Biblioteca
Unidade 12, Dia 3: Lucas 23–24


Unidade 12: Dia 3

Lucas 23–24

Introdução

O Salvador foi julgado diante de Pôncio Pilatos e Herodes Antipas. Nenhum desses homens O considerou culpado pelos crimes que os judeus o acusavam, não obstante, Pilatos O entregou para ser crucificado. Jesus perdoou os soldados romanos que O crucificaram e garantiu vida após a morte ao ladrão que também estava sendo crucificado. Quando Jesus morreu, Seu corpo foi posto na tumba de José de Arimateia. No terceiro dia após a morte de Jesus, anjos no sepulcro anunciaram Sua Ressurreição a um grupo de mulheres. Jesus apareceu mais tarde a Seus apóstolos e a outras pessoas, mostrou-lhes Seu corpo ressurreto e os comissionou a pregar arrependimento e prestar testemunho Dele.

Lucas 23

O Salvador é julgado diante de Pilatos e de Herodes e é crucificado entre dois ladrões

Pense numa ocasião em que alguém maltratou você. Como reagiu nessa situação?

Ao estudar Lucas 23, identifique uma verdade que vai ajudar você a entender como devemos reagir quando somos maltratados.

Lembre-se de que depois que Jesus sofreu no Getsêmani, os principais dos sacerdotes O prenderam e O condenaram à morte. Eles O levaram a Pôncio Pilatos, um governador romano no território da Judeia e exigiram que ele condenasse Jesus à morte. Pilatos não encontrou nenhuma falha em Jesus. Ele enviou Jesus para ser julgado por Herodes Antipas, que havia condenado João Batista à morte e era o líder romano que governava os territórios da Galileia e da Pereia. Herodes também não achou falha nenhuma em Jesus, então Pilatos disse ao povo que ele puniria Jesus e O soltaria. O povo implorou que Pilatos soltasse Barrabás, um assassino, e exigiu que Jesus fosse crucificado. Pilatos soltou Barrabás e entregou Jesus para ser crucificado (ver Lucas 23:1–25).

Leia Lucas 23:32–34 e a Tradução de Joseph Smith de Lucas 23:35 (no Guia para Estudo das Escrituras), e identifique pelo que o Salvador orou enquanto estava sendo crucificado. Você pode marcar essa oração em suas escrituras.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Por que a oração do Salvador naquele momento é tão extraordinária?

    2. Que princípio podemos aprender com o exemplo do Salvador sobre como podemos reagir quando alguém nos maltrata? (Responda a essa pergunta completando a seguinte declaração de princípio: Podemos seguir o exemplo de Jesus Cristo ao escolher .)

Perdoar outras pessoas não significa que isentamos alguém da responsabilidade pelo que ele ou ela fez. Nem significa que devemos nos colocar em situações nas quais as pessoas continuem a nos maltratar. Em vez disso, perdoar significa tratar com amor as pessoas que nos maltrataram e não guardar ira ou ressentimento contra elas (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Perdoar”, scriptures.LDS.org).

Pense se há alguém que você precisa perdoar. Às vezes é difícil perdoar uma pessoa. Leia a seguinte declaração do Presidente Gordon B. Hinckley, procurando o que você pode fazer se estiver com dificuldade para perdoar alguém:

Imagem
Presidente Gordon B. Hinckley

“Rogo-lhe que peça ao Senhor que lhe dê forças para perdoar. (…) Pode não ser fácil e não acontecer rapidamente, mas se o procurarem e cultivarem sinceramente, ele virá. (…) Você sentirá uma paz no coração que não viria de outra maneira. Essa paz será a paz daquele que disse:

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós;

Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas (Mateus 6:14–15)” (“De Vós Se Requer Que Perdoeis”, A Liahona, novembro de 1991, p. 3).

  1. Faça os seguintes exercícios em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Responda à seguinte pergunta: Como você acha que orar pedindo forças pode ajudá-lo a perdoar alguém que o maltratou?

    2. Escreva sobre uma ocasião em que você ou alguém que você conhece perdoou outra pessoa. Relembre a eles que não devem contar nada muito pessoal.

Procure seguir o exemplo de Jesus Cristo e perdoar aqueles que maltrataram você. Ore para ter a força e a capacidade de fazê-lo. Lembre-se de que o Senhor condena o comportamento abusivo em qualquer de suas formas — física, sexual, verbal ou emocional. Abuso ou maus-tratos de qualquer forma, inclusive bullying são contrários aos ensinamentos de Jesus Cristo. Deve ser dito às vítimas de abuso ou maus-tratos que elas não têm culpa do comportamento nocivo de outras pessoas. Elas não precisam sentir-se culpadas. As vítimas de abuso ou maus-tratos devem imediatamente procurar auxílio, normalmente de seu bispo ou presidente do ramo.

Imagem
A Crucificação

Em Lucas 23:35–38 aprendemos que os líderes judeus e os soldados romanos ridicularizaram o Salvador e O penduraram em uma cruz. Leia Lucas 23:39–43 e identifique a maneira como os dois ladrões pendurados ao lado do Salvador O trataram. Você pode marcar trechos que lhe chamarem a atenção.

Leia a seguinte declaração e identifique o significado da declaração do Salvador a um dos ladrões de que ele estaria com Ele no paraíso.

“Nas escrituras, a palavra paraíso é utilizada de diferentes maneiras. Primeiramente ela designa um lugar de paz e felicidade no mundo espiritual pós-mortal, reservado para aqueles que foram batizados e que se mantiveram fiéis (ver Alma 40:12; Morôni 10:34). (…)

Uma segunda utilização da palavra paraíso encontra-se na descrição que Lucas faz da Crucificação do Salvador. (…) O Profeta Joseph Smith explicou que (…) na verdade o Senhor disse que o ladrão estaria com Ele no mundo dos espíritos” (Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, pp. 128–129; ver também History of the Church, vol. V, pp. 424–425).

Pelas palavras do Salvador ao ladrão registradas em Lucas 23:43, aprendemos que o espírito de todas as pessoas entra no mundo espiritual no momento da morte.

Em Doutrina e Convênios 138 aprendemos que, quando o Salvador morreu, Seu espírito entrou no mundo espiritual. No entanto, Ele não visitou os iníquos, que estavam em uma parte do mundo espiritual chamada prisão. Leia Doutrina e Convênios 138:29–32 e identifique o que Jesus Cristo fez no mundo espiritual e o que aconteceu provavelmente com o ladrão quando ele morreu e foi para o mundo espiritual. Você pode escrever a referência cruzada D&C 138:29–32 perto de Lucas 23:43 em suas escrituras.

Mesmo que o evangelho tenha sido pregado ao ladrão, ele não receberia exaltação automaticamente no reino de Deus. O ladrão (e outras pessoas que morreram sem o conhecimento do evangelho) precisam se arrepender e aceitar as ordenanças do templo realizadas em seu favor (ver Doutrina e Convênios 138:58–59).

Lucas 23:44–56 relata que o Salvador morreu na cruz. Seu corpo foi então envolto em lençóis e colocado em uma tumba. O material referente à morte do Salvador na cruz está na lição de Mateus 27.

Lucas 24

Anjos anunciam que Jesus Cristo ressuscitou e Jesus aparece a Seus discípulos

Imagine que você seja um missionário e conhece alguém que diz: “muitas pessoas que conheço não acreditam em vida após a morte. Algumas pessoas dizem que acreditam em Jesus Cristo, mas não acreditam que Ele ressuscitou e tem um corpo. Elas dizem que Ele continua a viver só em espírito. Quais são suas crenças sobre a Ressurreição de Jesus Cristo”?

Como vocês responderiam a essa pergunta?

Leia Lucas 24:1–4 e identifique o que as mulheres encontraram quando chegaram ao sepulcro onde o corpo de Jesus havia sido colocado.

Leia Lucas 24:5–8 e descubra o que os anjos disseram às mulheres. Você pode marcar o que encontrar.

Em Lucas 24:9–10 aprendemos que as mulheres deixaram o sepulcro e contaram aos discípulos o que elas haviam visto e ouvido.

Leia Lucas 24:11 e identifique a reação dos apóstolos às palavras das mulheres.

Resuma como os apóstolos reagiram às palavras das mulheres:

Depois de ouvir o relato das mulheres, Pedro correu ao sepulcro e encontrou os lençóis, mas o corpo de Jesus não estava lá (ver Lucas 24:12).

Em Lucas 24:13–32 aprendemos que o Salvador ressurreto apareceu a dois discípulos na estrada de Emaús. Os dois discípulos não reconheceram Jesus ao andarem com Ele e O ouvirem ensinar as escrituras porque “os olhos deles estavam como que fechados” (Lucas 24:16). O Salvador não queria que eles O reconhecessem imediatamente.

Leia Lucas 24:32 e identifique que ensinamentos do Salvador contidos nas escrituras impressionaram os dois discípulos. Se desejar, marque o que encontrar.

Os dois discípulos imediatamente retornaram a Jerusalém e relataram a experiência aos apóstolos e a outros discípulos (ver Lucas 24:33–35). Enquanto estavam conversando, o Salvador apareceu.

Leia Lucas 24:36–39, procurando a evidência de que Jesus ressuscitou literalmente e tem um corpo de carne e ossos. (Lucas 24:36–39 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcar essa passagem de modo distinto para conseguir localizá-la facilmente.)

Imagem
Jesus Mostra os Ferimentos

Como acha que teria se sentido se você estivesse presente quando o Cristo ressurreto apareceu a Seus discípulos?

Leia Lucas 24:40–43 e identifique o que mais Jesus fez para mostrar que Ele tinha um corpo tangível (ou físico) ressurreto.

De acordo com esses versículos, aprendemos que Jesus Cristo é um Ser ressurreto com um corpo de carne e ossos. Todo o corpo ressurreto tem carne e ossos glorificados.

Ao ler a seguinte declaração, sublinhe o motivo pelo qual é importante entender e acreditar nessa doutrina.

“Por meio da Expiação de Jesus Cristo, todas as pessoas serão ressuscitadas — salvas da morte física (ver 1 Coríntios 15:22). A Ressurreição é a reunião do espírito com o corpo, em um estado perfeito, imortal, não mais sujeito à doença ou morte (ver Alma 11:42–45). (…)

A compreensão e o testemunho da Ressurreição podem dar a você esperança e perspectiva durante os desafios, as provações e os triunfos da vida. Você pode encontrar consolo na certeza de que o Salvador vive e de que, por meio de Sua Expiação, ‘Ele rompe as ligaduras da morte, para que a sepultura não seja vitoriosa e para que o aguilhão da morte seja consumido na esperança de glória’ (Alma 22:14)” (Sempre Fiéis, pp. 150–151).

O Plano de Salvação nos ensina que a Queda de Adão e Eva trouxe a morte física e espiritual. Seríamos incapazes de voltar a viver com o Pai Celestial a menos que houvesse um Redentor para sobrepujar o pecado e a morte. A Expiação e a Ressurreição de Jesus Cristo nos permitem sobrepujar os efeitos da Queda.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, explique por que é importante que entendamos e acreditemos na doutrina da Ressurreição de Jesus Cristo e por que ela é importante para você.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Lucas 24:36–39

  1. Leia novamente a situação na qual você é um missionário e encontra alguém que lhe pergunta sobre a Ressurreição de Cristo. Utilizando o que aprendemos em Lucas 24:36–39, escreva uma resposta para a pergunta dessa pessoa em seu diário de estudo das escrituras.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Lucas 23–24 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: