Biblioteca
Unidade 8, Dia 2: Marcos 6–8


Unidade 8: Dia 2

Marcos 6–8

Introdução

Jesus foi rejeitado em Sua cidade natal, Nazaré. Ele enviou os Doze Apóstolos a pregar o evangelho. João Batista foi morto por ordem de Herodes Antipas. Jesus alimenta miraculosamente uma multidão de mais de 5 mil pessoas, anda sobre as águas, acalma a tempestade e cura os doentes. Ele curou com compaixão uma criança endemoniada e um homem surdo-mudo. Ele alimentou 4 mil pessoas perto do Mar da Galileia e viajou para Betsaida, onde curou um cego por etapas.

Marcos 6:1–44

Jesus é rejeitado em Nazaré e envia os Doze Apóstolos; a morte de João Batista é relatada novamente; Jesus alimenta miraculosamente mais de 5 mil pessoas

Pense na seguinte situação: Um missionário recém-chamado está muito nervoso em deixar o lar e ir para a missão. Essa pessoa tem dificuldade para dar discursos e estar em ambientes sociais.

O que você diria a esse rapaz ou a essa moça?

Ao estudar Marcos 6, identifique um princípio que pode ajudar esse jovem missionário, e a todos nós, quando nos sentirmos inadequados para fazer o que o Senhor nos pediu.

Marcos 6:1–13 relata como Jesus foi rejeitado em Nazaré, Sua cidade natal. (Isso será estudado mais detalhadamente em Lucas 4:14–30.) Enquanto estava lá, Ele enviou os Doze Apóstolos de dois em dois a pregar o evangelho. Enquanto pregavam o evangelho, eles também expulsaram os demônios e curaram os doentes. Marcos também menciona que os apóstolos do Salvador ungiam os doentes com óleo.

Imagem
mãos impostas sobre a cabeça de um homem

Quando Herodes Antipas ouviu sobre os muitos milagres que Jesus realizou, ele temeu que João Batista houvesse ressuscitado dos mortos e estivesse realizando esses milagres (ver Marcos 6:14). (Aprendemos em Marcos 6:17–29 que Herodes havia anteriormente mandado decapitar João Batista para satisfazer sua esposa.)

Marcos 6:30–33 relata que os Doze Apóstolos retornaram da pregação do evangelho e Jesus e os apóstolos foram de barco para um lugar onde pudessem ficar sozinhos e descansar. No entanto, pessoas de várias cidades próximas viajaram para onde Jesus iria desembarcar.

Leia Marcos 6:34 e identifique como o Salvador reagiu à presença da multidão apesar de Ele e Seus discípulos desejarem descansar e ficar sozinhos.

Pense numa ocasião em que viu um exemplo moderno de alguém que sacrificou o seu tempo para servir outras pessoas como Jesus fez.

Depois de ensinar a multidão durante o dia todo, o Salvador realizou um grande milagre. Leia Marcos 6:35–44 e Mateus 14:18, e enumere os seguintes acontecimentos em ordem cronológica. (As respostas estão no final da lição.)

  • O Salvador multiplicou o que os discípulos trouxeram, atendendo as necessidades e ainda tendo de sobra.

  • Os discípulos disseram que eles tinham cinco pães e dois peixes.

  • Os discípulos sugeriram mandar as pessoas embora para que comprassem o que comer.

  • O Salvador perguntou o que os discípulos poderiam oferecer.

  • O Salvador disse aos discípulos que alimentassem as pessoas.

  • A multidão não tinha nada para comer.

  • O Salvador disse aos discípulos que dessem a Ele o que eles tinham.

O texto grego de Marcos 6:44 deixa claro que a frase “cinco mil homens” significa cinco mil homens adultos. Assim, o número de pessoas alimentadas era maior, considerando as mulheres e as crianças que também estavam lá (ver Mateus 14:21).

Observe que antes de realizar esse milagre, o Salvador primeiro pediu a Seus discípulos que oferecessem os cinco pães e dois peixes — tudo o que eles tinham — a Ele. O Salvador multiplicou essa comida para alimentar a multidão.

Imagem
grande multidão em uma encosta

Um princípio que podemos aprender com esse relato é que, quando ofertamos ao Senhor tudo o que temos, Ele multiplica nossa oferta para realizar Seus propósitos.

Embora o Salvador não peça que levemos a Ele todo o alimento que temos, Ele convida aqueles que buscam cumprir Seus propósitos a ofertar a Ele todos os desejos, as aptidões, os talentos, as habilidades, os dons e os esforços (ver 2 Néfi 25:29; Ômni 1:26).

  1. Reflita novamente sobre a situação citada anteriormente do missionário recém-chamado que estava nervoso e responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. De acordo com esse princípio, o que você acha que esse missionário poderia fazer para dar tudo o que ele ou ela tem para o Salvador? O que você acha que o Salvador faria?

    2. Quais são algumas situações que os jovens da Igreja enfrentam em que o conhecimento desse princípio seria útil?

    3. Como o Senhor reconhece o esforço que você faz para cumprir Seus propósitos?

Marcos 6:45–56

Jesus anda sobre as águas e cura os doentes

Marcos 6:45–46 relata que, após alimentar mais de 5 mil pessoas, Jesus instruiu Seus discípulos a entrar em um barco para cruzarem para o outro lado do Mar da Galileia. Ele então despediu a multidão e foi ao monte orar. Durante a noite começou uma tempestade e o Salvador viu de lá da montanha que os discípulos remavam com dificuldade por causa do vento. Ele então andou sobre as águas até onde eles estavam e acalmou a tempestade. As informações contidas nesses versículos foram abordadas anteriormente com mais detalhes em seu estudo de Mateus 14.

Marcos 7:1–8:21

Jesus repreende os fariseus, cura os aflitos e alimenta 4 mil pessoas

Ao estudar Marcos 7–8, identifique o que o Salvador ensinou sobre quando notamos as necessidades de uma pessoa.

Em Marcos 7:1–23 lemos que o Salvador repreendeu os fariseus por seguirem tradições incorretas e Ele ensinou a eles e a Seus discípulos que é “do interior do coração” (Marcos 7:21) que começam os maus pensamentos e as más ações e, consequentemente, corrompem uma pessoa.

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou-nos o seguinte sobre “a tradição dos antigos” (Marcos 7:5):

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“Ordenanças e interpretações rabínicas foram acrescentadas à lei de Moisés por escribas e professores ao longo dos anos. Essas tradições eram formal e efetivamente consideradas mais importantes e investidas de um poder selador maior do que a lei em si. Entre elas, agindo como guardiãs da impureza cerimonial, estavam os lavamentos rituais que Jesus e os apóstolos ignoravam.

Esse mesmo processo de transformar verdade em tradições — de transformar a lei de Deus em ‘doutrinas e mandamentos de homens’ (Tradução de Joseph Smith, Marcos 7:7), por meio de interpretações e acréscimos de professores não inspirados — é exatamente o que aconteceu na grande apostasia da era cristã. Escribas e sacerdotes do início da era cristã acrescentaram às doutrinas simples e puras do Salvador itens como: indulgências para compra, que livravam os iníquos de pecados passados e autorizavam-nos a cometer crimes futuros sem pena divina; perdão de pecados (supostamente) por meio de repetidas e casuais confissões [insinceras]; preces a… santos, no lugar de orações a Deus; adoração de imagens; … proibição do casamento para os sacerdotes e outros oficiais da igreja; … uso de mantos e uniformes luxuosos por sacerdotes e outros oficiais da Igreja; aumento dos fundos da Igreja por meio de jogos de azar e assim por diante.

Todas essas e muitas outras tradições semelhantes, são consideradas mais importantes por algumas pessoas do que a lei de Deus como ditada pelo Mestre. De fato, as assim chamadas igrejas cristãs atuais são baseadas em grande parte nas tradições dos “antigos” e não nas revelações dos céus” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentários Doutrinários do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. I, pp. 366–367).

Em Marcos 7:24–30 lemos que Jesus curou a filha endemoniada de uma mulher grega. Lembre-se de que nessa época, a missão do Salvador era para com a casa de Israel, mas Ele teve compaixão e ajudou essa mulher gentia que estava em necessidade e teve fé Nele.

Localize as cidades de Tiro e Sidom e o Mar da Galileia no mapa nº 11, “A Terra Santa na Época do Novo Testamento” no Guia para Estudo das Escrituras. Depois que o Salvador deixou Tiro e Sidom, Ele viajou para o lado leste do Mar da Galileia, na região de Decápolis, que era uma área povoada principalmente por gentios.

Leia Marcos 7:31–37, e identifique como o Salvador mostrou compaixão a um homem que era surdo e falava com dificuldade.

Leia Marcos 8:1–3 e identifique uma necessidade que Jesus observou.

Observe no versículo 2 como o Salvador Se sentiu em relação à multidão.

Leia Marcos 8:4–9 e identifique o que o Salvador fez apesar de não ter sido pedido a Ele.

Pela compaixão e as ações do Salvador em relação à multidão faminta, aprendemos que podemos seguir o exemplo do Salvador ao ficarmos cientes das necessidades das pessoas e atendermos tais necessidades.

A irmã Linda K. Burton, presidente geral da Sociedade de Socorro, ensinou que a fim de seguir o exemplo do Salvador em servir os filhos de Deus, devemos “primeiro observar, depois servir” (“Primeiro Observar, Depois Servir”, A Liahona, novembro de 2012, p. 78). Você pode escrever essa frase em suas escrituras ao lado de Marcos 8:4–9.

Orar e pedir a ajuda do Pai Celestial e concentrar nossos pensamentos nas outras pessoas em vez de em nós mesmos pode ajudar-nos a entender melhor as necessidades dos outros e ajudá-los a satisfazê-las. Lembre-se de que algumas necessidades podem não ser aparentes.

O que pode atrapalhar nossa habilidade de observar as necessidades das outras pessoas e ajudá-las?

Leia a seguinte declaração do Presidente Thomas S. Monson:

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

“Quantas vezes seu coração foi tocado ao ver as necessidades de outra pessoa? Quantas vezes você teve a intenção de ser a pessoa que ofereceria ajuda? No entanto, quantas vezes seu dia a dia interferiu e você deixou essa ajuda para outros, sentindo que ‘ah, certamente, alguém vai cuidar dessa necessidade’.

Ficamos por demais envolvidos na vida agitada que levamos. No entanto, se parássemos e déssemos uma boa olhada no que estamos fazendo, talvez descobríssemos que nos envolvemos demais com coisas sem grande importância. Em outras palavras, com muita frequência gastamos nosso tempo cuidando de coisas que realmente não importam muito, no plano geral das coisas, e negligenciamos as causas mais importantes” (“O Que Fiz Hoje por Alguém?” A Liahona, novembro de 2009, p. 85).

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre uma ocasião em que você observou uma necessidade e parou para ajudar alguém. Escreva também sobre uma ocasião em que alguém observou uma de suas necessidades e o ajudou.

Ore e procure oportunidades para ajudar a atender às necessidades das outras pessoas hoje e no futuro.

Em Marcos 8:10–21 lemos que, depois de alimentar miraculosamente 4 mil pessoas, Jesus foi de barco com Seus discípulos até a cidade de Dalmanuta. Lá os fariseus pediram a Ele que lhes mostrasse um sinal. Jesus recusou-Se a dar-lhes um sinal e, como aprendemos com a Tradução de Joseph Smith, ensinou-lhes que “nenhum sinal seria dado a esta geração, a não ser o sinal do Profeta Jonas; porque assim como Jonas ficou três dias e três noites na barriga do peixe, da mesma forma o Filho do homem seria sepultado nas entranhas da terra” (Tradução de Joseph Smith, Marcos 8:12, na Bíblia SUD em inglês).

Marcos 8:22–38

Jesus cura um cego gradualmente

Em Betsaida, um homem cego foi trazido ao Salvador para ser curado. Leia Marcos 8:22–26 e identifique como o Salvador curou esse homem.

Observe no versículo 24 que depois da primeira vez que o Salvador colocou Suas mãos no cego, ele conseguiu ver, mas não com clareza.

Imagem
Jesus colocando as mãos nos olhos do homem

Em Marcos 8:25, depois que o Salvador colocou Suas mãos no homem pela segunda vez, lemos que a visão dele foi totalmente restaurada.

Por que é importante entender que algumas bênçãos, como receber um testemunho do evangelho ou receber a cura física ou espiritual, muitas vezes ocorrem gradualmente ou em etapas e não imediatamente ou tudo de uma vez?

Em Marcos 8:27–38 lemos a declaração de Pedro de que Jesus é o Cristo. O Salvador disse a Seus discípulos que não revelassem Sua identidade como o Cristo ou Messias ao público ainda. Ele também começou a ensiná-los sobre Seu iminente sofrimento e morte em Jerusalém.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Marcos 6–8 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor:

  • A sequência correta das respostas para a atividade desta lição: 7, 5, 2, 4, 3, 1, 6. (Isso foi adaptado do New Testament Teacher Manual, [Novo Testamento Manual do Professor], [Church Educational System manual, 2014], [Manual do Sistema Educacional da Igreja, 2014], p. 68.)