Biblioteca
Unidade 23, Dia 1: 1 Coríntios 15:1–29


Unidade 23: Dia 1

1 Coríntios 15:1–29

Introdução

O Apóstolo Paulo foi informado de que alguns membros da Igreja em Corinto estavam ensinando que não havia ressurreição dos mortos. Ele testificou que Jesus Cristo levantou-Se dos mortos e explicou o que a ressurreição significa para todos os filhos do Pai Celestial.

1 Coríntios 15:1–10

Paulo mostra evidências da Ressurreição de Jesus Cristo

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

Leia a seguinte declaração do Presidente Thomas S. Monson: “Irmãos e irmãs, em nossa vida rimos, choramos, trabalhamos, brincamos, amamos, vivemos. E depois morremos. A morte é nossa herança universal. Todos nós atravessaremos seus pórticos algum dia. A morte chama os velhos, os cansados e os debilitados. Mas visita também os jovens no florescer da esperança e no glorioso desabrochar do futuro. Nem as criancinhas são poupadas. Nas palavras do Apóstolo Paulo: ‘Aos homens está ordenado morrerem uma vez’ (Hebreus 9:27)” (“Eu Sei Que Vive Meu Senhor!”, A Liahona, maio de 2007, pp. 24–25).

Reflita sobre as coisas que pensou ou sentiu ao se deparar com a morte de um ente querido.

Ao estudar 1 Coríntios 15:1–29, procure identificar princípios que possam ajudar nessas situações.

Ao concluir sua epístola aos membros da Igreja em Corinto, o Apóstolo Paulo abordou uma falsa doutrina ensinada por alguns membros da Igreja. Leia 1 Coríntios 15:12 e identifique qual era a falsa doutrina sendo ensinada.

Por que você acha que Paulo estava preocupado em relação a essa falsa doutrina?

Leia 1 Coríntios 15:3–8 e identifique o que Paulo ensinou para ajudar os membros da Igreja a compreender a realidade da Ressurreição do Salvador. (Observe que Cefas é outro nome do Apóstolo Pedro.)

Com esses versículos, aprendemos que os apóstolos testificam que Jesus Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou dos mortos. (Você pode marcar esse princípio em suas escrituras ou fazer anotações sobre ele.)

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

O Presidente Thomas S. Monson compartilhou o seguinte testemunho: “De todo o coração e com todo o fervor de minha alma, ergo a voz em testemunho, como uma testemunha especial, e declaro que Deus, de fato, vive. Jesus é o Seu Filho, o Unigênito do Pai na carne. Ele é nosso Redentor, nosso Mediador junto ao Pai. Foi Ele que morreu na cruz para expiar nossos pecados. Tornou-Se as primícias da Ressurreição. Ele morreu para que todos possam viver de novo. ‘Clamemos, hoje, com fervor: ‘Eu sei que vive meu Senhor!’’ (“Eu Sei Que Vive Meu Senhor”, Hinos, nº 70). Que o mundo inteiro saiba disso e paute sua vida por esse conhecimento” (“Eu Sei Que Vive Meu Senhor!”, p. 25).

Pondere sobre como o testemunho dos apóstolos sobre a Ressurreição de Jesus Cristo ajudou a fortalecer sua fé no Salvador e em Sua Ressurreição.

1 Coríntios 15:11–29

Paulo expõe a doutrina da ressurreição

Em 1 Coríntios 15:11–15, o Apóstolo Paulo questionou por que os membros da Igreja em Corinto haviam começado a duvidar da realidade da ressurreição. Ele argumentou que, se não houvesse ressurreição dos mortos, então Jesus Cristo não teria ressuscitado. E se Jesus Cristo não tivesse Se levantado dos mortos, então todos os testemunhos de Sua Ressurreição seriam falsos e não haveria propósito em se pregar o evangelho.

Imagem
Profeta Joseph Smith

O Profeta Joseph Smith ensinou: “Os princípios fundamentais de nossa religião são o testemunho dos apóstolos e profetas a respeito de Jesus Cristo, que Ele morreu, foi sepultado, ressuscitou no terceiro dia e ascendeu ao céu; todas as outras coisas de nossa religião são meros apêndices disso” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, pp. 52–53; apêndices são adições ou partes complementares de algo maior).

  1. Copie a tabela a seguir em seu diário de estudo das escrituras. Depois leia as referências de escrituras à esquerda e identifique como completar as frases correspondentes à direita. Anote as respostas em seu diário de estudo das escrituras.

    A palavra primícias, em 1 Coríntios 15:20, refere-se aos primeiros frutos colhidos por um agricultor. Da mesma forma que esses são os primeiros de muitos frutos, Jesus Cristo foi o primeiro a ser ressuscitado. (Observe que 1 Coríntios 15:20–22 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de modo diferente para conseguir localizá-la facilmente no futuro.)

    1 Coríntios 15:16–19

    Se Jesus não tivesse ressuscitado dos mortos…

    1 Coríntios 15:20–22

    Por Jesus ter, de fato, ressuscitado dos mortos, então…

Observe a declaração de Paulo em 1 Coríntios 15:19: “Se só nesta vida esperamos em Cristo, somos os mais miseráveis de todos os homens”. Um princípio que aprendemos com o testemunho de Paulo nos versículos 20–22 é que podemos ter esperança por causa da Ressurreição de Cristo

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre como a Ressurreição de Jesus Cristo pode trazer esperança diante da morte de um ente querido ou quando tememos nossa própria morte.

  2. Faça uma das seguintes designações (ou ambas) em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Escreva seu testemunho sobre a realidade da ressurreição e sua importância para o Plano de Salvação do Pai Celestial. Você pode compartilhar seu testemunho da ressurreição com outra pessoa.

    2. Peça a seus pais, a um amigo ou a um líder da Igreja que compartilhem seu testemunho da ressurreição com você. Escreva sobre o que aprendeu e sentiu ao ouvir esse testemunho.

Em 1 Coríntios 15:23–24, Paulo ensinou que há uma ordem de ressurreição. Jesus Cristo foi o primeiro a ressuscitar e será seguido por seus discípulos fiéis. Doutrina e Convênios ensina que tais discípulos fiéis herdarão a glória celestial (ver D&C 76:50–70; 88:97–98). Aqueles que não forem valentes no testemunho de Jesus Cristo e aqueles que forem iníquos serão ressuscitados posteriormente (ver D&C 76:71–86; 88:99–101). Paulo também ensina que, no “fim” (durante o Milênio), Jesus Cristo vai “[entregar] o reino” ao Pai Celestial, após aniquilar todas as formas de “autoridade e poder” terrenos (ou mundanos) (1 Coríntios 15:24).

Leia 1 Coríntios 15:25–26 e identifique o que acontecerá aos inimigos de Jesus Cristo durante o Milênio.

Identifique qual é o último inimigo que Jesus Cristo destruirá. Por que a morte é considerada inimiga de Jesus Cristo e do plano do Pai Celestial? (Ver Moisés 1:39.)

Leia 1 Coríntios 15:29 e identifique uma ordenança que os membros da Igreja em Corinto vinham realizando.

Em suas próprias palavras, resuma o que Paulo perguntou aos membros em relação à sua participação em batismos pelos mortos:

Um princípio que aprendemos em 1 Coríntios 15:29 é que aqueles que morreram sem o batismo podem receber essa ordenança imprescindível.

Imagem
Presidente Gordon B. Hinckley

O Presidente Gordon B. Hinckley explicou que os templos são símbolos de nossa crença na ressurreição: “Todo templo, seja grande ou pequeno, velho ou novo, é uma expressão de nosso testemunho de que a vida além da sepultura é tão real e certa quanto o é a mortalidade. Se o espírito e a alma humanos não fossem eternos, não teríamos necessidade de templos. Cada ordenança realizada nessas casas sagradas é eterna em suas consequências” (“This Peaceful House of God” [Esta Pacífica Casa de Deus], Ensign, maio de 1993, p. 74).

Imagem
Templo de Payson Utah

Templo de Payson Utah

Se você mora perto de um templo, pense numa ocasião em que tenha realizado batismo pelos mortos ou em que tenha preparado nomes de seus antepassados para levar ao templo. Como se sentiu ao preparar os nomes ou ao realizar batismos no templo? Se você não reside perto de um templo, pense a respeito de como poderia ajudar no trabalho de salvação pelos mortos.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como você pode participar mais ativamente do trabalho de história da família e do templo? E como a sua participação pode ajudar a fortalecer seu testemunho da ressurreição?

Em um pedaço de papel, escreva uma meta pessoal a respeito de como você pode ter uma melhor participação no trabalho do templo e da história da família. Coloque o papel num lugar que o ajude a lembrar de trabalhar em sua meta.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — 1 Coríntios 15:20–22

  1. Memorizar essa passagem de domínio das escrituras (1 Coríntios 15:20–22) vai ajudá-lo a ter as palavras e o entendimento necessários para ensinar a doutrina da ressurreição a outras pessoas. Passe alguns momentos memorizando o versículo 22, até que consiga recitá-lo sem precisar olhar para as escrituras. Faça o mesmo com o versículo 21, até que consiga recitar os versículos 21 e 22; depois, memorize o versículo 20 até que consiga recitar os três versículos em sequência. Por fim, tente escrever os três versículos de cabeça em seu diário de estudo das escrituras.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei 1 Coríntios 15:1–29 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: