Biblioteca
Unidade 5, Dia 4 Mateus 22:15–46


Unidade 5: Dia 4

Mateus 22:15–46

Introdução

Enquanto Jesus continuava a ensinar no templo, os fariseus e os saduceus tentaram apanhá-Lo em uma armadilha fazendo perguntas difíceis. Ele respondeu bem a suas perguntas e disse-lhes que obedecessem às leis do país e guardassem os dois grandes mandamentos.

Mateus 22:15–22

Os fariseus tentam apanhar o Salvador em uma armadilha perguntando-Lhe se é lícito pagar tributo

Quais são algumas leis importantes que o governo estabeleceu em nossa sociedade? Em sua opinião, por que elas são importantes?

Ao estudar Mateus 22:15–22, identifique o que Jesus Cristo ensinou sobre obedecer às leis do país.

Lembre-se de que na última semana de vida do Salvador, Ele ensinou no templo em Jerusalém. Leia Mateus 22:15 e identifique o que os fariseus tentaram fazer ao Salvador. “[Surpreender] nalguma palavra” significa que os fariseus estavam tentando induzir o Salvador a dizer coisas que iriam desacreditá-Lo.

Leia Mateus 22:16–17 e identifique como os fariseus tentaram induzir o Salvador. Talvez seja útil saber que a palavra tributo no versículo 17 significa impostos, e César era o imperador romano que governava Israel naquela época.

A pergunta que os fariseus fizeram a Jesus era uma armadilha em potencial porque, se Ele dissesse que era correto pagar tributo aos romanos, os judeus considerariam que Ele apoiava Roma e que era desleal a Seu próprio povo. Se o Salvador dissesse a eles que não era lícito pagar os tributos, então, os fariseus poderiam acusá-Lo de traição e denunciá-Lo às autoridades romanas.

Imagem
moeda romana

Uma moeda romana com a imagem de César

Leia Mateus 22:18–21 e identifique como o Senhor respondeu à pergunta dos fariseus.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras: Em sua opinião, por que a resposta do Salvador foi uma resposta perfeita para a pergunta dos fariseus?

A frase “dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” no versículo 21 refere-se a nossa obrigação de obedecer às leis civis, como a de pagar impostos.

Aprendemos com esses versículos o seguinte princípio: O Senhor espera que sejamos bons cidadãos e obedeçamos às leis do país.

Por que é importante para nós, como discípulos de Jesus Cristo, ser bons cidadãos e obedecer às leis do país? (Ver Regras de Fé 1:12.) Por que o Senhor espera que sejamos bons cidadãos e bons membros da Igreja e que obedeçamos às leis do país e Suas leis?

Leia Mateus 22:22 e identifique como os fariseus reagiram à resposta do Salvador.

Mateus 22:23–34

O Salvador ensina os saduceus sobre casamento e a Ressurreição

Além dos fariseus, os saduceus também tentaram apanhar o Salvador em algo que Ele dissesse enquanto ensinava no templo. Leia Mateus 22:23–28 e identifique como os saduceus tentaram apanhar o Salvador. Observe que os saduceus acreditavam “não haver ressurreição” (versículo 23).

Como você resumiria a pergunta que os saduceus fizeram ao Salvador?

Os saduceus intencionalmente aplicaram errado um costume do Velho Testamento que havia sido criado para auxiliar as viúvas (ver Deuteronômio 25:5–6). Eles tentaram exagerar esse costume para desacreditar a doutrina da Ressurreição.

Leia Mateus 22:29–30 e identifique a resposta do Salvador à pergunta dos saduceus. Observe o que Jesus disse que não aconteceria na ressurreição.

Dentro do contexto do Plano de Salvação, o Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou Mateus 22:29–30:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“[Jesus Cristo] não está negando, mas limitando o conceito dominante de que haverá casamento ou pessoas serão dadas em casamento no céu. Ele está dizendo que, no que diz respeito a ‘eles’ (os saduceus), e no que diz respeito a ‘eles’ (‘os filhos deste mundo’), a unidade familiar não terá continuidade na ressurreição. (…)

‘Portanto, quando [aqueles que não viverão, não vivem ou não conseguem viver a lei do casamento eterno] estão fora do mundo, não se casam nem são dados em casamento.’

Por isso, para aqueles a quem Jesus estava falando não há casamento nem são dados em casamento no céu; tampouco para aqueles que nem mesmo acreditam na Ressurreição e muito menos em todos os outros princípios de salvação, nem para os que são injustos e profanos, nem para os que vivem à maneira do mundo ou para a grande maioria da humanidade que não se arrepende. Todos esses não poderão ganhar o galardão do mundo vindouro” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário sobre o Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. I, p. 606).

O Senhor revelou muitos princípios importantes relacionados ao casamento eterno ao Profeta Joseph Smith. Leia Doutrina e Convênios 132:15–17 e identifique o que o Senhor revelou ao Profeta sobre casamento nesses versículos.

Quem o Senhor disse que “não se casam nem são dados em casamento” (D&C 132:16) na ressurreição?

Não ser casado “por meu intermédio nem por minha palavra” (D&C 132:15) significa que a pessoa não foi selada ao cônjuge no templo pela autoridade do sacerdócio.

Em Mateus 22:30 e Doutrina e Convênios 132:15–17 aprendemos que aqueles que não são selados pela autoridade do sacerdócio a seu cônjuge na mortalidade ou por procuração nos templos, não serão casados no mundo vindouro.

Leia Mateus 22:31–33 e identifique outros princípios que o Salvador ensinou aos saduceus sobre a Ressurreição. Se desejar, marque o que o Salvador disse no versículo 32 que demonstra que a Ressurreição é real.

Como o povo reagiu quando ouviu o Salvador ensinar essas doutrinas?

Mateus 22:34–40

O Salvador ensina sobre os dois grandes mandamentos

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva todos os mandamentos de que conseguir lembrar em um minuto.

Alguns rabinos judeus acreditavam que havia 613 leis ou mandamentos na lei de Moisés. Leia Mateus 22:34–36 e identifique a pergunta que um dos fariseus fez a Jesus em relação aos mandamentos. Você pode marcar essa pergunta em suas escrituras.

Sem olhar a resposta do Salvador, circule um mandamento na lista que escreveu em seu diário que, na sua opinião, é o “grande”, ou o mandamento mais importante.

Leia Mateus 22:37–40 e veja como o Salvador respondeu à pergunta dos fariseus. (Mateus 22:36–39 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de maneira diferente a fim de localizá-la com facilidade posteriormente.)

A orientação do Senhor de “[amar] o teu próximo” refere-se ao modo como tratamos as outras pessoas.

Por que esses dois mandamentos são considerados os dois grandes mandamentos?

A frase “destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mateus 22:40) significa que todos os mandamentos que Deus revelou na lei de Moisés e por meio dos profetas do Velho Testamento foram dados para ajudar as pessoas a mostrarem amor a Deus, ao próximo ou a ambos.

Aprendemos com esses versículos o seguinte princípio: Se amarmos a Deus e ao nosso próximo como a nós mesmos com toda sinceridade, vamos nos empenhar em guardar todos os mandamentos.

Examine novamente a lista de mandamentos que escreveu no diário de estudo das escrituras. Coloque uma estrela nos mandamentos que demonstram amor a Deus e um quadrado naqueles que demonstram amor ao próximo. (Alguns mandamentos podem ser marcados com uma estrela e um quadrado.)

Pense em uma ocasião em que decidiu obedecer a um mandamento em particular para demonstrar seu amor a Deus ou a outra pessoa.

Pense em um mandamento que poderia obedecer mais fielmente para demonstrar seu amor ao Pai Celestial ou a outra pessoa. Faça a meta de obedecer a esse mandamento mais fielmente.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Mateus 22:36–39

Em cada passagem de domínio das escrituras, você deve ser capaz de identificar o contexto, a doutrina ou o princípio e saber como aplicar isso em sua vida. (Veja os recursos de domínio das escrituras disponíveis em LDS.org para recursos de estudo.)

Em Mateus 22:36–39, o contexto é a resposta de Jesus Cristo a um fariseu que perguntou qual era o maior dos mandamentos. Uma doutrina ou um princípio ensinado nessa passagem é que os dois grandes mandamentos são amar a Deus e amar ao próximo. Observe que no versículo 37 diz: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (grifo do autor). Uma aplicação dessa passagem de domínio das escrituras poderia ser ponderar as seguintes perguntas: Como você pode demonstrar amor a Deus de coração, alma e pensamento? Como pode demonstrar amor aos filhos de Deus?

  1. Pondere sobre o que significa amar a Deus de todo o coração. Depois, reflita sobre o que significa amá-Lo de toda sua alma. Depois, pense sobre como pode amá-Lo de todo pensamento. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva seus pensamentos a respeito dessas três ideias.

Mateus 22:41–46

Jesus pergunta aos fariseus o que eles pensam do Cristo

Depois que o Salvador respondeu bem às perguntas dos fariseus e saduceus, Ele fez algumas perguntas aos fariseus. Leia Mateus 22:41–42 e identifique o que o Salvador perguntou aos fariseus.

De acordo com esses versículos, que perguntas Jesus Cristo fez aos fariseus? Como os fariseus responderam?

A maioria dos judeus sabia que Cristo, ou o Messias, seria descendente do rei Davi. Os fariseus acreditavam que o Messias seria coroado rei de Israel e ajudaria os judeus a derrotar Roma e a conseguir a liberdade, como o rei Davi havia feito anteriormente. Em Mateus 22:43–46 lemos que Jesus ensinou aos fariseus que, de acordo com suas próprias escrituras, Cristo era mais do que apenas o filho de Davi — Ele era também o Filho de Deus. Jesus citou Salmos 110:1 ao explicar isso aos fariseus (ver Mateus 22:44).

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

O Élder Bruce R. McConkie explicou: “Há alguma dúvida sobre como Jesus está interpretando as palavras de Salmos? Ele está dizendo que isso quer dizer: ‘O Pai disse ao Filho, Eloim disse a Jeová, sente-Se à minha direita, até depois de Seu ministério mortal; então O elevarei à glória e exaltação eterna comigo, onde Tu continuarás sentado à minha mão direita para sempre’. Não é de admirar que o relato inspirado encerre o assunto dizendo: ‘E ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo’. (Mateus 22:41–46)” (The Promised Messiah: The First Coming of Christ [O Messias Prometido: A Primeira Vinda de Cristo], 1978, p. 102).

  1. Pondere sobre como responderia às seguintes perguntas: O que pensais vós do Cristo? De quem Ele é Filho?” Escreva seus pensamentos em seu diário de estudo das escrituras.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Mateus 22:15–26 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: