Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
(…) Noé, (…) para Salvação da Sua Família, Preparou a Arca’


Lição 6

(…) Noé, (…) para Salvação da Sua Família, Preparou a Arca”

Moisés 8:19-30; Gênesis 6–9; 11:1–9

Propósito

Ajudar os alunos a sentirem o desejo de viver dignamente e evitar os pecados do mundo.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude estas escrituras:

    1. Moisés 8:19–30; Gênesis 6:5–22; 7:1–10. Noé prega o evangelho, mas o povo não lhe dá ouvidos. (Moisés 8:19–25) O Senhor anuncia que destruirá toda a carne sobre a Terra, devido à iniqüidade do povo. (Moisés 8:26-30; Gênesis 6:5-13) O Senhor ordena a Noé que construa uma arca e faça sua família e dois animais de cada espécie entrarem nela. (Gênesis 6:14–22; 7:1–10)

    2. Gênesis 7:11–24; 8; 9:8–17. Chove durante quarenta dias e quarenta noites. (Genesis 7:11–12) Todas as pessoas e criaturas, exceto as que estão na arca, morrem e as águas cobrem a Terra por cento e cinqüenta dias. (Genesis 7:13–24) Quando as águas baixam, Noé, sua família e os animais saem da arca (Genesis 8:1–19), e Noé oferece sacrifícios ao Senhor. (Genesis 8:20–22) O Senhor estabelece Sua aliança com Noé e põe o arco-íris como sinal dessa aliança. (Genesis 9:8–17; observe que a Tradução de Joseph Smith do versículo 15 declara que o convênio foi feito entre Deus e Noé, não entre Deus e todas as criaturas vivas.)

    3. Gênesis 11:1–9. Algumas gerações após o dilúvio, o povo tenta construir uma torre para alcançar o céu (a torre de Babel). O Senhor confunde a língua do povo, de forma que as pessoas não conseguem entender umas às outras, e dispersa-o por toda a Terra.

  2. Leitura adicional: Hebreus 11:7; Moisés 7:32–36.

  3. Caso estas gravuras estejam disponíveis, podem ser usadas durante a aula:

    1. A Construção da Arca [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 102], Noé e a Arca com os Animais [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 103] e Criação — Os Seres vivos [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 100].

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Você pode fazer uma destas atividades (ou outra de sua preferência) no início da aula. Escolha a atividade mais adequada para os alunos.

  1. Se sua sala de aula for suficientemente grande, peça a alguns alunos que fiquem de pé em linha reta, lado a lado, com os braços estendidos e as pontas dos dedos tocando as pontas dos dedos da pessoa ao lado. Diga que seriam necessários aproximadamente oitenta e cinco alunos nessa mesma posição para formar uma linha da mesma extensão da arca construída por Noé.

  2. Mostre o gráfico do final da lição para ajudar os alunos a visualizarem o tamanho da arca de Noé em comparação com embarcações mais conhecidas.

Comentários sobre as Escrituras e Sua Aplicação

À medida que ensinar estas passagens de escritura, comente como elas podem ser aplicadas na vida diária. Incentive os alunos a contarem experiências relacionadas aos princípios destas escrituras.

1. O povo rejeita as palavras de Noé e não se arrepende. Noé constrói a arca.

Ensine e comente Moisés 8:19–30 e Gênesis 6:5–22; 7:1–10. (Se os alunos tiverem dúvidas quanto aos animais “limpos” e aos animais “que não são limpos”, sugere-se que você mencione a escritura que está em Levítico 11:1–31.)

• Como estava o mundo quando o Senhor chamou Noé para pregar o evangelho? (Ver Moisés 8:20–22.) Quais são as semelhanças entre o povo dos dias de Noé e o povo de nossos dias? Como o povo dos dias de Noé poderia ter evitado a destruição? (Ver Moisés 8:23–24.) De que maneira ouvir e seguir os profetas ajuda-nos a evitar a destruição espiritual e física?

• Por que Noé construiu a arca? (Ver Hebreus 11:7.) Os líderes da Igreja aconselharam-nos a “construir uma arca pessoal”. (A Liahona, janeiro de 1995, p. 29.) O que podemos fazer para nos protegermos espiritualmente e também nossa família? Que mandamentos vocês consideram mais importantes para nossa proteção? [Pode-se usar o panfleto Para o Vigor da Juventude (34285 059) na discussão.]

• O que podemos fazer para estarmos preparados materialmente para enfrentar calamidades ou outras situações difíceis? (Ver as citações abaixo e as palavras do Élder L. Tom Perry na página 54.) Por que muitos de nós sempre deixam para tomar as medias necessárias depois? Como podemos assumir o compromisso de nos prepararmos agora?

O Presidente Ezra Taft Benson disse: “A revelação de produzir e estocar mantimentos poderá ser tão essencial para nosso bem-estar temporal hoje, como foi entrar na arca para o povo nos dias de Noé”. (A Liahona, janeiro de 1988, p. 51.)

O Élder W. Don Ladd ensinou: “Quando começa a chover, já é tarde demais para que comecemos a construir a arca. (…) Precisamos dar ouvidos aos portavozes do Senhor. Temos que seguir adiante calmamente e prepararmo-nos para o que, com certeza, está para vir. Não é necessário entrarmos em pânico ou termos medo, pois se estivermos preparados, espiritual e materialmente, nós e nossa família sobreviveremos a qualquer dilúvio. Nossa arca flutuará num mar de fé, se nossas obras nos estiverem preparando para o futuro com firmeza e segurança”. (A Liahona, janeiro de 1995, pp. 29, 30.)

• Que qualidades Noé demonstrou quando construiu a arca? (As respostas incluem fé, obediência e disposição para trabalhar arduamente.) Como podemos fortalecer essas qualidades em nós mesmos?

O Presidente Spencer W. Kimball explicou que quando Noé construiu a arca “não havia sinal de chuva nem dilúvio. (…) Suas advertências foram consideradas irracionais. (…) Que tolice construir uma arca em solo seco, com o sol brilhando e a vida transcorrendo normalmente! Mas o tempo passou. Terminou-se a arca. Veio o dilúvio. Os desobedientes e rebeldes afogaram-se. O milagre da arca seguiu-se à fé manifestada em sua construção”. [Faith Precedes the Miracle (“A Fé Precede o Milagre”), 1972, 5–6]

2. O Senhor purifica a Terra com o dilúvio.

Ensine e comente Gênesis 7:11–24; 8 e 9:8–17.

• O que aconteceu quando veio o dilúvio? (Ver Gênesis 7:23.) Que tipo de “arca” temos hoje para poupar-nos do mal que nos cerca? (Pode-se relacionar as respostas no quadro e incentivar os alunos a falarem como essas “arcas” os ajudaram a proteger-se. As respostas possíveis incluem: nossa casa e família, os amigos, os templos, o seminário, as reuniões da Igreja, a oração, as escrituras e os profetas vivos.) Como podemos ajudar outras pessoas a encontrarem refúgio nessas “arcas”?

• Por que Noé soltou uma pomba depois que parou de chover? (Ver Gênesis 8:8.) O que aconteceu nas primeiras duas vezes que ele soltou a pomba? (Ver Gênesis 8:8-11.) O que aconteceu na terceira vez? (Ver Gênesis 8:12.)

• Qual foi a primeira coisa que Noé fez ao sair da arca? (Ver Gênesis 8:20.) Como demonstramos gratidão ao Senhor quando Ele nos ajuda em uma situação difícil?

• O que Deus colocou no céu depois do fim do dilúvio? (Ver Gênesis 9:13.) O que Deus disse que o arco-íris representa? (Ver Gênesis 9:12–13, 16–17.) Que convênio Deus fez com Noé? (Ver Gênesis 9:8–11, 15; ver também a Tradução de Joseph Smith, Gênesis 9:21–22, 24 no Guia para Estudo das Escrituras.)

3. O povo constrói a torre de Babel.

Ensine e comente Gênesis 11:1–9.

• Por que os descendentes de Noé decidiram construir a torre? (Ver Gênesis 11:4.) Em sua opinião, por que eles queriam fazer um nome para si mesmos? Qual é a diferença entre fazer um nome para nós mesmos e tomar sobre nós o nome de Cristo? Que responsabilidades assumimos quando tomamos sobre nós o nome de Cristo? (Ver Mosias 18:8–10.)

• Qual foi o resultado da tentativa de construir uma torre para chegar ao céu? (Ver Gênesis 11:5–9.) Por que não é possível chegarmos ao céu usando os métodos humanos? Qual é o caminho que o Senhor providenciou para alcançarmos o céu?

Conclusão

Diga que o povo que construiu a torre de Babel foi punido, pois tentou alcançar o céu por meios terrenos. Por outro lado, Noé e sua família foram salvos do dilúvio porque viviam de acordo com os mandamentos de Deus.

Testifique que o único caminho que temos para alcançar o céu, para voltarmos a viver com nosso Pai Celestial, é o evangelho de Jesus Cristo. Devemos viver retamente, como fez Noé, ter fé em Cristo, arrepender-nos de nossos pecados, receber as ordenanças sagradas e perseverar até o fim de nossa vida. Se fizermos isso, triunfaremos sobre o mal e retornaremos à presença de Deus.

Outras Sugestões para o Professor

O material a seguir complementa o plano de aula sugerido. Podem-se usar uma ou mais destas idéias como parte da lição.

1. Enoque tem uma visão dos dias de Noé

Enoque, bisavô de Noé, teve uma visão da iniqüidade da geração de Noé e do conseqüente dilúvio. (Moisés 7:41–52) Ele sentiu-se pesaroso por causa dessa iniqüidade e pediu ao Senhor que tivesse misericórdia de Noé e seus filhos. O Senhor prometeu a Enoque que nunca mais destruiria o mundo com um dilúvio. (Moisés 7:51) Prometeu-lhe também que Noé seria seu descendente, e assim a semente de Enoque continuaria na Terra mesmo depois do dilúvio. (Moisés 7:52; 8:2, 6, 8–9) O Senhor renovou esse convênio com Noé depois do dilúvio. (Gênesis 9:8–17; observe que a Tradução de Joseph Smith dos versículos 9 referese ao convênio do Senhor com Enoque; ver também Tradução de Joseph Smith, Gênesis 9:21–25, no Guia para Estudo das Escrituras.)

2. O Senhor preserva os justos

Assim como Noé e sua família foram poupados do dilúvio por causa de sua retidão, o Senhor também protegeu as pessoas justas da época da torre de Babel. Discuta brevemente a história de Jarede e seu irmão, conforme encontrada em Éter 1:1–5, 33–37, e por que sua língua não foi confundida.

Comparação do Tamanho de Várias Embarcações (ver a Atividade Motivadora)

Imagem
comparative ship sizes