“Vinde a Cristo”

O Livro de Mórmon: Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, 1999


Objetivo

Ensinar aos alunos como julgar e distinguir o bem do mal e como receber um testemunho do evangelho e do Livro de Mórmon.

Preparação

  1. 1.

    Leia e pondere as seguintes escrituras e ore a respeito delas:

    1. a.

      Morôni 7:1–19. Mórmon explica como julgar, distinguindo o bem do mal. (Observe que essas palavras foram registradas por Morôni, filho de Mórmon.)

    2. b.

      Morôni 7:20–48. Mórmon explica que a fé em Cristo é o poder pelo qual se realizam os milagres. Ele explica a importância da fé, esperança e caridade.

    3. c.

      Morôni 8. Em uma epístola a Morôni, Mórmon discorre sobre as condições para a salvação e explica que as criancinhas são salvas por meio da expiação de Cristo.

    4. d.

      Morôni 10. Morôni explica que o Espírito Santo presta testemunho de toda a verdade àqueles que pedirem com fé. Ele descreve os dons espirituais e exorta todos a virem a Cristo.

  2. 2.

    Leitura suplementar: Guia para Estudo das Escrituras, “Luz, Luz de Cristo”, p. 133.

Sugestões para a Apresentação da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, use a seguinte atividade ou outra de sua própria escolha para dar início à aula.

Conte a seguinte história:

Em um dia frio de fevereiro de 1910, Vincenzo di Francesca, um ministro protestante, encontrou na rua um exemplar surrado de um livro religioso sem a folha de rosto. Curioso, ele embrulhou o livro em um jornal e levou-o para casa. Ao chegar lá, limpou-o e leu o livro. “Eu o li e reli várias vezes e achei justo considerá-lo um quinto evangelho do Redentor”, disse ele.

O livro que ele achara era o Livro de Mórmon. Ao terminar de lê-lo, ele aceitou o convite feito em Morôni 10:4. “Ao fim do dia, tranquei a porta de meu quarto, ajoelhei-me com o livro nas mãos e li o décimo capítulo do livro de Morôni. Orei a Deus, o Pai Eterno, em nome de Seu Filho, Jesus Cristo, para que Ele me dissesse se o livro era de Deus, se era bom e verdadeiro e se eu deveria usar Suas palavras em minhas pregações, juntamente com os quatro evangelhos.

Senti meu corpo esfriar como a brisa do mar. Em seguida, meu coração começou a palpitar e uma sensação de alegria, como se tivesse achado algo precioso e extraordinário, trouxe conforto a minha alma e deixou-me com uma alegria que a língua humana não pode expressar. Eu recebera a certeza de que Deus respondera a minha oração e de que o livro seria de grande benefício para mim e para todos os que se dispusessem a ouvir suas palavras.”

O testemunho que Vincenzo di Francesca recebeu nessa época ajudou-o a superar muitas experiências difíceis. Ele foi destituído de sua posição de ministro por utilizar o Livro de Mórmon em suas pregações. Só em 1930, ele tomou conhecimento do nome do livro e da Igreja que o publicava. Por causa da guerra e de outros problemas políticos, ele precisou esperar mais 21 anos para poder ser batizado. Em meio a essas dificuldades, ele conservou um forte testemunho da veracidade do Livro de Mórmon. (Ver Vincenzo di Francesca, “I Will Not Burn the Book!” Ensign, janeiro de 1988, pp. 18–21.)

Ressalte que nesta lição vamos estudar os capítulos finais do Livro de Mórmon. Neles estão as instruções de Morôni sobre como cada um de nós pode adquirir um testemunho pessoal da veracidade do Livro de Mórmon.

Discussão e Aplicação das Escrituras

Em espírito de oração, escolha as passagens das escrituras, perguntas e outros tópicos da lição que melhor venham a atender às necessidades dos alunos. Discuta como as escrituras selecionadas podem aplicar-se à vida prática e incentive os alunos a relatar experiências relacionadas com os princípios contidos nas escrituras.

1. Mórmon explica como julgar e distinguir o bem do mal.

Discuta Morôni 7:1–19. Peça aos alunos que leiam alguns versículos em voz alta. Ressalte que Morôni 7 contém as palavras de Mórmon, conforme registradas por seu filho Morôni.

• Mórmon referiu-se aos membros da Igreja como os “pacíficos seguidores de Cristo”. (Morôni 7:3) Mórmon fez esse julgamento acerca dos membros da Igreja com base em quê? (Ver Morôni 7:4–5.) Como podemos tornarnos “pacíficos seguidores de Cristo”?

• O que Mórmon ensinou a respeito da importância de nossa motivação para fazer boas obras? (Ver Morôni 7:6–9.) O que significa oferecer uma dádiva ou orar com “verdadeiro intento”? Como podemos purificar nossa motivação para fazer o bem?

• O que Mórmon ensinou sobre a forma pela qual podemos distinguir o bem do mal? (Ver Morôni 7:12–19.)

Escreva no quadro-negro Isso me convida a amar e servir a Deus? Isso é inspirado por Deus? Incentive os alunos a utilizarem essas perguntas para avaliar se uma coisa ou ação é boa ou má. (Ressalte que em geral é mais fácil julgar se algo nos leva ou não a Deus do que julgar se algo nos leva ou não ao diabo.) As práticas enganosas de Satanás muitas vezes nos induzem a achar que algo não é tão ruim assim — que não se trata de algo mal, ainda que não seja bom. Saliente que qualquer coisa que não nos leva a Deus só pode afastar-nos Dele.)

• Mórmon advertiu o povo, exortando-os a “[terem] cuidado (…) a fim de não [julgarem] ser de Deus o que é mau; ou ser do diabo o que é bom e de Deus”. (Morôni 7:14; ver também 2 Néfi 15:20.) De que forma vocês vêem isso acontecer hoje em dia? (Escreva as respostas dos alunos no quadro- negro embaixo dos títulos o Mal apresentado como bem e o Bem apresentado como mal.)

• Que influência nos foi concedida para ajudar-nos a distinguir o bem do mal? (Ver Morôni 7:16, 18–19.)

Explique-lhes que o “Espírito de Cristo” ou a “luz de Cristo” é uma “influência edificante, enobrecedora e constante que incide sobre a humanidade por causa de Jesus Cristo”. (Bible Dictionary, “Light of Christ, p. 725; ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Luz, Luz de Cristo”, p. 133.) Está ao alcance de todos e pode preparar uma pessoa para encontrar a verdade e receber o Espírito Santo. Ao desempenhar seu papel de ajudar-nos a discernir o bem do mal, a luz de Cristo muitas vez é conhecida como nossa consciência.

• De que forma a luz de Cristo já os ajudou a discernir o bem do mal? Como podemos tornar-nos mais receptivos à orientação da luz de Cristo?

2. Mórmon explica a importância da fé, esperança e caridade.

Leia e discuta alguns versículos de Morôni 7:20–48.

• Mórmon perguntou: “Como será possível vos apegardes a tudo que é bom?” (Morôni 7:20) Como ele respondeu a essa pergunta? (Ver Morôni 7:21–26. “Todas as coisas boas vêm de Cristo” e podemos apegar-nos a elas exercendo fé Nele.)

Peça aos alunos que pensem em bênçãos que eles ou outras pessoas receberam por causa da fé. Peça-lhes que dêem alguns exemplos, se for adequado.

• Qual é a relação entre a fé e os milagres? (Ver Morôni 7:28–30, 35–38.) Por que é necessário que a fé preceda os milagres? (Ver Morôni 7:37; ver também Éter 12:12, 18 e a citação abaixo.) Por que os milagres por si só não constituem um alicerce seguro para a fé?

O Presidente Brigham Young declarou: “Os milagres, ou seja, as manifestações extraordinárias do poder de Deus, não são para o descrente; são para consolar os santos e para fortalecer e confirmar a fé dos que amam, temem e servem a Deus”. (Discourses of Brigham Young, sel. John A. Widtsoe [1941], p. 341)

• O que é a esperança? Qual é a relação existente entre a fé e a esperança? (Ver Morôni 7:40–42.)

O Élder Bruce R. McConkie ensinou: “Conforme utilizada nas revelações, a esperança é o desejo que os fiéis têm de futuramente ganhar a salvação eterna no reino de Deus. (…) A fé e a esperança são inseparáveis. Inicialmente, a própria esperança permite-nos ter fé e, em seguida, por causa da fé, essa esperança aumenta até alcançarmos a salvação”. (Mormon Doctrine, 2ª ed. [1966], pp. 365–366)

• Que qualidade precisa preceder a fé e a esperança? (Ver Morôni 7:43.) Por que uma pessoa precisa ser “[mansa] e humilde de coração” para ter a verdadeira fé e esperança?

• Mórmon ensinou que além da fé e esperança, precisamos ter caridade. O que é a caridade? (Ver Morôni 7:46–47.) Quais são as características da caridade? (Ver Morôni 7:45. Escreva as respostas dos alunos no quadro- negro.) De que forma as experiências que vocês já tiveram na vida confirmam que “a caridade nunca falha”?

• Como podemos aumentar nossa fé e esperança? Como podemos enchernos do puro amor de Cristo? Por que devemos esforçar-nos para ter fé, esperança e caridade? (Ver Morôni 10:20–21.)

3. Mórmon ensina que as criancinhas são salvas por meio da expiação de Cristo.

Leia e discuta alguns versículos de Morôni 8. Ressalte que este capítulo contém uma epístola de Mórmon para seu filho Morôni.

• Por que as criancinhas não precisam do batismo? (Ver Morôni 8:8–9, 11, 19–20. Observe que os ensinamentos de Mórmon sobre as criancinhas também se aplicam a “todos os que estão sem a lei” [Morôni 8:22], ou seja, as pessoas que são mentalmente incapazes de compreender os mandamentos e ordenanças do evangelho.) Por que o batismo de criancinhas é um “escárnio perante Deus”? (Ver Morôni 8:20, 22–23.)

• As criancinhas estão salvas porque são inocentes e incapazes de pecar. De que forma nós, que somos pecadores, podemos alcançar a salvação por meio da expiação de Cristo? (Ver Morôni 8:10, 24–26.)

4. O Espírito Santo presta testemunho de toda a verdade. Os dons espirituais seguem aos que vêm a Cristo.

Leia e discuta alguns versículos de Morôni 10.

• Como último capítulo do Livro de Mórmon, Morôni 10 contém as palavras finais de Morôni. A quem se dirige esse capítulo? (Ver Morôni 10:1.) Morôni termina com “algumas palavras a título de exortação”. (Morôni 10:2) O que significa exortar? (Aconselhar ou advertir com veemência.) Peça aos alunos que leiam rapidamente o capítulo e identifiquem as coisas que Morôni exorta seus leitores a fazer. (As respostas estão abaixo. Peça aos alunos que leiam em voz alta cada versículo que contenha uma exortação.)

  1. a.

    “[Lembrai-vos] de quão misericordioso tem sido o Senhor para com os filhos dos homens” (versículo 3);

  2. b.

    “[Perguntai] a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras” (versículo 4);

  3. c.

    “Não [negueis] o poder de Deus” (versículo 7);

  4. d.

    “Não [negueis] os dons de Deus” (versículo 8);

  5. e.

    “[Lembrai-vos] de que toda boa dádiva vem de Cristo” (versículo 18);

  6. f.

    “[Lembrai-vos] de que ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre” (versículo 19);

  7. g.

    “[Recordai] estas coisas [que Morôni escreveu]” (versículo 27);

  8. h.

    “[Vinde] a Cristo” (versículo 30).

• Peça aos alunos que pensem se adquiriram um testemunho de que o Livro de Mórmon é a palavra de Deus. Qual é o papel do Espírito Santo em nosso processo de adquirir testemunho de coisas espirituais? (Ver Morôni 10:4–5.) Por que não podemos adquirir nosso testemunho somente por meio do intelecto? (Ver I Coríntios 2:11; Alma 26:21–22; Morôni 10:6–7.)

• Morôni exortou-nos a não “[negar] o poder de Deus”. (Morôni 10:7) De que forma às vezes podemos negar o poder de Deus? (Além de pedir as respostas dos alunos, leia a declaração abaixo.)

O Élder Jeffrey R. Holland ensinou:

“O Salvador disse: ‘Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. (…) Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize’. (João 14:27)

Estou convencido de que esse deve ser um dos mandamentos do Salvador que, mesmo no coração dos santos dos últimos dias mais fiéis, é quase sempre desobedecido; no entanto, fico a perguntar-me se poderia haver algo mais doloroso para o coração misericordioso do Senhor do que nossa resistência a esse convite. Posso dizer isso como pai: por mais preocupado que eu ficasse se um de meus filhos estivesse, em algum aspecto de sua vida, perturbado, infeliz ou desobediente, eu ficaria infinitamente mais abalado se percebesse que nesse momento difícil o filho não confiasse em minha ajuda, achasse que seus problemas não tinham importância para mim ou não se sentisse seguro em minhas mãos. Da mesma forma, tenho certeza de que nenhum de nós pode calcular o quão profundamente ferimos o coração amoroso do Salvador do mundo quando Ele vê que Seu povo não se sente confiante sob Seus cuidados, seguro em Suas mãos ou não tem fé em Seus mandamentos”. (“Come Unto Me”, Ensign, abril de 1998, p. 19)

• O que Morôni ensinou sobre os dons espirituais? (Ver Morôni 10:8–19.) Por que cada um de nós recebe diferentes dons de Deus? (Ver D&C 46:11–12.)

• O que vocês aprenderam e sentiram ao ponderarem as mensagens do Livro de Mórmon? (Peça aos alunos que reflitam sobre essa pergunta em silêncio caso não queiram expressar suas idéias à classe.)

• Como a exortação de Morôni de “[virmos] a Cristo” encerra toda a mensagem do Livro de Mórmon? (Morôni 10:30, 32) De que maneiras específicas o estudo do Livro de Mórmon feito este ano ajudou vocês a virem a Cristo?

Conclusão

Conforme a orientação do Espírito, preste testemunho das verdades ensinadas na aula e peça aos alunos que façam o mesmo.

Sugestão Didática Adicional

Você pode utilizar as seguintes declarações para incentivar os alunos a continuarem a estudar o Livro de Mórmon:

O Presidente Gordon B. Hinckley disse: “Gostaria de incentivar todo homem e mulher (…) e todo menino e menina que tiverem idade suficiente a lerem continuamente o Livro de Mórmon no decorrer deste próximo ano. (…) Não há nada de mais importante que poderíamos fazer em nossa vida pessoal para fortalecer uma convicção inabalável de que Jesus é o Cristo, o Filho Vivo do Deus Vivo. (…) Esse é o propósito do surgimento deste livro notável e maravilhoso”. (Church News, 4 de maio de 1996, p. 2)

O Presidente Joseph Fielding Smith disse: “Nenhum membro desta Igreja poderá apresentar-se diante de Deus e receber a aprovação Dele se não tiver estudado séria e cuidadosamente o Livro de Mórmon”. (Conference Report, outubro de 1961, p. 18)

O Presidente Ezra Taft Benson disse: “Atualmente, o Livro de Mórmon vem sendo estudado nas classes da Escola Dominical e no seminário de quatro em quatro anos. Mas tal intervalo não deve ser seguido pelos membros da Igreja no estudo pessoal e familiar. Precisamos ler diariamente as páginas desse livro que aproxima o homem ‘mais de Deus do que (…) qualquer outro livro’”. (History of the Church, 4:461) (A Liahona, janeiro de 1989, p. 3)

O Presidente Benson disse também: “Todo santo dos últimos dias deve tornar o estudo deste livro um projeto para toda a vida”. (Conference Report, abril de 1975; ou Ensign, maio de 1975, p. 65)