Biblioteca
Unidade 4, Dia 3 Mateus 15


Unidade 4: Dia 3

Mateus 15

Introdução

Enquanto estava na Galileia, Jesus explicou aos escribas e fariseus por que Seus discípulos não seguiam a tradição de se purificar, lavando as mãos antes de comer. Depois, Ele viajou para a costa do Mediterrâneo, onde curou a filha de uma mulher gentia. Jesus retornou à Galileia onde curou a muitos e milagrosamente alimentou mais de 4 mil pessoas.

Mateus 15:1–20

Os fariseus perguntam por que os discípulos de Jesus não lavam as mãos antes de comer

Leia as seguintes situações e identifique o que elas têm em comum.

  • Uma moça é incentivada pelos amigos a usar roupas impróprias no baile da escola. A moça sabe que a roupa não condiz com os padrões de recato do Senhor, mesmo que em geral seja aceito socialmente em sua cultura usar roupas desse tipo.

  • Um rapaz que pertence a uma família SUD adora eventos esportivos. Quando os eventos esportivos mais conhecidos passam na TV, a família normalmente deixa de lado a oração familiar, o estudo das escrituras, a noite familiar e as reuniões da Igreja para poder assistir ao evento.

  • Um jovem casal está se preparando para o casamento. Eles moram em um lugar onde é amplamente aceito ter relações sexuais antes do casamento. Algumas pessoas disseram ao casal que eles são antiquados e esquisitos por esperarem até o casamento para ter intimidades sexuais.

Você deve ter observado que cada situação apresenta um conflito entre obedecer aos mandamentos de Deus e agir de acordo com as tradições e os costumes. Tradições e costumes incluem as crenças e práticas de uma cultura, comunidade, família ou de um grupo de amigos.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva uma ou mais tradições ou costumes que poderiam impedi-lo de obedecer aos mandamentos de Deus. Ao estudar Mateus 15, identifique os princípios que podem ajudá-lo quando precisar escolher entre obedecer aos mandamentos de Deus e seguir tradições e costumes.

Leia Mateus 15:1–2 e identifique sobre qual tradição os escribas e fariseus perguntaram a Jesus. Que tradição os discípulos de Jesus não estavam seguindo?

Imagem
lavar as mãos

A tradição de lavar as mãos mencionada pelos fariseus e escribas refere-se a uma limpeza cerimonial como ritual de purificação e não à limpeza das mãos com o fim de higienização.

Leia Mateus 15:3 e identifique como Jesus respondeu a essa pergunta. Marque em suas escrituras o que o Salvador disse que os escribas e fariseus estavam fazendo ao seguir essas tradições.

Conforme registrado em Mateus 15:4–6, Jesus identificou um exemplo de como os escribas e fariseus transgrediam um mandamento de Deus ao seguir esses costumes. Eles evitavam cumprir suas obrigações de cuidar dos pais idosos, declarando que seu dinheiro estava reservado como oferta a Deus, ou Corbã. Ao fazer isso, violavam o mandamento de honrar pai e mãe.

Leia Mateus 15:7–9 e identifique o que os escribas e fariseus haviam permitido que o povo fizesse usando suas tradições como desculpa para não obedecer aos mandamentos de Deus.

Aprendemos com esses versículos o seguinte princípio: Se desejarmos nos aproximar de Deus, devemos colocar Seus mandamentos acima de quaisquer tradições e costumes.

Releia as situações do início da aula. Para cada situação, pondere sobre as seguintes perguntas:

  • O que a pessoa, ou pessoas, na situação poderiam fazer para obedecer aos mandamentos de Deus?

  • Como fazer isso ajudaria a pessoa, ou pessoas, a se aproximar de Deus?

  1. Pense nas tradições e nos costumes que escreveu no exercício 1 desta lição. No diário de estudo das escrituras, escreva sobre uma ocasião em que decidiu obedecer aos mandamentos de Deus em vez de seguir uma tradição ou um costume comumente aceito. Depois, responda às seguintes perguntas:

    1. O que você precisou fazer para colocar os mandamentos de Deus acima das tradições ou dos costumes para que pudesse se aproximar Dele?

    2. De que forma isso o ajudou a se aproximar do Pai Celestial?

Lembre-se de que os escribas e os fariseus acreditavam que comer sem realizar o ritual de lavar as mãos contaminaria a pessoa, ou a tornaria espiritualmente impura. Leia Mateus 15:10–11 e identifique o que o Salvador ensinou a respeito do que realmente nos contamina. Você pode marcar o que encontrar.

O Salvador disse: “O que sai da boca, isso é o que contamina o homem” (Mateus 15:11). Após dizer aos discípulos que não se preocupassem com os fariseus, que ficaram ofendidos com Suas palavras (ver Mateus 15:12–16), Ele explicou melhor sobre o que realmente nos contamina.

Leia Mateus 15:17–20 e identifique o que o Salvador disse que nos contamina.

Nas escrituras, o coração geralmente representa nossos pensamentos e desejos. O que o Salvador disse que realmente nos contamina?

Complete o princípio a seguir com base nos ensinamentos do Salvador em Mateus 15:19–20: Se alimentarmos pensamentos e desejos ruins, então .

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre uma ou mais maneiras de nos contaminarmos, ou de nos tornarmos impuros espiritualmente, se alimentarmos pensamentos ou desejos ruins.

Mateus 15:21–28

O Salvador cura a filha de uma mulher gentia

No espaço a seguir, relacione um ou mais de seus desejos justos:

Ao continuar a estudar Mateus 15, identifique princípios que podem ajudá-lo a entender o que precisa fazer para realizar seus desejos justos.

Se tiver a edição tríplice das escrituras, abra no Mapa n° 4, “A Palestina na Época de Jesus”. Localize as cidades de Tiro e Sidom no mapa. Enquanto Jesus viajava da Galileia para as cidades costeiras de Tiro e Sidom, Ele encontrou uma mulher cananeia. Como muitas outras pessoas naquela região, essa mulher era gentia — o que significa que ela não era judia. Naquela época, a missão do Salvador era proclamar o evangelho somente aos judeus e não aos gentios (ver Mateus 10:5–6).

Leia Mateus 15:21–27 e encontre as respostas para as seguintes perguntas:

  • Qual era o desejo justo da mulher cananeia?

  • O que a mulher fez e disse que demonstrou sua fé em Jesus Cristo?

Observe que a analogia do Salvador comparando os gentios a cachorrinhos testou a fé da mulher. Como a resposta da mulher demonstrou ainda mais sua fé em Jesus Cristo?

Leia Mateus 15:28 e identifique o que o Salvador fez pela mulher.

Por que Ele fez isso?

Aprendemos com esse relato que, se exercermos fé em Jesus Cristo, podemos receber bênçãos de acordo com nossos desejos justos.

Pense na seguinte pergunta: Além de pedir de modo consistente que o Pai Celestial nos abençoe de acordo com nossos desejos justos, o que mais podemos fazer para exercer fé em Jesus Cristo?

Leia a seguinte declaração do Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

“Quando temos fé no Senhor Jesus Cristo, devemos confiar Nele. Devemos confiar Nele o suficiente para demonstrar satisfação em aceitar Sua vontade, sabendo que Ele sabe o que é melhor para nós. (…)

A fé, não importando quão grande seja, não pode produzir um resultado contrário à vontade Daquele que retém esse poder. O exercício da fé no Senhor Jesus Cristo está sempre sujeito à ordem dos céus, à bondade e à vontade e sabedoria do Senhor, que escolherá o tempo oportuno para que alguma coisa seja realizada. É por isso que não podemos ter uma verdadeira fé no Senhor sem também confiar plenamente na vontade Dele e na Sua sabedoria quanto à hora certa de responder a nossas orações” (“Fé no Senhor Jesus Cristo”, A Liahona, julho de 1994, p. 111).

Como a explicação do Élder Oaks do que significa exercer fé em Jesus Cristo nos ajuda quando o Senhor não nos abençoa imediatamente de acordo com nossos desejos justos?

  1. Releia os desejos justos que escreveu anteriormente. Em seu diário de estudo das escrituras, explique o que você pode fazer para exercer fé em Jesus Cristo ao procurar realizar esses desejos. Escreva também sobre uma experiência em que realizou um de seus desejos justos (de acordo com a vontade e o tempo do Senhor) ao exercer fé em Jesus Cristo, ou escreva sobre uma experiência de alguém que conhece. (Lembre-se de evitar escrever sobre experiências que são muito sagradas ou pessoais no diário de estudo das escrituras.)

Mateus 15:29–39

Jesus alimenta mais de 4 mil seguidores com sete pães e alguns peixes

Conforme registrado em Mateus 15:29–39, Jesus voltou à Galileia. Enquanto Ele estava lá, muitas pessoas se juntaram a Ele. As escrituras registram que havia “quatro mil homens, além de mulheres e crianças” (Mateus 15:38), inclusive pessoas que sofriam de diversas enfermidades físicas e necessidades especiais. O Salvador curou as pessoas e, depois que elas passaram três dias com Ele, Jesus realizou outro milagre de alimentar todos com somente sete pães e alguns peixinhos.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva o seguinte no final das designações de hoje:

    Estudei Mateus 15 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: