Biblioteca
Unidade 1, Dia 2: O Papel do Aluno


Unidade 1: Dia 2

O Papel do Aluno

Introdução

O Espírito Santo, o professor e o aluno desempenham papéis importantes no aprendizado do evangelho. Esta lição vai ajudá-lo a entender cada um desses papéis de modo que você possa ser bem-sucedido em seu empenho de aprender. Pode ser necessário rever regularmente os princípios ensinados nesta lição a fim de relembrar suas responsabilidades no tocante ao aprendizado do evangelho.

Os Papéis do Espírito Santo, do Professor e do Aluno no Aprendizado do Evangelho

Pense na seguinte situação:

Uma moça sente-se inspirada e edificada ao estudar as lições semanais de estudo do Seminário no lar. Ela sente a influência do Espírito Santo. Ela é grata pelas coisas que aprende e pondera sobre maneiras de aplicá-las em sua vida. Outra moça também conclui as mesmas lições, mas fica entediada e sente que não consegue tirar muito proveito delas.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Quais são algumas possíveis razões para essas duas moças terem experiências tão diferentes ao concluírem as mesmas lições do Seminário?

Ao estudar a lição de hoje, identifique doutrinas e princípios que possam ajudá-lo a cumprir seu papel como aluno do Seminário e a fortalecer seu testemunho do evangelho de Jesus Cristo.

Três indivíduos desempenham papéis essenciais em um ambiente de aprendizado do evangelho como o Seminário: o Espírito Santo, o professor e o aluno.

Leia João 14:26 e João 16:13 e identifique algumas funções do Espírito Santo.

Um princípio que podemos aprender com esses versículos sobre as funções do Espírito Santo é que o Espírito Santo ensina a verdade.

Com base em sua experiência de vida, como podemos saber quando o Espírito Santo está nos ensinando a verdade? (Pode ser útil ler Doutrina e Convênios 8:2–3.)

Leia Doutrina e Convênios 50:13–14 e identifique o papel de um professor do evangelho. Observe que esses versículos foram dados aos primeiros membros da Igreja que haviam sido ordenados a pregar o evangelho.

Qual é o papel de um professor do evangelho?

Leia 2 Néfi 33:1 e identifique o que o Espírito Santo faz quando a verdade é ensinada por meio de Seu poder.

De acordo com 2 Néfi 33:1, o que o Espírito Santo faz por nós?

Leia Doutrina e Convênios 88:118 e identifique como devemos buscar o aprendizado.

Imagem
Élder David A. Bednar

Uma maneira de buscarmos aprendizado é pela fé. O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o que acontece quando buscamos aprender pela fé. Depois de citar 2 Néfi 33:1, o Élder Bednar disse: “Observem que o poder do Espírito leva a mensagem ao coração, mas não necessariamente para dentro dele. O professor pode explicar, demonstrar, persuadir e testificar, e fazê-lo com grande força espiritual e eficácia. Mas no final, o conteúdo da mensagem e o testemunho do Espírito Santo só penetrarão no coração se o aluno permitir que entrem. O aprendizado pela fé abre o caminho para dentro do coração” (“Aprender pela Fé”, A Liahona, setembro de 2007, p. 17).

Nessa declaração aprendemos que ao buscarmos aprender pela fé, convidamos o Espírito Santo para dentro de nosso coração, para testificar e ensinar a verdade.

  1. Fé é mais do que uma crença passiva. Expressamos nossa fé por meio de ações. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Em sua opinião, o que podemos fazer para aprender pela fé?

Imagine que você nunca jogou futebol, mas um professor promete que pode ensiná-lo bem o bastante para jogar em um time. Você acredita na habilidade do professor de ensinar e na sua, de aprender. O professor o leva a um campo de futebol. Ele explica e demonstra como fazer um drible, mas não deixa você sequer tentar. Depois, ele explica como fazer um passe e demonstra isso passando a bola para você. Porém, antes que você tenha a chance de tentar devolvê-la, o professor vem até você e pega a bola. Ele faz o mesmo ao realizar a cobrança de um lateral após a bola ter saído do campo. Ele agradece por seu tempo e vai embora.

Depois desse tipo de aula, você se sentiria preparado para conseguir uma vaga em um time? Por quê?

Embora aprender sobre futebol e ver outros jogadores atuando possa ajudar, se quiser desenvolver as habilidades necessárias para ser bem-sucedido como jogador de futebol, o que é preciso fazer?

Como esse exemplo está relacionado a aprender pela fé?

Apenas acreditar e confiar que o Espírito pode nos ensinar não é o suficiente. Para obter o conhecimento dos princípios de Deus, devemos também nos esforçar para aprender e aplicar o que aprendemos. O Élder Bednar ensinou sobre a ação inspirada pela fé que está relacionada a aprender pela fé:

Imagem
Élder David A. Bednar

“Um aprendiz que exerce seu arbítrio agindo de acordo com princípios corretos, abre seu coração ao Espírito Santo e convida-O a ensinar, a testificar com poder e a confirmar o testemunho. O aprendizado pela fé exige esforço físico, mental e espiritual e não apenas uma receptividade passiva. É na sinceridade e na constância de nossa ação inspirada pela fé que mostramos ao Pai Celestial e a Seu Filho, Jesus Cristo, a nossa disposição de aprender e receber instrução do Espírito Santo. (… )

 Aprender pela fé exige um ‘coração e uma mente solícita’ (D&C 64:34). Aprender pela fé é o resultado de o Espírito Santo levar o poder da palavra de Deus não só até o coração, mas também para dentro dele. O aprendizado pela fé não pode ser transferido do instrutor para o aluno por meio de uma palestra, uma demonstração ou um exercício experimental; em vez disso, o aluno precisa exercer fé e agir para obter tal conhecimento por si mesmo” (“Aprender pela Fé”, A Liahona, setembro de 2007, p. 20).

Relembre a moça que foi descrita no início desta lição, que está sempre entediada e sente que não consegue tirar muito proveito das aulas semanais de estudo do Seminário no lar. Imagine que ela tenha expressado essa frustração para você. De acordo com o que ela disse anteriormente sobre como faz as lições, você descobriu que ela geralmente escreve respostas superficiais para os exercícios em seu diário de estudo das escrituras e, com frequência, se distrai com outros interesses ao estudar as aulas. Ela também não participa das atividades de classe ou dos debates nas aulas semanais.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva três ou quatro exemplos de empenho espiritual, mental e físico que você incentivaria essa jovem a fazer para que ela tenha o benefício de aprender pela fé.

Exemplos da vida do Apóstolo Pedro ilustram como aprender pela fé convida o Espírito Santo para dentro de nosso coração, para ensinar e testificar a verdade. Leia Mateus 4:18–20 e identifique o convite que o Salvador fez a Pedro e a seu irmão André.

O que o Salvador convidou Pedro e André a fazer?

Imagem
Jesus chama os apóstolos

Jesus chamou Pedro e André para segui-Lo.

Como a resposta deles foi um exemplo de buscar aprender pela fé?

O ato de Pedro seguir a Jesus Cristo permitiu-lhe estar com o Salvador durante Seu ministério mortal. Ele teve o privilégio de ouvir regularmente o Salvador ensinar, e de testemunhar a realização de Seus muitos milagres. Após o convite do Salvador, Pedro até andou sobre as águas (ver Mateus 14:28–29).

Em uma ocasião, Jesus fez duas perguntas aos discípulos. Leia Mateus 16:13–17 e identifique a pergunta pessoal que o Salvador fez a Seus discípulos e qual foi a resposta de Pedro.

Observe no versículo 17 a explicação do Salvador sobre como Pedro obteve conhecimento. Pedro recebeu conhecimento por meio de revelação do Pai Celestial, que veio por meio do poder do Espírito Santo. Pondere sobre como a experiência de Pedro demonstra os princípios ensinados nesta lição.

  1. Faça as seguintes atividades em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Descreva uma época em que buscou aprender pela fé. Como o Espírito Santo cumpriu Seu papel no aprendizado do evangelho quando você fez isso?

    2. O que você vai fazer para aprender pela fé e convidar o Espírito Santo para dentro de seu coração, para ensinar e testificar a verdade? Se precisar de ideias específicas sobre o que pode fazer, você pode escolher enfocar uma ou duas das seguintes atividades:

      • Estudar as escrituras diariamente.

      • Adotar técnicas de estudo das escrituras, como a de marcá-las, cruzar referências e usar auxílios de estudo das escrituras.

      • Empenhar-se com reverência e atenção nas atividades de aprendizado, e evitar distrações.

      • Completar de modo significativo as atividades de aprendizado em cada lição.

      • Registrar impressões, pensamentos e observações adicionais em seu diário de estudo das escrituras.

      • Explicar doutrinas e princípios do evangelho a outras pessoas, registrar e compartilhar experiências e pensamentos relacionadas às doutrinas e aos princípios do evangelho, e testificar a veracidade dessas doutrinas e desses princípios.

      • Aplicar as doutrinas e os princípios do evangelho em sua vida (ver João 7:17).

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

Ao buscar aprender pela fé ao participar do Seminário, você estará seguindo o conselho do Presidente Thomas S. Monson: “Jovens, peço que participem do Seminário. Estudem as escrituras diariamente. Escutem seus professores atentamente. Apliquem o que aprenderem em espírito de oração” (“Participe do Seminário”, 12 de agosto de 2011, seminary.LDS.org).

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva o seguinte no final das designações de hoje:

    Estudei a lição “O Papel do Aluno” e a concluí em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: