Ensinamentos dos Presidentes
Trilhar o Caminho que Conduz à Vida Eterna


Capítulo 3

Trilhar o Caminho que Conduz à Vida Eterna

Ao procurarmos sinceramente viver o evangelho e centrar nossa vida nas coisas de Deus, permanecemos firmes no caminho que conduz à vida eterna.

Da Vida de Heber J. Grant

Nos discursos que proferia nas conferências gerais, o Presidente Heber J. Grant repetidamente exortava os santos a permanecerem no caminho estreito e apertado que conduz à vida eterna. Ele advertia-os sempre dos perigos de confundirem suas prioridades e afastarem-se das coisas de maior valor. “Podemos deixar de receber as bênçãos do Senhor caso nos apeguemos demais às coisas deste mundo”, disse ele. “Assim, abrimos mão de riquezas eternas; é como se trocássemos notas de valor por moedinhas insignificantes.”1

A fim de ilustrar a importância de reconhecermos e buscarmos coisas de valor eterno, o Presidente Grant sempre falava de uma irmã fiel da Igreja que achava que a maleta dele era “horrorosa”. Ela esperava que alguém desse a ele uma pasta “decente, respeitável”. O que ela não percebia era que a pasta do Presidente Grant era muito cara e lhe fora dada por parceiros comerciais como sinal de estima. “Ela desconhecia o valor da pasta”, explicou o Presidente Grant. Em contrapartida, o tipo de maleta que ela preferia era de qualidade bastante inferior. O Presidente Grant comparava a concepção “errônea de valor” daquela irmã à maneira pela qual o mundo deixa de reconhecer as verdades do evangelho restaurado. “Eles não conhecem a verdade”, disse ele. “Não percebem o valor do evangelho de Jesus Cristo.”2

O Presidente Grant ensinou: “O que é o evangelho? É o plano da vida e salvação. Tem mais valor do que a própria vida. Não é à toa que estamos prontos e dispostos a fazer sacrifícios pelo evangelho, quando percebemos o que ele significa se o vivermos”.3 Esse era um princípio que o guiava em sua vida. A despeito de suas muitas habilidades e interesses, ele não permitia que preocupações de menor importância obscurecessem sua visão das coisas de maior valor. Um exemplo é que sua habilidade nos negócios levou-o a destacar-se em diversas empreitadas profissionais. Ele gostava de participar de esportes competitivos, principalmente tênis e golfe. Gostava de teatro e ópera. Ele adorava ler, apreciava o contato com a natureza e o convívio social. Ele era ativo na política. Ele viajou muito para cumprir suas responsabilidades na Igreja e nos negócios, e ele e sua família deleitavam-se com os novos lugares e experiências. Como resultado de sua dedicação e serviço, recebeu inúmeros prêmios. No entanto, suas atividades, sua notoriedade e seu sucesso não o desviaram do caminho que conduz à vida eterna.

Seus conselhos quanto a andar no caminho estreito e apertado eram claros. Ele simplesmente ensinava os santos a cumprirem seu dever e guardarem os mandamentos. Ele declarou: “Digo a todos os santos dos últimos dias: guardem os mandamentos de Deus. Essa é minha mensagem principal, apenas essas poucas palavras: guardem os mandamentos de Deus!4

Ensinamentos de Heber J. Grant

Se amarmos o Senhor, o grande objetivo de nossa vida será servi-Lo e guardar Seus mandamentos.

Encontramos o seguinte no capítulo 22 de Mateus:

“E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.

E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:

Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” [Mateus 22:34–40]

Quanto mais vivo, quanto mais estudo o evangelho e quanto mais contato tenho com os homens, mais impressionado fico com a veracidade dos ensinamentos do Salvador nas palavras que acabei de ler. Se realmente amássemos o Senhor nosso Deus de todo o nosso coração, mente e alma, em tudo o que fizéssemos, não haveria motivo para exortar as pessoas regularmente sobre a necessidade de guardar os mandamentos do Senhor. Seria um prazer para elas servir a Deus e guardar Seus mandamentos. Aprendemos que onde está o tesouro do homem, aí está também seu coração [ver Mateus 6:21], e se amarmos o Senhor de todo o coração, mente e alma, servir a Ele será o grande objetivo de nossa vida, e o tesouro que nos esforçaremos por alcançar será Seu amor. Se cumpríssemos esse segundo mandamento — amar nosso próximo como a nós mesmos — todas as nossas dificuldades se resolveriam amigavelmente. (…) Seria quase [desnecessário] pedir doações às pessoas, incentivá-las a serem generosas e a empenharem-se em prol de seus semelhantes.5

Ao guardarmos os mandamentos, o Senhor nos abençoa e nos auxilia em nosso trabalho.

Aprendemos que a fé sem obras é morta; que assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta [ver Tiago 2:17, 26], e lamento dizer que existem muitos que se dizem santos dos últimos dias que estão espiritualmente mortos.

Muitas vezes nos perguntamos por que uma pessoa progride no plano da vida e salvação ao passo que seu vizinho, de igual inteligência e capacidade e aparentemente com o mesmo testemunho e poder — ou um poder até mesmo maior — permanece estacionado? Vou dizer-lhes por quê. Uma dessas pessoas guarda os mandamentos de nosso Pai Celestial, e a outra não. O Salvador diz que as pessoas que guardam Seus mandamentos são aquelas que O amam e as que guardam os mandamentos de Deus serão amados pelo Pai, e o Salvador disse que as amará e Se manifestará a elas. [Ver João 14:21.]

Imagem
Jesus Christ

O Salvador disse: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”. (João 14:21)

O Senhor também nos disse que aqueles que ouvem Suas palavras e as cumprem serão comparados ao homem sábio que construiu sua casa sobre a rocha. Quando vieram as chuvas e enchentes e ventos sopraram contra a casa, ela não caiu, pois estava edificada sobre uma rocha. Por outro lado, aqueles que ouviram Seus ensinamentos e não os cumpriram foram comparados pelo Salvador a um homem tolo, que construiu sua casa sobre a areia. Quando vieram as chuvas e inundações e vendavais açoitaram a casa, ela veio abaixo, e grande foi sua queda. [Ver Mateus 7:24–27.] Há muitos santos dos últimos dias que estão construindo sua casa sobre a areia. Estão deixando de cumprir os mandamentos de nosso Pai Celestial que nos chegam periodicamente por meio de Seus servos inspirados.

No entanto, se temos o Evangelho (e sabemos que temos), digo a todos os santos dos últimos dias que desejem crescer e desenvolver-se no evangelho, que eles devem guardar os mandamentos de Deus. Ao obedecermos aos mandamentos de Deus e levarmos uma vida pautada por princípios divinos, tornamo-nos pessoas cheias de caridade, longanimidade e amor por nossos semelhantes e crescemos e nos desenvolvemos em todas as coisas necessárias para fazerem de nós pessoas nobres e semelhantes a Deus. Conquistamos também o amor e a confiança das pessoas a nosso redor. É por meio do cumprimento dos deveres simples, prosaicos e cotidianos atribuídos a nós que cresceremos no Espírito de Deus.6

Regozijo-me imensamente no evangelho de Jesus Cristo que foi revelado nesta época e desejo com sinceridade conseguir, juntamente com os demais santos dos últimos dias, pôr minha vida em ordem de modo que minha mente jamais se obscureça, para que eu nunca me desvie da verdade ou viole qualquer um dos convênios que fiz com o Senhor. Desejo sinceramente conhecer a mente e a vontade de meu Pai Celestial e ter a capacidade e força de caráter para aplicá-las em minha vida. Tenho esse mesmo desejo para todos os santos dos últimos dias. Sou muito grato pelo fato de que, de acordo com nossa diligência, fidelidade e humildade na obediência aos mandamentos de Deus, Ele nos abençoará e auxiliará em nossos labores; e é o dever de todos nós buscar sinceramente ao Senhor para aprender Seus caminhos.7

Na bondosa providência do Senhor, todo homem que viver o evangelho de Jesus Cristo mais cedo ou mais tarde receberá o precioso tesouro conhecido como testemunho, que passará a integrar a porção eterna de sua natureza, um testemunho sobre a divindade do trabalho no qual estamos envolvidos.

Não existem pessoas que façam os sacrifícios que fazemos, mas para nós não é um sacrifício, mas um privilégio: o privilégio da obediência, o privilégio de iniciar uma parceria com nosso Pai Celestial e de merecer as bênçãos inestimáveis prometidas àqueles que O amam e guardam Seus mandamentos.8

Nenhum obstáculo é intransponível quando Deus nos dá o comando e nós obedecemos. (…) Néfi [disse]: “(…) porque sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas”. [1 Néfi 3:7] Tenhamos isso sempre em mente e lembremos também que a obediência aos mandamentos de Deus nos trará a luz e a inspiração de Seu Espírito. Então, o desejo de nosso coração será saber a mente e a vontade do Senhor, e oraremos pedindo forças e a capacidade de cumpri-las, seguindo assim os passos de nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo.9

Quando cumprimos nosso dever e aumentamos nossa fé e testemunho, as adversidades não são capazes de afastar-nos do caminho correto.

O diabo está pronto para cegar-nos com as coisas deste mundo e, se tiver a oportunidade, terá o prazer de privar-nos da vida eterna, o maior de todos os dons. Mas ele não tem essa capacidade e jamais lhe será dado o poder de derrubar um santo dos últimos dias que estiver guardando os mandamentos de Deus. O adversário nunca receberá poder para destruir nossa alma se estivermos cumprindo nossos deveres. Se não formos absolutamente honestos com Deus, se abaixarmos a guarda, então destruiremos parte das fortificações pelas quais somos protegidos, e o diabo poderá entrar. Mas ninguém jamais perdeu o testemunho do evangelho, ninguém que tivesse o conhecimento da verdade, jamais se desviou para a direita ou a esquerda caso estivesse cumprindo seus deveres, guardando a Palavra de Sabedoria, pagando o dízimo e cuidando dos deveres e obrigações de seu ofício e chamado na Igreja.

Alguns ficam perguntando-se eternamente o que o Senhor deseja deles e estão sempre hesitantes quanto a isso. Estou totalmente convencido de que tudo o que o Senhor deseja de vocês, de mim e de qualquer homem ou mulher da Igreja é que cumpramos plenamente nosso dever e que guardemos os mandamentos de Deus.10 Mostrem-me um homem que freqüente suas reuniões do quórum, que cumpra seus deveres na ala em que reside, que pague honestamente seu dízimo e lhes mostrarei um homem cheio do Espírito de Deus e que está crescendo e desenvolvendo-se no testemunho do evangelho. Por outro lado, mostrem-me alguém que tenha visto anjos, que tenha recebido manifestações prodigiosas, que tenha presenciado a expulsão de demônios, que tenha ido até os confins da Terra e pregado o evangelho, mas que esteja deixando de guardar os mandamentos de Deus, e lhes mostrarei uma pessoa que está criticando os ungidos do Senhor e procurando falhas em tudo o que o Presidente faz, em todos os lugares em que ele vai, em tudo o que ele se envolve e na maneira como ele administra os assuntos da Igreja. (…)

Vocês verificarão que aqueles que não cumprem seu dever estão sempre reclamando sobre algo que outras pessoas fazem e criando desculpas para si mesmos. Nunca conheci um homem obediente aos mandamentos de Deus que tivesse críticas sobre a forma como os líderes administram os assuntos da Igreja. A negligência no cumprimento dos deveres e a desobediência aos mandamentos de Deus obscurecem a mente humana, e o Espírito do Senhor Se afasta. Lemos em Doutrina e Convênios: “Pois embora um homem tenha muitas revelações e tenha poder para realizar muitas obras grandiosas, contudo, se ele se vangloriar da própria força e ignorar os conselhos de Deus e seguir os ditames da própria vontade e de seus desejos carnais, cairá” (…). [D&C 3:4]11

Sou tão prático em minhas crenças e ações que quando um santo dos últimos dias me diz que sabe estar envolvido na obra de Deus, que sabe que esta é a obra do Senhor, que sabe que Joseph Smith foi um Profeta inspirado, que sabe que os homens à frente da Igreja hoje são os servos inspirados de Deus e esse homem não dá atenção alguma aos deveres básicos e simples que lhe são ensinados dia após dia, mês após mês, ano após ano — não tenho muita fé nesse tipo de homem.12

Não há perigo de nenhum homem ou mulher perderem a fé nesta Igreja se eles forem humildes, fervorosos e obedientes a seus deveres. Nunca conheci uma pessoa assim que tenha perdido a fé. Ao cumprirmos nosso dever, a fé aumenta até se tornar um conhecimento perfeito.13 Já vi homens e mulheres apostatarem da Igreja e quase sem exceção observei que a apostasia ocorre gradualmente.

Quando estamos agindo de acordo com nosso dever, é como estar diante de uma fileira de postes, todos em linha reta. Mas à medida que nos afastamos, cada poste não parece mais estar em linha reta. Quanto mais nos distanciamos da linha, mais fora de ordem os postes vão parecer. É o caminho estreito e apertado do dever que nos guiará e conduzirá de volta à presença de Deus.14

Os mandamentos ajudam-nos a preparar-nos para habitar com nosso Pai Celestial.

O Senhor, sabendo o que é melhor para todos nós, deu-nos leis que, caso seguidas, nos tornarão mais semelhantes a Deus, nos prepararão e qualificarão para voltarmos a habitar na presença de nosso Pai Celestial e para recebermos a aclamação: “Bem está, servo bom e fiel”. [Mateus 25:21]

É por isso que estamos empenhando-nos.

Estamos numa escola, aprendendo, qualificando-nos e preparando-nos para virmos a ser dignos e capazes de voltar a viver na presença de nosso Pai Celestial. E o homem que afirma saber que o evangelho é verdadeiro e ainda assim não o vive não guarda os mandamentos de Deus. Esse homem nunca atingirá a força, o poder, a eminência e a capacidade na Igreja e no Reino de Deus que ele alcançaria caso seguisse as leis de Deus.15

O melhor caminho a seguir é cumprir diariamente os deveres exigidos à medida que eles se apresentarem. Dessa maneira, um homem é recompensado ao longo de seu percurso e trilha o caminho que conduz à salvação.16

O sucesso aos olhos de nosso Criador é muitas vezes — de fato, quase sempre — justamente o contrário do que o homem considera sucesso. Com bastante freqüência, um homem é apontado como bem-sucedido quando faz fortuna, mas em geral não se presta atenção à maneira como a riqueza foi adquirida ou que uso está sendo feito dela. Pode ser que ele tenha destruído todos os sentimentos mais nobres de sua natureza e se privado do privilégio de habitar com Seu Criador na vida vindoura em sua busca desenfreada pelas coisas deste mundo, que não possuem valor duradouro. (…)

Façamos todos a vontade de nosso Pai Celestial hoje, e então, estaremos preparados para o dever do amanhã, também pelas eternidades que estão por vir. Jamais se esqueçam de que é a pérola de grande valor — a vida eterna — que estamos empenhados em alcançar. Somente aquele que trabalhar para atingi-la será um homem bem-sucedido.17

Se examinarmos o plano da vida e salvação, se examinarmos os mandamentos concedidos a nós como membros da Igreja de Deus, veremos que cada um desses mandamentos foi dado com o propósito expresso de beneficiar-nos, instruir-nos, qualificarnos e preparar-nos para voltarmos a habitar na presença de nosso Pai Celestial. Esses deveres e obrigações têm o objetivo de tornar-nos semelhantes a Deus em nossas disposições. Têm como propósito tornar-nos deuses e preparar-nos e qualificarnos para que nos tornemos, conforme nos foi prometido, coherdeiros de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e vivamos com Ele na presença de Deus o Pai Eterno ao longo de todas as incontáveis eras da eternidade.

O propósito de sermos enviados à Terra é para que operemos nossa exaltação, para que nos preparemos para voltar a habitar com nosso Pai Celestial. E nosso Pai, conhecendo as faltas e falhas dos homens, deu-nos certos mandamentos para obedecermos, e se examinarmos essas exigências e as coisas pedidas a nós, veremos que todas elas são para nosso benefício e progresso individuais. A escola da vida à qual fomos enviados e as lições ministradas a nós por nosso Pai nos transformarão exatamente naquilo que Ele deseja, para que estejamos preparados para viver com Ele.18

Eis o ponto principal, santos dos últimos dias. Recordemos que Deus é mais poderoso do que toda a Terra. Recordemos que se formos fiéis na obediência aos mandamentos de Deus, Suas promessas se cumprirão cabal e integralmente. Afinal, Ele disse que nenhum jota e nenhum til deixariam de ser cumpridos. [Ver Mateus 5:18.] O problema é que o adversário da alma dos homens lhes cega a mente. Ele joga areia, por assim dizer, em seus olhos, e eles ficam cegos por causa das coisas deste mundo. Os homens não acumulam tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não corroem, onde os ladrões não minam nem roubam [ver Mateus 6:19–20], mas seu coração está fixo nas coisas deste mundo, e o adversário passa a dominá-los.

Digo-lhes, santos dos últimos dias, que a pérola de grande valor é a vida eterna. Deus disse-nos que o maior de todos os dons que Ele pode conceder-nos é a vida eterna. [Ver D&C 14:7.] Estamos trabalhando para alcançar esse dom grandioso, e ele será nosso caso guardemos os mandamentos de Deus. Mas de nada nos adiantará meramente declarar nossa fé e proclamar aos confins da Terra que este é o evangelho. O que contará é fazermos a vontade de Deus.19

O coisa de maior importância para todos nós é descobrirmos se estamos trilhando o caminho estreito e apertado que conduz à vida eterna e, caso não estejamos, verificarmos onde permitimos que o adversário cegasse nossa mente e nos desviasse do caminho que nos levará de volta à presença de Deus. Cada de um de nós deve fazer uma reflexão pessoal profunda a fim de descobrir em que ponto falhou e então buscar nosso Pai Celestial diligentemente para receber ajuda de Seu Santo Espírito para voltar ao caminho correto.20

Já nos foi dito (…) que não estamos fazendo tudo o que podemos. Não acredito que nenhum homem consiga viver à altura de seus ideais, mas se estivermos nos esforçando, se estivermos tentando, se estivermos empenhando-nos ao máximo para melhorar a cada dia, então estaremos na direção correta e em dia com nossos deveres. Se estivermos tentando justificar nossos próprios defeitos, se estivermos vivendo de modo a podermos pedir a Deus luz, conhecimento, inteligência e, acima de tudo, Seu Espírito a fim de sobrepujarmos nossas fraquezas, então posso afirmar-lhes que estamos no caminho estreito e apertado que conduz à vida eterna; então não temos motivo para temer.21

Há somente um caminho seguro para os santos dos últimos e é o caminho do dever. Não é apenas um testemunho; não são manifestações maravilhosas; não se trata somente de saber que o evangelho de Jesus Cristo é verdadeiro, que este é o plano de salvação — não é saber realmente que o Salvador é o Redentor, e que Joseph Smith foi Seu profeta que nos salvará a todos; mas sim obedecer aos mandamentos de Deus e levar uma vida de santo dos últimos dias.22

Sugestões para Estudo e Discussão

  • De que maneira a obediência. “não é um sacrifício, mas um privilégio”? Como o fato de termos o coração cheio do amor de Deus torna a obediência a Seus mandamentos um prazer?

  • Que experiências que você já teve que confirmam a verdade de que Deus sempre cumpre Suas promessas quando fazemos o que Ele manda? (Ver também D&C 82:10.)

  • Como o fato de lidarmos mal com o sucesso pode desviar-nos do caminho que conduz à vida eterna?

  • Que aspectos de nossa vida podem desviar nossa atenção das coisas de Deus? O que podemos fazer para evitar que isso aconteça?

  • Por que o fato de negligenciarmos nosso dever em geral é um processo que se desenrola gradualmente? O que podemos fazer que nos ajudará a permanecer diligentes e valentes no cumprimento de nossos deveres?

  • Quais são alguns dos deveres diários de todos os membros da Igreja? Que outros deveres se aplicam especificamente a suas circunstâncias pessoais?

  • Por que o dever é o único “caminho seguro para os santos dos últimos dias”?

Notas

  1. Brian H. Stuy, organizador, Collected Discourses Delivered by President Wilford Woodruff, His Two Counselors, the Twelve Apostles, and Others, 5 vols. (1987–1992), 5:60.

  2. Conference Report, outubro de 1911, pp. 24–25.

  3. Gospel Standards, comp. por G. Homer Durham (1941), p. 24.

  4. Conference Report, abril de 1945, p. 10.

  5. Conference Report, outubro de 1911, pp. 20–21.

  6. Conference Report, abril de 1900, pp. 21–22; alterações na disposição dos parágrafos.

  7. Collected Discourses, 4:33.

  8. Gospel Standards, pp. 38–39.

  9. Conference Report, outubro de 1899, p. 18.

  10. Conference Report, abril de 1944, p. 10.

  11. Conference Report, abril de 1900, p. 22; alterações na disposição dos parágrafos.

  12. Collected Discourses, 5:59–60.

  13. Conference Report, abril de 1934, p. 131.

  14. Conference Report, outubro de 1935, p. 5.

  15. Gospel Standards, p. 40.

  16. Collected Discourses, 2:137.

  17. “Letter from President Heber J. Grant”, Millennial Star, 26 de fevereiro de 1903, pp. 130–131.

  18. Collected Discourses, 4:355–356; alterações na disposição dos parágrafos.

  19. Gospel Standards, pp. 44–45.

  20. Gospel Standards, p. 47.

  21. Conference Report, abril de 1909, p. 111.

  22. Conference Report, abril de 1945, p. 9.