Seminário
Lição 5: A Bíblia


Lição 5

A Bíblia

Introdução

Esta lição vai fornecer aos alunos informações sobre como a Bíblia surgiu, vai ajudá-los a entender a organização geral da Bíblia e vai dar a oportunidade a eles de aprender os nomes dos livros do Velho Testamento.

Sugestões Didáticas

Os conteúdos da Bíblia

Escreva a palavra Milagres no quadro. Peça aos alunos que enumerem o maior número de milagres ocorridos na história do mundo de que conseguem se lembrar. (Peça a um aluno que seja o escrevente e faça uma lista deles no quadro.

Depois que vários milagres já estiverem na lista, peça aos alunos que levantem sua Bíblia. Pergunte-lhes se consideram a Bíblia um milagre.

  • Por que você consideraria a Bíblia um milagre?

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos: Peça a eles que prestem atenção a como a Bíblia é um milagre.

Imagem
Élder M. Russell Ballard

“Irmãos e irmãs, a Bíblia Sagrada é um milagre! É um milagre que os 4 mil anos de história sacra e secular deste livro tenham sido registrados e preservados pelos profetas, apóstolos e religiosos inspirados. (…)

Não é por acaso ou coincidência que temos a Bíblia hoje.” (“O Milagre da Bíblia Sagrada”, A Liahona, maio de 2007, p. 80).

  • De acordo com o Élder Ballard, como a Bíblia é um milagre? (Seus escritos foram preservados por milhares de anos.)

Peça aos alunos que abram no verbete “Bíblia” do Guia para Estudo das Escrituras. Peça a um aluno que leia em voz alta os dois primeiros parágrafos. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o significado da palavra Bíblia e quem a escreveu. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Pergunte aos alunos se eles sabem quem escreveu o primeiro livro da Bíblia. Depois de responderem, peça-lhes que abram em Gênesis 1 e leiam o título para descobrir quem escreveu o livro de Gênesis. (Você pode explicar que além de escrever Gênesis, Moisés escreveu os livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. O livro de Moisés na Pérola de Grande Valor também contém escritos de Moisés.)

Copie a seguinte cronologia no quadro (as datas são aproximadas). Você também pode pedir aos alunos que examinem a cronologia encontrada no Marcador de Livros de Domínio das Escrituras do Velho Testamento.

Imagem
Cronologia do Velho Testamento

Explique-lhes que Moisés escreveu sobre a Criação, a Queda de Adão e a vida de profetas antigos, mas a maior parte dos escritos de Moisés contém informações e revelações de sua própria época.

Peça a um aluno que leia Moisés 1:40 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como Moisés ficou sabendo de acontecimentos ocorridos muito antes de sua época tais como a Criação e a Queda. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • De acordo com o que você leu em Moisés e no Guia para Estudo das Escrituras, como Moisés e os outros escreventes da Bíblia sabiam o que deveriam escrever? (O Senhor revelava a eles.)

Para ajudar os alunos a reconhecer que a Bíblia contém a palavra de Deus, mostre a seguinte declaração do Élder M. Russell Ballard e peça a um aluno que a leia em voz alta. (A declaração se encontra em “O Milagre da Bíblia Sagrada”, A Liahona, maio de 2007, p. 80.) Você pode sugerir que os alunos a anotem em suas escrituras.)

Amamos a Bíblia e as demais escrituras. (…) acreditamos que a Bíblia é a palavra revelada de Deus” (Élder M. Russell Ballard).

Explique-lhes que a Bíblia é composta de duas partes principais: o Velho Testamento e o Novo Testamento. A palavra testamento significa “convênio”. Além das informações históricas, o Velho Testamento contém os convênios de Deus com Seus filhos enquanto aguardavam a vinda de Jesus Cristo. O Novo Testamento contém o registro do ministério de Jesus Cristo e de Sua Expiação e mais uma vez deixa registrado os convênios de Deus com Seu povo. Entre 300–400 d.C., líderes cristãos escolheram alguns livros que haviam sido escritos na época, tanto do Velho como do Novo Testamento, e criaram a Bíblia que conhecemos hoje.

A estrutura do Velho Testamento

Observação: Antes do início da aula, prepare “pergaminhos” para cada um dos livros do Velho Testamento enrolando folhas de papel e colocando um pedaço de fita adesiva para mantê-las enroladas. Na parte de fora do pergaminho, escreva o nome do livro do Velho Testamento.

Imagem
pergaminho de Gênesis

Para ajudar os alunos a entender como o Velho Testamento é organizado, distribua entre os alunos os pergaminhos preparados antecipadamente. Explique-lhes que os pergaminhos representam os livros do Velho Testamento. Os livros do Velho Testamento foram escritos originalmente em materiais do tipo couro ou papiros. Foram mais tarde transcritos e preservados como pergaminhos, que foram escritos quase inteiramente em hebraico (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Bíblia”).

  • Se você fosse encarregado de compilar todos esses pergaminhos em um único livro, como você o organizaria?

Explique-lhes que durante muitos anos inúmeros esforços foram feitos para reunir e organizar as verdadeiras palavras inspiradas dos profetas. Uma importante iniciativa aconteceu durante os séculos III e II a.C. O idioma original da maior parte do Velho Testamento era o hebraico, mas nesta época estudiosos judeus já haviam traduzido os escritos do Velho Testamento para o grego e decidiram organizá-los em categorias. A versão grega do Velho Testamento, chamada de Septuaginta, era a versão mais comumente usada pelos judeus da época do Salvador. A ordem dos livros do Velho Testamento na versão do Rei Jaime da Bíblia de hoje segue essa mesma organização. Escreva o seguinte no quadro:

A Lei

(Gênesis–Deuteronômio)

A História

(Josué–Ester)

A Poesia

(Jó–Cantares de Salomão)

Os Profetas

(Isaías–Malaquias)

Peça aos alunos que abram na página índice da Bíblia intitulada “Índice dos Livros da Bíblia”. Você pode sugerir que marquem e separem os livros desta página de acordo com as quatro categorias escritas no quadro.

Explique aos alunos que alguns livros e escritos não foram incluídos na Bíblia hebraica por várias razões. Essa coletânea de livros é chamada de Apócrifos. Algumas igrejas cristãs usam versões da Bíblia que incluem os Apócrifos. Quando Joseph Smith estava fazendo a tradução inspirada da Bíblia, ele inquiriu ao Senhor sobre os Apócrifos. Ele foi instruído que, embora houvesse muitas coisas neles que fossem boas, não era necessário que fossem traduzidos pelo profeta (ver D&C 91; também ver Guia para Estudo das Escrituras, “Apócrifos”).

Peça aos alunos que usem o índice da Bíblia para encontrar o livro escrito no pergaminho deles. Depois, peça-lhes que venham à frente da classe e coloquem os pergaminhos no chão ou em um recipiente abaixo do título correto escrito no quadro.

Levante um dos pergaminhos e explique-lhes que não temos nenhum dos documentos originais no qual os livros da Bíblia foram registrados. As fontes mais antigas da Bíblia de que sabemos são cópias de cópias. Explique aos alunos que, conforme os textos da Bíblia eram copiados, traduzidos e transmitidos, erros de escrita — tanto intencionais como não intencionais — também eram perpetuados nas cópias seguintes (ver 1 Néfi 13:24–28). Peça a um aluno que leia a seguinte declaração em voz alta:

Imagem
Joseph Smith

“Joseph Smith ensinou que ‘muitos pontos importantes referentes à salvação do homem tinham sido tirados da Bíblia ou perdidos antes de ela ser compilada’. Ele também disse que acreditava na Bíblia ‘como ela estava escrita quando saiu da pena dos autores originais’ e que ‘tradutores ignorantes, copistas descuidados ou sacerdotes ardilosos e corruptos cometeram muitos erros’” (History of the Church, vol. I, p. 245; vol. VI, p. 57). Guia para Estudo das Escrituras, “Bíblia”).

Explique aos alunos que para restaurar verdades perdidas e esclarecer algumas passagens, o Senhor ordenou que o Profeta Joseph Smith examinasse o texto da Bíblia e o traduzisse, restaurasse e revisasse sob inspiração. Essa coletânea de revisões é chamada de Tradução de Joseph Smith da Bíblia (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Tradução de Joseph Smith”). O Profeta Joseph Smith ensinou que “a Bíblia é a palavra de Deus desde que esteja traduzida corretamente” (Regras de Fé 1:8). Contudo, não devemos achar que a Bíblia não é tão importante por conter imperfeições em seu texto. Peça que um aluno leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Ballard:

Imagem
Élder M. Russell Ballard

“Sem a Bíblia, não teríamos conhecimento sobre Sua Igreja no passado, nem teríamos a plenitude de Seu evangelho hoje. (…)

Não subestimem nem desvalorizem a Bíblia Sagrada. Ela é o registro santo e sagrado da vida do Senhor (…) [e] o alicerce de todo o cristianismo” (“O Milagre da Bíblia Sagrada”, A Liahona, maio de 2007, p. 80).

Para ajudar os alunos a entender essa doutrina, peça a um aluno que leia a seguinte declaração do Élder Ballard. Peça à classe que identifique às razões pelas quais a Bíblia é de grande valor para nós.

Imagem
Élder M. Russell Ballard

“É um milagre que a Bíblia contenha literalmente em suas páginas o Espírito de Cristo, que converte e cura, que toca o coração dos homens há séculos, levando-os a orar, a escolher o caminho certo e empenhar-se na busca de seu Salvador” (“O Milagre da Bíblia Sagrada”, A Liahona, maio de 2007, p. 80).

Imagem
Media play icon for web products. Taken from the new LDS Style Guide

Em vez de pedir aos alunos que leiam essa declaração, você pode pedir que eles assistam ao vídeo “O Milagre da Bíblia Sagrada” (15:09), no qual o Élder Ballard compartilha seu testemunho da Bíblia Sagrada.

  • Por que a Bíblia é de tanto valor?

Compartilhe uma escritura favorita ou uma breve passagem da Bíblia que tem um significado especial para você. Pense na possibilidade de convidar os alunos a compartilhar seus sentimentos sobre como a Bíblia têm ajudado a se aproximarem do Salvador. Explique-lhes que assim como com qualquer escritura, o maior testemunho da veracidade da Bíblia vem por meio do testemunho do Espírito Santo.

Incentive os alunos a continuar estudando as palavras de Deus encontradas na Bíblia.

Memorizar os livros do Velho Testamento

Pense na possibilidade de reservar alguns minutos para ajudar os alunos a memorizarem a ordem dos livros do Velho Testamento. A música pode ser um artifício eficaz para ajudar os alunos a memorizarem. Você pode cantar os nomes dos livros da Bíblia com a melodia do hino “Hoje, ao Profeta Louvemos” ou do hino “Faz o Bem” (ver “Hinos”, nº 14 e nº 147).

Outra opção para ajudar os alunos a memorizar os nomes e a ordem dos livros do Velho Testamento é escrever a primeira letra de cada livro em ordem na respectiva categoria escrita no quadro. Peça aos alunos que, usando o índice, falem os livros de cada categoria na ordem que eles aparecem nas escrituras. Repita essa atividade até que consigam falar os livros usando apenas as primeiras letras anotadas no quadro, sem olhar no índice. Você pode rever os livros do Velho Testamento no início das aulas durante as próximas semanas.

Comentários e Informações Históricas

Por que devemos ser gratos pela Bíblia

O Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou por que devemos ser gratos pela Bíblia:

“Devemos ser imensamente gratos pela Bíblia Sagrada. Nela aprendemos não somente sobre a vida, os ensinamentos e as doutrinas de Cristo, mas também sobre Sua Igreja, Seu Sacerdócio e a organização que Ele estabeleceu e chamou e Igreja de Jesus Cristo na Antiguidade. Cremos nessa Igreja, e cremos que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é essa mesma Igreja, restaurada na Terra em sua plenitude e com a mesma organização e o mesmo sacerdócio” (“O Milagre da Bíblia Sagrada”, A Liahona, maio de 2007, p. 80).

O registro, a proteção e a preservação dos textos bíblicos

O Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou sobre o registro, a proteção e a preservação dos textos bíblicos:

Pessoas justas foram inspiradas pelo Espírito para registrar tanto as coisas sagradas que viram quanto as palavras inspiradas que ouviram e proferiram. Outras pessoas dedicadas foram inspiradas a proteger e preservar esses registros” (“O Milagre da Bíblia Sagrada”, A Liahona, maio de 2007, p. 80).

Livros perdidos da Bíblia

Embora as pessoas que reuniram e organizaram os textos bíblicos tenham feito o melhor que puderam, ainda assim houve alguns escritos que não foram incluídos. Há vários livros de escrituras citados na Bíblia que por alguma razão estão faltando ou foram perdidos. Você pode encontrar uma lista com livros e escritores perdidos no Guia para o Estudo das Escrituras (ver “Escrituras — Escrituras perdidas”).

Textos Septuaginta e Massorético

Muito esforço foi despendido para organizar e preservar os escritos do Velho Testamento, incluindo os textos Septuaginta (grego) e uma versão hebraica ainda mais antiga que ficou conhecida como texto Massorético. A Septuaginta era uma tradução grega dos escritos do Velho Testamento compilados aproximadamente em 200 a.C. O texto hebraico foi feito por volta de 90 d.C. por um conselho feito em Jamnia por estudiosos judaicos que decidiram quais livros do Velho Testamento eram aprovados ou não. Em algum momento entre os séculos VII e X, um grupo de judeus, conhecido como os massoretas, melhoraram e aperfeiçoaram o texto hebraico posteriormente. A maioria das Bíblias cristãs atuais contém a mesma organização da Septuaginta. (Ver o Guia para Estudo das Escrituras, “Bíblia”). Versões modernas da Bíblia, incluindo a versão do Rei Jaime, foram influenciadas pela Septuaginta e pelos textos hebraicos.

Declaração da Primeira Presidência sobre a versão do Rei Jaime da Bíblia

A Primeira Presidência publicou a seguinte carta concernente a versão do Rei Jaime da Bíblia.

Desde a época do Profeta Joseph Smith, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem usado a versão do Rei Jaime da Bíblia para membros de língua inglesa.

A Bíblia, conforme tem sido transmitida ao longo dos séculos, sofreu a perda de muitas partes claras e preciosas. ‘Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente; também cremos ser o Livro de Mórmon a palavra de Deus’. (Regras de Fé 1:8.)

Há várias versões da Bíblia hoje em dia. Infelizmente, não temos nenhum manuscrito de qualquer parte original da Bíblia para podermos comparar e determinar qual é o mais exato. Contudo, o Senhor tem revelado claramente as doutrinas do evangelho nestes últimos dias. A maneira mais confiável de avaliar a correção de qualquer tradução bíblica não é comparar diferentes textos entre si, mas sim, comparar o texto com o Livro de Mórmon e com as revelações modernas.

Embora outras versões da Bíblia talvez sejam mais fáceis de ler, em questões doutrinárias as revelações modernas apoiam a versão do Rei Jaime e dão a ela preferência sobre outras traduções inglesas. Todos os Presidentes da Igreja, a começar pelo Profeta Joseph Smith, têm apoiado a versão do Rei Jaime, incentivando-nos a continuar usando essa versão na Igreja. À luz de todos os fatos mencionados acima, esta é a Bíblia em idioma inglês usada por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A edição SUD da Bíblia em inglês (1979 [e 2013]) contém a versão do Rei Jaime suplementada e elucidada por notas de rodapé, auxílios para estudo e referências cruzadas com o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor. Estes livros são as obras-padrão da Igreja. Incentivamos todos os membros a terem seus próprios exemplares de todas as obras-padrão da Igreja e a usarem-nos em espírito de oração no estudo regular pessoal e familiar, e nas reuniões da Igreja e em suas designações” (“First Presidency Statement on the King James Version of the Bible” Ensign, agosto de 1992, p. 80).