Seminário
Lição 40: Gênesis 50


Lição 40

Gênesis 50

Introdução

Depois que Jacó morreu, seu corpo foi embalsamado no Egito. Após um período de luto, ele foi levado e sepultado na terra da Canaã, de acordo com seu desejo. Com a morte do pai, os irmãos de José temeram que este procurasse se vingar deles pelas injustiças que lhe haviam feito no passado. José garantiu-lhes que não guardava ressentimentos para com eles. No final da vida de José, ele profetizou a respeito de Moisés e de Joseph Smith e da interação deles com seus descendentes.

Sugestões Didáticas

Gênesis 50:1–14

Jacó morre e é sepultado em Canaã

Escreva as seguintes perguntas no quadro e mostre a gravura de uma família feliz. (Você pode preparar isso antes do início da aula.)

Que exemplos de acontecimentos poderiam ajudar a unir uma família?

Que exemplos de acontecimentos poderiam dividir uma família?

Peça aos alunos que ponderem e respondam às perguntas do quadro.

Lembre os alunos de que Jacó morreu depois de abençoar os filhos e as famílias deles (ver Gênesis 49). Peça a um aluno que leia Gênesis 50:1–2, 12–13 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e atente a como José reagiu à morte do pai. (Você pode explicar-lhes que embalsamar um corpo significa tratá-lo com substâncias preservativas para protegê-lo da decomposição.)

  • Como José reagiu à morte do pai?

  • O que os filhos de Jacó fizeram por ele depois que ele morreu?

  • De que modo a morte de Jacó ajudou a unir a família? Como poderia ter dividido a família?

Gênesis 50:15–21

José consola os irmãos e lhes mostra misericórdia

Peça a um aluno que leia Gênesis 50:15–18 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure saber com o que os irmãos de José se preocuparam depois que o pai morreu. (Você pode explicar-lhes que a palavra retribuir no versículo 15 significa devolver ou retaliar.)

  • Depois da morte de Jacó, com o que se preocuparam os irmãos de José? (Que José os odiasse e procurasse vingar-se deles por terem-no maltratado e vendido como escravo.)

Peça a um aluno que leia Gênesis 50:19–21 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e observe a reação de José às preocupações dos irmãos.

  • Como José respondeu aos irmãos? O que mais lhes impressionou sobre esse acontecimento?

  • O que vocês acham que José quis dizer ao perguntar: “Porventura estou eu em lugar de Deus?” (Gênesis 50:19.)

  • Se vocês estivessem no lugar dos irmãos de José, como teriam se sentido depois de ouvir sua resposta?

  • Que lições podemos aprender com a resposta que José deu aos irmãos? (Os princípios que os alunos podem identificar incluem o seguinte: Quando alguém peca contra nós, devemos deixar o julgamento para Deus. Se relevarmos ofensas passadas, podemos ter paz em nossa vida e em nossa família.)

Para ajudar os alunos a entenderem como deixar o julgamento para Deus e perdoar ofensas passadas pode proporcionar paz para nossa família, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência: Peça à classe que ouça o que o Presidente Uchtdorf disse que poderia ajudar as famílias a viver em paz.

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

“Descobri uma coisa que a maioria [das famílias felizes] tem em comum: elas sabem perdoar e esquecer as imperfeições dos outros e enxergar as coisas boas.

As famílias infelizes, por outro lado, sempre procuram defeitos, guardam ressentimento e aparentemente nunca esquecem as ofensas passadas. (…)

É por meio do sacrifício do Salvador que podemos alcançar a exaltação e a vida eterna. Se aceitarmos Seus caminhos e vencermos nosso orgulho, abrandando o coração, podemos trazer reconciliação e perdão para nossa família e nossa vida pessoal. Deus vai ajudar-nos a ser mais dispostos a perdoar, mais desejosos de caminhar a segunda milha, de ser os primeiros a pedir desculpas mesmo que algo não tenha sido culpa nossa, de deixar de lado antigos rancores e não mais os fomentar” (“A Chave para uma Família Feliz”, A Liahona, outubro de 2012, p. 4).

  • O que o Presidente Uchtdorf disse que poderia ajudar-nos a viver em paz com nossa família?

Você pode contar um exemplo seu sobre como o fato de relegar ofensas passadas e perdoar os outros abençoou você e sua família.

Peça aos alunos que pensem em alguém que precisam perdoar, especialmente na própria família. Convide-os a pedir ao Pai Celestial que os ajude a perdoar.

Gênesis 50:22–26; Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:24–38

José profetiza a respeito do Profeta Joseph Smith e da Restauração do evangelho

Observação: Você pode salientar aos alunos que o Profeta Leí citou as palavras de José encontradas nesse bloco de escrituras para seu filho caçula, que também se chamava José (ver 2 Néfi 3).

Pergunte à classe:

  • Vocês acham que é possível morrer com alegria? Por que sim? Ou por que não?

Depois que alguns alunos responderem, peça à classe que examine Gênesis 50:22 e procure saber quanto tempo viveu José. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Depois, peça aos alunos que abram na Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:24 (no Guia para Estudo das Escrituras) e leiam o que José disse que sentiu quando estava prestes a morrer.

  • Com base no que aprenderam sobre a vida de José, por que acham que ele disse que morreria feliz?

Explique-lhes que, além das coisas que havia feito na vida que lhe proporcionaram alegria, José também poderia descer à sepultura com alegria, porque o Senhor lhe revelara como dois grandes profetas — Moisés e Joseph Smith — abençoariam seus descendentes. Se possível, mostre gravuras de Moisés e de Joseph Smith (Pacote de Gravuras do Evangelho, 2009, nºs 14, 87; ver também o site LDS.org). Explique-lhes que o Senhor prometeu a José que Moisés libertaria seus descendentes do cativeiro egípcio [ver Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:24 (no Guia para Estudo das Escrituras)].

Explique aos alunos que a Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:25 (no Guia para Estudo das Escrituras) contém a profecia feita por José sobre a dispersão de Israel. Você pode pedir aos alunos que sublinhem a frase “um ramo será quebrado e conduzido para um país distante”.

  • A que grupo de pessoas vocês acham que isso poderia se referir? (Leí e sua família poderiam ser um cumprimento dessa profecia; ver também Gênesis 49:22.)

Peça a um aluno que leia Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:25 (no Guia para Estudo das Escrituras) em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure as promessas feitas em relação aos descendentes de José que seriam dispersos.

  • Que promessas o Senhor fez em relação a esses descendentes de José?

Explique-lhes que, para trazer Seu povo para fora das trevas espirituais e do cativeiro, o Senhor suscitaria um “vidente escolhido” (Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:26–27) chamado Joseph Smith.

Peça a um aluno que leia Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:26–27 (no Guia para Estudo das Escrituras) em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure palavras e expressões que descrevam o Profeta Joseph Smith. Conforme os alunos relatarem o que encontram, escreva as respostas no quadro.

Você pode explicar que um vidente é uma “pessoa autorizada por Deus a ver com os olhos espirituais coisas que Deus escondeu do mundo (Moisés 6:35–38); um revelador e profeta (Mosias 8:13–16)” (Guia para Estudo das Escrituras, “Vidente”; scriptures.LDS.org).

Peça a um aluno que leia Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:28–29, 32–33 (no Guia para Estudo das Escrituras) em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure mais palavras e expressões que descrevam o Profeta Joseph Smith. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem e escreva as respostas no quadro.

  • De acordo com a Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:28, que convênios Joseph Smith traria a nosso conhecimento?

  • No versículo 29, o Senhor disse que esse vidente escolhido, Joseph Smith, “fará a minha obra”. Qual é a “obra” que o Senhor ordenou que Joseph Smith fizesse? (Ajude os alunos a identificar a seguinte verdade: Por meio do Profeta Joseph Smith, o Senhor restaurou Seu evangelho na Terra.)

Peça a um aluno que leia Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:30–31 (no Guia para Estudo das Escrituras) em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Joseph Smith traria à luz por meio do poder do Senhor.

  • Que palavras de Deus o Profeta Joseph Smith trouxe à luz por meio do poder do Senhor?

Explique-lhes que no versículo 31 a frase “o fruto de teus lombos escreverá” se refere ao registro escrito pelos descendentes de José do Egito. A frase “os frutos dos lombos de Judá” se refere ao registro escrito pelos descendentes de Judá, ou os judeus.

  • Quais vocês acham que são esses dois registros? (Espere os alunos responderem. Depois, mostre um exemplar do Livro de Mórmon e uma Bíblia.)

  • O que o Senhor disse que aconteceria a esses dois registros?

  • À medida que o Livro de Mórmon e a Bíblia crescerem juntos, que impacto eles terão no mundo?

Depois que os alunos responderem, você pode sugerir que anotem a seguinte verdade na margem das escrituras ao lado da Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:31: O Livro de Mórmon e a Bíblia transmitem paz, verdade e um conhecimento do evangelho de Jesus Cristo ao mundo.

Para ilustrar como o Livro de Mórmon e a Bíblia levam as pessoas ao conhecimento verdadeiro do evangelho de Jesus Cristo, desenhe um ponto ou uma bolinha no quadro. Pergunte aos alunos quantas linhas retas podem ser desenhadas passando por esse único ponto. Desenhe muitas linhas passando pelo ponto.

  • Como essa ilustração representa a Bíblia e as diversas interpretações do que a Bíblia ensina?

Desenhe um segundo ponto no quadro. Explique-lhes que esse ponto representa o Livro de Mórmon. Pergunte aos alunos quantas linhas retas poderiam ser desenhadas passando pelos dois pontos do quadro. Desenhe uma única linha passando pelos dois pontos.

  • A partir dessa ilustração, como o Livro de Mórmon e a Bíblia trabalham juntos para confundir as doutrinas falsas e ajudar as pessoas a chegar a um verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo e de Seu evangelho?

  • Como o fato de termos o Livro de Mórmon e a Bíblia os ajudou a achegarem-se ao Salvador Jesus Cristo e Seu evangelho?

Peça aos alunos que voltem a ver a Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:27 (no Guia para Estudo das Escrituras) e sublinhem a frase “gozará de grande estima entre o fruto de teus lombos”.

  • Em sua opinião, o que essa frase significa? (Explique-lhes que ter estima significa ser respeitado e admirado.)

Explique-lhes que, quer descendamos de José do Egito, quer pertençamos a outra tribo de Israel, nós que fomos abençoados pelo evangelho de Jesus Cristo temos muitas razões para ter grande estima pelo Profeta Joseph Smith.

Escreva as seguintes perguntas no quadro e peça aos alunos que respondam a elas no caderno ou no diário de estudo das escrituras:

O que você respeita ou admira em relação ao Profeta Joseph Smith?

De que maneiras sua vida foi abençoada porque o Senhor restaurou o evangelho de Jesus Cristo por intermédio de Joseph Smith?

Convide alguns alunos para compartilhar as respostas com o restante da classe. Encerre a lição prestando testemunho da Restauração do evangelho por intermédio do Profeta Joseph Smith.

Comentários e Informações Históricas

Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:30. “Um vidente suscitarei (…) para levar minha palavra”

O Élder Neal A. Maxwell, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

“Não é de surpreender que o Profeta [Joseph Smith] estivesse intimamente ligado a profetas antigos! (…) Em uma bênção dada em dezembro de 1834, [Joseph Smith Sênior] confirmou ao filho que o antigo José do Egito ‘(…) se preocupava com sua posteridade nos últimos dias (…) e buscou diligentemente saber (…) quem deveria trazer à luz a palavra do Senhor [a eles], e seus olhos contemplaram a ti, meu filho [Joseph Smith Jr.] [e] seu coração se regozijou e sua alma ficou satisfeita’ (Patriarchal Blessings [Bênçãos Patriarcais], vol. I, p. 3)” (“Meu Servo Joseph”, A Liahona, julho de 1992, p. 39).

O Presidente Brigham Young declarou:

“Foi decretado nos conselhos da eternidade, muito antes de serem estabelecidos os alicerces da Terra, que ele, Joseph Smith, seria o homem que na última dispensação deste mundo traria à luz a palavra de Deus ao povo e receberia a plenitude das chaves e poder do sacerdócio do Filho de Deus. O Senhor observou-o, bem como a seu pai, ao pai de seu pai, e a todos os seus antepassados até Abraão, e de Abraão até o Dilúvio, do Dilúvio até Enoque e de Enoque até Adão. O Senhor acompanhou essa família e essa linhagem desde sua origem até o nascimento desse homem. Ele foi preordenado na eternidade para presidir esta última dispensação” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, 1997, p. 343).

Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:31. A Bíblia e o Livro de Mórmon “serão unidos”

Enquanto servia como membro dos setenta, o Élder Tad R. Callister usou a analogia de dois pontos mencionada nesta lição. Depois de descrever que apenas uma linha pode passar por esses dois pontos, que representam a Bíblia e o Livro de Mórmon, ele disse:

“Apenas uma interpretação das doutrinas de Cristo sobrevive ao testemunho dessas duas testemunhas.

Vez após vez, o Livro de Mórmon age como uma testemunha confirmadora, esclarecedora e unificadora das doutrinas ensinadas na Bíblia, para que haja apenas ‘um só Senhor, uma só fé, um só batismo’ (Efésios 4:5)” (“O Livro de Mórmon — Um Livro de Deus”, A Liahona, novembro de 2011, p. 74).