Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
‘Se Bem Fizeres, Serás Aceito’


Lição 5

“Se Bem Fizeres, Serás Aceito”

Moisés 5-7

Propósito

Ajudar os alunos a entenderem que a decisão de seguir Jesus Cristo leva à liberdade, felicidade e vida eterna, enquanto a decisão de seguir Satanás leva à miséria e ao cativeiro.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude estas escrituras da Pérola de Grande Valor: a. Moisés 5:16–41. Caim ama a Satanás mais que a Deus e faz uma oferta ao Senhor, para cumprir uma ordem de Satanás. (5:16–19) O Senhor rejeita a oferta de Caim e ordena-lhe que se arrependa. (5:20–25) Caim faz um pacto com Satanás e mata Abel. (5:26–33) O Senhor amaldiçoa Caim, e Caim é banido da presença do Senhor. (5:34–41)

    1. Moisés 6:26–63. Enoque, tetraneto de Adão, é chamado pelo Senhor para pregar arrependimento ao povo. (Moses 6:26–36) Enoque obedece à ordem do Senhor e ensina o povo. (Moses 6:37–63)

    2. Moisés 7:13, 17–21, 23–47, 68–69. A fé de Enoque é tão grande que remove montanhas, desvia o curso dos rios e atemoriza todas as nações. (7:13, 17) O Senhor e Enoque choram pelas iniqüidades do povo da Terra. (7:23–47) O povo da cidade de Enoque é uno de coração e vontade com o Senhor, e a cidade inteira é transladada para o céu. (7:18–21, 68–69)

  2. Leitura adicional: Moisés 5:42–55; 6:10–23; 7:14–16, 59–64; 2 Néfi 2:25–27; Gênesis 4:1–16.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Você pode fazer esta atividade (ou outra de sua preferência) no início da aula.

Antes de iniciar a aula, escreva as seguintes frases lado a lado no quadro-negro, formando duas listas:

Lista 1

Lista 2

“Quem é o Senhor para que eu O conheça?”

“Ele é o meu Deus e vosso Deus.”

“Estou livre.”

“Por que aconselhais a vós mesmos e negais o Deus do céu?”

“Sou eu guardador de meu irmão?”

“Vós sois meus irmãos.”

Diga aos alunos que esta lição fala dos dois homens que disseram as frases escritas no quadro-negro. Pergunte aos alunos o que eles deduzem a respeito desses homens, tendo por base o que eles disseram. (Os alunos podem reunir-se em pequenos grupos para discutir as declarações. Dê-lhes cinco minutos e, então, peça a uma pessoa de cada grupo que resuma os comentários de seu grupo para os outros alunos.)

Quando os alunos terminarem de responder, diga que as frases da primeira lista foram ditas por Caim, que escolheu seguir Satanás; enquanto as da segunda lista foram ditas por Enoque, que escolheu seguir o Senhor. As palavras desses homens refletem sua atitude em relação a Deus.

Comentários sobre as Escrituras e Sua Aplicação

À medida que ensinar estas passagens de escritura, comente como elas podem ser aplicadas na vida diária. Incentive os alunos a contarem experiências relacionadas aos princípios destas escrituras.

1. Caim faz um pacto com Satanás, mata Abel e é amaldiçoado pelo Senhor.

Ensine e comente Moisés 5:16–41.

• Adão e Eva esperavam que, como eles, seu filho Caim seguisse o Senhor. Caim, porém, não “deu ouvidos” a seus pais e ao Senhor e disse: “Quem é o Senhor, para que eu deva conhecê-lo?” (Moisés 5:16) O que essa pergunta revela a respeito da atitude de Caim em relação a Deus? O que devemos fazer para conhecer a Deus? (Ver Alma 22:17–18.)

• Por que Caim fez uma oferta ao Senhor? (Ver Moisés 5:18.) Qual foi a oferta de Caim? (Ver Moisés 5:19.) Por que o Senhor aceitou o sacrifício de Abel e rejeitou a oferta de Caim? (Ver Moisés 5:5, 20–23. O Senhor ordenou a Adão, Eva e seus filhos que oferecessem as primícias dos rebanhos. Abel obedeceu, mas Caim atentou às palavras de Satanás e levou uma oferta do fruto da terra.) Por que era importante fazer os sacrifícios da maneira que o Senhor ordenara?

O Profeta Joseph Smith ensinou: “Abel ofereceu a Deus um sacrifício aceitável das primícias do rebanho. Caim ofereceu do fruto da terra, e não foi aceito, porque não pôde ofertá-lo com fé. (…) A expiação em favor do homem tem de ser através do derramamento do sangue do Unigênito; (…) e uma vez que o sacrifício foi instituído como um modelo por intermédio do qual o homem discerniria o grande Sacrifício que Deus tinha preparado; era impossível exercer a fé em um sacrifício contrário. (…) Portanto, Caim não poderia ter tido fé, e o que não se faz pela fé é pecado.” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, compilado por Joseph Fielding Smith, 1976, 57–58.)

• Como Caim reagiu quando o Senhor rejeitou seu sacrifício e chamou-o ao arrependimento? (Ver Moisés 5:21, 26.) Por que, às vezes, ser chamados ao arrependimento é difícil para nós? Como podemos nos tornar mais prontos a nos arrependermos?

• Depois de matar seu irmão Abel, Caim disse: “Estou livre”. (Moisés 5:33) Do que Caim achava que estava livre? Como a desobediência aos mandamentos de Deus, na realidade, diminui nossa liberdade? Como a obediência aumenta nossa liberdade?

• Qual foi a resposta de Caim quando o Senhor perguntou-lhe onde estava Abel? (Ver Moisés 5:34.) O que significa ser guardador de nosso irmão? (Ver I João 3:11, 17–18.) De que forma podemos agir como guardadores de nossos irmãos e irmãs?

O Bispo Robert L. Simpson disse: “O mundo de hoje aconselha a deixar os amigos em paz. Eles têm o direito de ir e vir como quiserem. O mundo diz que persuadir alguém a assistir às reuniões da Igreja ou do sacerdócio, ou a abandonar um mau hábito pode causar frustração e pressões indevidas; mas repito novamente a palavra do Senhor: Vocês são guardadores de seu irmão, e quando se converterem, têm obrigação de confirmar seu irmão”. [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1971, p. 114; ou Ensign, dezembro de 1971, p. 103]

• O que aconteceu a Caim como conseqüência de escolher seguir Satanás em vez de Deus? (Ver Moisés 5:23–25, 36–41.) Como as escolhas de Caim afetaram seus descendentes? (Ver Moisés 5:41–43, 49–52, 55.) Como nossas escolhas, sejam justas ou iníquas, afetam os membros de nossa família?

2. Enoque prega arrependimento ao povo.

Ensine e comente Moisés 6:26–63.

• Como Enoque reagiu quando o Senhor o chamou para pregar o arrependimento ao povo? (Ver Moisés 6:31.) O que o Senhor prometeu a Enoque se ele fizesse o que lhe fora ordenado? (Ver Moisés 6:32–34.) O que a história de Enoque ensina sobre o modo como o Senhor escolhe Seus líderes? (Ver também I Samuel 16:7.) O que aprendemos com Enoque a respeito de servir ao Senhor mesmo quando não nos sentimos preparados?

• Em sua opinião, por que as pessoas ofenderam-se quando Enoque começou a pregar o arrependimento? (Ver Moisés 6:37; ver também 1 Néfi 16:2; Mosias 13:7.) Por que continuaram a ouvi-lo, apesar de sentirem-se ofendidos? (Ver Moisés 6:38–39. A princípio estavam apenas curiosos, mas depois perceberam que ele era um homem de Deus.) O que podemos fazer para ganhar um testemunho de que o profeta vivo é um homem de Deus? Como esse testemunho ajuda-nos a seguir os conselhos do profeta ainda que sejam impopulares?

• Que doutrinas do evangelho Enoque ensinou quando chamou o povo ao arrependimento? (Ver Moisés 6:47–63. Caso esses versículos tenham sido discutidos na lição 4, não há necessidade de revê-los.)

• O Senhor concedeu-nos que fôssemos “nossos próprios árbitros”. (Moisés 6:56) O que significa isso? (Temos poder de escolha.) Por que o livre-arbítrio é necessário no plano de Deus para nossa salvação? (Precisamos do livre-arbítrio para sermos responsáveis por nossas escolhas.) Quais são as conseqüências de escolhermos seguir Satanás? Quais são as conseqüências de escolhermos seguir o Senhor? (Ver 2 Néfi 2:25–27.)

3. O povo da cidade de Enoque é uno de coração e vontade com o Senhor, e a cidade inteira é transladada para o céu.

Ensine e comente Moisés 7:13, 17–21, 23–47, 68–69.

• Que milagres o Senhor realizou devido à grande fé de Enoque? (Ver Moisés 7:13.) Que milagres o Senhor realiza em nossos dias devido à fé das pessoas?

• Como as pessoas que ouviram as palavras de Enoque e arrependeram-se de seus pecados foram abençoadas? (Ver Moisés 7:17–18.) Por que sua cidade foi chamada Sião? (Ver Moisés 7:18.) O que significa ser “uno de coração e vontade”? O que devemos fazer para nos tornarmos unos de coração e vontade com o Senhor? O que devemos fazer para que nossa família se torne una de coração e vontade com o Senhor? E o que fazer para que isso aconteça com a Igreja?

• O que aconteceu finalmente a Enoque e ao povo da sua cidade? (Ver Moisés 7:19–21, 69.)

• Em Moisés 7:28, lemos que Enoque viu o Senhor chorar. Por que o Senhor estava chorando? Por que Enoque questionou o fato de o Senhor chorar? (Ver Moisés 7:29–31.) O que o Senhor respondeu? (Ver Moisés 7:32–33, 36–37.) O que você sente pelo Senhor quando lê esses versículos?

• Ao ver a iniqüidade do povo, Enoque também chorou. (Moisés 7:41, 44) Como o Senhor consolou Enoque? (Ver Moisés 7:44–47.)

Sugere-se que você diga aos alunos que as próximas lições tratarão do estabelecimento de Sião nos últimos dias (inclusive da Nova Jerusalém), da Segunda Vinda do Salvador e de seu reinado milenar sobre a Terra, que foram mostrados a Enoque numa visão. (Moisés 7:62–65)

Conclusão

Ressalte que Caim escolheu seguir Satanás e ensinar suas práticas perniciosas a seus filhos e seguidores. Portanto, os descendentes de Caim cresceram em iniqüidade e, devido a sua maldade, foram amaldiçoados por Deus. Por outro lado, Enoque escolheu seguir o Senhor. Como resultado de Enoque ter escolhido ser obediente e ensinar o evangelho a todos que quisessem ouvir, uma cidade inteira tornou-se tão justa que foi levada da Terra para habitar com Deus. Testifique aos alunos que as escolhas que nos levam a seguir Jesus Cristo ajudamnos a achegarmo-nos a Ele e nos proporcionam liberdade, felicidade e vida eterna.

Outras Sugestões para o Professor

O material a seguir complementa o plano de aula sugerido. Podem-se usar uma ou mais destas idéias como parte da lição.

1. Manter registros familiares

• Por que era importante que Adão, Eva e seus descendentes mantivessem um livro de recordações e uma genealogia? (Ver Moisés 6:5–8, 45–46.) Por que é importante para nós mantermos tais registros hoje? Que benefício os registros sobre a vida de seus antepassados já lhes proporcionaram? De que forma um registro que conte sua vida e fale de sua fé pode ajudar os membros de sua família?

• Em que sentido as escrituras podem ser vistas como registros familiares? Como os pais e professores podem fazer das escrituras uma ferramenta eficiente no ensino dos filhos?

2. Comparação entre Enoque e Caim

Desenhe no quadro duas escadas, uma que sobe e outra desce. (Ver a ilustração da página 21.) Intitule a escada que sobe de Atitudes que nos levam a Deus e escreva nome de Enoque no primeiro degrau. Intitule a escada que desce de Atitudes que nos levam à destruição e escreva o nome de Caim no primeiro degrau.

Peça que os alunos leiam o primeiro versículo da escada de Enoque (Moisés 7:59) e o primeiro versículo da escada de Caim (Moisés 5:16). A seguir, escreva as palavras-chave dessas escrituras nos degraus correspondentes. Repita o procedimento com os degraus restantes. Depois que todos os versículos forem lidos, escreva Vida com Deus no último degrau da escada de Enoque e, no último degrau da escada de Caim, escreva Destruição espiritual. Fale sobre como as palavras e ações de Enoque ajudaram-no a aproximar-se de Deus, enquanto as palavras e ações de Caim levaram-no a aproximar-se de Satanás.

• Como podemos seguir o exemplo de Enoque e nos aproximarmos de Deus?

Imagem
steps closer to God

3. “Unge teus olhos (…) e tu verás” (Moisés 6:35)

Certa vez, Jesus Cristo curou um cego ungindo seus olhos com barro. (João 9:1-7) Enoque, que ainda não tinha maturidade espiritual e, portanto, era espiritualmente cego para algumas coisas, também recebeu a ordem de ungir os olhos com barro e lavá-los. (Moisés 6:35)

• O que Enoque viu quando fez isso? (Ver Moisés 6:36.) O que o ato simbólico de lavar o barro dos olhos nos ensina?

• O que podemos fazer para ter os olhos mais abertos para as coisas de Deus? Como é possível melhorarmos nosso estudo das escrituras de modo a vermos os tesouros que elas contêm?

4. Os entes queridos que se desviaram

• Muito embora Adão e Eva tenham ensinado o evangelho a seus filhos (Moisés 5:12), Caim e outros escolheram viver em iniqüidade. O que podemos fazer para suportar a dor de ver os entes queridos desviarem-se? Como podemos ajudá-los?

O Élder Richard G. Scott aconselhou:

“Muitos de vocês estão pesarosos porque um filho ou filha, marido ou esposa, abandonou a retidão e voltou-se para o mal. Minha mensagem é para vocês.

Sua vida está repleta de angústia, dor e, às vezes, desespero. Vou dizer-lhes como encontrar conforto no Senhor.

Primeiro, devem reconhecer dois princípios básicos:

  1. Embora haja muitas coisas que possam fazer para auxiliar um ente querido, há algumas coisas que devem ser feitas pelo Senhor.

  2. Não pode haver qualquer melhora duradoura a menos que se exerça o livrearbítrio com retidão. Não tentem cercear o livre-arbítrio. Nem mesmo o Senhor faria isso. A obediência forçada não produz bênçãos. (Ver D&C 58:26–33.)

Dou-lhes sete sugestões de como ajudar:

Primeiro, amem sem restrições. (…) Segundo, não sejam coniventes nas transgressões, mas dêem ao transgressor o máximo de esperança e apoio. (…) Terceiro, ensinem a verdade. (…) Quarto, perdoem sinceramente, sempre que necessário. (…) Quinto, orem com confiança. ‘A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.’ (Tiago 5:16) (…)

Sexto, conservem a perspectiva certa. (…) Depois de fazerem tudo o que estiver a seu alcance, deixem o problema nas mãos do Senhor e não se preocupem mais. Não se culpem por não poderem fazer mais. Não desperdicem sua energia com preocupações inúteis. (…) Com o tempo, serão inspirados e saberão como ajudar. Vocês encontrarão mais paz e felicidade, não negligenciarão outras pessoas que precisam de vocês, e serão capazes de dar maior auxílio devido a essa perspectiva eterna. (…)

Uma última sugestão: nunca abandonem um ente querido, nunca!” [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), abril de 1988; ou Ensign, maio de 1988, pp. 60–61.]