Biblioteca
Unidade 13, Dia 1: João 2


Unidade 13: Dia 1

João 2

Introdução

Em Caná, o Salvador fez o primeiro milagre de Seu ministério terreno ao transformar água em vinho. Ele foi a Jerusalém para a primeira Páscoa de Seu ministério público e purificou o templo pela primeira vez, expulsando os mercadores que estavam profanando a casa de Seu Pai.

João 2:1–11

Jesus transforma água em vinho

Pense nas seguintes coisas que aconteceram em sua vida pela primeira vez: seu primeiro dia na escola, seu primeiro emprego ou a primeira vez que sentiu o Espírito Santo. Que outras coisas que aconteceram em sua vida pela primeira vez foram importantes para você?

Por que às vezes damos valor às coisas que acontecem em nossa vida pela primeira vez?

Pouco tempo depois de Jesus ter sido batizado, Ele e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná, uma vila perto de Nazaré, cidade natal de Jesus. Foi em Caná que Jesus realizou seu primeiro milagre de que temos registro.

Leia João 2:1–3 e identifique um problema que aconteceu durante a festa de casamento.

O vinho era uma bebida comum numa festa de casamento. Às vezes a festa de casamento continuava por vários dias. Acabar o vinho durante a festa era uma situação constrangedora para o anfitrião. A mãe de Jesus, Maria, pediu a ajuda de Jesus para que reabastecesse a casa com vinho. Não sabemos exatamente qual era o papel de Maria na festa de casamento, mas está claro que ela sentiu certa responsabilidade quando o vinho acabou.

A Tradução de Joseph Smith ajuda-nos a entender melhor a resposta de Jesus a Sua mãe: “Mulher, que queres que eu faça por ti? Isso farei; porque ainda não é chegada a minha hora” [Tradução de Joseph Smith de João 2:4 (em João 2:4 nota de rodapé a)]. Na época de Jesus o título “mulher” era uma maneira amorosa e respeitosa de tratar a mãe.

Leia João 2:5 e veja o que Maria disse aos servos. Reflita sobre como as instruções de Maria aos servos nos ensinam sobre sua fé em Jesus.

Leia João 2:6–7 e identifique o que o Senhor instruiu que os servos fizessem.

Imagem
talhas de pedra calcária

Talhas de pedra calcária do período do Novo Testamento em Israel

A frase “purificações dos judeus” no versículo 6 refere-se à prática judaica de cerimonialmente lavar as mãos com água antes das refeições. Grandes talhas de pedra para água armazenavam a água usada em rituais como esse. “Um almude é cerca de nove galões (34 litros), então, seis talhas podiam armazenar cerca de 100 a 160 galões (cerca de 380 a 600 litros)” (ver New Testament Student Manual [Novo Testamento – Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014, p. 207). Observe em João 2:7 como ficaram cheias cada uma das talhas.

Leia João 2:8 e identifique o que o Senhor instruiu que os servos fizessem depois.

Se você fosse um dos servos, o que teria sentido ou pensado ao levar uma taça cheia desse líquido ao mestre de cerimônias?

Leia João 2:9–10 e procure o que o mestre de cerimônias disse depois de provar a bebida que lhe deram.

O que aconteceu com a água?

Para entender o que o mestre de cerimônias disse, saiba que o melhor vinho geralmente era servido no começo da festa, e o de qualidade inferior era servido no final.

Jesus não deu uma interpretação especifica do significado ou simbolismo desse primeiro milagre de que temos registro de Seu ministério terreno. Entretanto, há muitas doutrinas importantes que podemos aprender com esse relato do primeiro milagre de Jesus.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras faça uma lista das doutrinas que você identificou em João 2:1–10 sobre Jesus Cristo, Seu relacionamento com Sua mãe e Seu poder.

Uma das doutrinas que você identificou em João 2:1–10 pode ser semelhante a esta: Jesus Cristo tem poder sobre os elementos físicos.

Leia João 2:11 e identifique os efeitos que esse milagre teve sobre os discípulos de Jesus.

A Tradução de Joseph Smith afirma que “a fé de Seus discípulos Nele foi fortalecida”.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como o entendimento desse milagre e o fato de que Jesus Cristo é o Criador dos céus, da Terra e tem poder sobre os elementos físicos fortalece sua fé em Jesus Cristo?

    2. Que outras histórias do Novo Testamento também mostram que Jesus Cristo tem poder sobre os elementos físicos?

João 2:12–25

Jesus purifica o templo

Pense em um jogo animado ao ar livre que você jogava quando criança. Apesar de o jogo ser inocente e divertido, você se sentiria à vontade de jogá-lo nos jardins do templo? Por que não?

Durante o primeiro ano do ministério de Jesus, Ele viajou a Jerusalém para comemorar a Páscoa. Leia João 2:12–17 e identifique o que estava acontecendo no templo quando Jesus chegou.

Imagem
Jesus purificando o templo

Em sua opinião, por que Jesus indignou-Se com o que estava acontecendo no templo? Veja o que Jesus fez para corrigir o problema.

Milhares de visitantes que foram a Jerusalém celebrar a Páscoa precisavam comprar animais para oferecer em sacrifício no templo como parte de sua adoração. Os cambistas trocavam a moeda romana e outras moedas pela do templo para que as pessoas pudessem comprar os animais para sacrifícios, e outros mercadores vendiam esses animais. Mesmo esse comércio sendo necessário, realizá-lo na área externa do templo era desrespeitoso e irreverente. Além do mais, esses cambistas estavam cobrando um preço excessivo pelos animais, querendo obter lucros abusivos.

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, descreveu esta cena: “Quando Jesus chegou à área externa do templo, (…) diante dele havia baias de bois, apriscos de ovelhas e gaiolas de pombos, com [vendedores] ambulantes gananciosos vendendo esses animais por um preço exorbitante [excessivamente caro] para fins de sacrifício. A área estava também lotada de mesas de cambitas por todos os lados, que para obterem lucro, trocavam a moeda romana e outras moedas pela do templo para que os animais para sacrifício pudessem ser comprados” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentários Doutrinários do Novo Testamento], 3 vol., 1965–1973, vol. 1, pp. 137–138).

Por meio de palavras e atos, Jesus ensinou o caráter sagrado da casa de Seu Pai.

Observe em João 2:16 que Jesus disse que o templo era a casa de Seu Pai. Com isso aprendemos a seguinte doutrina: O templo é a casa de Deus.

Os templos são a casa de Deus porque são lugares onde Deus pode aparecer. As ordenanças a respeito da salvação dos filhos de Deus são realizadas nos templos, e as pessoas que frequentam o templo podem sentir o Espírito do Senhor nesse local. Já que o templo é “a Casa do Senhor”, conforme está escrito em seu exterior, o próprio Senhor pode algumas vezes estar lá. Os templos são os lugares de adoração mais sagrados da Terra.

Leia a seguinte declaração do Presidente Howard W. Hunter e procure a razão por que Jesus expulsou os cambistas e mercadores do templo:

Imagem
Presidente Howard W. Hunter

“No processo de declínio moral, a reverência é uma das primeiras virtudes a desaparecer. (…) O amor ao dinheiro desvirtuou o coração de muitos conterrâneos de Jesus. Eles se importavam mais com ganhar dinheiro do que com Deus. Não se importando com Deus, por que se importariam com seu templo? Eles transformaram a área externa do templo em um mercado e sufocaram as orações e salmos dos fiéis com o câmbio ganancioso e o balido das inocentes ovelhas. Jesus nunca demonstrou tanto Suas emoções como na limpeza do templo. (…)

O motivo disso reside em apenas três palavras: ‘A Casa de Meu Pai’. Não era uma casa comum; era a casa de Deus. Foi construída para a adoração a Deus. Era uma casa para o coração reverente. Era para ser um lugar de consolo das aflições e dos problemas humanos, a própria porta do céu. ‘Tirai daqui estes’, disse Ele, ‘e não façais da casa de meu Pai casa de comércio’ (João 2:16). Sua devoção ao Altíssimo acendeu-Lhe um fogo na alma e deu às Suas palavras a força que trespassou os ofensores como um punhal” (“Hallowed Be Thy Name” [Santo Seja Teu Nome], Ensign, novembro de 1977, pp. 52–53).

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva a declaração a seguir: Posso demonstrar reverência pelo templo ao… depois faça uma lista de todas as formas em que conseguir completar essa declaração em dois minutos. Tenha em mente que você pode demonstrar reverência pelo templo mesmo quando não está de fato no templo.

Escolha uma das ideias de sua lista e estabeleça uma meta para demonstrar reverência pelo templo.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei João 2 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: