devemos nos esforçar para buscar o elogio e a correção pessoais do Senhor?

  • Em que ocasiões você recebeu elogios e correções pessoais do Senhor? Como essa experiência ajudou-o a saber que o Senhor o conhece pessoalmente? (Avise aos alunos para não compartilharem experiências sagradas ou íntimas. Você também pode contar uma experiência sua.)

Pergunte aos alunos que ações eles acham que serão elogiadas pelo Senhor e quais serão corrigidas por Ele. Incentive os alunos a fazer a meta de arrependerem-se quando forem corrigidos pelo Senhor.

Peça a um aluno que leia Apocalipse 2:7 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique as promessas que o Senhor fez àqueles que vencerem, ou seja, perseverarem até o fim.

  • O que o Senhor promete àqueles que vencerem, ou seja, perseverarem até o fim?

  • O que você acha que significa “comer da árvore da vida”? (Versículo 7.)

  • De que maneira essa promessa pode ter ajudado os membros de Éfeso após terem sido corrigidos pelo Senhor?

Relembre aos alunos que, além de falar à igreja em Éfeso, o Senhor também falou a outras congregações na Ásia Menor.

Divida a classe em cinco grupos e designe a cada um uma das seguintes passagens:

  1. Apocalipse 2:8–11

  2. Apocalipse 2:12–17

  3. Apocalipse 2:18–29; Tradução de Joseph Smith, Apocalipse 2:26–27 (no Apêndice da Bíblia)

  4. Apocalipse 3:1–6; Tradução de Joseph Smith, Apocalipse 3:1 (em Apocalipse 3:1, nota de rodapé a); Tradução de Joseph Smith, Apocalipse 3:2 (em Apocalipse 3:2, nota de rodapé a)

  5. Apocalipse 3:7–13

Peça aos alunos que leiam a escritura designada em grupo e identifiquem o conselho que o Senhor deu aos membros, assim como as bênçãos prometidas por seu cumprimento. Explique que o Élder Bruce R. McConkie, do Quórum do Doze Apóstolos, ensinou que o “maná escondido” em Apocalipse 2:17 é “o pão da vida, a boa palavra de Deus, as doutrinas Daquele que é o Pão da Vida — coisas que estão escondidas da mente carnal [ou mundana]. Os que dele comerem nunca mais terão fome; a vida eterna será sua herança” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. III, p. 451).

Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça a um aluno de cada grupo que relate o que encontraram. Peça a um aluno que escreva no quadro (abaixo da bênção prometida em Apocalipse 2:7) a bênção prometida que cada grupo identificou (ver Apocalipse 2:11, 17, 26; 3:5, 12). Quando a lista estiver completa, explique que cada uma dessas promessas se refere ao recebimento das bênçãos da exaltação, que estão condicionadas à nossa fiel perseverança até o fim.

  • Que princípio podemos identificar nesses versículos a respeito do que devemos fazer para receber as bênçãos da exaltação? (Ajude os alunos a identificar um princípio semelhante a este: Se nós vencermos, poderemos receber as bênçãos da exaltação.)

Explique que aqueles que recebem as bênçãos da exaltação são os que, por meio da graça de Deus, vencem todos os obstáculos que os impedem de retornar a Ele. Isso inclui o mundanismo, as provações, o pecado e a morte.

Peça aos alunos que reflitam sobre as coisas que precisam vencer em sua vida. Convide-os a orar e pedir ajuda ao Pai Celestial para vencer os obstáculos que poderiam impedi-los de retornar a Ele. Preste testemunho do poder que o Pai Celestial tem para nos ajudar a sobrepujar qualquer obstáculo.

Próxima Unidade (Apocalipse 12–22)

Pergunte aos alunos se eles já refletiram sobre o Juízo Final e os acontecimentos que ocorreram na vida pré-mortal. O que o Apóstolo João escreveu a respeito da Guerra no Céu? Quantos foram expulsos com Satanás? Como será o Juízo Final? Quais serão os critérios pelos quais seremos julgados ao nos apresentarmos diante de Deus? Como João descreveu o esplendor celestial? Explique-lhes que, na próxima semana, ao estudarem Apocalipse 12–22, eles obterão respostas a essas perguntas.