Seminários e Institutos
Lição 9: ‘Buscai o Reino de Deus’


Lição 9

“Buscai o Reino de Deus”

Introdução

Quando Jacó, o profeta do Livro de Mórmon, incentivou seu povo a buscar o reino de Deus (ver Jacó 2:18), ele o fez em uma época de graves pecados como o orgulho, o amor pelas riquezas e a imoralidade. Esses pecados são uma ameaça para a união e o progresso do reino de Deus na Terra. Buscar o reino de Deus é fazer da vivência do evangelho uma das maiores prioridades de nossa vida. Esta lição vai ajudar os alunos a se comprometerem a abandonar o pecado e a buscar mais plenamente o reino de Deus.

Leitura Preparatória

Sugestões Didáticas

Alma 7:14–16, 19, 21–24

O Livro de Mórmon nos ensina como seguir o caminho do reino de Deus.

Peça aos alunos que pensem em coisas que precisam ser verificadas regularmente para mantê-las em bom estado de funcionamento (por exemplo, o óleo do motor ou as pilhas do detector de fumaça, ou fazer um checkup no médico ou dentista).

  • Quais são os benefícios de verificar essas coisas regularmente? (Podemos corrigir o que não está bem e evitar problemas ou perigos no futuro.)

Explique aos alunos que, de maneira semelhante, precisamos revisar consistentemente a situação de nossa vida espiritual para avaliar a fraqueza e evitar perigos.

Diga aos alunos que, quando Alma, o filho, estava servindo como sumo sacerdote, ele visitou o povo da Igreja em Gideão e o exortou a avaliar sua condição espiritual. Convide os alunos a ler Alma 7:19 em silêncio e a identificar a condição espiritual do povo de Gideão.

  • Como Alma descreveu a condição espiritual do povo de Gideão? (As pessoas estavam “no caminho que conduz ao reino de Deus”.)

Explique aos alunos que o “reino de Deus” tem pelo menos dois significados distintos — um terreno e um celestial. Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Bruce R. McConkie (1915–1985), do Quórum dos Doze Apóstolos, e ajude os alunos a entenderem que, em Alma 7:19, o “reino de Deus” refere-se ao Reino Celestial:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é verdadeira e literalmente o reino de Deus na Terra. (…) Em outras palavras, o Reino Celestial é o reino de Deus. O evangelho destina-se a preparar os homens para uma herança no Reino Celestial de Deus” (Mormon Doctrine, 2ª ed., 1966, pp. 415–417).

Peça aos alunos que leiam Alma 7:14–16 e identifiquem o que Alma disse que o povo precisava fazer para preparar-se para herdar o reino dos céus.

  • Por que você acha que Alma convidou o povo a arrepender-se se já estava no caminho da retidão? (O povo de Gideão precisava continuar no caminho da retidão.)

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Alma 7:21–24. Peça à classe que identifique as ações e os atributos que vão ajudar-nos a herdar o reino de Deus.

  • O que precisamos fazer e ser a fim de trilhar o caminho do reino de Deus? (Resuma as respostas dos alunos escrevendo o seguinte princípio no quadro: Ao vivermos os princípios do evangelho, trilhamos o caminho do reino de Deus.)

Peça aos alunos que ponderem como suas ações estão ajudando-os a tornarem-se mais como Jesus Cristo e a progredirem rumo ao reino de Deus. Peça-lhes que ponderem como se sentem sobre o progresso que estão tendo.

1 Néfi 10:21; 2 Néfi 9:39; Jacó 2:12–14, 20–28; 3:10–12; Mosias 2:20–25; 4:13, 21–26; 3 Néfi 12:27–30

O amor às riquezas, o orgulho e a imoralidade nos impedem de buscar o reino de Deus

Explique aos alunos que, por meio do Livro de Mórmon, os profetas de Deus alertaram o povo contra o pecado. Por exemplo, Jacó foi ordenado pelo Senhor a repreender seu povo pelos pecados que eram “[abomináveis] a Deus” (Jacó 2:5).

Anote estas referências no quadro: Jacó 2:12–14, Jacó 2:20–21 e Jacó 2:23–28. Peça aos alunos que façam uma leitura rápida dessas passagens e identifiquem os pecados específicos que Jacó mencionou. Você pode sugerir aos alunos que marquem as palavras ou frases que descrevem esses pecados. Dê-lhes tempo suficiente e, depois, peça-lhes que mencionem os pecados que Jacó citou em cada passagem. Escreva cada pecado que eles identificaram acima da referência relacionada no quadro desta maneira:

Amor às riquezas

Orgulho

Imoralidade

Jacó 2:12–14

Jacó 2:20–21

Jacó 2:23–28

Peça a um aluno que leia Jacó 3:10–12 em voz alta e peça à classe que identifique as palavras e frases que Jacó usou para indicar a gravidade dos pecados do povo.

  • Que palavras ou frases ilustram a gravidade dos pecados do povo?

  • Jacó usou a expressão “terríveis consequências” do pecado (versículo 12). Peça aos alunos que cruzem a referência de Jacó 3:12 com 2 Néfi 9:39 e 1 Néfi 10:21. Peça a um aluno que leia esses versículos em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique outras consequências do pecado. Peça à classe que identifique um princípio dessas passagens que mostra como os pecados do orgulho, da imoralidade e do amor às riquezas podem afetar alguém que está buscando o reino de Deus. (Os alunos devem identificar um princípio como o seguinte: Os pecados levam à morte espiritual e nos impedem de entrar no reino de Deus.)

Acrescente as seguintes referências de escritura no quadro:

Amor às riquezas

Orgulho

Imoralidade

Jacó 2:12–14

Mosias 4:13, 21–26

Jacó 2:20–21

Mosias 2:20–25

Jacó 2:23–28

3 Néfi 12:27–30

Peça aos alunos que escolham uma das novas passagens e a leiam. Peça à classe que identifique maneiras de evitar os pecados do amor às riquezas, do orgulho e da imoralidade. Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça aos alunos que contem o que encontraram.

  • De que maneira seguir o conselho dessas passagens ajuda um membro da Igreja a buscar o reino de Deus e a fortalecer a Igreja do Senhor na Terra?

Mateus 6:33; Jacó 2:17–19

Devemos buscar o reino de Deus acima de todos os nossos outros interesses

Explique aos alunos que, além de advertir o povo contra o amor às riquezas, o orgulho e a imoralidade, Jacó deu conselhos para ajudá-los a sobrepujar os desejos ímpios. Peça a alguém que leia Jacó 2:17–19 em voz alta enquanto a classe identifica o conselho que Jacó deu.

  • O que podemos aprender com o conselho de Jacó que vai nos ajudar a evitar o pecado? (Os alunos devem identificar o seguinte: Deus nos ordenou a buscar o reino de Deus acima de todos os nossos outros interesses.)

  • Na opinião de vocês, o que significa buscar primeiro o reino de Deus?

Mostre aos alunos a seguinte declaração do Presidente Ezra Taft Benson (1899–1994) e peça a um deles que a leia em voz alta:

Imagem
Presidente Ezra Taft Benson

“Quando colocamos Deus em primeiro lugar, todas as outras coisas entram no devido eixo ou são eliminadas de nossa vida. Nosso amor pelo Senhor governará o objeto de nosso afeto, as demandas de nosso tempo, os interesses que buscamos e a ordem de nossas prioridades” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Ezra Taft Benson, 2014, pp. 44–45).

  • Em que circunstância vocês já viram “todas as outras coisas [entrarem] no devido eixo ou [serem] elimifnadas de nossa vida” quando colocamos Deus em primeiro lugar?

  • Em que circunstância algo já entrou no eixo ou foi eliminado de sua vida ao colocar o Pai Celestial e Seu reino em primeiro lugar?

  • Qual é o efeito de colocarmos Deus em primeiro lugar em nossa vida quando somos tentados por orgulho, amor às riquezas, imoralidade e outros pecados?

Peça a um aluno que leia Mateus 6:33 em voz alta. Diga aos alunos que a Tradução de Joseph Smith é a seguinte: “Portanto, não busqueis as coisas deste mundo, mas buscai primeiro edificar o reino de Deus, e estabelecer a sua retidão, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” [Tradução de Joseph Smith, Mateus 6:38 (em Mateus 6:33, nota de rodapé a)].

Mostre aos alunos a seguinte declaração do Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

“‘Procurai primeiro edificar o reino de Deus’ significa colocar Deus e Sua Obra como prioridade principal. O trabalho de Deus é levar a efeito a vida eterna de Seus filhos (ver Moisés 1:39), bem como tudo o que isso implica (…). Tudo o mais tem menor prioridade. (…) Como alguém disse: se não escolhermos o reino de Deus em primeiro lugar, a longo prazo não fará diferença o que tivermos escolhido em lugar dele” (“Enfoques e Prioridades”, A Liahona, julho de 2001, p. 101).

  • Quais são algumas das maneiras pelas quais um membro adulto solteiro da Igreja pode “edificar o reino de Deus”?

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Robert D. Hales

“Ao optarmos por estar em Seu reino, nós nos separamos (e não nos isolamos) do mundo. Passaremos a primar pelo recato no vestir e nossos pensamentos e nossas palavras serão puros. Os filmes e programas de televisão a que assistirmos, as músicas que ouvirmos, os livros, as revistas e jornais que lermos serão edificantes. Escolheremos amizades que nos incentivarão a atingir nossas metas eternas e trataremos uns aos outros com bondade. Manteremos distância dos vícios da imoralidade, dos jogos de azar, do fumo, da bebida e das drogas ilícitas. Nossas atividades dominicais refletirão o mandamento do Senhor de lembrar-nos de Seu dia para o santificar. Seguiremos o exemplo de Jesus Cristo na forma de tratarmos uns aos outros. Levaremos uma vida digna para podermos entrar na casa do Senhor” (“O Convênio do Batismo: Estar no Reino e Ser do Reino”, A Liahona, janeiro de 2001, pp. 8–9).

  • De que maneira buscar o reino de Deus influencia significativamente cada aspecto de nossa vida?

  • De que maneira buscar o reino de Deus influenciou significativamente sua vida ou a vida de um membro da família ou amigo?

Incentive os alunos a ponderar sobre como podem buscar continuamente o reino de Deus. Incentive-os a ouvir os sussurros do Espírito e a escrever o que planejam fazer. Preste testemunho das bênçãos de colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida.

Leituras Sugeridas aos Alunos