Lição 46

O Nascimento de Jesus Cristo (Natal)

Primária 1: Sou um Filho de Deus


Propósito

Ajudar cada criança a sentir gratidão pelo nascimento de Jesus Cristo.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Mateus 2:1–12 e Lucas 1:26–35; 2:1–20.

  2. Descubra alguns detalhes simples sobre o nascimento das crianças de sua classe, como, onde nasceram, qual era a cor do cabelo e onde passaram a primeira semana de vida. Preste atenção aos sentimentos de crianças adotivas.

  3. Corte tiras de papel (de aproximadamente 20 centímetros de comprimento e 4 centímetros de largura) para a corrente de Natal. Prepare tiras em quantidade suficiente para cada criança fazer uma corrente com diversos elos.

  4. Escreva um bilhete explicando a corrente de Natal (veja a lição) aos pais das crianças para que eles possam encorajar os filhos a praticarem boas ações.

  5. Materiais necessários:

    1. Bíblia.

    2. Um pequeno presépio. Pode-se usar uma bonequinha em forma de bebê, embrulhada em um cobertor, deitada numa caixinha. Recorte uma estrela de papel para colocar sobre o presépio. Caso não disponha de um presépio, use a gravura 1–75, O Nascimento de Jesus [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059)— 200].

    3. Lápis de cor e cola.

    4. Gravura 1–75: O Nascimento de Jesus [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730059)—200]; gravura 1–76: Não Há Lugar na Estalagem; gravura 1–77: O Anúncio do Nascimento de Cristo aos Pastores [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730059)—202]; gravura 1–78: Os Magos [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730059)—203].

  6. Faça os preparativos necessários para as Atividades Complementares que deseje utilizar.

Atividades de aprendizagem

Convide uma criança para fazer a oração de abertura.

Atividade Motivadora

Peça a uma criança que fique a seu lado enquanto conta os detalhes que sabe sobre o nascimento dela. Repita com cada criança da classe.

Comemoramos o nascimento de Jesus Cristo no Natal

Explique que, uma vez que nos encontramos na época do Natal, estamos comemorando o nascimento de alguém que todos amam.

• De quem é o aniversário que estamos comemorando?

História

Conte a história da visita do anjo a Maria, conforme se encontra em Lucas 1:26–35. Explique que o anjo disse a Maria que ela seria a mãe do Filho de Deus, Jesus.

• Qual era o nome da mãe de Jesus? (Ver Lucas 1:27.)

• Quem era o pai de Jesus? (O Pai Celestial. Ver Lucas 1:35.)

Explique que José não era o pai de Jesus. Ele era um homem bom, escolhido para tomar conta de Jesus. O anjo apareceu a José em um sonho e falou-lhe do importante bebê que Maria teria. O anjo disse a José que era para Maria ser sua esposa.

História

Mostre a gravura 1–76, Não Há Lugar na Estalagem, e fale sobre a viagem de José e Maria, de Nazaré até Belém, conforme se encontra em Lucas 2:1–7. Leia Lucas 2:7 em voz alta, explicando as palavras que as crianças não compreenderem.

Atividade

Peça às crianças que sentem-se ou ajoelhem-se em frente ao presépio. Dê-lhes, talvez, um cobertor sobre o qual sentar-se. Passe a gravura 1–75, O Nascimento de Jesus, e peça a cada criança que fale sobre uma coisa que esteja vendo na gravura.

• Por que José e Maria não ficaram na estalagem? (Ver Lucas 2:7.)

• Onde Jesus nasceu? (Num estábulo.)

• Que tipo de cama havia para o menino Jesus? (Ver Lucas 2:7.)

Música

Ajude as crianças a cantarem ou repetirem a letra de “Jesus Num Presépio” (Músicas para Crianças) e improvise movimentos com os braços e as mãos, que sejam adequados à letra da música.

Jesus num presépio, sem berço nasceu,

Deitaram na palha o corpinho seu.

Estrelas brilhando banhavam de luz

O lindo infante, menino Jesus.

História

Mostre a gravura 1–77, O Anúncio do Nascimento de Cristo aos Pastores, e fale sobre a visita dos pastores, conforme descrito em Lucas 2:8–20.

• Por que os pastores ficaram com medo? (Ver Lucas 2:9.)

• O que o anjo disse aos pastores? (Ver Lucas 2:10–12.)

• O que os pastores fizeram após visitarem o menino Jesus? (Ver Lucas 2:17, 20.)

História

Mostre a gravura 1–78, Os Magos, e fale a respeito da visita deles conforme se encontra em Mateus 2:1–12.

Atividade

Peça às crianças que se levantem e façam de conta que estão andando em camelos pela sala, seguindo a estrela que os conduzirá ao menino Jesus.

Após diversas “viagens” ao redor da sala, peça às crianças que desçam dos camelos e voltem para o presépio. Explique que, quando os magos encontraram Jesus, José já havia encontrado um lugar melhor para a família ficar e eles já não estavam no estábulo. Lembre às crianças que os magos levaram ouro, incenso e mirra como presentes. Peça a cada criança que diga se seu presente de “faz-de-conta” é ouro, incenso ou mirra e que o dê ao menino Jesus.

Nosso presente a Jesus é ser como Ele

Explique que a cada Natal, ao comemorarmos o nascimento de Jesus, podemos dar presentes a Ele. Não podemos dar presentes de ouro, incenso e mirra como os magos o fizeram, mas podemos dar um outro tipo de presente. Damos um presente a Jesus quando tentamos ser como Ele. Estamos sendo como Jesus quando somos bondosos para com nossas famílias e amigos.

Atividade

Ajude cada criança a fazer uma corrente de Natal com vários elos. Peça às crianças que pintem os elos e que os colem (veja a ilustração no final da lição). Diga-lhes que coloquem suas correntes num lugar da casa onde as correntes as façam lembrar de fazer boas ações para os outros como presentes para Jesus. Desafie as crianças a fazerem pelo menos uma boa ação todos os dias, até o Natal.

Ajude as crianças a pensarem sobre quais as boas ações que podem fazer. Lembrelhes de que, ao fazerem boas ações, estarão dando um maravilhoso presente a Jesus. Entregue um bilhete a cada criança, explicando a corrente de Natal aos pais.

Testemunho

Explique que o nascimento de Jesus Cristo foi uma das coisas mais importantes que jamais aconteceram na Terra. Fale de seu amor por Jesus e seu desejo de ser como Ele, não somente durante o Natal, mas durante o ano inteiro.

Atividades complementares

Escolha algumas das atividades seguintes para utilizar durante a lição:

  1. Conte a história do nascimento de Jesus enquanto as crianças representam os papéis de José, Maria, o hospedeiro, os pastores e os magos. Use objetos como uma boneca em forma de bebê, um pequeno cobertor, um xale, se possível. Dê a cada criança a oportunidade de participar. Pode repetir a atividade, deixando que as crianças representem papéis diferentes.

  2. Ajude as crianças a fazerem decorações simples, recortando ou desenhando estrelas. Deixe-as colorirem suas decorações e coloque um cordão em cada estrela, para que as crianças possam pendurá-las em suas casas.

  3. Comente alguns dos preparativos das lojas, para o Natal, que as crianças tenham visto. Ajude-as a compreender que presentes e festas são divertidos, mas que o Natal realmente diz respeito ao nascimento de Jesus Cristo e à importância de nos concentrarmos Nele e em Sua vida.

  4. Fale a respeito de costumes de Natal locais centralizados em Cristo, que aprecie ou conheça. Convide as crianças a falarem sobre as tradições centralizadas em Cristo que suas famílias apreciem na época do Natal.

Atividades adicionais para crianças menores

  1. Peça às crianças que façam de conta que são os pastores descansando no campo. Ajude-as a representarem o medo que os pastores sentiram ao verem o anjo e a alegria que sentiram ao compreenderem as notícias. Ajude-as a imaginarem ouvir os anjos cantar e olhar para o belo no céu noturno e ver a estrela. Andem juntos pela sala, procurando o bebê. Ajoelhem-se diante do menino Jesus na manjedoura e cantem uma canção de louvor.

  2. Ajude as crianças a fazerem os gestos de acordo com o seguinte versinho, enquanto você o repete:

    Um bebê na manjedoura, (balance os braços como se embalasse um bebê)

    Perto de sua mãezinha, (estique os braços)

    É Jesus! Veja no céu, (aponte para o céu com espanto)

    Como brilha a entrelinha (bata palmas de alegria).

  3. Cante ou repita a letra de “Ama Sempre ao Teu Irmão” (Músicas para Crianças). Lembre às crianças que comemoramos o nascimento de Jesus na época do Natal.

  4. Faça alguns recortes simples do menino Jesus envolto em panos. Consiga grama seca ou palha para as crianças colarem numa manjedoura (um quadrado de papel). Peça às crianças que colem o recorte do menino Jesus sobre o leito de grama ou palha.