Samuel, o Lamanita

Primária 4: O Livro de Mórmon, 1994


Propósito

Ensinar às crianças que os profetas predisseram a vida e a missão de Jesus Cristo.

Preparação

  1. 1.

    Em espírito de oração, estude Helamã 13–14, 16 e 3 Néfi 23:9–13. Em seguida, estude a lição e decida como pretende ensinar a história das escrituras às crianças. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.)

  2. 2.

    Leitura adicional: Helamã 15.

  3. 3.

    Escolha as perguntas do debate e atividades complementares que mais envolvam e ajudem as crianças a alcançar o propósito da lição.

  4. 4.

    Material necessário:

    1. a.

      Um Livro de Mórmon para cada criança.

    2. b.

      Três cartões com trechos de profecias de Néfi, Abinádi e Alma. (Ver atividade motivadora.)

    3. c.

      Pequenos acessórios, como lenços, roupões ou crachás com nome para serem usados na representação de Néfi, Abinádi e Alma.

    4. d.

      A gravura 4–42, Samuel, o Lamanita, na Muralha (Pacote de Gravuras do Evangelho 34730 059 – 314).

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança a fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Peça a três crianças de sua classe, com boa leitura, que representem Néfi, Abinádi e Alma. Podem usar um crachá de identificação ou uma fantasia. Podem fingir que saíram de uma máquina do tempo para fazerem uma visita à classe e relatar novamente suas profecias a respeito da vida e missão de Jesus Cristo.

“Cheguei à terra prometida quase seiscentos anos antes do nascimento de Cristo. Relatei a meu povo a visão que tive, na qual aprendi a respeito do nascimento e morte de Cristo: ‘E eu olhei e tornei a ver a virgem carregando uma criança nos braços. E disse-me o anjo: Eis o Cordeiro de Deus, sim, o Filho do Pai Eterno! (…) Vi que ele foi levantado na cruz e morto pelos pecados do mundo.’ (1 Néfi 11:20–21, 33) Quem sou eu?” (Néfi)

“Vivi cerca de cento e cinqüenta anos antes de Jesus Cristo. As pessoas não gostavam de mim e não acreditavam nas coisas que lhes contei. Profetizei que Jesus Cristo ‘[desceria] entre os filhos dos homens e [redimiria] seu povo’, sendo ‘crucificado e morto’ e ‘tomando sobre si as iniqüidades (…) deles’ (Mosias 15:1, 7, 9). Fui queimado em uma estaca por causa de meu testemunho. Quem sou eu?” (Abinádi)

“Depois de uma visão especial que tive quase cem anos antes do nascimento de Jesus Cristo, soube que somente poderia ser salvo por intermédio de nosso Redentor, que estava para vir. Viajei por todos os lugares para contar às pessoas o que havia aprendido: ‘O Filho de Deus (…) seguirá, sofrendo dores e aflições e tentações de toda espécie (…) E tomará sobre si a morte, para soltar as ligaduras da morte que prendem o seu povo (…) [e] socorrer [ou ajudar] seu povo, de acordo com suas enfermidades.’ (Alma 7:10–12). Quem sou eu?” (Alma)

Explique que não somente esses três homens profetizaram a respeito de Jesus Cristo, mas todos os outros profetas. Leia Mosias 13:33: “(…) Não lhes profetizou Moisés acerca da vinda do Messias e que Deus redimiria o seu povo? Sim, e mesmo todos os profetas que profetizaram desde o princípio do mundo – não falaram eles mais ou menos a respeito destas coisas?” Explique que nesta lição aprenderão a respeito de outro importante profeta: Samuel, o lamanita, que ensinou com grande coragem e vigor a respeito do nascimento, morte e missão de Cristo.

História das Escrituras

Ensine às crianças a história de Samuel, o lamanita, que se encontra em Helamã 13–14, 16. (Ver sugestões para ensinar a história das escrituras na seção “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Saliente que Samuel ensinou o povo ousadamente a respeito de Jesus e da Expiação.

Debate

Estude as seguintes perguntas e passagens das escrituras ao preparar a aula. Use as perguntas que, na sua opinião, mais ajudarão as crianças a compreender as escrituras e aplicar os princípios na própria vida. A leitura das passagens com as crianças na sala de aula irá ajudá-las a ganhar maior entendimento das escrituras.

• Qual foi a mensagem que Samuel, o lamanita, deveria transmitir aos nefitas? (Helamã 13:6–7) Quais eram as boas novas que Samuel deveria ensinar? (Helamã 14:9, 11–13. Explique que “boas novas” significam “boas notícias”, ou seja, o evangelho.) Por que o evangelho de Jesus Cristo traz boas notícias para nós? (Podemos arrepender-nos e ser perdoados de nossos pecados.)

• O que Samuel disse que aconteceria aos nefitas se não se arrependessem? (Helamã 13:6, 8–10) Por que é importante termos o Espírito conosco? Por que é importante não adiar nosso arrependimento? (Helamã 13:38)

• A quem os nefitas estavam seguindo em lugar dos profetas? (Helamã 13:27–29) Quais são os “guias insensatos e cegos” que estão conduzindo o povo hoje em dia? De que modo as pessoas tentam convencer-nos a fazer coisas erradas?

• Por que as pessoas rejeitaram os ensinamentos de Samuel? (Helamã 14:10)

• Mostre a gravura de Samuel, o Lamanita, na Muralha. Por que Samuel subiu na muralha da cidade? (Helamã 14:11–12) O que Samuel profetizou que aconteceria em cinco anos e quais seriam os sinais disso? (Helamã 14:2–6) Quais seriam os sinais da morte de Cristo? (Helamã 14:20–28) Por que o Senhor revelou esses sinais aos nefitas? (Helamã 14:12–13, 28)

• O que Samuel ensinou a respeito da Expiação? (Helamã 14:15–18) Que responsabilidade temos quando compreendemos a Expiação? (Helamã 14:19) Que responsabilidade temos pelas nossas ações? (Helamã 14:30–31)

• O que os nefitas que acreditavam em Samuel fizeram depois que ele terminou sua pregação? (Helamã 16:1) O que fizeram aqueles que não acreditaram nele? (Helamã 16:6) Por que vocês acham que as pessoas decidem não acreditar nos profetas? O que podemos fazer para fortalecer nosso testemunho dos profetas?

Atividades Complementares

Pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como revisão, resumo ou desafio.

  1. 1.

    Procure alguns discursos recentes proferidos pelo profeta vivo (Ver, em especial, a edição da conferência de A Liahona). Leia alguns trechos dos discursos e deixe que as crianças descubram o que o profeta nos ensina a fazer hoje em dia. Escreva as respostas das crianças no quadro-negro. Deixe que cada criança escolha um princípio que deseja seguir e faça com que o escreva em um cartão.

  2. 2.

    Faça duas colunas no quadro-negro com os seguintes títulos: “Sinais do Nascimento de Cristo” e “Sinais da Morte de Cristo.” Escreva todos os sinais do nascimento e da morte de Cristo, que foram mencionadas na lição, em pedaços de papel e misture-os dentro de uma caixa. Deixe que as crianças, uma por vez, peguem um pedaço de papel, leiam o que está escrito e coloquem-no em uma das colunas.

    • Sinais do Nascimento de Cristo (Helamã 14:2–6)

    • Grandes luzes no céu

    • Um dia, uma noite e outro dia sem haver noite

    • Uma nova estrela

    • Muitos sinais e maravilhas no céu

    • Sinais da Morte de Cristo (Helamã 14:20–28)

    • O sol, a lua e as estrelas ficarão escuros

    • Não haverá luz por três dias

    • Trovões e relâmpagos por muitas horas

    • A Terra tremerá e estremecerá

    • Rochas sólidas serão despedaçadas

    • Grandes tempestades

    • Montanhas se rebaixarão

    • Vales se transformarão em montanhas

    • As estradas serão despedaçadas

    • As cidades ficarão devastadas

    • As sepulturas se abrirão e entregarão seus mortos

  3. 3.

    Decore a sexta, a sétima e a nona regras de fé.

  4. 4.

    Cante ou leia as palavras da sétima estrofe de “Histórias do Livro de Mórmon” ou “Segue o Profeta”, p. 58 (Músicas para Crianças).

Conclusão

Testemunho

Preste testemunho da veracidade das coisas que os profetas nos ensinam, tanto no passado quanto hoje em dia.

Sugestão para Designação de Leitura

Sugira às crianças que estudem Helamã 14:1–14, 20–31 em casa, como revisão desta lição.Convide uma criança a fazer a última oração.