Biblioteca
Lição 23: Mateus 21:1–16


Lição 23

Mateus 21:1–16

Introdução

Jesus fez a entrada triunfal em Jerusalém no início da Sua última semana de vida. Enquanto estava em Jerusalém, Ele purificou o templo pela segunda vez e curou o cego e o coxo que vieram até Ele.

Sugestões Didáticas

Observação: No final desta lição há uma página de um recurso visual intitulado “A Última Semana, a Expiação e a Ressurreição de Jesus Cristo”. Esta breve visão geral da última semana da vida mortal do Salvador pode ajudar você e seus alunos a entender os acontecimentos que levaram à morte e à Ressurreição de Jesus Cristo. Você pode usar esta visão geral em Marcos, Lucas e João também.

Mateus 21:1–11

Jesus Cristo faz Sua entrada triunfal em Jerusalém

Mostre um prato de alimento ou escreva o nome de um alimento no quadro. Peça aos alunos que indiquem se já provaram desse alimento e se o recomendariam a outras pessoas. Peça a um aluno que expressou interesse pelo alimento que se dirija à frente da classe. Peça ao aluno que imagine que ninguém nunca tenha experimentado esse alimento. Instrua o aluno a que demonstre o que ele diria ou faria para ajudar alguém a desenvolver o desejo de provar esse alimento. Peça ao aluno que retorne ao seu lugar quando terminar. Depois, pergunte à classe:

  • Se vocês nunca provaram esse alimento, qual seria a probabilidade de querer prová-lo agora? Por quê?

Imagem
Jesus Cristo

Mostre uma gravura do Salvador. Explique-lhes que muitas pessoas têm pouco conhecimento de Jesus Cristo e Seu evangelho, e que nós temos a responsabilidade de ajudar as outras pessoas a aprender mais sobre Ele.

Peça aos alunos que reflitam sobre o que eles podem fazer para ajudar alguém a querer saber mais sobre Jesus Cristo. Convide-os a procurar um princípio, enquanto estudam Mateus 21:1–11, que possa ajudá-los quando incentivarem outras pessoas a aprender mais sobre Jesus Cristo.

Explique-lhes que Mateus 21 registra os acontecimentos que ocorreram cinco dias antes da Crucificação do Salvador. Lembre aos alunos que uma multidão seguiu Jesus e Seus apóstolos quando eles viajaram de Jericó a Jerusalém (ver Mateus 20:17–18, 29).

Peça a um aluno que leia Mateus 21:1-5 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura, procurando o que Jesus instruiu dois de Seus discípulos a fazer.

  • O que Ele instruiu esses discípulos a fazer?

Explique à classe que a profecia citada em Mateus 21:4–5 encontra-se em Zacarias 9:9–10. (Sugira aos alunos que escrevam essa referência ao lado do versículo 5.) Essa profecia era sobre o Messias prometido, título que significa “o Profeta Ungido, Sacerdote, Rei e Libertador ungido, cuja vinda os judeus ansiosamente esperavam” (Guia para Estudo das Escrituras, “Messias”; scriptures.LDS.org). Ressalte que, no tempo bíblico, o jumento “era um símbolo da realeza judaica. (…) Montado numa jumenta (…) mostrava que Jesus vinha como um Salvador pacífico e ‘humilde’, não como conquistador, montado num cavalo de batalha” (New Testament Student Manual [Novo Testamento — Manual do Aluno], Manual do Sistema Educacional da Igreja, 2014, p. 64).

  • Quais são algumas ações em diferentes culturas que mostram reconhecimento respeitoso da realeza?

Peça a um aluno que leia Mateus 21:6–8 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura, procurando o que “muitíssima gente” (versículo 8) fez quando Jesus entrou em Jerusalém. (Você pode ressaltar aos alunos que a Tradução de Joseph Smith, Mateus 21:5 [em Mateus 21:7, nota de rodapé a] esclarece que somente um animal foi trazido e montado.)

  • O que a multidão fez para reconhecer respeitosamente Jesus como o Messias? (Você pode ressaltar que o Evangelho de João especifica que a multidão usou “ramos de palmeiras” [João 12:13]. Ramos de palmeiras eram um símbolo judeu de vitória e triunfo sobre os inimigos. Criar um caminho forrado de ramos e roupas, como o que a multidão fez, era um gesto usado para honrar a realeza ou os conquistadores. Ao fazer isso, a multidão reconheceu e deu boas-vindas a Jesus como seu Libertador e Rei.)

Imagem
A Entrada Triunfal

Mostre aos alunos a gravura A Entrada Triunfal (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 50; ver também LDS.org). Peça aos alunos que imaginem que estão no meio da multidão dessa gravura. Leia a primeira parte de Mateus 21:9 em voz alta e convide a classe a ler em voz alta e em uníssono o brado da multidão na segunda metade do versículo, como se eles fizessem parte daquela multidão.

  • Que palavra o povo repetia? (Hosana.)

Explique-lhes que hosana significa “salva-nos agora” (Guia para Estudo das Escrituras, “Hosana”). Você pode sugerir aos alunos que escrevam essa definição em suas escrituras ao lado do versículo 9.

Explique à classe que parte do brado da multidão cumpria a profecia messiânica que se encontra em Salmos 118:25–26. Você pode sugerir que os alunos marquem essa referência ao lado de Mateus 21:9. Explique-lhes que o título real e messiânico “Filho de Davi” (versículo 9) estava reservado para o herdeiro do trono de Davi.

  • Ao participar desse brado, quem o povo estava declarando que Jesus era?

  • Se vocês tivessem vivido em Jerusalém naquela época, que pensamentos ou sentimentos vocês poderiam ter tido ao testemunhar a entrada triunfal do Salvador?

Ressalte que milhares de outras pessoas estavam em Jerusalém naquela ocasião, para celebrar a Páscoa judaica. Peça a um aluno que leia Mateus 21:10–11 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura, procurando o efeito que o comportamento da multidão causou em outras pessoas em Jerusalém.

  • Que pergunta as outras pessoas fizeram por causa do comportamento da multidão?

  • Como ilustra esse relato, o que pode acontecer ao reconhecermos e ao falarmos sobre Jesus Cristo publicamente? (Mesmo que os alunos usem palavras diferentes, eles devem identificar o seguinte princípio: Ao reconhecermos e ao falarmos sobre Jesus Cristo publicamente, podemos ajudar outras pessoas a desenvolver o desejo de saber mais a respeito Dele. Você pode escrever esse princípio no quadro.)

  • Quais são alguns ambientes fora das reuniões da Igreja, onde podemos reconhecer e falar sobre Jesus Cristo publicamente? (Ajude os alunos a entender que, quando apropriado, podemos fazer isso em reuniões formais, por meio da mídia social e em conversas com amigos, familiares e vizinhos.)

  • De que maneira podemos reconhecer e falar sobre Jesus Cristo publicamente de modo a ajudar outras pessoas a querer saber mais a respeito Dele?

  • Como vocês responderiam se lhes perguntassem quem é Jesus Cristo?

Escreva as perguntas abaixo no quadro e peça aos alunos que respondam a uma delas em seu caderno ou diário de estudo das escrituras:

Em que situação os esforços de outra pessoa em reconhecer e falar sobre Jesus Cristo publicamente levou você a querer saber mais sobre Ele?

Em que situação você ou alguém que você conheça ajudou outra pessoa a querer saber mais sobre Jesus Cristo porque você reconheceu e falou sobre Ele em público?

Depois de um tempo suficiente, chame alguns alunos para dizer o que escreveram, se desejarem.

Incentive os alunos a procurar e a aproveitar oportunidades de reconhecer e falar sobre Jesus Cristo apropriadamente.

Mateus 21:12–16

Jesus purifica o templo e cura o cego e o coxo

Mostre a gravura de um templo SUD localizado perto de onde você mora. Convide os alunos a refletir e a descrever os pensamentos e sentimentos que tiveram na última vez em que visitaram o templo. Se os alunos nunca foram ao templo, peça-lhes que descrevam como eles acham que se sentiriam dentro do templo.

  • O que acontece dentro do templo que nos capacita a ter esses sentimentos?

Imagem
A Casa de Meu Pai

Mostre a gravura A Casa de Meu Pai (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 52; ver também LDS.org). Explique-lhes que depois de entrar em Jerusalém, o Salvador foi a um pátio dos terrenos do templo. Peça a um aluno que leia Mateus 21:12–13 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que algumas pessoas estavam fazendo que era ofensivo ao Pai Celestial e a Jesus Cristo.

  • Como algumas pessoas estavam tratando a casa de Deus?

Explique-lhes que os visitantes que vinham a Jerusalém para celebrar a Páscoa judaica precisavam comprar animais para oferecer como sacrifícios no templo, como parte de sua adoração. Cambistas trocavam a moeda romana e outras pela moeda do templo, para que os animais pudessem ser comprados, e outros mercadores vendiam os animais.

  • O que havia de mal em realizar esse tipo de negócio nos terrenos do templo?

Você pode ressaltar que, embora essas negociações fossem necessárias e servissem para um bom propósito, o fato de realizar a operação onde e como os mercadores faziam era desrespeitoso e irreverente. O versículo 13 sugere que os cambistas e mercadores estavam mais interessados em ter lucro financeiro do que em adorar a Deus e ajudar as pessoas a fazerem isso.

  • Que verdade a respeito do templo podemos aprender com as palavras e os atos do Salvador? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que identifiquem a seguinte verdade: A casa do Senhor é um lugar sagrado, e Ele deseja que o tratemos com reverência.)

  • Como demonstramos reverência pela casa do Senhor?

  • De que maneira o fato de frequentar dignamente o templo mostra reverência por ele?

Peça a um aluno que leia Mateus 21:14 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e identifique o que o Salvador fez no templo depois de purificá-lo.

  • O que o Salvador fez pelo cego e o coxo que O procuraram no templo?

  • O que podemos aprender com esse relato a respeito do que o Senhor pode fazer por nós ao frequentarmos o templo? (Assegure-se de que os alunos identifiquem a seguinte verdade: Ao frequentarmos o templo, o Senhor pode nos curar.)

  • Além das curas físicas, que outras doenças e dificuldades o Senhor pode curar ao frequentarmos o templo?

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência. Peça aos alunos que ouçam o testemunho do Presidente Faust sobre a verdade que eles identificaram.

Imagem
Presidente James E. Faust

“O Senhor providenciou vários caminhos pelos quais podemos receber essa influência de cura. Sou grato ao Senhor por Ele ter restaurado as ordenanças do templo na Terra. É uma parte importante da obra de salvação, tanto para os vivos como para os mortos. Nosso templo é o santuário onde esquecemos inúmeras preocupações do mundo. Nosso templo é um local de paz e tranquilidade. Nesses santuários santificados Deus ‘sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas’ (Salmos 147:3.)” (“Cura Espiritual”, A Liahona, maio de 1992, p. 7).

  • Por que a adoração na casa do Senhor nos ajuda a sentir Sua influência de cura?

Explique-lhes que a cura que vivenciamos ao adorar no templo pode ser imediata, como a do cego e do coxo descritas nesse relato, ou pode ocorrer com o passar do tempo.

  • Em que situação vocês vivenciaram ou alguém que vocês conhecem vivenciou a influência de cura do Senhor por adorar no templo? (Você também pode compartilhar uma experiência pessoal, se desejar.)

Faça um resumo de Mateus 21:15–16 explicando-lhes que os sumos sacerdotes e os escribas estavam insatisfeitos com o que Jesus fez no templo e com o brado de “Hosana” com que o povo O saudara. Jesus ressaltou que o reconhecimento público das pessoas a Seu respeito cumpriu uma profecia (ver Salmos 8:2).

Encerre prestando seu testemunho das verdades discutidas nesta lição.

Comentários e Informações Históricas

Mateus 21:8. O espalhar de ramos de palmeiras e vestes diante de Jesus

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou o que significava para as pessoas o ato de espalhar ramos de palmeiras (ver João 12:13) e suas vestes diante de Jesus, em Sua entrada em Jerusalém:

“Somente reis e conquistadores receberam uma prova tão extraordinária de respeito como essa. 2 Reis 9:13. (…) Entre brados de louvor e rogos por salvação e libertação, vemos os discípulos a cobrir o caminho de nosso Senhor com ramos de palmeiras como símbolo de vitória e triunfo. Toda essa cena dramática prefigura a futura assembleia em que ‘uma grande multidão’, a qual ninguém podia contar, (…) se erguerá (…) ‘diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos’, clamando com grande voz, dizendo: ‘Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro’. (Apocalipse 7:9–10). Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário sobre o Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. I, p. 578.

Mateus 21:9–11. A multidão bradava “Hosana”

Hosana é uma palavra hebraica que significa ‘salva-nos’ e é usada para louvar e suplicar. (…) Na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, as multidões bradavam ‘Hosana’ e espalhavam ramos de palmeira no caminho do Senhor, demonstrando assim a sua compreensão de que Jesus era o mesmo Jeová que outrora libertara Israel (Salmos 118:25–26; Mateus 21:9, 15; Marcos 11:9–10; João 12:13). Essas pessoas reconheceram Cristo como o Messias há muito esperado (Guia para o Estudo das Escrituras, “Hosana”; scriptures.LDS.org). A frase ‘toda a cidade se alvoroçou’ (Mateus 21:10) sugere que a entrada triunfal de Jesus ecoou por toda a cidade e foi testemunhada por muitas pessoas” (New Testament Student Manual [Novo Testamento — Manual do Aluno], Manual do Sistema Educacional da Igreja, 2014, pp. 64–65).

Imagem
A Última Semana de Jesus Cristo