Jesus Cristo Levanta Lázaro de entre os Mortos

Primária 7: O Novo Testamento, 1998


Propósito

Ajudar todas as crianças a compreenderem que por ser o Filho de Deus, Jesus Cristo tem poder sobre a morte.

Preparação

  1. 1.

    Em espírito de oração, estude João 11:1–46. Depois, estude a lição e decida como deseja ensinar a história das escrituras às crianças. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.)

  2. 2.

    Recapitule Lucas 7:11–17; 8:41–42, 49–56.

  3. 3.

    Escolha as perguntas do debate e as atividades complementares que envolvam as crianças e melhor as ajudem a alcançar o propósito da aula.

  4. 4.

    Material necessário:

    1. a.

      Uma Bíblia ou um Novo Testamento para cada criança.

    2. b.

      Um raminho ou folha recém-cortada e um seco (ou uma gravura de cada um).

    3. c.

      Gravura 7–27: Jesus Restaura Lázaro à Vida [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 222], gravura 7–18: Jesus Abençoa a Filha de Jairo [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) –215].

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Mostre o raminho recém-cortado, ou a folha às crianças, e o raminho seco, ou folha. Pergunte às crianças qual é a diferença entre os dois.

• Podemos fazer alguma coisa para que o raminho seco volte a ter a mesma aparência do novo?

• Agora que o raminho novo foi cortado da árvore, o que acontecerá com ele?

• Quem tem o poder de trazer algo morto de volta à vida?

Diga que Jesus tem poder sobre a morte. Ele trouxe várias pessoas que morreram de volta à vida.

História das Escrituras

Ensine a história de quando Jesus trouxe o filho da viúva de Naim de volta à vida (Lucas 7:11–17) e de quando fez o mesmo pela filha de Jairo (Lucas 8:41–42, 49–56). Depois ensine a história de quando Jesus trouxe Lázaro de volta à vida, conforme João 11:1–46. Mostre as gravuras no momento oportuno. (Para sugestões de como ensinar as histórias das escrituras, ver “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Explique às crianças que, quando Jesus trazia as pessoas de volta à vida, realizava milagres que testificavam que Ele era o Filho de Deus e tinha poder sobre a morte. Explique às crianças que devido ao costume judaico de os vizinhos chorarem com a família durante vários dias após a morte, havia muitas pessoas com Marta e Maria após a morte de Lázaro e que elas testemunharam esse grande milagre que Jesus realizou.

Debate

Ao preparar a aula, estude as seguintes perguntas e referências de escritura. Utilize as perguntas que mais ajudem as crianças a entender as escrituras e aplicar os princípios em sua vida. Ler as passagens de escritura indicadas durante a aula ajudará as crianças a passarem a compreender as escrituras.

• Depois de receber a notícia de que Lázaro estava doente, quanto tempo Jesus esperou antes de ir para Betânia? (João 11:6) Há quanto tempo o corpo de Lázaro já estava no túmulo quando Jesus chegou? (João 11:17) Em sua opinião, por que Jesus esperou tanto tempo antes de ir? [Para que todos soubessem sem sombra de dúvida que Lázaro estava morto, dessa forma, trazê-lo de volta à vida seria um testemunho ainda mais convincente do poder e missão divinos de Jesus. (João 11:4, 15)]

• O que Marta e Maria disseram a Jesus quando chegou? (João 11:21–22, 32) O que Marta e Maria pensaram quando Jesus lhes disse que Lázaro viveria novamente? (João 11:23–24) Qual foi o testemunho de Marta, mesmo antes que visse o irmão vivo novamente? (João 11:27)

• Por que Jesus orou ao Pai Celestial antes de reviver Lázaro? (João 11:41-42) O que Jesus queria que as pessoas compreendessem? (Que Ele havia sido enviado pelo Pai Celestial.)

• O que Jesus disse a Lázaro? (João 11:43) O que aconteceu? Em que Lázaro estava envolvido? (João 11:44)

• Como vocês acham que Maria, Marta e as outras pessoas se sentiram quando testemunharam esse milagre? O que vocês acham que sentiriam se estivessem lá? O que as pessoas fizeram depois de ver o milagre? (João 11:45–46) Como ver Lázaro saindo do túmulo afetou a crença que tinham em Jesus?

• Por que Jesus foi capaz de trazer Lázaro de volta à vida? Como saber que Jesus tem poder para trazer alguém de volta à vida faz com que vocês se sintam? Como esse milagre nos ajuda a saber que Jesus é o Filho de Deus? (João 11:4)

• Depois disso, o que Jesus fez para provar que tinha poder sobre a morte? (Ele ressuscitou. Ajude as crianças a compreenderem que quando Lázaro voltou à vida, continuava a ser mortal e morreria novamente. Quando ressuscitarmos nunca mais morreremos. Viveremos para sempre.)

• O que Jesus quis dizer com as palavras “Eu sou a ressurreição e a vida”? (João 11:25) O que isso significa para nós?

Diga que Jesus não apenas tinha poder para trazer as pessoas de volta à vida mortal, como fez com Lázaro, mas, o que é mais importante, tinha o poder para levantar todos da morte para a imortalidade. Todas as pessoas nascidas na Terra serão ressuscitadas. Por meio de Seu sacrifício expiatório, Jesus também tem o poder de dar a vida eterna a quem Lhe obedecer e seguir.

Desafio

Desafie as crianças a contar a história de quando Jesus trouxe Lázaro de volta à vida a alguém durante a semana.

Atividades Complementares

Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como recapitulação, resumo ou desafio.

  1. 1.

    Peça às crianças que finjam ser Maria, Marta, Lázaro e os judeus que estavam presentes quando Jesus trouxe Lázaro de volta à vida. Peça à outra criança que entreviste as pessoas para descobrir o que aconteceu, o que elas testemunharam, como sentiram-se quando viram Lázaro sair da caverna e o que sentiram com relação a Jesus.

  2. 2.

    Escreva referências a acontecimentos, como os citados adiante, em que alguém tenha testemunhado que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

    Acontecimento: Nascimento de Jesus.

    Escritura: Um anjo disse: “Pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor”. (Lucas 2:11)

    Acontecimento: O batismo de Jesus.

    Escritura: Ouviu-se uma voz, vinda do céu, que dizia: “Tu és o meu Filho amado” e o Espírito de Deus desceu em forma de uma pomba. (Marcos 1:9–11)

    Acontecimento: Jesus anda sobre a água.

    Escritura: Os discípulos de Jesus, que estavam no barco, disseram: “És verdadeiramente o Filho de Deus”. (Mateus 14:25–27, 32–33)

    Acontecimento: Jesus cura um cego de nascença.

    Escritura: “Ele disse: Creio, Senhor [que tu és o Filho de Deus]. E o adorou”. (João 9:32, 35–38)

    Acontecimento: Pedro presta testemunho de Cristo.

    Escritura: Quando Jesus perguntou aos discípulos quem pensavam que Ele era, Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. (Mateus 16:13–16)

    Acontecimento: Joseph Smith tem a primeira visão.

    Escritura: O Pai Celestial disse: “Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!” (Joseph Smith — História 1:17)

    Coloque os papéis embaralhados no chão ou sobre a mesa com a parte escrita voltada para baixo. Peça que uma criança vire dois papéis para tentar encontrar o acontecimento e a escritura correspondente. Se os papéis não corresponderem um ao outro, vire-os de novo e peça que outra criança tente formar um par. Se todos os pares forem encontrados antes de todas as crianças terem jogado, recomece o jogo.

  3. 3.

    Ajude as crianças a memorizarem João 11:25.

Conclusão

Testemunho

Preste testemunho de que Jesus Cristo é o Filho de Deus e tem poder sobre a morte. Fale do amor que sente pelo Salvador e da gratidão que tem por Seu sacrifício expiatório, que tornou possível que ressuscitássemos e recebêssemos a vida eterna.

Designação de Leitura Sugerida

Sugira às crianças que estudem, em casa, João 11:39–46 para recapitularem a lição.

Convide uma criança para fazer a última oração.