Biblioteca
Unidade 6, Dia 4 Mateus 26:1–30


Unidade 6: Dia 4

Mateus 26:1–30

Introdução

Dois dias antes da Páscoa judaica, Judas conspirou com os líderes judeus que queriam matar Jesus. Na noite de Páscoa, Jesus instituiu o sacramento.

Mateus 26:1–16

Judas conspira com os líderes judeus que querem matar Jesus

Você já viu um filme ou leu uma história em que alguém foi traído? Por que a pessoa foi traída? Como se sentiria se um amigo próximo o traísse? Ao ler sobre as horas finais da vida de Jesus Cristo, lembre-se de que Ele foi traído por um amigo muito próximo.

Imagem
marcando o batente da porta no Egito

Para os antigos israelitas, a semana de Páscoa era uma das semanas mais importantes do ano. “A festa da páscoa judaica foi instituída [na época de Moisés] para ajudar os filhos de Israel a se lembrarem da época em que o anjo destruidor passou por suas casas sem levar seus filhos e libertou-os dos egípcios” (ver Êxodo 12:21–28; 13:14–15). Como parte das comemorações de Páscoa, os Israelitas sacrificavam um cordeiro e aspergiam seu sangue nos umbrais das portas. “Os cordeiros sem mancha, cujo sangue foi usado como sinal para salvar a Israel antiga, eram um símbolo de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, cujo sacrifício redimiu toda a humanidade” (Guia para Estudo das Escrituras, “Páscoa” scriptures.LDS.org).

Leia Mateus 26:1–2 e identifique o que Jesus Cristo disse que aconteceria depois da Páscoa.

Depois, leia Mateus 26:3–5 e identifique quem estava planejando matar Jesus nessa ocasião.

Por que os escribas e os principais dos sacerdotes decidiram esperar até depois da Páscoa para matar Jesus?

Em Mateus 26:6–13 lemos que, enquanto Jesus estava em Betânia, uma mulher veio até Ele e O ungiu com um unguento muito caro, atestando Sua iminente morte e sepultamento. Alguns discípulos, incluindo Judas, um dos Doze Apóstolos e tesoureiro do grupo, reclamaram que o unguento poderia ter sido vendido para ajudar os pobres. Entretanto, Judas não estava realmente preocupado com os pobres, na verdade ele era ladrão e queria o dinheiro para si mesmo (ver João 12:4–6).

Leia Mateus 26:14–16 e identifique o que Judas fez depois que o Salvador o repreendeu por reclamar.

Observe quanto Judas recebeu como pagamento por trair Jesus. “De acordo com a lei de Moisés, trinta moedas de prata compensariam um proprietário pela morte de um escravo (ver Êxodo 21:32). (…) O preço da traição demonstra a pouca consideração que Judas e os principais dos sacerdotes tinham pelo Salvador” (ver New Testament Student Manual [Novo Testamento – Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014, p. 81). Esse ato também cumpriu a profecia do Velho Testamento sobre quando o Salvador seria traído (ver Zacarias 11:12).

Mateus 26:17–25

Jesus e os discípulos comem a ceia da Páscoa

Imagem
moça olhando-se no espelho

Pense na última vez que se olhou no espelho. De que maneira os espelhos podem ser úteis para nós?

Leia a declaração a seguir dada pelo Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência, identifique e marque por que é importante nos vermos claramente, como Deus nos vê:

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

“Ninguém gosta de admitir quando está se desviando do curso correto. Sempre tentamos evitar uma análise detalhada de nossa alma e um confronto com nossas fraquezas, nossas limitações e nossos medos. Consequentemente, quando paramos para examinar nossa vida, tendemos a vê-la através do filtro do favoritismo, das desculpas e das histórias que contamos a nós mesmos para justificar ações e pensamentos indignos.

Mas é essencial que consigamos ver a nós mesmos com clareza em prol de nosso crescimento e bem-estar espiritual. Se nossas fraquezas e ineficiências continuarem ocultas nas sombras, o poder redentor do Salvador não poderá curá-las e transformá-las em forças. (…)

Então, de que maneira podemos fazer brilhar a pura luz das verdades de Deus em nossa alma e ver-nos como Ele nos vê?

Gostaria de lembrar que as sagradas escrituras e os discursos das conferências gerais são um espelho excelente para fazer nossa autoavaliação” (“Porventura Sou Eu, Senhor” A Liahona, novembro de 2014, p. 58).

Pondere sobre como as escrituras e os discursos das conferências gerais podem ser como um espelho para nos ajudar a ver como podemos nos aperfeiçoar.

Ao estudar Mateus 26:17–25 identifique um princípio que pode ajudá-lo a reconhecer suas fraquezas, para que possa se empenhar em vencê-las.

Em Mateus 26:17–19 lemos que Jesus disse a Seus discípulos que preparassem um lugar em Jerusalém para a ceia de Páscoa.

Leia Mateus 26:20–21 e descubra o que Jesus falou aos discípulos durante a ceia de Páscoa.

Se estivesse lá, o que pensaria depois de Jesus ter dito isso?

Leia Mateus 26:22 e procure o que os apóstolos perguntaram a Jesus.

O que a pergunta “Porventura sou eu, Senhor?” ensina sobre os onze apóstolos?

Um princípio que podemos aprender nesse relato é que, quando os discípulos de Jesus Cristo ouviram a palavra do Senhor, eles examinaram sua vida para saber como isso se aplicava a eles.

O Presidente Uchtdorf disse o seguinte sobre esse relato:

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

“Os discípulos não questionaram o que [Jesus] lhes dissera. Nem olharam para os lados ou apontaram para alguém ou perguntaram ‘Será ele?’ (…)

Pergunto-me o que cada um de nós faria se tivesse passado por essa experiência com o Salvador. Será que olharíamos ao redor e pensaríamos: ‘Provavelmente, Ele deve estar-Se referindo ao irmão Silva. Ele nunca me enganou’, ou ‘Ainda bem que o irmão Santos está aqui. Ele bem que precisa ouvir essa mensagem’? Ou será que nós, como os discípulos daquele tempo, olharíamos para dentro de nós e faríamos a pungente pergunta: ‘Porventura sou eu?’” (“Porventura Sou Eu, Senhor?” p. 56).

Você já foi tentado a desprezar as palavras do Senhor e presumir que elas foram direcionadas a outra pessoa? Leia a declaração a seguir e identifique o que o Presidente Uchtdorf nos convidou a fazer quando ouvirmos as palavras do Senhor:

“Nestas simples palavras ‘Porventura sou eu, Senhor?’ repousa o princípio da sabedoria e o caminho rumo à conversão pessoal e à mudança duradoura. (…)

Devemos pôr de lado nosso orgulho, ver além da nossa vaidade e, em humildade, perguntar: ‘Porventura sou eu, Senhor?’

E se a resposta do Senhor for: ‘Sim, meu filho, há coisas em que você precisa melhorar, coisas que posso ajudar você a vencer’, oro para que aceitemos essa resposta, reconhecendo com humildade nossos pecados e nossas fraquezas e que então mudemos nosso comportamento tornando-nos melhores” (“Porventura Sou Eu, Senhor” pp. 56, 58).

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre uma ocasião em que foi abençoado por colocar em prática as palavras do Senhor em sua vida. Depois, faça uma meta específica relacionada ao que vai fazer para analisar melhor sua vida quando ouvir ou ler as palavras do Senhor.

Leia Mateus 26:23–25 e identifique a resposta do Senhor à pergunta que os apóstolos fizeram. Logo após Jesus ter identificado Judas como aquele que O trairia, Judas saiu (ver João 13:30).

Mateus 26:26–30

Jesus Cristo institui o sacramento durante a Páscoa

Depois de o Salvador comer a ceia da Páscoa com os apóstolos, Ele instituiu a ordenança do sacramento.

Imagem
Última Ceia

Reflita sobre suas respostas às seguintes perguntas: Quando você tomou o sacramento pela última vez, o que estava fazendo? O que estava pensando? O que sentiu?

Leia Mateus 26:26–29 e identifique o que o Senhor fez com o pão e o conteúdo do cálice.

Com esses versículos aprendemos que os emblemas do sacramento representam o corpo e o sangue de Jesus Cristo, que Se sacrificou por nós.

A Tradução de Joseph Smith nos dá uma compreensão mais profunda sobre Mateus 26:26–28. Leia a Tradução de Joseph Smith, Mateus 26:22, 24–25 (no Guia para Estudo das Escrituras).

Observe as alterações inspiradas que foram feitas. Como elas nos ajudam a entender um propósito importante do sacramento?

Por meio dessas alterações inspiradas aprendemos que Jesus Cristo instituiu o sacramento para nos lembrarmos Dele e de Sua Expiação por nossos pecados.

Se for possível, assista ao vídeo “Recordá-Lo Sempre” (5:28) para entender melhor o propósito e a importância do sacramento. Nesse vídeo, o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, explica que o propósito do sacramento é lembrar-se de Jesus Cristo e de Seu Sacrifício Expiatório. Esse vídeo está disponível no site LDS.org.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como se empenhar em lembrar-se do Salvador e de Sua Expiação afeta seus sentimentos e suas experiências ao tomar o sacramento?

    2. Que coisas podem nos distrair durante a administração do sacramento?

    3. Como evitar essas distrações durante a reunião sacramental nos ajuda a ter uma experiência mais espiritual?

    4. O que você pode fazer para ajudá-lo a manter o foco no Salvador e no significado das ordenanças na reunião sacramental e lembrar-se Dele durante a semana?

De acordo com Mateus 26:27–28, o que o derramamento do sangue de Cristo permite que recebamos ao tomarmos o sacramento?

Simplesmente comer o pão e beber a água durante o sacramento não nos qualifica automaticamente para receber a remissão, ou o perdão, dos pecados. Precisamos exercer fé em Jesus Cristo, arrepender-nos e partilhar do sacramento com real intenção, sempre nos lembrando Dele e nos esforçando para guardar Seus mandamentos. Quando tomamos o sacramento dignamente, renovamos nossos convênios batismais.

Se desejar, escreva o seguinte princípio na margem de suas escrituras: Quando nos arrependemos e tomamos o sacramento com real intenção, podemos receber a remissão de nossos pecados

  1. No diário de estudo das escrituras, escreva como vai aplicar os princípios relacionados ao sacramento que identificou em Mateus 26:26–30.

Releia Mateus 26:29 e identifique quando o Salvador disse que partilharia novamente do sacramento.

Conforme registrado em Mateus 26:29, o Salvador disse aos discípulos que não beberia o fruto da vide novamente até bebê-lo com eles no reino de Seu Pai. Assim, o sacramento não simboliza apenas a Expiação do Salvador, mas também antecipa o momento em que Ele retornará à Terra em glória (ver I Coríntios 11:26).

“Nos últimos dias, o Senhor revelou ao Profeta Joseph Smith detalhes de uma ocasião futura em que Ele beberá do fruto da vide na Terra. De acordo com Doutrina e Convênios 27, o Senhor revelou que vai partilhar do sacramento novamente na Terra com Seus seguidores, inclusive muitos dos profetas antigos, como Morôni, Elias, João Batista, Elias, o profeta, Abraão, Isaque, Jacó, José, que foi vendido no Egito, Pedro, Tiago e João, ‘e também com Miguel, ou seja, Adão, o pai de todos’ (ver D&C 27:4–14) Os seguidores do Senhor incluem ‘todos os que, do mundo, o Pai me deu’ (D&C 27:14). Isso significa que se permanecermos verdadeiros e fiéis aos convênios que fizemos e perseverarmos até o fim, estaremos entre aqueles que vão partilhar dos emblemas do sacramento com o Salvador em uma ocasião futura” (ver New Testament Student Manual [Novo Testamento – Manual do Aluno], pp. 83–84).

  1. Escreva o seguinte no final dos exercícios de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Mateus 26:1–30 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: