Leí e Sua Família São Conduzidos pelo Deserto

Primária 4: O Livro de Mórmon, 1994


Propósito

Ajudar as crianças a compreender que o Pai Celestial irá guiá-las, se fizerem tudo o que lhes for possível e confiarem Nele.

Preparação

  1. 1.

    Em espírito de oração, estude 1 Néfi 16, Alma 37:38–46 e Provérbios 3:5–6. Em seguida, estude a lição e decida como pretende ensinar a história das escrituras às crianças. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.)

  2. 2.

    Escolha as perguntas do debate e atividades complementares que mais envolvam e ajudem as crianças a alcançar o propósito da lição.

  3. 3.

    Antes de ensinar a lição, experimente realizar a atividade motivadora, para saber como executá-la.

  4. 4.

    Material necessário:

    1. a.

      Um Livro de Mórmon para cada criança.

    2. b.

      Uma Bíblia para cada criança.

    3. c.

      Um barbante de 50 cm para cada criança.

    4. d.

      As gravuras 4–15, A Liahona (Pacote de Gravuras do Evangelho 34730 059 – 200) 4–16, Néfi e Seu Arco Quebrado

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança a fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Dê a cada criança um barbante de 50 cm. Peça-lhes que segurem uma ponta com a mão direita e a outra com a mão esquerda. Peça-lhes que dêem um nó no barbante, sem soltar as pontas. Se não houver barbantes suficientes, peça que uma criança execute a atividade na frente da classe.

• Isso parece algo difícil ou impossível?

Peça-lhes que tentem dar o nó novamente, mas, desta vez, diga-lhes para cruzar os braços antes de segurar uma ponta do barbante em cada mão. Peça-lhes que continuem segurando as pontas enquanto descruzam os braços. Ao final do movimento, haverá um nó no barbante. Recolha os barbantes das crianças. Saliente o fato de que as crianças conseguiram dar o nó depois que você lhes mostrou como se fazia. Diga às crianças que, do mesmo modo, todos temos desafios na vida que parecem impossíveis de resolver. Se fizermos todo o possível e confiarmos no Pai Celestial, Ele nos ajudará a encontrarmos a solução.

História das Escrituras

Usando as gravuras no momento apropriado, ensine a história da família de Leí sendo guiada pela Liahona e a história do arco quebrado de Néfi, que se encontram em 1 Néfi 16:17–32. (Ver sugestões para ensinar a história das escrituras na seção “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Incentive as crianças a sempre darem o melhor de si e a confiarem no Salvador, aconteça o que acontecer.

Debate

Estude as seguintes perguntas e passagens das escrituras ao preparar a aula. Use as perguntas que, na sua opinião, mais ajudarão as crianças a compreender as escrituras e aplicar os princípios na própria vida. A leitura das passagens com as crianças na sala de aula irá ajudá-las a ganhar maior entendimento das escrituras.

• De que modo Leí foi abençoado por causa de sua fé e obediência enquanto viajava pelo deserto? (1 Néfi 16:10)

• O que o pai e os irmãos de Néfi fizeram quando ele quebrou seu arco de aço? (1 Néfi 16:17–21) Por que é mais fácil reclamar quando as coisas não acontecem do jeito que vocês esperam?

• Apesar de Néfi estar cansado e com fome, não reclamou. O que fez para resolver o problema? (1 Néfi 16:22–32)

• Por que Néfi procurou seu pai para pedir ajuda? (1 Néfi 16:23–24) De que modo seus pais ajudaram vocês a resolver um problema?

• De que modo vocês, como Néfi, podem ser um exemplo para seus pais e irmãos?

• De que maneira funcionava a Liahona (a esfera de metal)? (1 Néfi 16:26–30)

• O que o Pai Celestial nos deu para nos mostrar o caminho de volta a Sua presença? (Alma 37:44–45) Onde podemos encontrar as palavras de Cristo? (Nas escrituras.) O que devemos fazer para que as palavras de Cristo nos guiem? (Alma 37:46)

• O que devemos fazer quando precisamos da ajuda do Pai Celestial?

• O que o Pai Celestial fará se tivermos fé e confiarmos Nele? (Provérbios 3:5–6) Como podemos demonstrar confiança no Pai Celestial? Por que acham que o Pai Celestial quer que confiemos Nele e façamos tudo o que estiver a nosso alcance?

Atividades Complementares

Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como revisão, resumo ou desafio.

  1. 1.

    Peça às crianças que contem a história do arco quebrado de Néfi. Pergunte-lhes com que membro da família de Leí gostariam de se parecer ao enfrentar um problema.

  2. 2.

    Faça com que as crianças dramatizem a história do arco quebrado de Néfi. Peça-lhes que representem o que teria acontecido se Lamã e Lemuel tivessem confiado no Senhor.

  3. 3.

    Pergunte às crianças qual o primeiro princípio do evangelho. Saliente que devem ter fé em Jesus Cristo. Ajude-as a decorar a quarta regra de fé.

  4. 4.

    Reveja a história em que Néfi obtém as placas de latão, que se encontra em 1 Néfi 3–5. Compare o que Néfi fez naquela ocasião com o que fez ao quebrar seu arco. Ajude as crianças a compreender que nas duas ocasiões ele fez tudo o que podia e confiou na ajuda do Pai Celestial.

  5. 5.

    Cante ou leia a letra de “Fé”, p. 50 ou “Buscarei Cedo o Senhor”, p. 67 (Músicas para Crianças).

Conclusão

Testemunho e Desafio

Conte às crianças uma ocasião em que você confiou na ajuda do Pai Celestial para cumprir algo difícil. Preste testemunho da importância de fazermos todo o possível e depois confiarmos no Pai Celestial. Desafie as crianças a pensarem em Néfi durante a semana seguinte, tentando ser mais semelhantes a ele quando enfrentarem problemas.

Sugestão para Designação de Leitura

Sugira às crianças que estudem 1 Néfi 16:18–32 em casa, como revisão desta lição.Convide uma criança a fazer a última oração.