Ensinamentos dos Presidentes
Capítulo 26: A Preparação para a Vinda de Nosso Senhor


Capítulo 26

A Preparação para a Vinda de Nosso Senhor

“Preparai o caminho do Senhor e endireitai as suas veredas, porque a hora de sua vinda está próxima” (D&C 133:17).

Da Vida de Joseph Fielding Smith

Certa vez, falando a um grupo de membros da Igreja, o Presidente Joseph Fielding Smith disse que “orava pelo fim do mundo” e disse: “Eu ficaria feliz se fosse amanhã”. Ao ouvir isso, uma mulher respondeu em voz alta, de forma que outros a ouviram: “Ah, eu espero que não!”

Tempos depois, ao relatar o acontecido, o Presidente Smith ensinou:

“Vocês não querem que venha o fim do mundo?

A maioria das pessoas faz a ideia errada do que será o fim do mundo. (…)

Quando Cristo vier, o mundo terá fim. (…) Não haverá mais guerras nem tumultos, inveja ou mentiras; não haverá mais iniquidade. As pessoas aprenderão a amar o Senhor e guardar Seus mandamentos e, se não aprenderem, não poderão ficar aqui. Esse é o fim do mundo, foi isso o que o Salvador pediu em oração quando Seus discípulos O procuraram e disseram: ‘Ensina-nos a orar’. O que Ele fez? Ensinou-os: ‘Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu’ (ver Lucas 11:1–2).

Isso é o que eu peço em oração. [Nessa oração] o Senhor pediu o final do mundo, e eu também peço”.1

Em seus discursos e escritos, o Presidente Smith citava com frequência escrituras proféticas quanto aos últimos dias, quanto ao papel de Joseph Smith na preparação do caminho para o Senhor e quanto à volta em glória do Salvador à Terra. Ele expressou sentimentos profundos quanto a essas profecias na oração dedicatória do Templo de Ogden, Utah:

“Como sabes, ó Deus, vivemos nos últimos dias, em que se manifestam os sinais dos tempos, nos quais apressas Tua obra, e nos quais já ouvimos a voz do que clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’ (ver Mateus 3:3). (…)

Ó, Pai, ansiamos pelo dia em que o Príncipe da Paz virá, em que a Terra descansará e a retidão reinará sobre Sua face. Rogamos-Te com o coração humilde e contrito que sejamos capazes de suportar esse dia e sejamos dignos de viver com aquele a quem colocaste por Rei dos reis e Senhor dos senhores, e a Ele seja a glória, o louvor, o poder e o domínio, hoje e sempre”.2

Imagem
Frontal head and shoulders portrait of Jesus Christ. Christ is depicted wearing a pale red robe with a white and blue shawl over one shoulder. Light emanates from His face.

“Ansiamos pelo dia em que o Príncipe da Paz virá.”

Ensinamentos de Joseph Fielding Smith

1

A vinda do Senhor está próxima.

Rapidamente se aproxima o grande dia do Senhor, o momento do “refrigério”, quando Ele virá nas nuvens do céu executar a vingança sobre os iníquos e preparar a Terra para o reinado de paz para todos aqueles que estiverem dispostos a obedecer a Sua lei (ver Atos 3:19–20).3

Muitas coisas vêm acontecendo (…) que demonstram aos membros fiéis da Igreja que a vinda do Senhor está próxima. O evangelho foi restaurado. A Igreja foi totalmente organizada. O sacerdócio foi conferido ao homem. As coisas relativas às várias dispensações desde o início dos tempos foram reveladas, e as chaves e a autoridade dessas dispensações foram confiadas à Igreja. Israel foi coligada, e essa coligação continua na terra de Sião. Os judeus estão voltando para Jerusalém. O evangelho está sendo pregado em todo o mundo, seu testemunho levado a todas as nações. Templos vêm sendo construídos, e ordenanças em favor de vivos e mortos são neles realizadas. O coração dos filhos voltou-se para os pais, e os filhos procuram seus antepassados falecidos. Os convênios que o Senhor prometeu fazer com Israel nos últimos dias foram revelados, e milhares dos coligados de Israel fizeram esses convênios. Portanto, a obra do Senhor avança e todas essas coisas são sinais de que a vinda de nosso Senhor está próxima. (…)

As palavras dos profetas rapidamente se cumprem, mas isso ocorre segundo princípios tão naturais que a maioria de nós não percebe.

Joel prometeu que o Senhor derramaria Seu Espírito sobre toda a carne: nossos filhos e nossas filhas profetizariam, os velhos teriam sonhos e os jovens teriam visões (ver Joel 2:28–29). (…)

Um dos sinais dos últimos dias seria o aumento do conhecimento. Daniel recebeu ordem de encerrar “Estas palavras e [selar] este livro, até ao fim do tempo; [até o dia em que] muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará” (Daniel 12:4). Não vemos hoje as pessoas correrem “de uma parte para outra” mais do que jamais antes na história do mundo? (…)

E o conhecimento, não aumentou? Será que já houve algum outro período da história do mundo em que tanto conhecimento tenha sido derramado sobre as pessoas? Mas, infelizmente, as palavras de Paulo são verdadeiras — as pessoas “aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade” (II Timóteo 3:7). (…)

Não ouvimos numerosos rumores de guerras? (Ver D&C 45:26.)Não tivemos guerras como jamais vistas antes no mundo? Não estão hoje as nações em comoção e seus governantes não estão atribulados? Não foram derrubados reinos e não ocorreram grandes mudanças entre as nações? Toda a Terra está em comoção. Todos os dias há notícias de terremotos em diversas partes (ver D&C 45:33). (…)

E, ainda assim, o mundo continua como sempre, sem prestar a menor atenção a nada do que o Senhor disse nem a qualquer dos sinais que nos foram dados. O homem endurece o coração e diz “Cristo retarda sua vinda até o fim da Terra” (D&C 45:26).4

Há não muito tempo, perguntaram-me se eu sabia quando o Senhor viria. Respondi “sim” naquela época e respondo “sim” agora. Sei quando Ele virá. Ele virá amanhã. Temos a palavra Dele. Vou lê-la:

“Eis que o tempo presente se chama hoje até a vinda do Filho do Homem e, em verdade, é um dia de sacrifício e um dia para o dízimo de meu povo; pois aquele que paga o dízimo não será queimado na sua vinda”

(Aí temos tudo o que precisamos ouvir sobre o dízimo.)

“Porque depois de hoje vem a queima—falando à maneira do Senhor—pois em verdade eu digo que amanhã todos os soberbos e os que praticam iniquidade serão como o restolho; e queimá-los-ei, pois sou o Senhor dos Exércitos, e não pouparei quem permanecer em Babilônia” (D&C 64:23–24).

Portanto, digo que o Senhor virá amanhã. Estejamos, pois, preparados.5

Imagem
The resurrected Jesus Christ (wearing white robes with a magenta sash) standing above a large gathering of clouds. Christ has His arms partially extended. The wounds in the hands of Christ are visible. Numerous angels (each blowing a trumpet) are gathered on both sides of Christ. A desert landscape is visible below the clouds. The painting depicts the Second coming of Christ. (Acts 1:11)

“Rapidamente se aproxima o grande dia do Senhor, o momento do ‘refrigério’, quando Ele virá nas nuvens do céu.”

2

Haverá um julgamento quando Cristo vier.

A parábola do joio e do trigo, contada pelo Senhor, refere-se aos últimos dias. Segundo a parábola, certo homem lançou boa semente em seu campo, mas, enquanto dormia, veio o inimigo e semeou joio em seu meio. Quando a plantação brotou, os servos quiseram arrancar o joio, mas o Senhor ordenou que deixassem ambos crescerem juntos até o tempo da ceifa, a fim de não arrancarem o trigo ao destruírem o joio. Depois, no fim da colheita, deviam juntar o trigo e amarrar o joio em molhos para ser queimado. Explicando a parábola, o Senhor disse a Seus discípulos que “a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos” (ver Mateus 13:24–30, 36–43; D&C 86).6

Neste momento, o joio e o trigo crescem juntos e têm vegetado no mesmo campo por todos esses anos; mas está próximo o dia em que o trigo será posto no celeiro, e também o joio será juntado para ser queimado; os justos serão separados dos iníquos; e convém que cada um de nós guarde os mandamentos do Senhor, arrependa-se de seus pecados, volte-se para a retidão, se houver necessidade de arrependimento em nosso coração.7

Edifiquem e fortaleçam os membros da Igreja na fé em Deus — como precisamos disso! Existem tantas influências tentando dividir-nos, bem aqui, entre os membros da Igreja, que, um dia desses, num futuro próximo, ocorrerá a separação do joio e do trigo, e seremos o joio ou o trigo. Estaremos de um lado ou do outro.8

Dia virá em que estemundo não será o mesmo. Estará mudado, receberemos um mundo melhor. Receberemos um mundo de retidão, pois, quando Cristo vier, purificará a Terra.

Leiam o que dizem as escrituras. Leiam o que Ele mesmo disse. Quando Ele vier, purificará esta Terra de toda a iniquidade e, falando da Igreja, disse que enviaria anjos e eles retirariam de Seu reino, que é a Igreja, tudo o que causa escândalo (ver Mateus 13:41).9

[O] grande e terrível dia não pode referir-se a outra ocasião exceto à vinda do Senhor para estabelecer Seu reino com poder entre os justos da Terra e purificá-la de toda a iniquidade. Esse não será um dia temível, que gere terror no coração dos justos, mas será um dia temível e terrível para os ímpios. Isso nos foi dito pelo próprio Salvador, quando ensinou Seus discípulos (ver Mateus 24; Joseph Smith—Mateus 1).10

Haverá um julgamento quando Cristo vier. Somos informados de que os livros serão abertos e os mortos serão julgados de acordo com o que está escrito nesses livros e, entre eles, estará o livro da vida (ver Apocalipse 20:12). Veremos suas páginas; veremos a nós mesmos, exatamente como somos, e entenderemos perfeitamente que os juízos pronunciados quanto a nós são justos e merecidos, quer entremos no Reino de Deus (…) para receber essas gloriosas bênçãos, quer sejamos banidos.11

Suplico ao santos dos últimos dias que se mantenham firmes e fiéis no desempenho de todos os seus deveres, que guardem os mandamentos e honrem o sacerdócio, para que, quando o Senhor vier, sejamos dignos de ser participantes de Sua glória, quer estejamos vivos ou mortos, não importa.12

3

Para preparar-nos para a vinda do Senhor, precisamos vigiar, orar e colocar nossa casa em ordem.

Hoje, no mundo, acontecem muitas coisas que indicam que o grande dia do Senhor se aproxima, o dia em que o Redentor voltará para estabelecer Seu reino em retidão, em preparação para Seu reinado milenar. Até lá, os membros da Igreja têm o dever de procurar obter conhecimento e de se preparar por meio do estudo e da fé para a chegada desse grande e glorioso dia.13

Não precisamos preocupar-nos com qual será o momento exato da vinda de Cristo, o que precisamos fazer é vigiar, orar e estar preparados.14

Às vezes, fico aborrecido quando alguns de nossos élderes dizem que o Senhor virá quando todos tivermo-nos tornado justos o suficiente para recebê-Lo. O Senhor não vai esperar até que nos tornemos justos. Quando estiver pronto para vir, Ele virá — quando o cálice da iniquidade estiver cheio — e, se não estivermos vivendo em retidão quando essa hora chegar, pior para nós, pois seremos contados com os iníquos e com o restolho que será varrido da face da Terra; pois o Senhor disse que a iniquidade não prevalecerá.15

Toscanejaremos nós, sem dar atenção nem fazer caso de todos os alertas que o Senhor nos fez? Digo-lhes: “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.

Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.

Por isso, estai vós preparados também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis” (Mateus 24:42–44).

Quisera déssemos ouvidos a esse aviso do Senhor, colocássemos nossa casa em ordem e nos preparássemos para a vinda do Senhor.16

4

Os santos dos últimos dias podem ser instrumentos nas mãos de Deus para preparar os povos para a vinda do Senhor.

Não seria extraordinariamente estranho se o Senhor viesse e iniciasse Seu reinado de paz — executasse vingança contra os iníquos, purificasse a Terra do pecado — sem mandar mensageiros que preparassem o caminho adiante Dele? Seria de se esperar que o Senhor viesse julgar o mundo sem antes advertir e preparar os meios de escape para todos os que se arrependerem?

Noé foi enviado ao mundo para adverti-lo quanto ao dilúvio. Tivesse o povo dado ouvidos, teria escapado. Moisés foi enviado para conduzir Israel para a terra prometida, em cumprimento às promessas feitas a Abraão. João Batista foi enviado para preparar o caminho para a vinda de Cristo. Em cada um desses casos, os céus se abriram e foi feita a advertência. Isaías, Jeremias e outros profetas foram enviados para prevenir Israel e Judá, antes que lhes sobreviessem a dispersão e o cativeiro. Tivessem eles dado ouvidos, teria sido escrita uma página diferente da história. Eles tiveram a oportunidade de escutar; foram prevenidos e tinham meios de escape, que rejeitaram.

O Senhor prometeu que teria o mesmo interesse pela humanidade antes de Sua Segunda Vinda.17

Joseph Smith foi enviado para preparar o caminho para essa Segunda Vinda, proclamando a plenitude do evangelho e colocando ao alcance de todos os meios para que escapassem da iniquidade e das transgressões.18

Imagem
The Prophet Joseph Smith sitting on his bed in the Smith farm house. Joseph has a patchwork quilt over his knees. He is looking up at the angel Moroni who has appeared before him. Moroni is depicted wearing a white robe. The painting depicts the event wherein the angel Moroni appeared to the Prophet Joseph Smith three times in the Prophet's bedroom during the night of September 21, 1823 to inform him of the existence and location of the gold plates, and to instruct him as to his responsibility concerning the plates.

Quando o anjo Morôni apareceu ao jovem Joseph Smith, profetizou a Segunda Vinda do Salvador (ver Joseph Smith—História 1:36–41).

Em Patmos, João teve uma visão dos últimos dias, na qual viu um “anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo” (Apocalipse 14:6).

Joseph Smith declarou que Morôni — antigo profeta deste continente, agora ressurreto — ensinou-lhe o evangelho em cumprimento parcial dessa promessa e o instruiu quanto à restauração de todas as coisas antes da vinda de Cristo. E o Senhor disse: “Pois eis que o Senhor Deus enviou o anjo clamando no meio do céu, dizendo: Preparai o caminho do Senhor e endireitai as suas veredas, porque a hora de sua vinda está próxima” (D&C 133:17).

Os santos dos últimos dias aceitam essas coisas como verdadeiras, acreditam que a comunicação com o céu foi estabelecida na era moderna e que agora o “Evangelho do Reino” é proclamado como testemunho ao mundo, antes que Cristo venha (ver Mateus 24:14).19

Os santos dos últimos dias podem ser considerados estranhos e peculiares por crerem que foram chamados a cumprir essa escritura (Mateus 24:14), mas é com plena confiança nas palavras do Senhor que diligentemente enviam missionários a todos os cantos da Terra. Ademais, quando todas as nações tiverem ouvido essa mensagem, conforme revelada nestes últimos dias, então poderemos aguardar ansiosamente a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois nesse dia todas elas terão sido avisadas pelos mensageiros que lhes foram enviados de acordo com a promessa do Senhor.20

O evangelho é para todos e a Igreja será estabelecida em todo lugar, em todas as nações, até os confins da Terra, antes da Segunda Vinda do Filho do Homem. (…)

Ele estendeu a mão pela segunda vez para coligar Israel na Igreja e, desta vez, estabelecerá congregações de santos em todas as nações.21

Da oração dedicatória do Templo de Ogden, Utah:

Ó Pai, apressa o dia em que Tua retidão prevalecerá; em que os governantes do mundo abrirão as portas de suas nações à pregação do evangelho; em que as portas da salvação serão abertas totalmente para os honestos, justos e bons de todos os povos.

Rogamos-Te que a verdade se propague; rogamos-Te pela causa missionária; buscamos a força, o número e os meios de proclamar Tuas verdades eternas a um número maior de Teus outros filhos de todas as nações, de todas as tribos e de todas as línguas. (…)

Temos o desejo de ser instrumentos em Tuas mãos para preparar os povos para a vinda de Teu Filho.22

5

O milênio será um período de paz em que trabalharemos na obra do Senhor.

Os justos se alegrarão com Sua vinda, pois, então, haverá paz na Terra, retidão entre as pessoas e o mesmo espírito de paz, alegria e felicidade que reinou neste continente durante 200 anos (ver 4 Néfi 1:1–22) voltará a ser estabelecido entre o povo e, por fim, tornar-se-á universal, e Cristo reinará como Senhor dos senhores e Rei dos reis durante mil anos. Aguardamos ansiosamente essa época.23

Esse período de paz e felicidade perdurará por mil anos, e, no devido tempo, os habitantes da Terra serão trazidos para o rebanho da Igreja.24

Durante o milênio, o evangelho será pregado com muito mais intensidade e vigor, até que todos os habitantes da Terra o abracem.25

Em vez de ser uma época de descanso, o milênio será uma época em que todos trabalharão. Não haverá ócio, métodos mais eficientes serão empregados, não consumiremos tanto tempo em nossas tarefas diárias e dedicaremos mais tempo às coisas do Reino. Os santos se manterão ocupados nos templos, que serão construídos por toda parte. Na verdade, estarão tão ocupados nos templos que isso tomará a maior parte de seu tempo.26

Haverá mortalidade na face da Terra durante esses mil anos devido ao grande trabalho que precisa ser realizado pela salvação dos mortos. Durante esses mil anos de paz, a grande obra do Senhor se fará nos templos; e, nesses templos, o povo trabalhará pelos que morreram e esperam que as ordenanças pertinentes a sua salvação sejam executadas pelos que ainda habitam em mortalidade sobre a face da Terra.27

É nosso dever salvar os mortos, e essa obra prosseguirá durante o milênio até que todos os que fizerem jus à investidura e ao selamento recebam essa bênção.28

Todos os que morreram em Cristo ressuscitarão dos mortos na Sua vinda e habitarão na Terra assim como Cristo estará na Terra durante o milênio. Não permanecerão aqui o tempo todo durante esses mil anos, mas conviverão com aqueles que ainda estarão aqui em vida mortal. Esses santos ressurretos e o próprio Salvador virão dar instruções e orientação, revelar-nos as coisas que devemos saber; dar-nos informações relativas à obra realizada nos templos do Senhor a fim de podermos fazer o trabalho essencial para a salvação das pessoas dignas.29

O Senhor disse por meio de Seus servos que, durante o milênio, aqueles que se foram e conseguiram a ressurreição revelarão pessoalmente aos que ainda estão na mortalidade todas as informações necessárias para a realização das ordenanças por aqueles que se foram desta vida. Então, os mortos terão o privilégio de expressar seus desejos e o direito de vê-los satisfeitos. Dessa maneira, alma alguma será negligenciada, e a obra do Senhor se tornará perfeita.30

Todos os dias da minha vida oro pedindo ao Senhor que apresse Sua obra. (…) Oro pedindo o fim do mundo, porque quero um mundo melhor. Quero que Cristo venha. Quero o reinado da paz. Quero que chegue o dia em que todos possam viver em paz, em espírito de fé, humildade e oração.31

Sugestões para Estudo e Ensino

Perguntas

  • Que influência a história encontrada na seção “Da Vida de Joseph Fielding Smith” tem sobre como você encara o fim do mundo?

  • Como as profecias mencionadas na seção 1 ajudam a preparar-nos para a vinda do Senhor?

  • Na seção 2, recapitule o que o Presidente Smith ensinou quanto à parábola do joio e do trigo. O que podemos fazer para estar entre o “trigo”? O que podemos fazer para ajudar nossos familiares e outras pessoas?

  • Em sua opinião, no contexto de nossa preparação para a vinda do Senhor, o que significa “vigiar e orar”? Em sua opinião, o que significa “colocar nossa casa em ordem”? (Ver seção 3.)

  • O Presidente Smith orou dizendo: “Temos o desejo de ser instrumentos em Tuas mãos para preparar os povos para a vinda de Teu Filho” (seção 4). Como podemos ajudar outras pessoas a se preparar para a vinda do Senhor?

  • Recapitule a seção 5. Quais os benefícios de sabermos o que acontecerá no milênio?

Escrituras Relacionadas

Salmos 102:16; Isaías 40:3–5; Tiago 5:7–8; D&C 1:12; 39:20–21; 45:39, 56–59

Auxílio Didático

“O supremo poder de [persuasão] e de conversão do evangelho manifesta-se”, disse o Élder Bruce R. McConkie, “quando um professor inspirado diz: ‘Sei pelo poder do Espírito, por revelações do Espírito Santo à minha alma, que as doutrinas que ensinei são verdadeiras’” (Bruce R. McConkie, citado em Ensino, Não Há Maior Chamado, 2009, p. 43).

Notas

  1. The Signs of the Times, 1943, pp. 103–105.

  2. “Ogden Temple Dedicatory Prayer” [Oração Dedicatória do Templo de Ogden], Ensign, março de 1972, p. 6.

  3. The Restoration of All Things, 1945, p. 302.

  4. Conference Report, abril de 1966, pp. 12–14.

  5. Conference Report, abril de 1935, p. 98; ver também Doutrinas de Salvação, comp. por Bruce R. McConkie, 3 vols. , 1954–1956, vol. III, p. 1 [tradução atualizada].

  6. “Watch Therefore”, Deseret News, 2 de agosto de 1941, seção de notícias da Igreja, p. 2; ver também Doutrinas de Salvação, vol. III, pp. 15–16 [tradução atualizada].

  7. Conference Report, abril de 1918, pp. 156–157; ver também Doutrinas de Salvação, vol. III, p. 16 [tradução atualizada].

  8. “How to Teach the Gospel at Home”, Relief Society Magazine, dezembro de 1931, p. 688; ver também Doutrinas de Salvação, vol. III, p. 16.

  9. Conference Report, abril de 1952, p. 28; grifo original.

  10. “The Coming of Elijah” [A Vinda do Profeta Elias], Ensign, janeiro de 1972, p. 2.

  11. “The Reign of Righteousness”, Deseret News, 7 de janeiro de 1933, p. 7; ver também Doutrinas de Salvação, vol. III, p. 61 [tradução atualizada].

  12. Conference Report, abril de 1935, p. 99; ver também Doutrinas de Salvação, vol. III, p. 38 [tradução atualizada].

  13. Answers to Gospel Questions, Joseph Fielding Smith Jr. (comp.), 5 vols., 1957–1966, vol. 5, p. xii.

  14. “A Warning Cry for Repentance”, Deseret News, 4 de maio de 1935, seção de notícias da Igreja, p. 6.

  15. “A Warning Cry for Repentance”, p. 8.

  16. Conference Report, abril de 1966, p. 15.

  17. “A Peculiar People: Modern Revelation—The Coming of Moroni”, Deseret News, 6 de junho de 1931, seção de notícias da Igreja, p. 8; ver também Doutrinas de Salvação, vol. III, p. 4 [tradução atualizada].

  18. “A Peculiar People: Prophecy Being Fulfilled”, Deseret News, 19 de setembro de 1931, seção de notícias da Igreja, p. 6.

  19. “A Peculiar People: Modern Revelation—The Coming of Moroni”, p. 8; ver também Doutrinas de Salvação, vol. III, p. 5 [tradução atualizada].

  20. A Peculiar People: Prophecy Being Fulfilled”, Deseret News, 7 de novembro de 1931, seção de notícias da Igreja, p. 6; ver também Doutrinas de Salvação, vol. III, p. 6 [tradução atualizada].

  21. Conference Report, British Area General Conference 1971, p. 176.

  22. “Ogden Temple Dedicatory Prayer” [Oração Dedicatória do Templo de Ogden], pp. 9, 11.

  23. “The Right to Rule”, Deseret News, 6 de fevereiro de 1932, seção de notícias da Igreja, p. 8.

  24. “Priesthood—Dispensation of the Fulness of Times”, Deseret News, 19 de agosto de 1933, p. 4; ver também Doutrinas de Salvação, vol. III, p. 67 [tradução atualizada].

  25. “Churches on Earth During the Millennium”, Improvement Era, março de 1955, p. 176; ver também Doutrinas de Salvação, vol. III, p. 65 [tradução atualizada].

  26. O Caminho da Perfeição, 1931, pp. 297–298 [tradução atualizada].

  27. “The Reign of Righteousness”, p. 7; ver também Doutrinas de Salvação, vol. III, p. 59 [tradução atualizada].

  28. “Question Answered”, Deseret News, 13 de janeiro de 1934, seção de notícias da Igreja, p. 8; ver também Doutrinas de Salvação, vol. II, p. 164 [tradução atualizada].

  29. “The Reign of Righteousness”, p. 7; ver também Doutrinas de Salvação, vol. III, p. 60 [tradução atualizada].

  30. “Faith Leads to a Fulness of Truth and Righteousness”, Utah Genealogical and Historical Magazine, outubro de 1930, p. 154; grifo removido; ver também Doutrinas de Salvação, vol. III, p. 66 [tradução atualizada].

  31. The Signs of the Times, p. 149.