Biblioteca
Lição 160: Apocalipse 21–22


Lição 160

Apocalipse 21–22

Introdução

João viu um novo céu e uma nova Terra, e a cidade de Nova Jerusalém descer do céu. Ele também viu que Deus habitará com Seu povo e o consolará, e que a cidade celestial de Deus será estabelecida na Terra. João viu que aqueles cujos nomes estiverem escritos no livro da vida vão entrar na cidade e viver com Deus em glória. João concluiu sua visão rogando ao Senhor que retorne à Terra.

Sugestões Didáticas

Apocalipse 21

João vê um novo céu e uma nova Terra, e a cidade celestial de Deus

Peça aos alunos que pensem em ocasiões em que tenham passado por grande tristeza ou dor.

  • Que coisas nos trazem tristeza e dor ao longo da vida? (Escreva as respostas dos alunos no quadro.)

Ao estudarem Apocalipse 21, peça aos alunos que identifiquem um princípio que lhes traga consolo em momentos de dificuldade.

Explique aos alunos que Apocalipse 21–22 é a continuação da visão que João teve dos acontecimentos que sucederão a Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Peça a um aluno que leia Apocalipse 21:1–2 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que João viu que aconteceria.

  • O que João viu que aconteceria?

Peça a um aluno que leia as seguintes declarações em voz alta:

Declaração 1

Quando Jesus Cristo retornar e o Milênio tiver início, a Terra será modificada e voltará à condição em que estava antes da Queda de Adão e Eva. Antes da Queda, a Terra existia em uma condição terrestrial ou paradisíaca (um estado de paraíso). Após o Milênio, a Terra será modificada novamente para um estado celestial, em preparação para a presença de Deus. É possível que João tenha se referido a essas mudanças quando afirmou ter visto “um novo céu, e uma nova terra” (Apocalipse 21:1).

Declaração 2

A Nova Jerusalém que João viu descer do céu é a cidade celestial de Deus. É provável que inclua a cidade de Enoque, que foi transladada e levada ao céu. Essa “ cidade santa” vai descer e unir-se à Nova Jerusalém, ou Sião, que os santos terão construído na Terra (ver Moisés 7:62–64).

  • Como você acha que João se sentiu ao ver essas coisas enquanto estava exilado devido a sua crença em Jesus Cristo?

Peça a um aluno que leia Apocalipse 21:3–4 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Deus fará por Seu povo.

  • O que Deus fará por Seu povo? (Os alunos podem identificar verdades semelhantes a estas: Deus habitará com seu povo e o consolará, de modo que não haverá mais morte, tristeza ou dor. Escreva esse princípio no quadro.)

Aponte para a lista no quadro de coisas que nos trazem tristeza ou dor.

  • De que maneira o conhecimento de que Deus consolará Seu povo e removerá suas tristezas e dores pode nos ajudar quando passamos por desafios?

Você pode compartilhar seu testemunho da capacidade que Deus tem de nos consolar.

Peça a um aluno que leia Apocalipse 21:7 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor prometeu aos que forem fiéis e vencerem.

  • O que o Senhor prometeu aos que vencerem?

  • Com base no que aprendeu a respeito dos desafios que existem e que existirão antes da Segunda Vinda, quais são algumas das coisas que essas pessoas terão de sobrepujar?

Peça ao mesmo aluno que leia Apocalipse 21:8 em voz alta. Você pode explicar que feiticeiros são pessoas que procuram interagir com maus espíritos e buscam sua influência, e que fornicadores são aqueles que cometem fornicação ou adultério.

  • O que acontecerá com as pessoas mencionadas no versículo 8? (A segunda morte.)

Explique que a segunda morte é a morte espiritual, ou a separação de Deus, que ocorrerá após o Juízo Final, na qual incorrerão todos aqueles que intencionalmente se rebelarem contra a luz e a verdade (ver Helamã 14:16–19).

Resuma Apocalipse 21:9–21 e explique que João faz uma descrição da cidade celestial de Deus. Ele viu que a cidade possuía 12 portas, guardadas por 12 anjos.

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Apocalipse 21:22–27. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que João aprendeu sobre a cidade celestial.

  • O que João aprendeu sobre a cidade celestial?

  • De acordo com o versículo 27, quem terá a permissão de entrar nela? (Somente aqueles cujo nome estiver escrito no livro da vida do Cordeiro.)

Apocalipse 22

João conclui sua visão

Ao estudarem Apocalipse 22, peça aos alunos que identifiquem um princípio que os ajude a saber como podem escrever seu nome no livro da vida do Cordeiro e assim ter permissão de entrar na cidade celestial.

Imagem
gravura, trono

Você pode mostrar a gravura de um trono ou fazer um desenho no quadro.

Peça a um aluno que leia Apocalipse 22:1–2 em voz alta e a outro aluno que venha ao quadro e desenhe outra coisa que João viu relacionada ao trono.

  • O que mais João viu na cidade celestial de Deus?

Peça ao aluno que retorne ao seu lugar.

  • De acordo com o versículo 2, de que maneira João descreveu a árvore da vida? (A árvore produzia frutos abundantemente o tempo todo, e suas folhas podiam curar as nações.)

Relembre aos alunos que o Livro de Mórmon registra que tanto Leí quanto Néfi tiveram visões da árvore da vida. Néfi aprendeu que a árvore da vida e a fonte de águas vivas representam o amor de Deus (ver 1 Néfi 11:25). Escreva O amor de Deus ao lado da árvore e do rio desenhados pelo aluno.

  • Qual é a maior manifestação do amor de Deus? [A Expiação de Jesus Cristo (ver João 3:16; 1 João 4:9). O fruto da árvore também pode representar as bênçãos da Expiação.]

Resuma Apocalipse 22:3–10 e explique que, além de ver essa cidade celestial, João também recebeu do anjo que lhe falou um testemunho de que as coisas a ele reveladas eram verdadeiras.

Peça a um aluno que leia Apocalipse 22:11–13 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor fará quando voltar.

  • O que o Senhor fará quando voltar?

Peça a um aluno que leia Apocalipse 22:14 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que temos de fazer para receber permissão de entrar no Reino Celestial.

  • O que precisamos fazer para entrar no Reino Celestial?

Explique que ter “direito à árvore da vida” significa ser digno de receber todas as bênçãos da Expiação, inclusive a vida eterna.

  • Qual princípio podemos aprender no versículo 14? (Ainda que em outras palavras, as respostas dos alunos devem expressar o seguinte princípio: Se guardarmos os mandamentos do Senhor, então poderemos receber todas as bênçãos da Expiação de Jesus Cristo e entrar no Reino Celestial. Explique que guardar os mandamentos inclui receber todas as ordenanças necessárias para se entrar no Reino Celestial.)

Explique que, apesar de algumas bênçãos da Expiação serem concedidas gratuitamente a todos os filhos de Deus — tais como a ressurreição —, há outras bênçãos — como a vida eterna — que só estão disponíveis para aqueles que buscam diligentemente exercitar a fé em Jesus Cristo, arrepender-se e guardar os mandamentos.

Anote as seguintes perguntas no quadro:

Que mandamentos e doutrinas você aprendeu e procurou aplicar em sua vida ao estudar o Novo Testamento?

De que maneira seus esforços em aplicar esses mandamentos ajudaram-no a receber as bênçãos do Senhor e a preparar-se para voltar à presença de seu Pai Celestial?

Peça aos alunos que releiam suas anotações no diário de estudo das escrituras e nas passagens de domínio das escrituras estudadas este ano enquanto refletem sobre como responderiam a essas perguntas. Peça-lhes que escrevam suas respostas a essas perguntas em um caderno ou no diário de estudo das escrituras.

Dê-lhes tempo suficiente e depois peça a alguns alunos que comentem com a classe o que escreveram. (Relembre aos alunos que não devem contar nada que seja íntimo ou muito pessoal.)

Resuma Apocalipse 22:15–19 e explique que aqueles que não guardarem os mandamentos do Senhor não poderão entrar na cidade celestial. Jesus Cristo testificou que essa revelação foi dada a João por Ele, e João convidou todos a virem beber livremente da fonte das águas da vida. João advertiu seus leitores para que não alterassem a mensagem do livro que ele havia escrito.

Peça a um aluno que leia Apocalipse 22:20 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o pedido de João.

  • Qual foi o pedido de João?

  • Com base no que você aprendeu com o livro de Apocalipse, por que você acha que João ansiava pela vinda do Senhor?

Conclua prestando testemunho das verdades descobertas pelos alunos em Apocalipse 21–22.

Comentários e Informações Históricas

Apocalipse 21:4. “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima”

O Élder Joseph B. Wirthlin, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que, no devido tempo do Senhor, a tristeza dos fiéis será substituída por alegria:

“O Senhor recompensa os fiéis por toda perda que sofrem. Aquilo que é tirado dos que amam o Senhor será acrescido a eles à própria maneira do Pai. Embora a compensação possa não chegar quando desejamos, os fiéis saberão que cada lágrima vertida hoje será compensada por cem lágrimas de regozijo e gratidão” (“Aconteça o Que Acontecer, Desfrute”, A Liahona, novembro de 2008, p. 26).

Apocalipse 22:18. “Se alguém lhes acrescentar alguma coisa”

Algumas pessoas rejeitam o Livro de Mórmon e outras escrituras, pois creem que o Senhor encerrou suas revelações para Seus filhos. Há muitos que erroneamente citam Apocalipse 22:18 como prova de que o Senhor nunca concederá outras escrituras além da Bíblia e que, se alguém afirmar ter recebido mais revelações, esse alguém sofrerá as penalidades descritas por João. O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, falou a respeito dessa interpretação errônea:

“Há atualmente um indiscutível consenso entre praticamente todos os eruditos da Bíblia de que esse versículo diz respeito apenas ao livro de Apocalipse, e não à Bíblia como um todo. Esses estudiosos da atualidade reconhecem vários ‘livros’ do Novo Testamento que foram, com quase toda certeza, escritos depois da revelação recebida por João na Ilha de Patmos. Nessa categoria estão pelo menos os livros de Judas, as três epístolas de João e provavelmente o evangelho inteiro de João. Talvez existam outros além desses.

Mas há uma resposta ainda mais simples para a razão de essa passagem, no livro final do Novo Testamento atual, não se aplicar à Bíblia inteira. O motivo é que a Bíblia completa como a conhecemos hoje — uma coletânea de textos num único volume — ainda não existia quando esse versículo foi escrito. Durante séculos depois de João tê-lo redigido, os livros individuais da Bíblia circularam separadamente ou talvez em conjunto com alguns outros textos, mas quase nunca como uma Bíblia completa. Do conjunto integral de 5.366 manuscritos gregos conhecidos do Novo Testamento, apenas 35 contêm o Novo Testamento inteiro como o conhecemos hoje, e 34 foram compilados após o ano 1000 d.C.” (“Minhas Palavras (…) Jamais Cessam”, A Liahona, maio de 2008, p. 91).