Seminário
Lição 48: Êxodo 17:8–Êxodo 19


Lição 48

Êxodo 17:8–Êxodo 19

Introdução

Os israelitas vencem milagrosamente a batalha contra os amalequitas. Enquanto Moisés estava acampado próximo ao Monte Sinai, Jetro aconselhou-o a delegar algumas de suas responsabilidades a outros. O Senhor prometeu tornar Israel uma nação santa, e Moisés preparou o povo para fazer um convênio com Deus.

Sugestões Didáticas

Êxodo 17:8–16

Aarão e Hur sustentam os braços de Moisés para que Israel vença seus inimigos

Peça a um aluno que vá para a frente da classe. Coloque uma Bíblia em cada uma das mãos do aluno. Peça ao aluno que abra os braços, mantenha os cotovelos travados, a palma das mãos voltadas para cima e os dois exemplares da Bíblia à altura dos olhos. Diga ao aluno que se ele conseguir segurar as Bíblias nessa posição pelo tempo que lhe for possível, isso trará benefício para a classe como um todo.

Diga aos alunos que pensem nessa atividade enquanto leem a experiência de Moisés com os filhos de Israel enquanto vagavam pelo deserto. Depois que Israel acampou em Refidim, e o Senhor fez jorrar água de uma rocha, certo homem chamado Amaleque trouxe seu exército para pelejar contra Israel.

Peça a um aluno que leia Êxodo 17:8–11 em voz alta. Peça à classe que identifique o que Moisés tinha de fazer para garantir que os israelitas vencessem a batalha.

  • O que acontecia quando Moisés levantava as mãos? O que acontecia quando Moisés abaixava as mãos?

  • Como essa situação representava um desafio para Moisés?

Peça a um aluno que leia Êxodo 17:12–13 em voz alta. Peça à classe que identifique o que Aarão e Hur fizeram para garantir que as mãos de Moisés ficassem erguidas. Peça-lhes que relatem o que encontrarem.

Pergunte ao aluno que está segurando as Bíblias se ele gostaria de receber ajuda para mantê-las no alto. Convide outros dois alunos para sustentar os braços do primeiro aluno. Pergunte ao primeiro aluno:

  • Quanto tempo mais você conseguiria segurar as Bíblias no alto se alguém sustentasse seus braços?

Pergunte à classe:

  • Graças ao fato de Aarão e Hur sustentarem os braços do profeta, qual foi o resultado da batalha?

Explique-lhes que esse relato pode representar o que o Senhor requer que façamos para prevalecer, ou vencer, em nosso conflito contra Satanás.

  • Com base nas ações de Aarão e Hur, o que devemos fazer para prevalecer em nosso conflito contra Satanás? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Quando apoiamos o profeta do Senhor e seguimos suas palavras, nós prevaleceremos, no final, em nosso conflito contra Satanás.)

  • Quais são algumas das maneiras pelas quais podemos apoiar o profeta? (As respostas podem incluir orar por ele, ler suas mensagens e seguir suas orientações.)

  • De que maneira o fato de apoiar o profeta já ajudou vocês a prevalecer no conflito contra Satanás?

Depois, instrua os três alunos a voltar para seus lugares. Faça um resumo de Êxodo 17:15–16, explicando-lhes que Moisés edificou um altar no local onde Israel venceu os amalequitas como lembrança do que Deus fizera por eles.

Êxodo 18:1–27

Jetro aconselha Moisés a delegar algumas responsabilidades a outras pessoas

Faça um resumo de Êxodo 18:1–12, explicando-lhes que, depois que os israelitas montaram acampamento próximo ao Monte Sinai, o sogro de Moisés, Jetro, trouxe a Moisés sua mulher e seus dois filhos. Lembre aos alunos que Moisés recebeu o Sacerdócio de Melquisedeque de Jetro, que era um justo líder do sacerdócio e um nobre príncipe e sacerdote de Midiã (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Jetro”).

Convide alguns alunos a revezar-se na leitura em voz alta de Êxodo 18:13–18. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que preocupava Jetro.

  • O que preocupava Jetro?

  • Por que era um problema para Moisés o fato de tentar julgar todos os negócios que o povo lhe trazia?

Peça a um aluno que leia Êxodo 18:19–22 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a solução proposta por Jetro para o problema de Moisés.

  • Qual foi a solução proposta por Jetro? Como isso ajudaria a aliviar a carga de Moisés?

  • De que maneira a recusa em delegar prejudica um líder? De que maneira isso prejudica as pessoas a quem ele é chamado a liderar?

Pergunte aos alunos o que podemos fazer para apoiar melhor nossos líderes da Igreja e aliviar suas cargas. Incentive-os a incorporar uma dessas sugestões à própria vida.

Faça um resumo de Êxodo 18:23–27, explicando-lhes que Moisés seguiu o conselho inspirado de Jetro e chamou homens capazes para ajudá-lo.

Êxodo 19

O Senhor prepara os israelitas para fazerem um convênio com Ele

Imagem
As Experiências de Moisés e Israel com Jeová no Monte Sinai

Providencie para cada aluno uma cópia do material disponível no final desta lição, intitulado “Manifestações de Jeová a Moisés e a Israel no Monte Sinai”. (Uma versão completa desse material se encontra no apêndice deste manual.) Explique aos alunos que eles adicionarão detalhes em seus diagramas durante várias lições, à medida que estudam Êxodo 19–34. Para contextualizar esta lição, indique-lhes a linha 1 do material e lembre aos alunos que Moisés estivera antes no Monte Sinai, quando o Senhor apareceu-lhe numa sarça ardente e chamou-o para libertar Israel.

Faça um resumo de Êxodo 19:1–2, explicando-lhes que Moisés trouxe os filhos de Israel ao Monte Sinai conforme fora instruído pelo Senhor assim que Ele o chamou (ver Êxodo 3:7–12). Para Moisés e os filhos de Israel, o Monte Sinai era como um templo. Hoje vamos ao templo fazer convênios que nos ajudam a tornar-nos mais semelhantes a nosso Pai Celestial e a preparar-nos para voltar à Sua presença. O Senhor trouxe os filhos de Israel ao Monte Sinai com o mesmo propósito (ver D&C 84:19–23). A fim de preparar o povo para fazer um convênio com o Senhor, Moisés subiu ao Monte Sinai muitas vezes. Ali o Senhor revelou-lhe os termos do convênio, que incluíam mandamentos, leis e ordenanças.

Escreva no quadro as palavras se e então (deixe entre as palavras um espaço suficiente para depois escrever um princípio). Explique-lhes que, no convênio que Deus apresentou a Israel, a palavra se significava a responsabilidade de Israel, e a palavra então significava o que Deus lhes prometia. Peça a um aluno que leia Êxodo 19:3–6 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique qual era a responsabilidade de Israel no convênio e qual era a promessa de Deus.

  • Qual era a responsabilidade de Israel no convênio? (Você pode explicar-lhes que guardar os convênios de Deus significa viver de acordo com todos os convênios que fazemos com Ele.)

Na linha 2 do material, convide os alunos a escrever Deus convida Israel para ser Seu povo do convênio.

  • O que Deus prometeu, se os israelitas obedecessem à Sua voz e guardassem Seu convênio?

  • O que vocês acham que significava para os filhos de Israel tornar-se “propriedade peculiar” de Deus (versículo 5)? (Você pode explicar-lhes que a palavra em hebraico para peculiar é segullah, que significa “posse ou propriedade especial”.)

  • Usando as palavras se e então, como você resumiria o convênio dos versículos 5–6 como um princípio aplicável para nós? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Se obedecermos à voz do Senhor e guardarmos os convênios que fizemos com Ele, então seremos Sua propriedade peculiar e Seu povo santo.)

  • Por que vocês acham que a obediência à voz do Senhor e o cumprimento dos convênios que fazemos com Ele nos tornam uma propriedade peculiar para o Senhor?

  • Alguma vez vocês já sentiram que o Senhor os entesourou por terem obedecido à Sua voz e escolhido viver de acordo com os convênios que fez com Ele?

Preste testemunho de que o Senhor entesoura aqueles que estão dispostos a ser diferentes do mundo obedecendo à Sua voz e guardando os convênios que fizeram com Ele.

Convide os alunos para ler em silêncio Êxodo 19:7–8 e identificar como as pessoas reagiram quando Moisés lhes disse como elas poderiam tornar-se propriedade peculiar do Senhor. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Na linha 3 do material, convide os alunos a escrever Moisés relata o desejo de Israel de fazer convênio com Deus.

Ressalte que, no versículo 8, Moisés sobe novamente ao Monte Sinai.

Peça a um aluno que leia Êxodo 19:9–11 em voz alta. Peça à classe que identifique o que o Senhor disse que faria depois que o povo expressou disposição de fazer convênio com Ele.

  • Depois que o povo expressou sua disposição de fazer convênio com Ele, o que o Senhor disse que faria?

Ajude os alunos a entender que esses versículos não indicam que as pessoas veriam o Senhor no terceiro dia, mas elas veriam uma nuvem espessa simbolizando Sua presença e ouviriam Sua voz falando dessa nuvem.

  • De acordo com o versículo 10, o que as pessoas precisavam fazer a fim de preparar-se para essa experiência?

  • O que o ato de lavar as próprias roupas poderia simbolizar? (Isso poderia representar arrependimento ou purificação espiritual.)

Faça um resumo de Êxodo 19:12–15, explicando-lhes que Moisés obedeceu aos mandamentos do Senhor e esforçou-se para santificar o povo. Segundo a orientação do Senhor, Moisés também marcou limites ao redor do monte para que as pessoas não subissem.

Peça a um aluno que leia Êxodo 19:16–19 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que aconteceu no Monte Sinai no terceiro dia e como as pessoas reagiram.

  • O que aconteceu no Monte Sinai no terceiro dia?

  • Como as pessoas reagiram a esses eventos? Como vocês se sentiriam se estivessem ao pé do Monte Sinai quando isso aconteceu?

Convide os alunos para desenhar uma nuvem e trovões no topo do Monte Sinai no material que têm em mãos.

Peça a um aluno que leia Êxodo 19:20–21, 25 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor ordenou a Moisés que fizesse.

  • O que o Senhor ordenou a Moisés que fizesse? (Subir ao monte para falar com o Senhor. Depois, voltar ao povo e garantir que ninguém traspassasse a barreira nem subisse ao monte.)

Na linha 4 do material, convide os alunos a escrever Deus adverte que o povo ainda não está preparado para entrar em Sua presença.

  • O que vocês acham que poderia ter impedido as pessoas de estarem prontas para subir ao monte e entrar na presença de Deus naquela ocasião?

Explique-lhes que para estarmos preparados para voltar à presença de Deus, precisamos fazer convênio com Ele e obedecer a Seus mandamentos. Convide os alunos a ficar atentos à ilustração desse princípio, enquanto continuam aprendendo a respeito das experiências de Israel no Monte Sinai nas próximas lições. Para encerrar a lição, você pode prestar testemunho das verdades estudadas hoje.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Êxodo 19:5–6

Convide os alunos a ter consigo uma cópia de Êxodo 19:5–6 durante o dia todo. Peça-lhes que a releiam várias vezes e, depois, decidam o que farão para mostrar ao Senhor que são Sua propriedade peculiar. Incentive-os a colocar sua decisão em prática.

Comentários e Informações Históricas

Êxodo 19:10. “Santifica-os”

O Guia para Estudo das Escrituras define santificação como o “processo pelo qual a pessoa se livra do pecado e torna-se pura, limpa e santa, por meio da Expiação de Jesus Cristo” (Guia para Estudo das Escrituras, “Santificação”; scriptures.LDS.org).

Tornar-se santificados envolve tornar-se mais virtuosos. A irmã Elaine Dalton, ex-presidente geral das Moças, ensinou que a virtude pessoal nos prepara para entrar na presença do Senhor:

“Sua virtude pessoal, além de permitir que tenham a constante companhia do Espírito Santo, também permitirá que tomem decisões que as ajudarão a ser dignas de entrar no templo e lá fazer e guardar convênios sagrados e receber as bênçãos da exaltação. Preparem-se espiritualmente e qualifiquem-se para entrar na presença do Pai Celestial. Preparem-se agora para o templo, o Monte do Senhor. Nunca percam de vista a meta de receber as bênçãos do templo. Andem na presença Dele em pureza e virtude, e receberão Suas bênçãos — sim, ‘todos os seus bens’ (Lucas 12:44)” (“Vinde, Subamos ao Monte do Senhor”, A Liahona, maio de 2009, p. 120; grifo do autor).

Êxodo 19:12. “Marcar limites” ao redor do Monte Sinai

Assim como o Senhor marcou limites ao redor do Monte Sinai, Ele também marcou limites ao redor de Seus templos. Somente aqueles que são dignos de ter uma recomendação para o templo qualificam-se para traspassar esses limites e desfrutar as bênçãos que só podem ser recebidas nos templos. O Presidente Howard W. Hunter explicou-nos o que devemos fazer a fim de qualificar-nos para uma recomendação para o templo:

“Você deve acreditar em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo. (…)

Deve apoiar as Autoridades Gerais e as autoridades locais da Igreja. (…)

Deve estar moralmente limpo para entrar no templo sagrado. (…)

Deve assegurar-se de que não haja nada em seu relacionamento familiar que não esteja em harmonia com os ensinamentos da Igreja. (…)

Para entrar no templo, você deve ser honesto em todos os seus negócios com os outros. (…)

Para qualificar-se para uma recomendação para o templo, você deve esforçar-se para cumprir seu dever na Igreja e participar das reuniões sacramentais, das do sacerdócio e de outras reuniões. (…)

Para entrar no templo, você precisa ser dizimista integral e viver a Palavra de Sabedoria” (“Your Temple Recommend”, New Era, abril de 1995, pp. 7–8).