Lição 4

A Queda de Adão e Eva

Primária 6: Velho Testamento


Propósito

Ajudar as crianças a compreenderem a queda de Adão e Eva e a desejarem voltar à presença do Pai Celestial.

Preparação

  1. Em espírito de oração estude:

  2. Leitura Adicional:

  3. Estude a lição e decida como pretende ensinar às crianças os relatos escriturísticos. [Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.] Escolha as perguntas do debate e as atividades complementares que mais ajudem as crianças a alcançarem o propósito da aula.

  4. Material necessário:

    1. Uma Bíblia e uma Pérola de Grande Valor para cada criança

    2. Um Livro de Mórmon e uma Doutrina e Convênios.

    3. Quatro pequenos itens de sucata, como uma tampinha de garrafa, um galhinho ou um pedaço de papel de seda, todos com um barbante amarrado; um objeto pequeno, representando algo de valor (como um anel para representar a vida eterna) amarrado a um barbante e uma pequena mala ou caixa. (Ver a atividade motivadora.)

    4. Gravuras 6–2: O Jardim do Édem; gravura 6–3: Deus, o Pai, e Jesus Cristo; gravura 6–4: Adão e Eva [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730) – 101]

Sugestão para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Coloque os objetos que estão amarrados a barbantes dentro da mala ou caixa, de modo que apenas os barbantes, todos do mesmo comprimento, sejam vistos. Peça a uma criança que escolha um barbante e o puxe, tirando uma das coisas da mala. Coloque o objeto com o barbante dentro da caixa, chame as outras crianças, uma a uma, para puxar um barbante. Mostre todos os objetos à turma e explique-lhe a importância do objeto de valor.

Explique-lhes que é difícil fazer uma escolha correta quando não sabemos o que estamos escolhendo. O Pai Celestial deseja que saibamos discernir o bem do mal para que possamos escolher o que é certo. Diga à turma que esta lição explica como o conhecimento do bem e do mal e a capacidade de fazermos nossas escolhas nos foram dados.

História das Escrituras

Ensine às crianças a história da queda de Adão e Eva como está nas escrituras relacionadas na seção “Preparação”, usando as gravuras sempre que for conveniente. (Para sugestões de como ensinar a história das escrituras, ver “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii) Os três pontos abaixo são as idéias principais a serem ensinadas nesta lição:

  1. A queda de Adão e Eva foi prevista pelo Pai Celestial e “foi um passo necessário no plano de vida e uma grande bênção para toda a humanidade”. (Princípios do Evangelho, p. 31) Nós aceitamos essa condição no mundo espiritual quando apoiamos o plano do Pai Celestial.

  2. Devido à queda, somos abençoados com corpos físicos, com o direito de escolher entre o bem e o mal e com a oportunidade de ganhar a vida eterna. Nenhum desses privilégios poderia ser nosso, se Adão e Eva houvessem permanecido no jardim. (Princípios do Evangelho, p. 31)

  3. Depois de Adão e Eva terem “caído” da presença de Deus e se tornarem mortais, precisávamos de um Salvador para que vivêssemos novamente e voltássemos a estar com o Pai Celestial. Jesus Cristo foi escolhido para ser o Salvador antes da criação do mundo. (Ver a lição 2.)

Mantenha os seguintes tópicos em mente enquanto debate as escrituras com a turma:

  1. Antes de ser colocado na Terra, Adão era conhecido como Miguel, o arcanjo. (Ver D&C 107:54.)

  2. Miguel chefiou a batalha contra Lúcifer e seus anjos antes que eles fossem expulsos do Céu. (Ver Apocalipse 12:7–9.)

  3. “Adão e Eva estavam entre os mais nobres filhos do Pai Celestial.” (Princípios do Evangelho, p. 29)

Debate

Ao preparar a aula, estude as seguintes perguntas e referências de escrituras. Use as perguntas que mais ajudem as crianças a entenderem as escrituras e a aplicarem os princípios em sua vida. Ler e discutir as escrituras durante a aula irá ajudá-las a chegarem a seu próprio ponto de vista a respeito do assunto.

• Qual foi o primeiro mandamento dado a Adão e Eva depois de terem sido criados? (Moisés 2:28) Explique-lhes que Adão e Eva não poderiam obedecer a esse mandamento antes da Queda. Seus corpos ainda não eram mortais e por isso não podiam ter filhos.

• Qual foi o belo lugar preparado para Adão e Eva pelo Pai Celestial? (Moisés 3:8–9) Como vocês acham que o Jardim era?

• Que árvores são mencionadas na descrição do Jardim do Édem? (Moisés 3:9) Que fruto Deus disse para Adão e Eva não comerem? (Moisés 3:16–17) Apesar das instruções claras que Deus deu a Adão e a Eva a respeito da árvore do conhecimento do bem e do mal, o que Ele permitiu que fizessem? (Ver atividade complementar 5.) O que Deus disse a Adão que aconteceria se ele comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal? Por que o Pai Celestial permite que escolhamos por nós mesmos? Que escolhas nos aproximarão mais do Pai Celestial?

• O que aconteceu quando Adão e Eva comeram do fruto proibido? (Tornaramse capazes de distinguir o bem do mal e passaram a ser mortais, sujeitos à morte física. Tornaram-se capazes de ter filhos e de guardar o mandamento de crescer e multiplicar e encher a Terra. Foram afastados da presença do Pai Celestial e Jesus Cristo, o que é chamado de morte espiritual. (Ver Princípios do Evangelho, p. 31.) (Ver atividade complementar 3.)

• Como a Queda se encaixa no plano de salvação, chamado por Alma de “o grande plano de felicidade”? (Alma 42:8) Explique-lhes que o Pai Celestial quer que sejamos felizes. Quando éramos Seus filhos espirituais, escolhemos tornar-nos mortais e provar-nos dignos de ser mais semelhantes a Ele. Repita 2 Néfi 2:25 com as crianças: “Adão caiu para que os homens existissem; e os homens existem para que tenham alegria”. Como o fato de Adão e Eva terem comido do fruto proibido nos afeta? (Nós nascemos, experimentamos oposição, sabemos discernir o bem do mal, podemos escolher ser como Deus, somos mortais.) O que isso faz com que vocês sintam a respeito de Adão e Eva? (Ver atividade complementar 3.)

• Como somos salvos da morte física? (Por meio da ressurreição de Jesus Cristo, depois de morrermos, todos viveremos novamente.) Quem ressuscitará? (I Coríntios 15:22)

• Como Jesus pode salvar-nos da morte espiritual, ou seja, de estarmos afastados da presença do Pai Celestial? [Por meio da grande Expiação, Jesus sofreu por nossos pecados. Seremos perdoados e voltaremos a estar com o Pai Celestial se escolhermos o arrependimento. (Ver 3 Néfi 27:19.)]

• O que Deus fez para ter certeza de que Adão e Eva não comeriam do fruto da árvore da vida? (Alma 42:2–5) Por que era tão importante que Adão e Eva não comessem do fruto da árvore da vida naquela ocasião? (Alma 42:5)

• Quais são algumas das diferenças entre a vida que Adão e Eva levavam no Jardim do Édem e a que passaram a levar fora do Jardim? Ajude as crianças a entenderem que apesar de a vida ter sido difícil, Adão e Eva ficaram felizes por terem a oportunidade de aprender e tornar-se mais semelhantes ao Pai Celestial. (Ver Moisés 5:10–11.) Eles trabalharam arduamente para ter comida, roupas e abrigo. E esforçaram-se muito para guardar os mandamentos e aproximar-se de Deus. Quando nossa vida estiver difícil, de que modo podemos seguir o exemplo de Adão e Eva?

• O que teria acontecido conosco se Adão e Eva não houvessem comido do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal? (O Presidente Joseph Fielding Smith ensinou: “Quando oramos, devemos dar graças ao Senhor por Adão. Se não fosse por ele, eu não estaria aqui, vocês não estariam aqui; estaríamos esperando no céu, em espírito”. [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1967, p. 122; ver, também, 2 Néfi 2:22.]

• Mais tarde, o que Adão e Eva disseram a respeito de terem escolhido comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal? (Moisés 5:10–12)

Atividades Complementares

Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como recapitulação, resumo ou desafio.

  1. Coloque a gravura de Adão e Eva próxima a de Deus e Jesus Cristo. Explique-lhes que, quando viviam no Jardim do Édem, Adão e Eva podiam andar e falar com o Pai Celestial e Jesus. Para ajudar as crianças a compreenderem porque a conseqüência da escolha de Adão e Eva é chamada de Queda, enquanto estiver contando que Adão e Eva comeram do fruto proibido, tire a figura deles de onde está e coloque-a abaixo da figura de Deus, o Pai, e Jesus Cristo. Adão e Eva caíram ou, em outras palavras, foram retirados da presença de Deus. Explique-lhes que isso é chamado de Queda, porque Adão e Eva não podiam mais ter acesso irrestrito ao Pai Celestial e Jesus Cristo. O afastamento de Adão e Eva da presença do Pai Celestial deu início a vida mortal e foi um passo importante no grande plano de felicidade.

  2. Debata a segunda regra de fé. Explique-lhes que há pessoas que acreditam que todos seremos punidos por Adão e Eva terem comido do fruto proibido. Foi revelado ao Profeta Joseph Smith que isso não é verdade. Jesus pagou o preço da transgressão de Adão e Eva. Seremos considerados culpados pelas escolhas erradas que fizermos, não por escolhas de outros. Ajude as crianças a decorarem essa regra de fé.

  3. Escreva as palavras Graças a Adão e Eva no alto de uma folha de papel ou do quadro-negro e convide as crianças a darem idéias que possam ser relacionadas com esse título, por exemplo:

    Pudemos escolher nascer na Terra. Sabemos discernir o bem do mal. Estamos afastados do Pai Celestial. Um dia, vamos morrer.

    Ajude as crianças a entenderem que ficamos felizes com a oportunidade de vir à Terra. (Ver Jó 38:7.) Não teríamos essa oportunidade se Adão e Eva não tivessem comido do fruto proibido. Precisávamos ter a chance de provar sermos capazes de escolher o bem em vez do mal. Ganhar um corpo físico, ter o privilégio de escolher, estar longe de Deus e ser sujeitos à morte era parte do plano do Pai Celestial para que nos tornássemos semelhantes a Ele.

    Escreva outro título: “Graças a Jesus”. Escreva embaixo uma lista das bênçãos e explique-as:

    Depois de morrer, todos voltaremos a viver. Podemos voltar a estar com o Pai Celestial, se nos arrependermos. Temos um exemplo perfeito para seguir.

    Dê papel e lápis a todas as crianças e peça-lhes que escrevam Graças a Adão e Eva no alto da folha e Graças a Jesus no meio. Incentive as crianças a levarem o papel para casa e debaterem com a família o que temos e o que poderemos fazer graças a Adão e Eva e a Jesus Cristo.

  4. Escreva Ressurreição e Voltar a estar com o Pai Celestial no quadro-negro ou em duas tiras de papel. Escreva as frases a seguir em tiras de papel e deixe as crianças revezarem-se escolhendo e colando as tiras abaixo do título correto:

    Ressurreição

    Voltar à presença do Pai Celestial

    Imortalidade—viveremos para sempre

    Vida Eterna—Viver com o Pai Celestial

    Sobrepujaremos a morte física

    Sobrepujaremos a morte espiritual

    É para todos os que nasceram

    É para todos os que nasceram

    Vitória de Cristo sobre a morte

    É para quem guardar os mandamentos

    Pergunte às crianças quem tornou isso possível. (Jesus Cristo, seguindo o plano do Pai Celestial.) Essas bênçãos são grandes dádivas do Salvador para nós. Por Seu intermédio podemos sobrepujar as conseqüências da Queda e voltar à presença do Pai Celestial.

  5. Peça às crianças que pensem em coisas opostas; como triste e alegre, quente e frio, duro e mole, liso e áspero, pesado e leve, alto e baixo, rápido e devagar; para demonstrar a importância da oposição. (Ver 2 Néfi 2:11, 15.) Deixe as crianças falarem de sua experiência com coisas que se opõem. Para ajudá-las a começar, você pode usar os exemplos a seguir: Depois de uma pessoa ter estado doente ela pode apreciar melhor o fato de sentir-se bem. Ou sem a escuridão, não se pode reconhecer a luz, e é por isso que não podemos ver as estrelas durante o dia. Para demonstrar o segundo exemplo, você pode levar uma lanterna e mostrar que sua luz é quase imperceptível em uma sala bem iluminada, mas fica muito mais brilhante quando a sala é escurecida.

  6. Cante ou leia “Ele Mandou Seu Filho” (Músicas para Crianças, p. 20).

Conclusão

Testemunho

Peça a uma criança que leia o testemunho de Adão e Eva que está em Moisés 5:10–12. Fale do apreço que você tem pelo que Adão e Eva fizeram por nós. Testifique que graças ao Salvador, Jesus Cristo, todos ressurgiremos e é-nos possível escolher tornar-nos semelhantes ao Pai Celestial e voltar a Sua presença.

Atividade com a Família

Incentive as crianças a conversarem com a família a respeito de uma parte específica da lição, como, por exemplo, uma história, pergunta ou atividade, ou a lerem com a família a “Designação de Leitura Sugerida”.

Designação de Leitura Sugerida

Sugira às crianças que estudem, em casa, Moisés 5:9–12 para recapitularem a lição Convide uma criança para fazer a última oração.