Biblioteca
Lição 116: 2 Coríntios 8–9


Lição 116

2 Coríntios 8–9

Introdução

Paulo escreveu aos santos de Corinto e explicou que os membros da Macedônia haviam doado voluntariamente aos necessitados. Ele incentivou os santos de Corinto a também seguirem o exemplo do Salvador doando aos pobres. Paulo ensinou sobre as bênçãos que advêm àqueles que com alegria doam aos pobres.

Sugestões Didáticas

2 Coríntios 8

Paulo aconselha os santos a cuidarem dos pobres

Escreva a seguinte declaração do Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos (“Não Somos Todos Mendigos?”, A Liahona, novembro de 2014, p. 40) no quadro antes da aula, mas deixe um espaço em branco no lugar da palavra pobreza. Comece a aula pedindo a um aluno que leia a declaração em voz alta.

“No decorrer da história, a pobreza tem sido o maior e mais difundido problema da humanidade. O sofrimento óbvio resultante disso é geralmente físico, mas o dano espiritual e emocional que ela pode causar talvez seja ainda mais debilitante.”

Peça aos alunos que adivinhem a palavra que está faltando na declaração. Em seguida, escreva a palavra pobreza.

  • O que é a pobreza? (A condição de ter pouco ou nenhum dinheiro, bens ou meios de sustento.)

  • Por que a pobreza pode ser um desafio tão difícil?

Incentive os alunos a pensarem nas pessoas que conhecem que podem precisar de ajuda ou assistência de qualquer tipo, incluindo física, emocional, social ou espiritual. Peça aos alunos que, ao estudarem 2 Coríntios 8–9, identifiquem as verdades que podem ajudá-los a entender e cumprir seu papel de ajudar as pessoas necessitadas.

Resuma 2 Coríntios 8:1–8 e explique aos alunos que Paulo disse aos santos de Corinto que os membros da Igreja na Macedônia doaram generosamente para ajudar os pobres em suas necessidades materiais. (Você pode pedir aos alunos que localizem Corinto e Macedônia nos Mapas da Bíblia, nº 13, “As Viagens Missionárias do Apóstolo Paulo”.) Paulo explicou que os membros macedônios fizeram isso porque queriam fazer a vontade de Deus. Ele incentivou os santos de Corinto a seguirem esse exemplo de suprir as necessidades de outras pessoas com amor sincero.

Escreva as palavras rico e pobre no quadro.

Peça aos alunos que leiam 2 Coríntios 8:9 em silêncio e identifiquem o que Paulo disse que Jesus Cristo fez pelos santos. Depois de dar-lhes tempo suficiente, faça as seguintes perguntas e relacione as respostas dos alunos no quadro embaixo das palavras rico e pobre.

  • De que maneira Jesus Cristo era rico na vida pré-mortal? (As respostas dos alunos podem incluir o seguinte: Jesus Cristo foi o Primogênito do Pai em espírito e mesmo antes de nascer na mortalidade. Jesus Cristo era um Deus que estava ao lado do Pai Celestial em autoridade, poder e glória e criou muitos mundos sob a direção do Pai.)

  • De que maneira Ele pode ter sido considerado pobre durante seu tempo na mortalidade? (Ele deixou sua posição de glória para nascer e viver na Terra, em circunstâncias humildes.)

  • O que você acha que significa, no versículo 9, que “pela pobreza do [Salvador] enriquecêsseis”? (Uma vez que Jesus Cristo condescendeu de Seu trono pré-mortal e veio à Terra para ministrar, dar um exemplo para nós e cumprir a Expiação, podemos ganhar as riquezas da vida eterna.)

Explique aos alunos que, cerca de um ano antes, os santos de Corinto tinham se comprometido a fazer uma coleta de mercadorias para os santos pobres da Judeia. Peça a um aluno que leia 2 Coríntios 8:10–11 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Paulo aconselhou os santos de Corinto a fazerem.

  • O que Paulo aconselhou os santos a fazerem?

Explique-lhes que as frases “praticar” e “completai também o já começado” significam que Paulo admoestou os santos a cumprirem seu compromisso anterior para dar o que pudessem para os santos pobres, assim como o Salvador tinha dado riquezas eternas para eles.

  • O que acontece com cada um de nós quando passamos a entender tudo o que o Salvador nos deu? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas se certifique de que identifiquem um princípio semelhante ao seguinte: Ao passarmos a entender tudo o que o Salvador nos deu, estaremos mais dispostos a dar de nosso sustento aos outros.)

  • Como o reflexo sobre as dádivas do Salvador para nós pode motivar-nos a doar aos necessitados?

  • Que dons específicos o Salvador deu a vocês que podem inspirá-los a doar às pessoas?

Peça a alguns alunos que leiam 2 Coríntios 8:12–15 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique mais uma verdade que Paulo ensinou ao povo sobre a importância de apoiar uns aos outros materialmente.

  • Que verdade podemos aprender com os versículos 12–13? (Ajude os alunos a identificarem a seguinte verdade: Deus quer que estejamos dispostos a dar mesmo quando não temos nada para dar.)

Para ajudar os alunos a entenderem essa verdade, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Jeffrey R. Holland:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“Ricos ou pobres, temos de ‘fazer o que pudermos’ pelos necessitados” (“Não Somos Todos Mendigos?”, p. 41).

  • O que podemos fazer pelo próximo se não temos nada físico para dar-lhe?

  • De acordo com os versículos 14–15, quem se beneficia quando todos os santos doam constantemente aos necessitados? (Qualquer pessoa que necessitar a qualquer momento.)

  • Quais são algumas das maneiras como todos se beneficiam quando todos estamos dispostos a dar?

Para ajudar os alunos a sentirem a importância dessas verdades e desses princípios e aplicá-los, leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Holland. Peça aos alunos que observem como o Senhor pode nos ajudar a agir com compaixão para com os pobres.

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“Não sei exatamente como cada um de vocês deve cumprir sua obrigação para com aqueles que não se ajudam ou não podem sempre ajudar a si mesmos. Mas sei que Deus sabe, e Ele vai ajudá-los e guiá-los em atos de discipulado solidário se conscientemente vocês quiserem, orarem e procurarem meios de cumprir um mandamento que Ele nos deu repetidas vezes” (“Não Somos Todos Mendigos?”, p. 41).

Se o tempo permitir e você tiver como fazê-lo, você pode, em vez disso, mostrar parte da apresentação do vídeo do discurso do Élder Holland na conferência geral “Não Somos Todos Mendigos?” (0:00–7:04.)

  • O que o Élder Holland disse que devemos fazer para estarmos prontos para ajudar os pobres e necessitados?

  • Que maneiras a Igreja estabeleceu para podermos ajudar a cuidar dos necessitados? (Por meio das ofertas de jejum, projetos de serviço locais e oportunidades humanitárias.)

Incentive os alunos a escreverem no caderno ou diário de estudo das escrituras uma coisa que pretendem fazer com base no que Paulo ensinou sobre dar aos pobres e necessitados.

Resuma 2 Coríntios 8:16–24 e explique aos alunos que Paulo falou aos santos de Corinto sobre Tito e dois outros irmãos que estavam sendo enviados para recolher contribuições para os santos em Jerusalém. Paulo falou de sua confiança nos santos de Corinto e explicou que a doação generosa deles serviria como prova de seu amor pelo próximo.

2 Coríntios 9

Paulo ensina sobre as bênçãos de sermos doadores sinceros

Resuma 2 Coríntios 9:1–5 e explique aos alunos que Paulo continuou a elogiar os santos de Corinto. Ele disse aos santos que tinha enviado Tito e outras pessoas para confirmar a disposição deles de doar generosamente.

Peça aos alunos que ponderem se eles já deram alguma coisa a alguém ou prestaram um serviço para alguém de modo relutante.

  • Por que às vezes é difícil ficar animado para dar de seu tempo, dinheiro ou outros recursos para ajudar outras pessoas?

Peça a um aluno que leia 2 Coríntios 9:6–7 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a comparação que Paulo usou para ensinar aos membros de Corinto sobre doar generosamente.

  • O que significa semear? (Plantar sementes.)

  • A que Paulo comparou o semear? (Dar ao próximo.)

Mostre algumas sementes de frutas ou legumes, ou mostre uma gravura de algumas

Imagem
sementes.
  • Quem são os semeadores nessa comparação? (Os santos, ou nós.)

  • De acordo com o versículo 7, como o Senhor espera que semeemos ou doemos? (Alegremente, não de má vontade. Ver também Morôni 7:8.)

Escreva a seguinte declaração incompleta no quadro: Se doarmos aos necessitados com um coração alegre…

  • Como o ato de doar aos outros se assemelha com plantar sementes em um campo?

  • O que acontece se somente semearmos parcamente?

  • O que acontece se semearmos em abundância?

Complete o princípio no quadro de maneira que transmita a seguinte verdade: Se doarmos aos necessitados com um coração alegre, Deus vai abençoar-nos generosamente.

  • Como o ato de doar aos outros com uma atitude positiva na verdade nos leva a receber mais do que tínhamos no início?

Peça a um aluno que leia 2 Coríntios 9:8–10 em voz alta. Peça à classe que identifique as bênçãos que Paulo disse que seriam concedidas aos santos se eles doassem com um coração alegre.

  • Quais são algumas frases que Paulo usou para descrever as bênçãos que o Senhor dá àqueles que doam com um coração alegre? [As respostas podem incluir “fazer abundar em vós toda a graça” (versículo 8), “em tudo, toda a suficiência” (versículo 8), “a sua justiça permanece para sempre” (versículo 9) e “aumentará os frutos da vossa justiça” (versículo 10).]

Explique-lhes que essas frases indicam que receberemos a graça do Senhor, que pode incluir bênçãos materiais suficientes para nossas necessidades.

  • De acordo com o versículo 10, quem é “aquele que dá semente ao que semeia”? (O Senhor. Mostre as sementes novamente e explique-lhes que somente somos capazes de doar aos outros porque o Senhor nos deu em primeiro lugar.)

  • Como lembrar de onde vem tudo o que temos pode ajudar-nos a doar com alegria?

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de 2 Coríntios 9:11–15. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Paulo ensinou sobre aqueles santos que doam e recebem alegremente.

  • De acordo com os versículos 11–15, como os santos que doam e recebem sustento generosamente uns dos outros se sentem em relação a Deus?

Você pode pedir aos alunos que marquem todas as frases de gratidão encontradas nesses versículos, como “que por nós se deem graças a Deus” (versículo 11), “muitas graças que se dão a Deus” (versículo 12), “glorificam a Deus” (versículo 13) e “graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável” (versículo 15).

Você pode pedir aos alunos que anotem a seguinte verdade nas escrituras, ao lado dos versículos 11–15: Reconhecer a generosidade de Deus em nos abençoar pode ajudar-nos a sentir gratidão para com Ele.

  • Em que ocasião vocês sentiram gratidão para com Deus depois de reconhecer as bênçãos que Ele concedeu a vocês por servirem e doarem ao próximo de uma maneira alegre?

Preste testemunho dos princípios e das verdades que os alunos identificaram em 2 Coríntios 8–9.

Incentive os alunos a pensarem em maneiras pelas quais eles podem ajudar alguém que está necessitado nesta semana. Peça-lhes que tracem uma meta para ajudar essa pessoa.

Comentários e Informações Históricas

2 Coríntios 8:9. “Sendo rico, por causa de vós se fez pobre”

Para uma explicação sobre a notável condescendência de Jesus Cristo em nosso benefício, consulte “A Condescendência de Deus e do Homem” (Devocional de Natal da Primeira Presidência, 7 de dezembro de 2014, LDS.org/broadcasts), pelo Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos.

2 Coríntios 8:14. “Para que haja igualdade”

Em uma sessão geral do sacerdócio, o Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência, compartilhou a seguinte declaração, que se aplica igualmente a homens e mulheres:

“Neste exato momento, há muitos membros da Igreja que sofrem. Estão famintos, financeiramente apertados e se debatendo com todo tipo de aflição física, emocional e espiritual. Oram com toda a energia de sua alma pedindo alívio e socorro.

Irmãos, não pensem que isso é responsabilidade de outra pessoa. É responsabilidade minha e sua. Estamos todos convocados. ‘Todos’ significa todos — todo portador do Sacerdócio Aarônico e de Melquisedeque, ricos e pobres, de todos os países. No plano do Senhor, todos podem contribuir com alguma coisa” (“Prover à Maneira do Senhor”, A Liahona, novembro de 2011, p. 54).