Biblioteca
Unidade 21, Dia 3: 1 Coríntios 1–2


Unidade 21: Dia 3

1 Coríntios 1–2

Introdução

Após ser informado sobre os problemas que os membros da Igreja em Corinto estavam enfrentando, Paulo escreveu uma carta a eles, exortando-os a porem fim às contendas e tornarem-se unidos. Ele também explicou que Deus chama os fracos e humildes para pregar Seu evangelho e que as coisas de Deus só podem ser conhecidas e compreendidas pelo Espírito.

1 Coríntios 1:1–16

Paulo escreve aos membros da Igreja em Corinto e exorta-os a porem fim às contendas e tornarem-se unidos

Imagine uma família, um time esportivo e um grupo de amigos.

Imagem
família sentada na praia, time de futebol, amigos numa trilha

O que pode causar divisões e contendas nesses grupos?

De que maneira um grupo de amigos, um time ou uma família são afetados por divisões e contendas?

De que maneira a Igreja é afetada por divisões e contendas entre os membros?

Ao estudar 1 Coríntios 1, identifique um princípio ensinado por Paulo aos membros coríntios a respeito de divisões e contendas.

Localize Corinto no mapa a seguir:

Imagem
mapa, oriente do Mediterrâneo

Durante sua segunda viagem missionária, Paulo foi à cidade de Corinto, na Grécia, onde pregou o evangelho. Muitas pessoas foram batizadas naquela ocasião (ver Atos 18:1–18). Posteriormente, quando Paulo estava pregando em Éfeso, ele foi informado dos problemas que haviam surgido entre os membros em Corinto, pois vários conversos estavam retornando a suas antigas crenças e práticas idólatras. Paulo escreveu aos membros da Igreja em Corinto para fortalecê-los e relembrá-los de seu compromisso de servir ao Senhor.

Em 1 Coríntios 1:1–9, Paulo relatou aos membros coríntios sua gratidão a Deus por eles, pela graça que haviam recebido por meio de Jesus Cristo, que os havia abençoado de todas as formas.

Leia 1 Coríntios 1:10–11 e identifique o que Paulo exortou os membros coríntios a fazer.

Para identificar o princípio contido nesses versículos, use as seguintes palavras para completar os espaços na declaração a seguir: unidos, espera, contendas, eliminemos

O Senhor ____________________ que nós, como santos, sejamos ____________________ e que ____________________ divisões e ____________________.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como membros da Igreja, que bênçãos recebemos ao nos esforçar para sermos unidos e eliminarmos divisões e contendas?

    2. Em que situações você já foi abençoado pela união em sua família, sua classe, seu quórum, sua ala ou seu ramo?

    3. O que podemos fazer para eliminar divisões e contendas na Igreja?

De acordo com 1 Coríntios 1:12–16, os membros da Igreja em Corinto estavam divididos em grupos por causa da maneira como interpretavam a doutrina, até mesmo citando proeminentes líderes da Igreja para defender seu ponto de vista.

1 Coríntios 1:17–31

Paulo ensina que Deus chama os fracos para pregar Seu evangelho

Na época de Paulo, a Grécia estava sob o domínio romano e muitos gregos viviam em Corinto. Os gregos valorizavam muito as ideias filosóficas e a sabedoria do mundo.

Por que uma pessoa que valorize as filosofias do mundo pode ter dificuldades em aceitar e viver o evangelho?

Ao estudar 1 Coríntios 1:17–31, identifique um princípio que pode ajudá-lo a perceber a tolice de se confiar na sabedoria do mundo.

Leia 1 Coríntios 1:17–22 e identifique o que o Apóstolo Paulo ensinou a respeito da sabedoria de Deus e da sabedoria do mundo. As expressões “sabedoria dos sábios” (1 Coríntios 1:19) e “sabedoria deste mundo” (1 Coríntios 1:20) referem-se às tradições filosóficas imperfeitas daquela época. Também pode ser útil saber que Paulo usou a expressão “a cruz” (1 Coríntios 1:17–18) para se referir à vida, à missão e à Expiação de Jesus Cristo.

Por que você acha que os descrentes consideravam loucura a mensagem da Expiação de Jesus Cristo?

Leia 1 Coríntios 1:25 e identifique o que Paulo ensinou sobre a sabedoria humana em comparação com a sabedoria de Deus. Deus não é loucura, assim como não possui quaisquer fraquezas. Paulo usou as expressões “a loucura de Deus é mais sábia do que os homens” e “a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” para transmitir a ideia de que a sabedoria e o poder humanos nada são em comparação com a sabedoria e o poder de Deus.

Circule o princípio que melhor descreve o que Paulo ensinou aos coríntios acerca da sabedoria de Deus:

  • A sabedoria de Deus é maior do que a sabedoria humana.

  • Uma pessoa tem poder se é sábia.

  • Sinais do céu são maiores do que a sabedoria dos gregos.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: De que maneira a compreensão de que a sabedoria de Deus supera a do homem pode afetar a maneira como uma pessoa busca soluções para seus problemas?

Leia 1 Coríntios 1:26–27 e identifique quem Deus chama para pregar Seu evangelho.

Por que Deus escolhe para pregar Seu evangelho aqueles que são considerados loucos e fracos pelo mundo?

Aprendemos em 1 Coríntios 1:28–31 que Paulo ensinou que Jesus Cristo é o exemplo perfeito de “sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1 Coríntios 1:30) e que devemos nos gloriar e nos regozijar Nele.

1 Coríntios 2

Paulo explica como aprendemos as coisas de Deus

Leia o seguinte relato do Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, a respeito de uma experiência ocorrida antes de ele ser chamado como Autoridade Geral:

Imagem
Presidente Boyd K. Packer

“Sentei-me num avião ao lado de um ateu convicto que insistiu tanto em sua descrença em Deus que prestei meu testemunho para ele. ‘Você está errado’, disse eu. ‘Deus existe. Eu sei que Ele vive!’

Ele protestou: ‘Você não sabe. Ninguém sabe! É impossível você saber!’ Como eu não cedia, o ateu, que era advogado, fez talvez a pergunta mais crucial acerca do testemunho. ‘Está bem’, disse ele, de modo irônico e condescendente. ‘Você diz que sabe. Então me diga como é que você sabe disso.’

Quando tentei responder, mesmo tendo diplomas universitários, não consegui comunicar o que sentia. (…)

Quando usei as palavras Espírito e testemunho, o ateu respondeu: ‘Não sei do que você está falando’. As palavras oração, discernimento e eram igualmente sem sentido para ele. ‘Está vendo?’, disse ele. ‘Na verdade, você não sabe. Se soubesse, seria capaz de me dizer como você sabe.

Senti que talvez tivesse prestado insensatamente meu testemunho a ele e não sabia o que fazer” (“A Busca do Conhecimento Espiritual”, A Liahona, janeiro de 2007, p. 14).

Se estivesse nessa situação, o que você diria àquele homem que não acreditava em Deus?

Ao estudar 1 Coríntios 2, identifique um princípio que vai ajudá-lo a compreender por que aquele homem não entendia as palavras do Presidente Packer e por que você pode confiar em seu conhecimento de coisas espirituais.

Em 1 Coríntios 2:1–8, Paulo disse aos membros da Igreja em Corinto que não usou a sabedoria do mundo para convencê-los da veracidade do evangelho. Ele explicou que os havia ensinado pelo poder do Espírito para que tivessem fé em Deus. Paulo também afirmou que os descrentes não podem compreender os mistérios de Deus.

Leia 1 Coríntios 2:9–16 e identifique por que, segundo Paulo, algumas pessoas conseguem conhecer e compreender as “coisas de Deus” (1 Corinthians 2:10–11), enquanto outras não.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. De acordo com 1 Coríntios 2:9–10, por que Paulo e outras pessoas fiéis conseguiam entender as coisas de Deus?

    2. De acordo com 1 Coríntios 2:14, por que algumas pessoas não conseguem compreender as coisas de Deus?

Com esses versículos aprendemos a seguinte verdade: Só podemos conhecer e compreender as coisas de Deus por meio de Seu Espírito. Você pode marcar em 1 Coríntios 2:10–14 os trechos que ensinam essa verdade.

Imagem
Presidente Boyd K. Packer

O Presidente Packer concluiu seu relato explicando que se sentiu inspirado a perguntar ao passageiro a seu lado se ele sabia qual era o gosto do sal.

“‘É claro que sei’, foi sua resposta.

‘Qual foi a última vez que você provou sal?’

‘Agora mesmo, no jantar do avião.’

‘Você só acha que sabe qual é o gosto do sal’, disse eu.

Ele insistiu e disse: ‘Sei perfeitamente bem que gosto tem o sal’. (…)

‘Então’, disse eu, ‘supondo que eu nunca tenha experimentado sal, explique-me exatamente que gosto ele tem’. (…)

Depois de várias tentativas, evidentemente ele não conseguiu fazê-lo. Não conseguiu transmitir-me só com palavras uma experiência tão comum como sentir o gosto do sal. Prestei-lhe novamente meu testemunho, dizendo: ‘Sei que Deus existe. Você ridicularizou meu testemunho dizendo que, se eu soubesse, seria capaz de dizer-lhe exatamente como sei. Meu amigo, falando espiritualmente, experimentei o sal. Não consigo transmitir a você com palavras como consegui esse conhecimento, da mesma forma que você não consegue me dizer que gosto tem o sal. Mas digo-lhe novamente que Deus existe! Ele vive! E só porque você não sabe disso, não queira me dizer que eu não sei, porque eu sei!’

Quando nos separamos, eu o ouvi resmungar baixinho: ‘Não preciso de sua religião! Não preciso nem um pouco’.

A partir dessa experiência, nunca mais fiquei embaraçado ou envergonhado por não conseguir explicar somente com palavras tudo que eu sabia espiritualmente” (“A Busca do Conhecimento Espiritual”, A Liahona, janeiro de 2007, pp. 14–15).

  1. Faça o seguinte em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Faça uma lista com algumas das coisas de Deus que só podem ser conhecidas e compreendidas por Seu Espírito.

    2. Por que precisamos acreditar que só podemos conhecer e compreender as coisas de Deus por meio de Seu Espírito?

Relembre uma ocasião em que tenha conhecido e compreendido, por meio do Espírito, uma das coisas de Deus que alistou em seu diário de estudo das escrituras. O que você pode fazer agora para buscar a ajuda do Espírito ao se esforçar para conhecer e compreender as coisas de Deus?

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei 1 Coríntios 1–2 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: