Jeová Faz Convênios com Abraão

Primária 6: Velho Testamento, 1997


Propósito

Ajudar as crianças a compreenderem que por sermos o povo do convênio de Deus temos a responsabilidade de viver o evangelho e compartilhá-lo com os outros.

Preparação

  1. 1.

    Em espírito de oração, estude:

    • Abraão 1:1–20—Abraão busca as bênçãos do sacerdócio. É perseguido por falsos sacerdotes e salvo por Jeová.

    • Abraão 2:1–21—Todas as bênçãos do evangelho são prometidas a Abraão e sua semente.

    • Gênesis 22:17–18—Uma posteridade numerosa é prometida a Abraão.

    • Hebreus 11:8–13—Abraão viveu pela fé.

  2. 2.

    Leitura adicional:

    • Gênesis 12:1–10—Grandes bênçãos são prometidas a Abrão.

    • Gênesis 17:1–8—Deus faz convênios com Abrão e muda seu nome para Abraão

  3. 3.

    Estude a lição e decida como pretende ensinar às crianças as histórias das escrituras. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Escolha as perguntas do debate e as atividades complementares que mais ajudem as crianças a alcançarem o propósito da aula.

  4. 4.

    Material necessário:

    1. a.

      Uma Bíblia, Livro de Mórmon Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor para cada criança.

    2. b.

      Algo que tenha herdado de sua família. (Ver atividade motivadora.)

    3. c.

      As gravuras 6–9: Um Anjo Salva Abraão (Pacote de Gravuras do Evangelho, 104; 34730); gravura 6–10: Fac-símile Nº1 do livro de Abraão.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Mostre alguma coisa que você tenha herdado da família e que considere de valor, como um livro antigo, uma jóia ou um gráfico de linhagem. (Se não puder trazer nada, fale de alguma coisa que pertenceu a seus pais ou avós.) Peça às crianças que falem de alguma coisa especial de sua família que lhes tenha sido dada.

Depois fale de um traço de caráter que tenha herdado. Peça às crianças da turma que falem de traços que tenham herdado. Ajude-as a entender que quando pensamos em heranças é comum termos em mente bens e objetos.

Escreva a palavra herdeiro no quadro-negro e discuta seu significado com as crianças. Ajude-as a entender que todos os que herdam um objeto, uma propriedade ou um traço de caráter dos pais ou de antepassados é um herdeiro. Diga-lhes que nesta lição aprenderão a respeito das grandes bênçãos que herdaram de seu antepassado, o profeta Abraão.

História das Escrituras

Ensine às crianças a história de Abraão de acordo com as escrituras relacionadas na seção “Preparação”, usando as gravuras quando for oportuno. (Para sugestões de como ensinar a história das escrituras, ver “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.)

  • Abraão desejava ser justo e receber as bênçãos de felicidade e paz.

  • O Senhor fez um convênio com Abraão, devido a sua fidelidade.

  • Esse convênio deu a Abraão o direito de receber o sacerdócio com suas bênçãos e responsabilidades.

  • Foi prometido a Abraão ter muitos descendentes, que herdariam o sacerdócio se fossem fiéis.

  • Somos descendentes de Abraão e temos a responsabilidade de levar o evangelho e o sacerdócio a todas as nações e povos da Terra.

Debate

Ao preparar a aula, estude as seguintes perguntas e referências de escrituras. Use as perguntas que mais ajudem as crianças a entender as escrituras e aplicar os princípios em sua vida. Ler e discutir as escrituras durante a aula irá ajudá-las a chegar a seus próprios pontos de vista a respeito do assunto.

• Como o pai de Abraão e o povo de Ur dos caldeus adoravam? (Abraão 1:5–7) De que forma Abraão tentou ajudá-los? (Abraão 1:5)

• Quais eram os desejos do coração de Abraão? (Abraão 1:2, 4) Que bênçãos vocês deveriam buscar? Diga que o Pai Celestial tem muitas bênçãos reservadas para nós. Ele disse-nos que as pedíssemos e vivêssemos de modo a ser dignos de obtê-las.

• O que aconteceu com as três mulheres que se recusaram a adorar ídolos? (Abraão 1:11) Explique-lhes que, apesar de terem perdido a vida, elas serão abençoadas eternamente por sua retidão. Às vezes, acontecem coisas ruins a pessoas boas. Quais são algumas das dificuldades para viver em retidão atualmente?

• Como a vida de Abraão foi salva? (Abraão 1:15–16) Quem é Jeová? (Jeová é o nome pelo qual Jesus Cristo era conhecido na época do Velho Testamento. Ver “Jeová” no Guia para Estudo das Escrituras, p.107.) (Ver atividade complementar 2.)

• Quando Abraão saiu de Ur, como o Senhor ajudou?

• O Senhor fez um convênio com Abraão devido a sua fidelidade. (Um convênio é uma promessa sagrada e recíproca) O que o Senhor prometeu a Abraão se ele permanecesse fiel? (Abraão 2:8–11) (Ver atividade complementar 1.)

• Quando serão cumpridas todas as promessas feitas a Abraão? Explique-lhes que Abraão teve de esperar por muitos anos para receber as bênçãos que lhe foram prometidas e que essas promessas ainda estão se cumprindo em nossos dias. Mesmo tendo de esperar durante muitos anos, Abraão continuou a ter fé e ser obediente. Ele sabia que o Senhor sempre cumpre as promessas que faz, mas nem sempre recebemos as bênçãos imediatamente ou da maneira que esperamos. Às vezes nossas bênçãos são espirituais e nós as receberemos nas eternidades, não nesta vida. (Ver Hebreus 11:13.)

• Explique-lhes que todos os que aceitam o evangelho de Jesus Cristo ganham o direito de herdar as bênçãos de Abraão. (Ver Gálatas 3:29.) Quais bênçãos são essas? (Abraão 2:11; as bênçãos do sacerdócio, por exemplo, o batismo, o dom do Espírito Santo, a investidura no templo, etc. Por meio das bênçãos do sacerdócio podemos alcançar a exaltação, tornar-nos semelhantes a Deus e viver com nossa família eternamente.)

• Que responsabilidades temos por sermos o povo do convênio? (Abraão 2:9; ter fé, guardar o convênio batismal, ajudar a levar o evangelho a todos os povos do mundo, etc.) (Ver as atividades complementares 5 e 6.)

Atividades Complementares

Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como recapitulação, resumo ou desafio.

  1. 1.

    Peça às crianças que se revezem e escolham um dos papéis com referências de escrituras sobre as promessas feitas a Abraão, que estão relacionadas abaixo. Diga-lhes para lerem em voz alta e, se quiserem, marcarem os versículos em suas próprias escrituras.

    • Abraão 2:9—Seu nome seria grande entre todas as nações.

    • Abraão 2:10—Todos os que aceitassem o evangelho, por meio do batismo, seriam conhecidos como descendentes de Abraão.

    • Abraão 2:11—O Senhor abençoaria todos os que abençoassem Abraão e amaldiçoaria todos os que o amaldiçoassem.

    • Abraão 2:11—Seus descendentes teriam o sacerdócio.

    • Abraão 2:11—Sua semente seria responsável pelo trabalho missionário e por levar o evangelho a todas as nações.

    • Abraão 2:19—A terra de Canaã seria dada a Abraão e seus descendentes.

    • Gênesis 22:17—O Senhor multiplicaria grandemente a semente de Abraão (Abraão teria muitos descendentes).

  2. 2.

    Mostre o fac-símile nº 1 no livro de Abraão ou a ampliação que o manual traz. Deixe as crianças adivinharem quem as figuras do desenho representam. Ajude-as a identificarem os números 1 a 9. Compare com a explicação na página do fac-símile, com Abraão 1:12–14 e depois com a gravura: Um Anjo Salva Abraão.

  3. 3.

    Traga uma vasilha com areia. Deixe as crianças tentarem contar quantos grãos conseguem pegar em uma pitada. Imagine como é grande a posteridade de Abraão. Pergunte às crianças como elas podem ajudar no cumprimento da promessa feita a Abraão de que sua posteridade seria tão numerosa quanto “a areia que está na praia do mar”. (Gênesis 22:17)

  4. 4.

    Embaralhe as letras da palavra convênio, escritas no quadro-negro ou em papel, e peça às crianças que as desembaralhem. Propagar o evangelho é importante para honrarmos os convênios. Pergunte às crianças como podem preparar-se desde já para, quando crescerem, divulgarem o evangelho como missionárias de tempo integral. É possível que elas citem, entre outras coisas, guardar o convênio batismal, aprender o evangelho por meio do estudo das escrituras, ficar atentas durante a noite familiar e reuniões da igreja, ser limpas em pensamento, linguagem e ações e fazer economias. Incentive as crianças a conversarem a respeito de como podem ser missionárias agora e preparar-se para ser missionárias de tempo integral quando crescerem.

  5. 5.

    Faça um debate a respeito de quem deve ser missionário e do que os missionários devem fazer. Leia a afirmação do Presidente Spencer W. Kimball: “ (…) todo homem, mulher e criança—todo jovem e todo garoto e garota— deve servir missão. Isto não significa que devam cumpri-la longe de casa ou até mesmo ser chamados formalmente e designados como missionários de tempo integral. Quer dizer, sim, que todos nós temos a responsabilidade de prestar testemunho das verdades do evangelho que recebemos. Todos nós temos parentes, vizinhos, amigos e colegas de trabalho, e cabe-nos a responsabilidade de transmitir-lhes o evangelho, tanto pelo exemplo como por preceito.” (“Todo o que For Prevenido…”, A Liahona, novembro de 1977, p. 1.)

    Peça às crianças que sugiram como podem ser missionárias agora, por exemplo: sendo boas amigas, convidando alguém para vir à igreja, sendo bons exemplos em casa e na comunidade e falando dos ensinamentos da Igreja a outras pessoas.

    Invente situações em que as crianças atuem como missionários.

  6. 6.

    Cante ou leia “Chamados a Servir” (Músicas para Crianças, p. 94 ou Hinos, nº 166.) ou “Um Missionário Já Eu Quero Ser” (Músicas para Crianças, p. 90.)

Conclusão

Testemunho

Preste testemunho de que, sendo o povo do convênio, temos o privilégio e a responsabilidade de honrar o sacerdócio e falar do evangelho a todas as pessoas para que elas possam receber as bênçãos de Abraão.

Sugestão para Atividade com a Família

Incentive as crianças a conversarem com a família a respeito de uma parte específica da lição, como, por exemplo, uma história, pergunta ou atividade, ou lerem com a família a “Designação de Leitura Sugerida”.

Designação de Leitura Sugerida

Sugira às crianças que estudem, em casa, Abraão 2:9–11 para recapitularem a lição.

Convide uma criança para fazer a última oração.