Biblioteca
Unidade 16, Dia 2: João 17


Unidade 16: Dia 2

João 17

Introdução

Antes de o Salvador sofrer no Getsêmani, Ele proferiu Sua grande Oração Intercessora. Jesus orou para que Seus discípulos e todos os que O seguissem viessem a conhecer o Pai Celestial e obter a vida eterna e também para que fossem um com Ele e Seu Pai.

João 17:1–8

Jesus Cristo Se dirige ao Pai Celestial em oração

Pense em algumas pessoas famosas sobre as quais você conhece alguma coisa.

Agora pense nas pessoas em sua vida que você conhece muito bem.

Qual é a diferença entre saber algo sobre uma pessoa e realmente conhecê-la? No espaço abaixo, escreva algumas coisas que você pode fazer para realmente conhecer uma pessoa:

O Salvador ensinou sobre a importância de conhecer o Pai Celestial e Ele. Ao estudar João 17, identifique princípios que possam ajudá-lo a seguir o caminho que, com o tempo, vai levá-lo a não somente saber algo sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo, mas também a conhecê-Los melhor.

Imagem
Jesus Cristo

Depois da Ceia da Páscoa, Jesus foi caminhando com Seus apóstolos até o Jardim do Getsêmani. Antes de chegarem ao jardim, Jesus parou para oferecer uma oração. Ela é conhecida tradicionalmente como a Oração Intercessória. Um dos significados da palavra interceder é falar com alguém em favor de outra pessoa. Neste caso, Jesus Cristo falou ao Pai Celestial em favor de Seus discípulos, rogando para que eles pudessem receber a vida eterna.

Leia João 17:1–3 e veja como o Salvador descreveu a vida eterna. (João 17:3 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de maneira diferente a fim de localizá-la com facilidade no futuro.)

Em João 17:3 aprendemos o seguinte princípio: Para receber a vida eterna devemos conhecer o Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras: Como conhecer o Pai e o Filho é diferente de saber algo sobre Eles?

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

Leia a seguinte declaração do Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, e marque o que ele disse que significa conhecer o Pai e o Filho: “Uma coisa é saber algo sobre Deus e outra coisa é conhecê-Lo. Sabemos algo sobre Ele quando aprendemos que Ele é um ser pessoal em cuja imagem o homem foi criado; quando aprendemos que o Filho é a imagem exata do Pai; quando aprendemos que tanto o Pai quanto o Filho possuem atributos e poderes específicos. Mas nós Os conhecemos, no sentido de receber a vida eterna, quando desfrutamos e vivemos as mesmas coisas que Eles. Conhecer a Deus é pensar o que Ele pensa, sentir o que Ele sente, ter o poder que Ele possui, entender a verdade que Ele entende e fazer o que Ele faz. Aqueles que conhecem a Deus se tornam como Ele é e têm o tipo de vida que Ele tem, que é a vida eterna” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. 1, p. 762).

Vir a conhecer Deus e tornar-se como Ele é possível quando recebemos o Espírito Santo e partilhamos das bênçãos da Expiação do Salvador. No entanto, isso é um processo que continuará por toda esta vida e mesmo depois dela (ver Morôni 7:48; 10:32–33).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Por que uma pessoa não pode obter a vida eterna sem conhecer a Deus, o Pai e Jesus Cristo?

    2. Quais são algumas maneiras de conhecer melhor o Pai e o Filho?

Em João 17:4–5, lemos que o Salvador prestou contas a Seu Pai de que havia terminado o trabalho que Ele o encarregara de fazer. Jesus pediu ao Pai que O glorificasse com a mesma glória que Ele possuía na vida pré-mortal.

Leia João 17:6–8 e identifique o que Seus discípulos fizeram para conhecer o Salvador. Marque o que encontrar.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — João 17:3

  1. Leia a seguinte cópia da passagem de domínio de escrituras de João 17:3 em voz alta:

    “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.

    Depois risque três palavras para que não possa vê-las e repita a passagem em voz alta, incluindo as palavras que você riscou. Repita esse processo de riscar as palavras e repetir a leitura em voz alta até que todas as palavras tenham sido riscadas. Depois, dê o seu melhor para escrever de memória a passagem em seu diário de estudo das escrituras.

João 17:9–19

O Salvador ora por Seus discípulos

Leia João 17:9, 11–18 e procure o que Jesus pediu em sua oração em favor de Seus discípulos.

Observe que o Salvador mencionou que Seus discípulos continuariam a viver em um mundo que era mal e que os odiava. Com João 17:14–16 aprendemos que, como discípulos de Jesus Cristo, podemos estar no mundo, mas não ser do mundo. Anote esse princípio na margem de suas escrituras.

Em sua opinião, o que significa estar no mundo, mas não ser do mundo?

A seguinte declaração do Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos, pode ajudá-lo a entender como viver no mundo e não ser do mundo:

Imagem
Élder M. Russell Ballard

“Na Igreja, ouvimos frequentemente a máxima: ‘Estar no mundo sem ser do mundo’. (…)

Talvez devêssemos formular a máxima (…) com duas admoestações distintas. Primeira: ‘Esteja no mundo’. Envolva-se. Informe-se. Procure ser compreensivo e tolerante, e apreciar a diversidade. Contribua significativamente para a sociedade por meio de serviço e participação. Segunda: ‘Sem ser do mundo’. Não siga caminhos errados nem ceda para acomodar ou aceitar o que não é certo. (…)

É necessário que os membros da Igreja influenciem mais do que sejam influenciados. Devemos nos empenhar em deter a torrente de pecado e maldade em lugar de nos deixar levar passivamente por ela. Cada um de nós precisa ajudar a resolver o problema, em vez de evitá-lo ou ignorá-lo” (ver “Os Efeitos da Televisão”, A Liahona, julho de 1989, pp. 87–88).

Reflita por que o Senhor quer permaneçamos no mundo, sem ser do mundo.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, explique como uma pessoa pode estar no mundo, mas não ser do mundo em cada um dos seguintes lugares: na escola, com amigos e online. Depois escreva uma maneira especifica de como você vai buscar seguir o exemplo do Salvador de estar no mundo, mas não ser do mundo.

João 17:20–26

O Salvador ora por todas as pessoas que aceitam Seu evangelho

Por mais que nos esforcemos, não conseguimos ficar completamente limpos do pecado e mal existentes no mundo. Se não pudéssemos ser limpos de nossos pecados, seriamos expulsos para sempre da presença de Deus, porque nenhuma coisa impura pode habitar em Sua presença (ver 1 Néfi 15:33–34).

Leia João 17:20–23 e identifique pelo que Jesus orou. Marque a palavra um toda vez que ela aparecer nesses versículos.

Observe que o Salvador orou não só por Seus apóstolos, mas também por aqueles que acreditarão nas palavras deles, para que todos sejam um como Jesus e o Pai são um. Esses versículos deixam bem claro que o Pai e o Filho são seres separados e distintos. Jesus orou pela unidade espiritual, não pela unidade física.

O que torna possível que sejamos um com o Pai e o Filho?

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou como podemos ser um com o Pai e o Filho: “O significado literal da palavra Atonement [Expiação, em inglês] vem de sua composição: at-one-ment (ser uno com), ou reunião de coisas que foram separadas ou divididas. (“A Expiação de Jesus Cristo” A Liahona, março de 2008, p. 35).

Um princípio importante que podemos aprender em João 17:20–23 é que à medida que seguimos a Jesus Cristo e recebemos as bênçãos de Sua Expiação, podemos nos tornar um com o Pai e o Filho.

A partir do que você sabe sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo, por que você quer se tornar um com Eles?

Leia a seguinte declaração do Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, e procure que bênçãos são concedidas àqueles que buscam ser um com o Pai Celestial e Jesus Cristo:

Imagem
Presidente James E. Faust

“Devemos buscar sinceramente não apenas conhecer algo sobre o Mestre, mas esforçar-nos, de acordo com Seu convite, para ser um com Ele (ver João 17:21), para ser ‘corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior’ (Efésios 3:16). (…)

É meu testemunho de que estamos passando por tempos difíceis. Precisamos ser corajosamente obedientes. Meu testemunho é que seremos chamados para provar nosso vigor espiritual, pois o futuro será cheio de aflições e dificuldades. Porém, com o consolo assegurado por um relacionamento pessoal com Deus, receberemos uma coragem tranquilizadora (“That We Might Know Thee” [Que Te Conheçam a Ti], Ensign, janeiro de 1999, pp. 2, 5).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras: O que você vai fazer para conhecer melhor o Pai Celestial e Jesus Cristo e fortalecer seu relacionamento com Eles?

  2. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva o seguinte no final das designações de hoje:

    Estudei João 17 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: