Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
Deus Honrará aos que O Honrarem


Lição 21

Deus Honrará aos que O Honrarem

I Samuel 2–3; 8

Propósito

Ajudar os alunos a compreenderem as bênçãos de honrar e agradar ao Senhor mais do que a si mesmos, aos outros ou ao mundo.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude estas escrituras:

    1. I Samuel 2:12–17, 22–25. Os filhos de Eli cometem transgressões e são aconselhados por seu pai.

    2. I Samuel 2:27–36; 3:12–14. Um homem de Deus adverte Eli sobre as conseqüências da iniqüidade de sua família.

    3. I Samuel 3. O Senhor chama Samuel, e ele responde.

    4. I Samuel 8. Os israelitas querem um rei “como o têm todas as nações”. Samuel adverte-os sobre os perigos de tal decisão.

  2. Sugere-se que você peça a um aluno que se prepare para resumir a história de como Samuel foi chamado (I Samuel 3) e a outro aluno que se prepare para resumir a passagem em que Israel deseja ter um rei (I Samuel 8).

  3. Caso escolha discutir o panfleto Para o Vigor da Juventude (34285 059) nesta lição, leve um exemplar dele para a sala de aula.

  4. Se você utilizar a atividade motivadora, leve uma gravura do Salvador [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 240] Se preferir não fazer os desenhos no quadro-negro, leve um espelho, um objeto para representar as outras pessoas e um mapa, globo ou outro objeto para representar o mundo.

  5. Se a gravura “O Menino Samuel É Chamado pelo Senhor” estiver disponível, sugere-se que ela seja usada durante a aula. [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 111]

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Você pode fazer esta atividade (ou outra de sua preferência) no início da aula.

Antes de iniciar a aula, coloque uma gravura do Salvador na sala e cubra-a. Desenhe as três figuras da página 97 no quadro-negro e cubra-as (ou disponha os três objetos relacionados na seção “Preparação” e cubra-os). Diga que cada objeto coberto está relacionado a quem honramos e a quem tentamos agradar.

• De acordo com I Samuel 2:30, a quem o Senhor honrará?

Diga aos alunos que esta lição tratará das bênçãos advindas de honrarmos ao Senhor. Diga que você descobrirá os objetos quando chegar a hora.

Imagem
self, others, and world

Comentários sobre as Escrituras e Sua Aplicação

À medida que ensinar estas passagens de escritura, comente como elas podem ser aplicadas na vida diária. Incentive os alunos a contarem experiências relacionadas aos princípios destas escrituras.

1. Os filhos de Eli honram a si mesmos mais do que ao Senhor.

Ensine e comente I Samuel 2:12–17, 22–25.

Hofni e Finéias eram filhos de Eli, o sumo sacerdote. Eles também eram sacerdotes; no entanto, eram iníquos. Quando os israelitas iam oferecer sacrifícios no tabernáculo, Hofni e Finéias tomavam à força a carne dos animais oferecidos em sacrifício antes que a gordura fosse queimada sobre o altar. Tomavam também parte da carne que estivesse sendo cozida para a refeição sacrifical. (I Samuel 2:12–17) Essas eram transgressões sérias das leis de Deus, equivalentes a roubar a Deus. Os filhos de Eli também cometeram o pecado extremamente sério de seduzir as mulheres que se reuniam à porta do tabernáculo. (I Samuel 2:22)

• Que efeito tiveram as ações dos filhos de Eli sobre outras pessoas em Israel? (Ver I Samuel 2:17, 24.)

• Pelo que as ações dos filhos de Eli indicavam, a quem eles escolheram honrar? (Descubra o primeiro desenho ou um espelho.) Em que aspectos da nossa vida, ocasionalmente, honramos e agradamos a nós mesmos em vez de honrar e agradar ao Senhor? Estas idéias podem estar entre as que forem citadas pelos alunos:

  1. Entretenimento

  2. Observância do Dia do Senhor

  3. Namoro e moralidade

  4. Jejum

  5. Cargos na Igreja

• Em sua opinião, por que algumas vezes escolhemos agradar a nós mesmos em vez de agradar a Deus? Quais são as conseqüências de honrarmos a nós mesmos mais do que a Deus?

2. Eli honra a seus filhos mais do que ao Senhor.

Ensine e comente I Samuel 2:27–36; 3:12–14. • O que Eli tinha a responsabilidade de fazer quando tomou conhecimento da iniqüidade de seus filhos? O que ele fez? (Ver I Samuel 2:22–25.) Qual foi a reação deles? (Ver I Samuel 2:25.)

• Após repreender seus filhos, Eli nada mais fez para corrigir os terríveis pecados em sua família e no tabernáculo. Como conseqüência disso, um homem de Deus veio a ele e o castigou, dizendo-lhe que ele honrava aos filhos mais do que a Deus. (I Samuel 2:27–29) De que modo Eli honrara a seus filhos mais do que a Deus? O que o homem de Deus disse que aconteceria à casa de Eli? (Ver I Samuel 2:30–35.)

• Às vezes, honramos a outras pessoas mais do que a Deus. Como fazemos isso? (Descubra o segundo desenho ou o objeto que representa as outras pessoas.) Algumas das respostas podem ser:

  1. Permitimos que as pessoas com quem convivemos nos persuadam a fazer algo que sabemos ser errado.

  2. Agimos desonestamente porque temos medo do que outras pessoas venham a pensar de nós.

  3. Deixamos de corrigir as más ações de membros de nossa família ou de amigos porque queremos manter boas relações com eles.

O Presidente Joseph F. Smith ensinou: “Nenhum de nós deve ser tão absurdamente complacente, tão leviano e amar os filhos tão superficialmente que não ouse impedir que eles se extraviem, pratiquem más ações e que frivolamente amem mais as coisas do mundo do que a retidão”. [Gospel Doctrine, 5ª edição, 1939, p. 286]

• Como os pais podem cumprir, em espírito de amor, sua responsabilidade em relação a filhos rebeldes? Que responsabilidade os filhos têm quando os pais se esforçam para guiá-los em retidão?

3. Samuel honra ao Senhor.

Ensine e comente I Samuel 3. Sugere-se que você designe um aluno para resumir brevemente esse capítulo. Lembre aos alunos que o menino Samuel começou a servir no templo depois que sua mãe, Ana, entregou-o para servir ao Senhor, conforme prometera. (I Samuel 1)

• Quem falou com Samuel durante a noite? (Ver I Samuel 3:4.) De início, quem Samuel pensou que o estivesse chamando? (Ver I Samuel 3:5–6, 8.) Como Samuel soube que era o Senhor quem o chamava? (Ver I Samuel 3:8–9.)

• Como o Senhor se comunica conosco? (Ele comunica-se geralmente por meio dos sussurros do Espírito Santo. Os alunos podem sugerir outros meios pelos quais Ele se comunica conosco.) De que forma podemos nos preparar para receber e entender as mensagens do Senhor?

• Como Samuel honrava ao Senhor? (Descubra a gravura do Senhor.) Podem-se considerar estas passagens na discussão:

“E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, (…)” (I Samuel 2:35).

“O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.” (I Samuel 3:4)

“E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.” (I Samuel 3:10) • O Senhor prometeu honrar aqueles que o honrassem. (I Samuel 2:30) Como o Senhor honrou Samuel? (Ver I Samuel 3:19) Como você acha que o Senhor nos honrará se nós O honrarmos como Samuel?

4. Os israelitas honram ao mundo.

Ensine e comente I Samuel 8. Sugere-se que você designe um aluno para resumir brevemente esse capítulo.

• Que tipo de governo tinha Israel durante o ministério de Samuel? (Ver I Samuel 8:1. Os israelitas eram governados por juízes.) Quem Israel deveria considerar como seu rei? (Ver I Samuel 12:12.)

• Por que os filhos de Israel queriam um rei? (Ver I Samuel 8:5, 20.) Ao pedir um rei “como o têm todas as nações”, quem Israel rejeitou? (Ver I Samuel 8:7.) O Senhor disse a Samuel que explicasse ao povo todos os problemas que resultariam de ter um rei. Quais eram esses problemas? (Ver I Samuel 8:9–18.) Qual foi a resposta dos israelitas às advertências de Samuel? (Ver I Samuel 8:19–22.)

• Ao pedirem um rei, quem os israelitas honraram? (Descubra o terceiro desenho ou o objeto que representa o mundo.)

• Em que ocasiões demonstramos o desejo de ser “como (…) todas as nações”? (Ver I Samuel 8:5.)

Pode-se usar o panfleto Para o Vigor da Juventude (34285 059) para discutir os padrões que o Senhor estabeleceu a fim de evitar que participemos das iniqüidades do mundo. Diga que esses padrões aplicam-se aos adultos tanto quanto aos jovens.

• O Senhor Jesus Cristo é nosso verdadeiro rei, assim como foi o verdadeiro rei dos israelitas. (Salmos 47:7; 89:18; 149:2) Como esse conhecimento deveria afetar nossa atitude em relação aos hábitos do mundo? Às vezes, rejeitamos o Senhor como nosso rei. Como isso acontece?

Conclusão

Chame a atenção dos alunos para os quatro objetos que foram mostrados durante a aula. Diga que todos nós devemos escolher, a cada dia, quem honraremos. Preste testemunho das bênçãos que você recebeu e da alegria que sentiu sempre que honrou ao Senhor. Estimule os alunos a contarem experiências que tiveram ou a prestarem testemunho.

Outras Sugestões para o Professor

O material a seguir complementa o plano de aula sugerido. Podem-se usar uma ou mais destas idéias como parte da lição.

1. O valor das coisas que escolhemos

• Às vezes, trocamos coisas de grande valor por coisas de menor valor. Do que Eli e seus filhos abriram mão por causa das escolhas que fizeram? A que Samuel disse que os israelitas estariam renunciando se quisessem um rei? (Ver I Samuel 8:11–17.) Às vezes, renunciamos a coisas de grande valor por causa de coisas menos valiosas. Citem algumas das coisas às quais renunciamos.

2. “O Senhor qualifica aqueles que chama”

O Presidente Thomas S. Monson fez a seguinte declaração para mostrar como o Senhor honra aqueles que O honram:

“Alguns dentre vocês podem, por natureza, ser tímidos ou considerar-se inadequados para aceitar um chamado. Lembrem-se de que esta obra não é só sua e minha. É a obra do Senhor, e quando estamos a serviço do Senhor, temos direito a Seu auxílio. Lembrem-se de que o Senhor qualifica aqueles que chama.” (A Liahona, julho de 1996, p. 45)

Depois o Presidente Monson contou esta história:

“Caso sintam que a designação é muito árdua ou toma muito tempo, gostaria de contar-lhes a experiência de um mestre familiar fiel e seu companheiro no que era, então, a Alemanha Oriental.

O irmão Johann Denndorfer fora convertido à Igreja na Alemanha e, após a Segunda Guerra Mundial, viu-se virtualmente prisioneiro em sua própria terra — a Hungria, na cidade de Debrecen. Como ele desejava ir ao templo! Como desejava receber suas bênçãos espirituais! As solicitações que fez para viajar até o Templo da Suíça foram repetidamente rejeitadas e ele quase se desesperou. Foi então que recebeu a visita de seu mestre familiar. O irmão Walter Krause viajou do nordeste da Alemanha até a Hungria. Dissera ele a outro mestre familiar, seu companheiro: ‘Gostaria de fazer visita de mestre familiar comigo esta semana?’

O companheiro respondeu: ‘Quando partimos?’

‘Amanhã’, respondeu irmão Krause.

‘Quando voltaremos?’, perguntou o companheiro.

‘Mais ou menos dentro de uma semana — se voltarmos!’

E lá foram eles visitar o irmão Denndorfer. Ele não tivera mestres familiares desde antes da guerra. E quando viu os servos do Senhor, ficou muito feliz. Não lhes apertou as mãos, mas foi até o quarto e tirou de um esconderijo o dízimo que tinha guardado desde o dia em que se tornara membro da Igreja e voltara para a Hungria. Entregou o dízimo a seus mestres familiares e disse: ‘Agora estou em dia com o Senhor. Agora me sinto digno de apertar as mãos dos servos do Senhor’.

O irmão Krause perguntou-lhe se desejava ir ao templo da Suíça. O irmão Denndorfer respondeu: ‘Não adianta. Tentei várias vezes. O governo até confiscou meus livros da Igreja, meu maior tesouro’.

O irmão Krause, que era patriarca, deu uma bênção patriarcal ao irmão Denndorfer: ‘Consulte novamente o governo a respeito de ir à Suíça’. E o irmão Denndorfer fez a solicitação mais uma vez às autoridades. Dessa vez recebeu aprovação e, com alegria, foi ao Templo da Suíça onde permaneceu um mês. Recebeu a investidura própria, teve sua esposa, falecida, selada a si, e realizou o trabalho para centenas de seus antepassados. Retornou ao lar renovado no corpo e no espírito.” (A Liahona, julho de 1996, pp. 46–47)