Biblioteca
Unidade 23, Dia 3: 2 Coríntios 1–3


Unidade 23: Dia 3

2 Coríntios 1–3

Introdução

O Apóstolo Paulo escreveu aos membros da Igreja em Corinto para explicar como poderiam consolar uns aos outros. Ele os exortou a perdoar um pecador que havia naquela congregação. Paulo também ensinou que, ao voltarem-se para o Senhor, eles se tornariam mais semelhantes a Deus.

2 Coríntios 1

Paulo ensina aos membros da Igreja em Corinto como podem consolar uns aos outros

Pense num período difícil de provações ou aflições pelo qual alguém que você conheça tenha passado. O que você fez para ajudar?

Alguma vez você já desejou ajudar alguém que estivesse passando por dificuldades, mas não sabia o que fazer?

Ao estudar 2 Coríntios 1, procure identificar princípios que o ajudem a consolar aqueles que passam por provações e aflições.

O Apóstolo Paulo estava em Éfeso quando escreveu e enviou a primeira epístola aos coríntios. Posteriormente, houve um alvoroço em Éfeso por causa de seus ensinamentos naquela cidade (ver Atos 19:23–41; a Ásia mencionada nesses versículos corresponde a uma província romana localizada onde hoje fica a Turquia). Paulo partiu de Éfeso e foi para a Macedônia, onde Tito o informou que sua primeira epístola havia sido bem recebida pelos membros da Igreja em Corinto. Paulo também foi informado que os membros naquela cidade estavam passando por tribulações e que alguns falsos mestres corrompiam a verdadeira doutrina de Cristo. Ele então escreveu sua segunda epístola aos coríntios para consolar os membros e abordar os problemas causados pelos falsos mestres.

Leia 2 Coríntios 1:1–5 e identifique os conselhos que Paulo deu aos membros da Igreja em relação a tribulações. Você pode marcar os versículos 3 e 4 a respeito dos conselhos de Paulo para consolá-los ou fazer anotações nesses versículos.

Em 2 Coríntios 1:4, aprendemos a seguinte verdade: O Pai Celestial nos consola em nossas tribulações, por isso somos capazes de ajudar os outros a receber Seu consolo.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre uma ocasião em que você tenha recebido o consolo de Deus durante uma provação. De que maneira essa experiência pode ajudá-lo a amparar outras pessoas a receberem o consolo divino?

Em 2 Coríntios 1:6–8, Paulo relatou aos membros da Igreja em Corinto as severas tribulações que quase tiraram a vida dele e de seus companheiros ao pregarem o evangelho em Éfeso.

Leia 2 Coríntios 1:9–11 e identifique o que ajudou Paulo e seus companheiros em suas tribulações.

Com base no versículo 11, complete o seguinte princípio sobre como podemos ajudar aqueles que passam por tribulações: pode ajudar aqueles que passam por tribulações.

  1. Responda a uma das seguintes perguntas (ou a ambas) em seu diário de estudo das escrituras:

    1. De que maneira minhas orações podem ajudar aqueles que passam por tribulações?

    2. De que maneira as orações de outras pessoas me ajudaram a passar por tribulações?

Em 2 Coríntios 1:12–24, aprendemos que Paulo se regozijou por aqueles que receberam o conselho que ele havia dado em sua primeira epístola. Nos versículos 15–20, ele respondeu àqueles que reclamaram por ele ter mudado seus planos de ir visitá-los. Parece que os críticos de Paulo insinuavam que não podiam mais confiar nele e em seus ensinamentos por causa da mudança em seus planos de viagem. Paulo então declarou que a mensagem do evangelho era verdadeira a despeito da sua mudança de itinerário.

2 Coríntios 2

Paulo exortou os membros da Igreja em Corinto a perdoar um pecador

Pense numa ocasião em que você ou alguém que você ama ficou ofendido com outra pessoa. Pense nas razões pelas quais pode ser difícil perdoar alguém.

Ao estudar 2 Coríntios 2, identifique princípios que ajudem a compreender por que é importante perdoar a todas as pessoas.

Na primeira epístola do Apóstolo Paulo aos coríntios, ele repreendeu-os por sua desobediência e falta de fé. Leia 2 Coríntios 2:1–4 e identifique o que Paulo esperava que os membros da Igreja em Corinto tivessem aprendido com sua repreensão. Você pode marcar o versículo 4 a respeito do que motivou Paulo a repreendê-los ou fazer anotações nesse versículo.

De que maneira a repreensão ou correção evidenciam o amor que alguém sente por nós?

Em 2 Coríntios 2:5–6, Paulo escreveu sobre um membro da Igreja que havia pecado contra outros membros, causando-lhes sofrimento. Como resultado, a Igreja havia disciplinado aquele homem.

Leia 2 Coríntios 2:7–8 e identifique os conselhos de Paulo a respeito de como os membros deveriam tratar o pecador. A expressão antes pelo contrário, que aparece no versículo 7, significa em vez disso.

Apesar de aquele homem ter pecado, o valor de sua alma era grande à vista de Deus (ver D&C 18:10). Paulo exortou os membros a perdoá-lo, consolá-lo e amá-lo, ajudando-o assim a se arrepender.

Leia 2 Coríntios 2:9–11 e identifique outras razões pelas quais Paulo aconselhou os membros a perdoar.

De acordo com o que Paulo ensinou no versículo 11, podemos identificar a seguinte verdade: Se não perdoarmos outras pessoas, então Satanás terá poder sobre nós. Você pode marcar 2 Coríntios 2:11 ou fazer anotações a respeito dessa verdade. Numa revelação moderna, o Senhor nos deu o mandamento de perdoar a todos (ver D&C 64:8–11).

Perdoar alguém não quer dizer que o pecador não seja responsável por suas ações. Também não quer dizer que nos colocaremos em situações nas quais as pessoas continuarão a nos tratar mal. Em vez disso, perdoar os outros significa não cultivar ressentimentos nem raiva em relação a quem nos ofendeu, mas tratá-los com amor cristão, o que afetará nosso próprio progresso espiritual (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Perdoar”, scriptures.LDS.org).

“Se você for vítima de abuso, saiba que é inocente e que Deus ama você. Converse com seus pais ou com outro adulto confiável e busque o conselho de seu bispo imediatamente. Eles podem dar-lhe apoio espiritual e auxílio para obter a ajuda de que necessita. O processo de cura pode levar tempo. Confie no Salvador. Ele vai proporcionar-lhe a cura e dar-lhe paz” (Para o Vigor da Juventude, livreto, 2011, p. 36).

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: De que maneira você acha que Satanás terá poder sobre nós se não perdoarmos outras pessoas?

Pense em alguém que você talvez precise perdoar. (Lembre-se de que perdoar não significa consentir em que você seja maltratado. Significa perdoar o ofensor para que você possa prosseguir com seu progresso espiritual.) Faça uma meta para perdoar a pessoa a fim de que Satanás não tenha poder sobre você. Peça a ajuda do Pai Celestial ao buscar perdoar outras pessoas.

Em 2 Coríntios 2:12–17, Paulo disse ao membro que agradeceu a Deus, que “sempre nos faz triunfar em Cristo” (versículo 14), mesmo em tempos difíceis.

2 Coríntios 3

Paulo ensina os membros da Igreja em Corinto que, ao se voltarem para o Senhor, eles se tornarão mais semelhantes a Deus

Após o Apóstolo Paulo ter partido de Corinto, alguns falsos mestres começaram a opor-se a seus ensinamentos, procurando desacreditá-lo e dizendo aos conversos que ainda era necessário seguir a lei de Moisés. Em 2 Coríntios 3:1, em resposta àqueles que tentaram desacreditá-lo, Paulo fez uma pergunta retórica aos membros da Igreja em Corinto — cujo propósito era repreendê-los e não obter uma resposta: Seria necessário que Paulo lhes desse “cartas de recomendação”, ou que eles dessem uma carta de recomendação a Paulo, dando testemunho de seu caráter e de sua legitimidade como verdadeiro apóstolo de Jesus Cristo? (Na época de Paulo, recém-chegados a uma comunidade traziam consigo cartas de recomendação. Tais cartas apresentavam os recém-chegados e certificavam seu bom caráter.)

Leia 2 Coríntios 3:2–3 e identifique qual é a carta de recomendação de Paulo, segundo ele próprio.

Paulo ensinou que a mudança na vida dos membros da Igreja é como uma epístola do próprio Cristo, servindo de carta de recomendação do caráter de Paulo. A expressão “conhecida e lida por todos os homens”, no versículo 2, significa que muitas pessoas iriam entrar em contato com a Igreja e julgar sua veracidade por meio da conduta pessoal e do exemplo dos membros da Igreja.

Imagem
Moisés com as tábuas da lei

Você pode marcar a expressão “não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração”, em 2 Coríntios 3:3, ou fazer anotações nessa expressão. Na época de Moisés, os mandamentos haviam sido escritos em tábuas de pedra. Paulo usou essa expressão para ajudar os membros da Igreja em Corinto a compreenderem que é por meio do poder do Espírito Santo que os mandamentos são escritos no coração.

Em 2 Coríntios 3:5–13, Paulo se baseia em um relato do Velho Testamento para ajudar os membros a compreenderem a condição espiritual de sua época. Ele relembrou aos membros da Igreja em Corinto que Moisés, ao descer do Monte Sinai após ter falado com o Senhor, usava um véu sobre a face, pois os filhos de Israel tinham medo da glória que emanava de seu rosto.

Leia 2 Coríntios 3:14–15 e identifique a comparação que Paulo fez entre os israelitas que temiam a glória que emanava da face de Moisés e os judeus de sua época. Você pode marcar o que aprendeu com essas escrituras ou fazer anotações sobre isso.

O que você acha que significam as expressões “seus sentidos foram endurecidos” (versículo 14) e “o véu está posto sobre o coração deles” (versículo 15)?

Da mesma forma que os israelitas antigos não conseguiam suportar a glória que emanava da face de Moisés por causa de indignidade, os judeus da época de Paulo não conseguiam compreender as profecias sobre Jesus Cristo no Velho Testamento por causa de iniquidade.

Leia 2 Coríntios 3:16–18 e identifique o que, segundo a promessa de Paulo, iria remover do coração e da mente das pessoas o véu da falta de entendimento.

A Tradução de Joseph Smith altera a expressão “quando se converterem ao Senhor” no versículo 16 para “quando seu coração se converter ao Senhor” (Tradução de Joseph Smith, 2 Coríntios 3:16, na Bíblia SUD em inglês; itálicos acrescentados).

De acordo com 2 Coríntios 3:18, o que acontece com aqueles que se voltam para o Senhor e têm removido o véu da falta de entendimento? Você pode marcar ou anotar as respostas que encontrar nas escrituras.

A expressão “transformados de glória em glória na mesma imagem” (versículo 18) refere-se à gradual mudança pela qual passamos por meio do Espírito, que nos ajuda a nos tornarmos mais semelhantes a Deus. Nesses versículos, aprendemos que, ao voltarmos nosso coração para o Senhor, teremos o Espírito, que gradualmente nos mudará para que nos tornemos mais semelhantes a Deus.

  1. Faça o seguinte em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que você acha que significa voltar nosso coração para Jesus Cristo?

    2. Faça uma lista de maneiras pelas quais você pode voltar seu coração para Jesus Cristo.

Pense em como você foi modificado pelo Espírito desde que começou a estudar o Novo Testamente este ano. Em seu diário pessoal, faça uma meta que o ajude a voltar-se mais plenamente para o Senhor a fim de que você possa receber o Espírito e tornar-se mais semelhante a Deus.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva o seguinte no final das designações de hoje:

    Estudei 2 Coríntios 1–3 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: