Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
Deus Revela Seus Segredos a Seus Profetas


Lição 35

Deus Revela Seus Segredos a Seus Profetas

Amós 3; 7–9; Joel 2–3

Propósito

Ensinar aos alunos que, nos últimos dias, o Senhor revela Seus segredos a Seus profetas e derrama Seu Espírito sobre todas as pessoas.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude estas escrituras:

    1. Amós 3:6–7. Amós ensina que o Senhor revela Seus segredos a Seus servos, os profetas.

    2. Amós 7:10–17; 8:11–13; 9:8–15. Amós é chamado por Deus para ser profeta. (7:10–15) Ele profetiza o cativeiro e a dispersão de Israel. (7:16–17; 9:8–10) Profetiza que haverá fome de ouvir a palavra do Senhor. (8:11–13) Profetiza que, nos últimos dias, Israel será estabelecida como uma nação grande e próspera. (9:11–15)

    3. Joel 2; 3:16–17. Joel profetiza as guerras e calamidades dos últimos dias. (2:1–11) Ele chama o povo ao arrependimento. (2:12–14; observe que a Tradução de Joseph Smith dos versículos 13 e 14 diz que o povo deve arrepender-se e não que o Senhor se arrepende.) Joel profetiza que Deus abençoará Seu povo nos últimos dias e derramará Seu Espírito sobre eles. (2:15–32; 3:16–17)

  2. Leitura adicional: Joseph Smith — História 1:41; Doutrina e Convênios 1:14–28, 37–38.

  3. Se utilizar a segunda atividade motivadora, sugere-se que você providencie acompanhamento musical para o hino. Sugere-se também que você peça a um aluno que fale brevemente sobre algum conselho recente do profeta.

  4. Se possível, consiga um retrato do profeta atual.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Você pode fazer uma destas atividades (ou outra de sua preferência) no início da aula. Escolha a atividade mais adequada para a classe.

  1. Conte esta história para os alunos:

    “Quando eu era uma jovem esposa e mãe, meu marido passou dois anos na força aérea. Vivíamos em uma vila militar em Long Island, no Estado de Nova York. Enquanto tomava conta de nossos filhos, eu freqüentemente conversava com vizinhas provenientes de todas as partes do país. Certo dia, enquanto conversava com uma vizinha a respeito de nossas crenças, ela quis saber o que havia de diferente na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

    Falei-lhe, resumidamente, a respeito da Restauração e expliquei que a Igreja restaurada de Jesus Cristo tem um profeta vivo hoje. Isso realmente pareceu despertar seu interesse, e ela quis saber o que o profeta dissera. Quando comecei a falar de Doutrina e Convênios e das revelações modernas, ela perguntou: ‘Mas o que ele tem dito ultimamente?’ Expliquei-lhe sobre a conferência geral e comentei que a Igreja tinha uma publicação mensal com uma mensagem do profeta. Ela ficou muito interessada. Senti vergonha ao admitir que não havia lido a mensagem mais recente. Ela concluiu nossa conversa dizendo: ‘Quer dizer que você tem um profeta vivo e não sabe o que ele disse?’” (Janette Hales Beckham, “Apoiar os Profetas Vivos”, A Liahona, julho de 1996, p. 88.)

    • Se alguém lhe perguntasse o que o profeta vivo disse recentemente, você seria capaz de responder?

    Explique-lhes que esta lição ressalta a importância de ouvir e seguir o profeta vivo.

  2. Peça aos alunos que cantem o hino “Graças Damos, ó Deus, por um Profeta” (Hinos, nº 9). Diga que é importante que estudemos o conselho de nosso profeta vivo. Peça aos alunos que falem sobre algum conselho que foi dado recentemente; ou designe com antecedência um aluno para resumir brevemente algum conselho recente do profeta.

Comentários sobre as Escrituras e Sua Aplicação

À medida que ensinar estas passagens de escritura, comente como elas podem ser aplicadas na vida diária. Incentive os alunos a contarem experiências relacionadas aos princípios destas escrituras.

Amós era um pastor de Tecoa, uma pequena cidade ao sul de Jerusalém. Ele ministrou ao povo do reino de Israel entre os anos 800 e 750 a.C., aproximadamente. A maior parte das pessoas estava em apostasia. Elas amavam as riquezas, oprimiam os pobres e estavam tão endurecidas que nem mesmo a fome ou peste as humilhava. Quando Amós confrontou o povo com seus pecados, profetizou punições ainda mais terríveis. No entanto, ressaltou que Deus estava desejoso de purificar qualquer pessoa que se arrependesse, exortando: “Buscai ao Senhor, e vivei”. (Amós 5:6) Amós também profetizou a respeito dos últimos dias.

O profeta Joel ministrou ao povo do reino de Judá. Não se sabe exatamente em que época ele viveu, mas suas profecias são de importância especial para nós, porque muitas delas dizem respeito aos últimos dias. Joel usou a imagem forte de uma hoste de locustas devoradoras para simbolizar a devastação que os exércitos e os julgamentos de Deus trariam nos últimos dias. Joel profetizou também grandes bênçãos nos últimos dias, prevendo que o Senhor derramaria o Seu “Espírito sobre toda a carne”. (Joel 2:28)

1. Amós ensina que o Senhor revela Seus segredos a Seus servos, os profetas.

Ensine e comente Amós 3:6–7.

• Como ouvimos a palavra do Senhor em nossos dias? O que o profeta Amós ensinou sobre a importância dos profetas? (Ver Amós 3:7.) (Na Tradução de Joseph Smith a palavra conhecido é usada no lugar de feito no versículo 6, e a palavra até é usada no lugar de sem no versículo 7.) Como essas mudanças esclarecem o significado da passagem? Ressalte que a própria Tradução de Joseph Smith é um exemplo da revelação dos segredos do Senhor a um profeta para nosso benefício.

• O que Doutrina e Convênios 1:37–38 fala sobre a atenção que devemos dar às mensagens dos profetas? (Mostre o retrato do profeta atual.) Conforme registrado em Doutrina e Convênios 21:4–5, que conselho e mandamento o Senhor deu aos santos no dia em que a Igreja foi organizada? Que bênçãos Ele prometeu se os Santos O atendessem? (Ver D&C 21:6.) Falem de como essa promessa se cumpriu em sua vida, à medida que vocês obedeceram ao conselho dos profetas.

2. Amós profetiza sobre a Israel antiga e a dos últimos dias.

Ensine e comente Amós 7:10–17; 8:11–13; 9:8–15.

• Por que Amazias, um dos sacerdotes do reino de Israel, pediu a Amós que saísse da terra? (Ver Amós 7:10–17. Amós profetizara que o mal sobreviria ao povo e a seu rei. Amazias e seu povo não queriam ouvir a verdade sobre suas maldades.) O que os versículos de 14 a 17 nos ensinam sobre o profeta Amós? (Ele era íntegro e corajoso. Não mudaria o que o Senhor lhe ordenara dizer, mas continuaria a profetizar que o mal sobreviria ao povo se não se arrependesse.)

• Por que tantas pessoas de todas as épocas rejeitam ou ignoram as mensagens dos profetas? Segundo a profecia de Amós, qual seria a conseqüência de Israel rejeitar o conselho dos profetas? (Ver Amós 8:11–13. A conseqüência seria a fome espiritual ou apostasia.) Que conseqüências sofremos quando rejeitamos o conselho dos profetas?

O que Amós profetizou com relação à fome espiritual cumpriu-se entre os filhos de Israel após a época de Malaquias, o último profeta do Velho Testamento. Esse período terminou aproximadamente quatrocentos anos depois, quando João Batista foi chamado para preparar o caminho para Jesus Cristo. A profecia de Amós também se aplica à Grande Apostasia, os séculos de escuridão espiritual que se seguiram à morte dos Apóstolos do Salvador e que terminaram com a restauração do evangelho pelo Profeta Joseph Smith.

• Como a falta da palavra do Senhor pode ser comparada à fome? Que evidência você observa de que as pessoas hoje estão vagando “de um mar até outro mar” à procura da palavra do Senhor? De que modo ter as bênçãos do evangelho restaurado pode ser comparado a um banquete?

• Que mensagem de esperança conclui o livro de Amós? (Ver Amós 9:8–15. Os filhos de Israel não seriam completamente destruídos, seriam dispersos entre todas as nações e seriam restabelecidos como um povo grande e próspero nos últimos dias. Repare que no fim do versículo 9, o Senhor deixa claro que está preocupado com cada membro da casa de Israel.)

3. Joel profetiza que Deus abençoará Seu povo nos últimos dias e derramará Seu Espírito sobre ele.

Ensine e comente Joel 2; 3:16–17.

O profeta Joel descreveu alguns dos eventos dos últimos dias que precederiam a Segunda Vinda. Ele descreveu a marcha de um grande exército que causaria grande destruição por causa da iniqüidade do povo. (Joel 2:1–11) Exortou Israel a arrepender-se e converter-se ao Senhor, prometeu que Deus estaria em seu meio e descreveu o eventual triunfo e redenção de Israel. (Joel 2:12–32)

• Escreva Joel 2:12–32 e Joel 3:16–17 no quadro-negro. Peça aos alunos que releiam essas passagens e procurem as respostas a esta pergunta: O Senhor convocou as pessoas que viveriam nos últimos dias a fazer o que?

Escreva a palavra Convocações no quadro-negro. À medida que os alunos mencionarem frases, escreva as palavras-chave referentes a cada convocação no quadro-negro. Incentive os alunos a marcarem essas frases nas escrituras. Estas são algumas das coisas que poderão ser mencionadas:

Convocações

  1. “Convertei-vos a mim de todo o vosso coração.” (Joel 2:12)

  2. “Rasgai o vosso coração.” (Joel 2:13, no sentido de quebrantar o coração ou ser humilde.)

  3. “Convertei-vos ao Senhor vosso Deus.” (Joel 2:13)

  4. “Santificai a congregação.” (Joel 2:16)

  5. “Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te.” (Joel 2:21)

• O que isso sugere sobre a importância de nos convertermos ao Senhor de todo o nosso coração? O que podemos fazer para nos santificarmos e nos tornarmos dignos das bênçãos que o Senhor prometeu?

• Peça aos alunos que releiam Joel 2:12–32 e Joel 3:16–17, procurando as respostas para esta pergunta: Que bênçãos o Senhor prometeu àqueles que O seguirem nos últimos dias?

Escreva a palavra Bênçãos no quadro-negro. À medida que os alunos mencionarem as frases, escreva as palavras-chave de cada bênção no quadro- negro. Talvez os alunos queiram marcar essas frases em suas escrituras. Estas são algumas das bênçãos que poderão ser mencionadas:

Bênçãos

  1. “Ele [o Senhor] é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.” ( Na tradução de Joseph Smith de Joel 2:13 lê-se que o Senhor afasta de nós o mal e não que Ele se arrepende do mal.)

  2. O Senhor irá “compadecer-se do seu povo”. (Joel 2:18)

  3. O Senhor conduzirá o exército do norte (descrito nos versículos 1–11) a um lugar seco e deserto. (Joel 2:20)

  4. “E comereis abundantemente e vos fartareis.” (Joel 2:26)

  5. “Eu estou no meio de Israel, (…) e o meu povo nunca mais será envergonhado.” (Joel 2:27)

  6. “Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne.” (Joel 2:28; ver também o versículo 29.)

  7. Jovens e velhos profetizarão, terão sonhos e visões. (Joel 2:28)

  8. “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Joel 2:32)

  9. “O Senhor bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz.” (Joel 3:16)

  10. “O Senhor será o refúgio do seu povo.” (Joel 3:16)

  11. “O Senhor será (…) a fortaleza dos filhos de Israel.” (Joel 3:16)

  12. “E vós sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que habito em Sião.” (Joel 3:17)

• O que essas bênçãos ensinam sobre o compromisso do Senhor com Seu povo do convênio? O que ensinam sobre o poder que Ele usa em favor de Seus Santos? O que ensinam sobre Sua misericórdia e Seu amor? E sobre nossas oportunidades nos últimos dias?

• A declaração de Joel de que o Senhor derramaria Seu Espírito sobre todas as pessoas nos últimos dias (Joel 2:28–29) contrasta perfeitamente com a fome que Amós descreveu. (Amós 8:11–12) O anjo Morôni citou a profecia de Joel a Joseph Smith e disse-lhe que ela ainda não havia sido cumprida mas que seria em breve. (Joseph Smith – História 1:41) Vocês conhecem exemplos de ocasiões em que o Espírito foi derramado na vida de jovens e adultos de nossa época?

Conclusão

Ressalte que é uma grande bênção viver nos últimos dias, em que muitas profecias estão sendo cumpridas e temos a orientação de um profeta vivo. Incentive os alunos a estudarem, em espírito de oração, as palavras do profeta vivo e aplicarem seu conselho à própria vida.

Outras Sugestões para o Professor

O material a seguir complementa o plano de aula sugerido. Podem-se usar uma ou mais destas idéias como parte da lição.

1. Viver sossegado em Sião

• Amós advertiu o povo sobre viver “sossegado em Sião”. (Amós 6:1) O que significa viver sossegado em Sião? (Ver 2 Néfi 28:19–24, 27, 29–30.) De que modo podemos viver sossegados em Sião hoje em dia? Como podemos evitar isso?

2. “Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne.” (Joel 2:28)

• Todas as invenções modernas na área de transportes e comunicações surgiram depois da restauração do evangelho. Como esse progresso ajuda a cumprir a profecia de Joel que está em Joel 2:28–29? De que forma esse progresso ajuda a levar avante a obra do Senhor em nossos dias?

Sugere-se que você leia esta declaração do Élder Joseph Fielding Smith para ajudar os alunos a entenderem o grande benefício que essas invenções trouxeram para a realização da obra do Senhor.

“(…) Sustento que, se não tivesse havido a restauração do Evangelho e a organização da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, não existiria o rádio, não haveria aviões, as maravilhosas descobertas da medicina, química, eletricidade não teriam sido feitas e os muitos outros frutos dessas descobertas que vêm beneficiando o mundo não existiriam. Em tais condições, essas bênçãos ficariam retidas, pois elas pertencem à dispensação da plenitude dos tempos, da qual a restauração do Evangelho e a organização da Igreja constituem o ponto central, que irradia para o mundo o Espírito do Senhor. A inspiração do Senhor tem-se propagado e tomado a mente dos homens, embora eles não o saibam; e eles são dirigidos pelo Senhor. Desta maneira, Ele os coloca a Seu serviço, para que Seus propósitos e Sua justiça, no devido tempo, sejam supremos na Terra.

(…) Não creio, nem por um só momento, que essas descobertas tenham ocorrido por acaso, ou porque a inteligência dos homens de hoje seja superior a dos que viveram em eras passadas. Elas aconteceram e estão acontecendo, porque é chegada a hora, porque essa é a vontade do Senhor e porque Ele derramou Seu Espírito sobre toda a carne.” [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1926, p. 117.]