A Crucificação e o Sepultamento de Jesus Cristo

Primária 7: O Novo Testamento, 1998


Propósito

Fortalecer o testemunho das crianças de que voltaremos a viver, graças a Jesus ter morrido por nós.

Preparação

  1. 1.

    Em espírito de oração, estude Mateus 27:32–56; Lucas 23:26–56 e João 10:17–18; 19:13–42. Depois, estude a lição e decida como deseja ensinar a história das escrituras às crianças. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.)

  2. 2.

    Leitura Adicional: Marcos 15:20–47.

  3. 3.

    Escolha as perguntas do debate e as atividades complementares que envolvam as crianças e melhor as ajudem a alcançar o propósito da aula.

  4. 4.

    Material necessário:

    1. a.

      Uma Bíblia ou um Novo Testamento para cada criança.

    2. b.

      Um Exemplar do Livro de Mórmon.

    3. c.

      Gravura 7–33: A Crucificação [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 230], gravura 7–34: O Sepultamento de Jesus [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 231], gravura 7–35: O Sepulcro de Jesus [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 232]

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Conte esta história às crianças: Em um dia frio de inverno, um avião colidiu com uma ponte de Washington, D. C., e mergulhou no gélido rio Potomac. Muitas pessoas morreram, mas seis se seguraram à cauda do avião e alguns homens, de um helicóptero, lançaram-lhes um salva-vidas. A água estava muito fria e era difícil segurar-se ao avião. As pessoas estavam com medo de morrer antes que chegasse sua vez de agarrar-se ao salva-vidas e serem levados para um lugar seguro.

Toda vez que a equipe de resgate baixava o salva-vidas para certo homem, ele o passava para que outra pessoa fosse salva primeiro. Continuou agindo assim até todos os outros serem salvos, mas não conseguiu segurar-se por mais tempo. Quando o helicóptero voltou para pegá-lo, ele havia escorregado para dentro d’água. Morreu antes que alguém pudesse salvá-lo.

• Em sua opinião, por que o homem sempre passava o salva-vidas para outra pessoa? Como vocês se sentiriam se fossem uma das pessoas que o homem salvou?

Fale do que sente a respeito da coragem e do amor que é necessário para que uma pessoa dê a vida por outras, como fez esse homem.

Explique às crianças que com esta lição aprenderão a respeito da dor e do sofrimento pelos quais Jesus passou na cruz. De livre e espontânea vontade, Ele deu a vida para que todas as pessoas que já viveram ou ainda viverão, graças a Seu grande amor por nós, tornem a viver.

Breve Revisão

Lembre às crianças da situação em que Adão e Eva colocaram a si mesmos e a sua posteridade quando comeram do fruto proibido no Jardim do Éden. Graças à transgressão de Adão e Eva, o corpo que tinham tornou-se mortal. Isso quer dizer que o corpo deles um dia morreria. Sendo descendentes de Adão e Eva, nós também estamos sujeitos à morte.

Testifique-lhes que a morte física é parte do plano do Pai Celestial, que, em Sua grande misericórdia, enviou Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, para vencer à morte. Por intermédio da morte e ressurreição de Cristo, todos fomos resgatados da morte física. Morreremos, mas ressuscitaremos. (Ver João 3:16–17; Helamã 14:15.)

Faça uma breve revisão do sofrimento, traição, prisão e julgamento de Jesus, conforme aparecem nas lições anteriores.

História das Escrituras

Ensine a história da crucificação e do sepultamento de Jesus de acordo com Mateus 27:32–66. (Para sugestões de como ensinar as histórias das escrituras, ver “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Ver também Lucas 23:34, 39–43 e João 19:19–22, 25–27, 34, 39. Mostre as gravuras no momento adequado.

Sugere-se que você utilize esta lista para ajudá-lo a ensinar os tópicos da lição:

  1. 1.

    Simão, um cireneu, levou a cruz de Jesus. (Mateus 27:32)

  2. 2.

    Jesus foi colocado na cruz entre dois ladrões. (Mateus 27:33–38; Lucas 23:32–33)

  3. 3.

    Pilatos escreveu um título e colocou-o na cruz. (João 19:19–22)

  4. 4.

    Jesus foi ridicularizado. (Mateus 27:39–44)

  5. 5.

    Jesus falou com o ladrão. (Lucas 23:39–43)

  6. 6.

    Jesus pediu que João cuidasse de Sua mãe. (João 19:25–27)

  7. 7.

    A terra foi dominada por trevas. (Mateus 27:45–46)

  8. 8.

    Jesus Cristo morreu. (Mateus 27:50–56) Os soldados romanos furam-Lhe o lado. (João 19:34)

  9. 9.

    Colocaram o corpo de Jesus em um sepulcro. (Mateus 27:57–61; João 19:38–42)

  10. 10.

    Manda-se que guardas vigiem o sepulcro. (Mateus 27:62–66)

Debate

Ao preparar a aula, estude as seguintes perguntas e referências de escritura. Utilize as perguntas que mais ajudem as crianças a entender as escrituras e aplicar os princípios em sua vida. Ler as passagens de escritura indicadas durante a aula ajudará as crianças a passarem a compreender as escrituras.

• Depois do julgamento de Jesus, o que fez Pilatos? (Mateus 27:26) O que açoitar quer dizer? (chicotear) O que quer dizer crucificar? (Matar uma pessoa pregando ou amarrando-lhe as mãos e os pés a uma cruz.) Diga que a crucificação era uma morte lenta e dolorosa normalmente reservada aos escravos e criminosos da camada mais baixa da sociedade.

• Quais são os dois nomes pelos quais o lugar onde Jesus foi crucificado é conhecido? (Mateus 27:33; Lucas 23:33)

• Com quem Jesus foi crucificado? (Mateus 27:38; Lucas 23:33)

• O que os soldados deram para Jesus beber? (Mateus 27:34) Diga que o vinagre e o fel eram dados como um remédio para ajudar a amortecer os sentidos ou aliviar a dor. Ajude as crianças a compreenderem que Jesus Se recusou a beber essa mistura por que queria estar plenamente consciente enquanto terminava a Expiação.

• A quem Jesus pediu que o Pai Celestial perdoasse? (Lucas 23:34) Em sua opinião, por que era importante que Jesus perdoasse os soldados? Por que é importante que estejamos dispostos a perdoar? Em que somos abençoados quando perdoamos os outros?

• Citem algumas das pessoas que zombaram de Jesus e O insultaram quando Ele estava na cruz. (Mateus 27:39–44) Citem algumas das coisas que elas Lhe disseram. O que Jesus respondeu? (1 Néfi 19:9) O que devemos responder quando as pessoas nos dizem coisas ruins?

• Qual foi a reação que os ladrões tiveram com relação a Jesus? (Lucas 23:39–43) O que disse o segundo ladrão que demonstrou que estava começando a se arrepender? (Lucas 23:40–42) Qual foi a resposta de Jesus? (Lucas 23:43)

• Enquanto estava sofrendo na cruz, como Jesus demonstrou que amava muito Sua mãe? (João 19:25–27) O que isso nos ensina a respeito de Jesus?

• Por quanto tempo houve escuridão na terra? (Mateus 27:45) O que Jesus exclamou? (Mateus 27:46) Era verdade que Deus havia abandonado Seu Filho? Diga que o Pai Celestial havia afastado o Seu Espírito por algum tempo para que Jesus completasse a vitória sobre o pecado e a morte por Si mesmo.

• O que significa dizer que Jesus “rendeu o espírito”? (O único meio de Jesus morrer era deixar que Seu espírito saísse do corpo. Essa escritura confirma que Ele deu a vida voluntariamente: ela não lhe foi tirada.) Peça que as crianças leiam João 10:17–18. Em sua opinião, por que Jesus estava disposto a dar Sua vida?

• Que milagres aconteceram no momento da morte de Jesus? (Mateus 27:51–53) O que disse o centurião (que é um oficial do exército romano) quando viu o que aconteceu? (Mateus 27:54)

• Quem era José de Arimatéia? (Mateus 27:57) O que ele fez? (Mateus 27:58–60)

• O que os fariseus pediram que Pilatos fizesse? (Mateus 27:62–66) Por que queriam que o sepulcro fosse vigiado? Por que o que fizeram não teve nenhum efeito? O que isso nos ensina a respeito do poder do homem e do poder do Senhor?

Resumo e Debate

Sugere-se que você utilize estas perguntas para ajudar as crianças a compreenderem a relação entre a transgressão de Adão e Eva e a necessidade de um Salvador.

• Em que Adão e Eva transgrediram um dos mandamentos que o Pai Celestial lhes deu no Jardim do Éden? (Comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.) Em que essa transgressão resultou? (Eles tiveram que sair do jardim, tornaram-se mortais e passaram a ser capazes de ter filhos. Tornaramse sujeitos à morte, bem como todos os seus descendentes. Essas coisas faziam parte do plano do Pai Celestial.)

• Quando morremos, o que acontece com o nosso corpo? (O espírito sai do corpo e vai para o mundo espiritual. O corpo, sem vida por não ter o espírito, normalmente é enterrado.) O que poderíamos fazer para reunir nosso corpo ao nosso espírito? (Nada, pois somos mortais, não temos o poder de reunir nosso corpo a nosso espírito sozinhos.)

• Quem possibilitou que saíssemos dessa situação desesperadora? Por que Jesus era o único que poderia nos salvar? (Ele não tinha pecados, na carne, era o Filho Unigênito do Pai Celestial e tinha poder sobre a morte.) O que vocês sentem por saberem que há alguém que pode ajudá-los e à sua família a ressuscitarem?

Atividades Complementares

Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como recapitulação, resumo ou desafio.

  1. 1.

    Faça uma relação das seguintes escrituras no quadro-negro. Diga às crianças que em cada escritura existe uma das afirmações que Jesus fez quando estava na cruz. Peça que as crianças leiam as afirmações e digam que poder ou traço de caráter contribuíram para que Jesus dissesse essas coisas.

    • Lucas 23:34 (Ele era misericordioso e generoso.)

    • Lucas 23:43 (Tinha o poder de predizer o futuro.)

    • João 19:26–27 (Amava e preocupava-Se com a mãe.)

    • Mateus 27:46 (Demonstrou que dependia de Seu Pai.)

    • Lucas 23:46 (Era obediente à vontade do Pai Celestial.)

    • João 19:30 (Ele cumprira Seu papel no plano do Pai Celestial.)

  2. 2.

    No quadro, faça uma relação com os seguintes nomes de pessoas ou grupos que são mencionados no relato da morte e sepultamento de Jesus. Pergunte às crianças o que elas lembram a respeito de cada pessoa ou grupo. Ajude-as a identificarem o papel de cada um.

    • Jesus Cristo

    • Pilatos Simão, o cireneu

    • Os soldados

    • As pessoas que zombavam de Jesus

    • Os dois ladrões Maria, a mãe de Jesus

    • João, o amado

    • O centurião José de Arimatéia

  3. 3.

    Discuta a terceira regra de fé e ajude as crianças a memorizá-la.

  4. 4.

    Cante ou leia “Jesus da Morte Ressurgiu?” (Músicas para Crianças, p. 45.)

Conclusão

Testemunho

Fale de sua gratidão pelo sacrifício que Jesus fez por nós quando morreu na cruz. Preste testemunho de que ressuscitaremos e viveremos novamente, graças ao imenso amor que Ele tem por nós.

Designação de Leitura Sugerida

Sugira às crianças que estudem, em casa, Mateus 27:34–50 para recapitularem a lição.

Convide uma criança para fazer a última oração.