Capítulo 2: Um Testemunho Pessoal do Profeta Joseph Smith

"Capítulo 2: Um Testemunho Pessoal do Profeta Joseph Smith," Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph F. Smith, (1998)


Da Vida de Joseph F. Smith

Em sua infância, Joseph F. Smith adquiriu um testemunho de que o Profeta Joseph fora escolhido para restaurar o evangelho de Jesus Cristo nesta dispensação. Anos depois, o Presidente Smith disse, relembrando: “Conheci o Profeta Joseph Smith em minha infância. Quando eu era criança, ouvi-o pregar o evangelho que Deus confiara a seus cuidados. Quando menino, eu freqüentava sua casa e ficava tão à vontade em meio à sua família quanto na casa de meu pai. Guardo comigo o testemunho do Espírito com que fui imbuído na infância e que recebi de minha santa mãe, a firme crença de que Joseph Smith era um profeta de Deus; que ele era mais inspirado do que qualquer homem de sua geração ou dos séculos que o antecederam; que ele era inspirado; que tinha sido escolhido por Deus para estabelecer os alicerces do reino de Deus.” 1

Enquanto servia como Presidente, Joseph F. Smith autorizou a compra de importantes marcos históricos da vida do Profeta Joseph Smith e do crescimento da Igreja, inclusive o local em que o Profeta nasceu, em Sharon,Vermont; a cadeia de Carthage, Illinois; e a fazenda de Joseph Smith Sênior, em Manchester, Nova York.

O Presidente Joseph F. Smith disse o seguinte a respeito do trabalho do Profeta:“Presto testemunho a vocês e ao mundo de que Joseph Smith foi levantado pelo poder de Deus para estabelecer o alicerce desta grande obra dos últimos dias, para revelar a plenitude do evangelho ao mundo nesta dispensação, para restaurar o Sacerdócio de Deus na Terra, por meio do qual os homens podem agir em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, sendo isso por Deus;e isso será feito por Sua autoridade.Presto meu testemunho dessas coisas e sei que ele é verdadeiro”. 2

Ensinamentos de Joseph F. Smith

O Profeta Joseph Smith foi o instrumento escolhido por Deus para restaurar o evangelho da salvação.

Joseph Smith foi o instrumento escolhido por Deus e investido com Sua autoridade para restaurar o santo Sacerdócio, o poder de Deus para ligar na Terra e no céu, o poder do Sacerdócio por meio do qual os homens podem realizar as ordenanças do evangelho de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. Por intermédio de Joseph Smith, o evangelho do arrependimento, do batismo na água para a remissão dos pecados e do batismo do Espírito Santo e pelo fogo foram restaurados, e o conhecimento de que Jesus é o Cristo, o Filho Unigênito de Deus, se manifesta por meio do espírito da verdade.Temos uma dívida para com esse humilde servo que o Senhor escolheu para estabelecer o alicerce desse trabalho em favor das ordenanças do evangelho do Filho de Deus, que o mundo desconhecia e ainda desconhece, por meio das quais podemos ser unidos como famílias e parentes, pelos laços do novo e eterno convênio, para esta vida e para toda a eternidade.

Temos uma dívida para com o Profeta Joseph Smith, por ter sido um instrumento nas mãos do Senhor, pelo conhecimento que possuímos do trabalho que precisa ser feito na casa de Deus, pela salvação dos vivos e a redenção dos mortos, e pela união eterna de almas que são unidas nesta vida pelo poder de Deus, pelos laços do eterno convênio.Temos uma dívida para com o Profeta Joseph Smith, por ter sido um instrumento nas mãos de Deus, pelo conhecimento que hoje possuímos de que o homem não pode ser exaltado sozinho na presença de Deus desfrutando plenamente a Sua glória.O homem não foi feito para ficar sozinho,pois nem o homem é sem a mulher nem a mulher sem o homem, no Senhor. 3

Deus vive, e Jesus é o Cristo, o Salvador do mundo. Joseph Smith é um profeta de Deus, vivo, não morto, pois sua mensagem jamais perecerá. O anjo que o visitou e lhe transmitiu a mensagem de Deus disse que seu nome seria conhecido por bem e por mal em todo o mundo. [Ver Joseph Smith História 1:33.] Essa profecia foi feita em sua juventude, antes de a Igreja ser organizada e antes de que houvesse qualquer perspectiva de que isso seria cumprido. A declaração foi feita, a despeito de parecer absolutamente impossível; mas desde o dia em que foi proferida até hoje, e de hoje até o final dos tempos, o nome de Joseph Smith, o profeta do século dezenove, foi, está sendo e será proclamado às nações da Terra e será honrado ou desprezado pelos povos do mundo. (…) Pois ele fez e está fazendo o trabalho do Mestre. Ele estabeleceu os alicerces para a restauração nesta dispensação dos princípios que foram ensinados pelo Filho de Deus, que viveu, ensinou, morreu e ergueu-Se dentre os mortos por causa desses princípios. 4

[O nome de Joseph Smith] é conhecido por bem nos lugares em que as pessoas tiveram o privilégio de ouvir o evangelho que veio à Terra por intermédio dele e que foram suficientemente sinceras e humildes para aceitá-lo. Elas falam dele com o conhecimento que receberam por inspiração do Santo Espírito, por meio da obediência aos princípios que ele ensinou, como profeta e homem inspirado. Elas o louvam e honram, lembrando seu nome com respeito. Elas o reverenciam e o amam, como jamais amaram outro homem, porque sabem que ele foi um instrumento escolhido nas mãos do Todo-Poderoso para a restauração do evangelho da vida e salvação para elas, abrindo-lhes seu entendimento do futuro, erguendo o véu da eternidade, por assim dizer, diante de seus olhos.Aqueles que receberam os princípios que ele proclamou sabem que eles não se referem apenas à sua própria salvação, felicidade e paz espiritual e temporal, mas também ao bemestar, felicidade, salvação e exaltação de seus parentes que morreram sem o conhecimento da verdade.

O trabalho no qual Joseph Smith estava empenhado não se restringiu apenas à sua vida, mas diz respeito também à vida futura e à vida que já se foi. Em outras palavras, ele diz respeito àqueles que viveram na Terra, aos que estão vivendo e aos que virão depois de nós. Não é algo que se refere apenas ao homem enquanto está em seu tabernáculo de carne, mas a toda a família humana, de eternidade em eternidade. (…) E isso não se restringe a uma vila, uma cidade ou nação, mas a todas as nações, tribos, línguas e povos. 5

Considero realmente muito estranho que haja tanto mal-estar no mundo em relação a Joseph Smith. Ele não fez mal a ninguém. Sou testemunha disso, pois conheço a sua vida.Vi-o pessoalmente e li seus escritos. Li as revelações que o Senhor lhe concedeu. Conheço bem o seu trabalho e sei que ele nunca fez mal a nenhuma alma viva. Ele não prejudicou as pessoas a seu redor, mas, sim, fez muito para exaltá-las. No entanto, é estranho que as pessoas que desconhecem completamente a sua vida são as que nutrem os sentimentos mais amargos, vingativos e iníquos a respeito dele que um homem é capaz de sentir. Pergunto: Por quê? Os homens geralmente não se sentem assim em relação a impostores ou divulgadores de novas organizações religiosas criadas pelo homem. Mas, é estranho notar que quase sempre se enfurecem quando o nome do Profeta Joseph Smith é mencionado! Contudo, embora seja estranho do ponto de vista natural, isso está simplesmente de acordo com a promessa que lhe foi feita no início por um mensageiro celestial que lhe foi enviado para instruí-lo. (…)

(…) O alicerce do trabalho estabelecido pelo Profeta Joseph Smith foi edificado sobre a verdade eterna. Ele não pode ser derrubado. É como a casa construída sobre a rocha. Pode descer a chuva,correr os rios e assoprar os ventos,pode o coração dos homens ser instigado a irar-se e a persegui-lo, mas ele continuará firme como os outeiros eternos, porque foi edificado sobre a verdade. [Ver Mateus 7:24–25.] A honestidade, virtude, pureza de vida, fé no Senhor Jesus Cristo e em Sua ressurreição, obediência aos mandamentos de Deus são princípios fundamentais de nossa crença. Sabemos que a doutrina é verdadeira. 6

A Primeira Visão de Joseph Smith é o maior acontecimento desde a Ressurreição do Salvador.

O maior acontecimento que ocorreu no mundo desde a ressurreição do Filho de Deus do sepulcro e Sua ascensão ao céu foi a visita do Pai e do Filho ao menino Joseph Smith, para preparar o caminho para o estabelecimento dos alicerces de Seu reino —não o reino do homem que nunca terá fim nem será derrubado. Depois de aceitar essa verdade, considero fácil aceitar toda outra doutrina que ele proclamou e declarou. (…) Ele nunca ensinou uma doutrina que não fosse verdadeira. Nunca praticou uma doutrina que não fosse ordenado a praticar. Nunca defendeu o erro. Nunca foi enganado. Ele viu, ele ouviu e fez conforme foilhe ordenado; e, portanto, Deus, e não Joseph Smith, é responsável pelo trabalho realizado por Joseph Smith. O Senhor é responsável por esse trabalho, não o homem. 7

Na primavera de 1820, [Joseph Smith] recebeu a primeira manifestação sobrenatural ou celestial. Ele tinha quatorze anos de idade. Geralmente não esperamos muito de um menino com apenas quatorze anos, e é pouco provável que um menino tão jovem pudesse se tornar muito iníquo ou mal, especialmente se nasceu e foi criado em uma fazenda, longe dos vícios e da corrupção das grandes cidades, livre de contato com a influência maléfica de maus companheiros. É pouco provável que ele tenha tido muitos momentos ociosos durante seus anos de trabalho, até completar quatorze anos, pois seu pai tinha que trabalhar para viver, tirando do solo o seu sustento com as próprias mãos, sendo um homem pobre com uma grande família para sustentar. 8

A respeito das manifestações espirituais que presenciou, é razoável supor que houvesse a disposição premeditada de enganar naquele menino,especialmente em um menino como ele,em sua simples declaração do que tinha visto e ouvido? Não.Tampouco a resposta que o mensageiro celestial lhe deu poderia ter sido concebida em sua própria mente infantil. O testemunho de Joseph Smith, redigido mais tarde, a respeito da manifestação celestial que presenciou era simples, direto, claro e verdadeiro, como o fora em sua infância.A fidelidade, coragem e amor nele imbuídos e as características de sua vida como menino jamais mudaram ou deixaram de existir na vida adulta. Sua sabedoria provinha das revelações que Deus lhe concedia. 9

Nossos inimigos dizem que a visão do Profeta foi uma ilusão, mas não foi isso que ele declarou. Joseph disse que os personagens que lhe apareceram eram homens reais. (…) O relato do nascimento, vida e obra de Cristo chegou até nós, e nada existe na narrativa que nos faça acreditar mais nela do que na história do Profeta Joseph Smith. Cristo andou e conversou com Seus amigos e os aconselhou quando veio do céu há mais de 1900 anos. Existe razão por que não poderia vir novamente, por que não poderia visitar novamente a Terra e conversar com os homens hoje em dia? Se houver, eu gostaria de conhecer. A coisa que quero deixar gravada em sua mente é que Deus é real, uma pessoa de carne e ossos, da mesma forma que vocês ou eu. Cristo também, mas o Espírito Santo é um personagem de espírito. 10

O Profeta Joseph Smith traduziu o Livro de Mórmon pelo dom e poder de Deus.

Quando [Joseph Smith] estava com aproximadamente 17 ou 18 anos de idade, ele recebeu outra manifestação celestial, e algumas coisas grandes e gloriosas foram-lhe reveladas. Nos quatro anos seguintes, ele recebeu visitas de um mensageiro celestial. (…) Joseph declarou que esse personagem revelou-lhe a mente e a vontade do Senhor e mostrou-lhe a natureza da grande obra que ele, como instrumento nas mãos de Deus, estabeleceria quando chegasse o tempo. Essa foi a tarefa executada pelo anjo Morôni, durante o período de quatro anos entre 1823 e 1827. Em 1827 ele recebeu das mãos do anjo Morôni as placas de ouro das quais este livro (o Livro de Mórmon) foi por ele traduzido pela inspiração do Todo-Poderoso e o dom e poder de Deus que lhe foram concedidos. (…)

Durante o período de três anos entre 1827 e 1830, enquanto trabalhava com as mãos para ganhar seu minguado sustento, procurando escapar de seus inimigos e tentando fugir das mãos dos que procuravam destruí-lo e impedi-lo de cumprir sua missão, lutando o tempo todo contra incontáveis obstáculos e frustrantes empecilhos que atrasavam a tradução deste livro,será que Joseph Smith teve muita chance de tornar-se iníquo e corrupto? Não creio. Quando terminou de traduzir o Livro de Mórmon, ele ainda era apenas um rapaz, mas ao produzir este livro, ele desenvolveu fatos históricos, profecias, revelações, previsões, testemunhos, doutrinas, preceitos e princípios que estavam bem além da capacidade ou sabedoria que as pessoas instruídas ou cultas do mundo daquela época tinham para duplicá-los ou refutá-los. Joseph Smith era um rapaz inculto, no que diz respeito ao que o mundo podia ensinar-lhe. Ele foi ensinado pelo anjo Morôni. Recebeu sua educação do alto,do Deus Todo-Poderoso,e não de instituições criadas pelo homem; mas chamá-lo de ignorante seria injusto e falso; nenhum homem sozinho ou grupo de homens possuiu maior inteligência do que ele; tampouco toda a sabedoria e capacidade daquela época poderia ter produzido o equivalente ao que ele produziu. Ele não era ignorante, pois foi ensinado por Aquele de quem flui toda a inteligência. Ele possui o conhecimento de Deus, de Sua lei e da eternidade. 11

O Livro de Mórmon foi traduzido pelo dom e poder de Deus, por intermédio daquele jovem; não por meio de um homem instruído, um homem de letras, mas um menino inculto, simples e inocente! E aquele menino inculto,simples e inocente era Joseph Smith. Ele não tinha a sabedoria, a inteligência nem a capacidade para traduzir sozinho para a língua inglesa as inscrições gravadas sobre as placas que tinham sido escondidas pelos antigos habitantes do continente americano. Ele jamais afirmou ter traduzido aqueles caracteres antigos por sua própria sabedoria. Muito pelo contrário, ele sempre afirmou que o fizera pelo dom e poder que recebera de Deus. 12

O Profeta fez mais pela salvação da humanidade do que qualquer outro homem que jamais viveu, com exceção apenas de Jesus.

[Joseph Smith] reabriu a comunicação com os céus em sua juventude. Ele trouxe à luz o Livro de Mórmon, que contém a plenitude do evangelho; e as revelações contidas no livro de Doutrina e Convênios; ele restaurou o santo Sacerdócio ao homem; estabeleceu e organizou a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma organização sem par na história do mundo, a qual toda a sabedoria e conhecimento dos homens acumulados por eras não conseguiram descobrir ou produzir nem jamais teriam conseguido realizar. Fundou colônias nos estados de Nova York, Ohio, Missouri e Illinois; e apontou o caminho para a coligação dos santos nas Montanhas Rochosas; enviou o evangelho à Europa e às ilhas do mar; fundou a cidade de Kirtland, Ohio, onde construiu um templo que custou muitos milhares de dólares; fundou a cidade de Nauvoo em meio à perseguição; reuniu em Nauvoo e nas suas redondezas cerca de 20.000 pessoas e começou a construir um templo naquele lugar, que custou um milhão de dólares ao ser concluído; e enquanto fazia tudo isso, teve que lutar contra os preconceitos da época, enfrentar perseguições inexoráveis, ataques de multidões enfurecidas, calúnias vis e difamações, vindas de diferentes pessoas e grupos de pessoas, sem qualquer restrição ou limite. Em resumo, ele fez mais dos quatorze aos vinte anos pela salvação da humanidade do que qualquer outro homem, que jamais viveu nesta Terra, com exceção apenas de Jesus [ver D&C 135:3], e ainda assim foi acusado por seus inimigos de ser um homem indolente e imprestável!

Onde encontraremos outro homem que tenha feito um milésimo do bem que Joseph Smith realizou? (…) Nenhum outro homem no século dezenove, exceto Joseph Smith, revelou ao mundo o mínimo que fosse a respeito das chaves e do poder do santo Sacerdócio, ou das ordenanças do evangelho, tanto para os vivos quanto para os mortos.Por intermédio de Joseph Smith,Deus revelou muitas coisas que tinham ficado escondidas desde a fundação do mundo, em cumprimento das palavras proferidas pelos profetas. (…) E isso tudo em estrita harmonia com os objetivos e caráter dessa grande obra dos últimos dias, destinada a cumprir os grandes propósitos e desígnios de Deus referentes à dispensação da plenitude dos tempos. 13

Joseph, o Profeta, (…) foi o instrumento, nas mãos de Deus, para a restauração das antigas verdades do evangelho eterno de Jesus Cristo, o plano de salvação, que é mais antigo do que a raça humana. É bem verdade que tais ensinamentos eram novos para as pessoas de sua época, porque elas tinham apostatado da verdade, mas os princípios do evangelho são as mais antigas verdades existentes. Essas verdades eram novas para a geração de Joseph, como ainda são para a nossa geração, porque os homens tinham-se desviado do caminho, sendo deixados sem orientação, levados de um lado para o outro por todo vento de doutrina criada por homens astutos, que se denominavam progressistas. Isso fez do Profeta Joseph um restaurador, não um destruidor, das antigas verdades. Portanto, não estamos justificados em descartar os simples e fundamentais princípios do evangelho para correr atrás de modismos e conceitos modernos de doutrina. 14

Declaro a vocês com toda a franqueza e sinceridade de alma que creio de todo o coração na missão divina de Joseph Smith, o Profeta, que tenho a profunda convicção com todas as fibras de meu ser que Deus o levantou para restaurar na Terra o evangelho de Cristo, que é realmente o poder de Deus para a salvação.Testifico que Joseph Smith foi o instrumento nas mãos de Deus para a restauração da verdade de Deus ao mundo, e também do santo Sacerdócio, que é a Sua autoridade delegada ao homem. Sei que isso é verdade e testifico-lhes essas coisas. Isso é tudo para mim; é minha vida, minha luz; minha esperança; minha alegria; isso proporciona-me a única certeza que tenho para a exaltação, para minha ressurreição da morte, juntamente com aqueles a quem amei e estimei na vida, e com quem convivi neste mundo: Homens honrados, puros e humildes, que foram obedientes a Deus e a Seus mandamentos, que não se envergonhavam do evangelho de Cristo nem de suas convicções ou de seu conhecimento da veracidade do evangelho; homens que tinham a fibra de mártires e que estavam dispostos a todo momento a dar a vida pela causa de Cristo e pelo evangelho, se necessário, o qual aceitaram com o testemunho do Santo Espírito no coração. Quero reunir-me a esses homens quando terminar minha carreira nesta vida.Quando minha missão neste mundo estiver concluída, espero ir para o mundo espiritual onde eles habitam para reunirme com eles. É este evangelho do Filho de Deus que me dá a esperança que tenho nessa reunião e no cumprimento desse meu anseio.Tudo dediquei a esse evangelho e não o fiz em vão. Sei em quem deposito minha confiança. Sei que meu Redentor vive e que Ele estará sobre a Terra nos últimos dias. 15

Sugestões para Estudo

  • De que maneira o Profeta Joseph Smith foi “um instrumento nas mãos do Senhor”? De que maneira você foi abençoado pelas coisas que o Senhor revelou por intermédio do Profeta Joseph Smith?

  • Por que é importante termos um testemunho de que Joseph Smith foi um profeta de Deus nesta dispensação?

  • Que verdades importantes Joseph Smith aprendeu na Primeira Visão? Que verdades importantes você aprendeu com a Primeira Visão? De que modo um testemunho da Primeira Visão é fundamental para aceitarmos outras verdades do evangelho?

  • Por que é importante saber que o Livro de Mórmon “foi traduzido pelo dom e poder de Deus”?

  • Quais são algumas das maneiras pelas quais o Profeta Joseph Smith fez mais “pela salvação da humanidade do que qualquer outro homem, com exceção apenas de Jesus”?

  • Por que é importante sabermos que o Profeta Joseph Smith foi “um restaurador, não um destruidor, de verdades antigas”?

  • De que modo você foi fortalecido por conviver com homens, mulheres e crianças que têm um forte testemunho e não “se envergonham do evangelho de Cristo”? Como podemos fortalecer outras pessoas por intermédio de nosso testemunho?

  • O que mais lhe impressionou a respeito dos testemunhos do Presidente Joseph F. Smith a respeito do Profeta? Você tem um testemunho pessoal da missão divina do Profeta Joseph Smith?

Exibir Referências

  •  

    1.  Gospel Doctrine, 5.a ed. (1939), p. 493.

  •  

    2.  Gospel Doctrine, pp. 168–169.

  •  

    3.  Gospel Doctrine, pp. 478–479; parágrafos acrescentados.

  •  

    4.  Gospel Doctrine, p. 479.

  •  

    5.  Gospel Doctrine, pp. 480–481

  •  

    6.  Cerimônia de Dedicação do Monumento Memorial de Joseph Smith: Em Sharon, Condado de Windsor, Vermont, 23 de dezembro de 1905, pp. 41–42.

  •  

    7.  Gospel Doctrine, pp. 495–496.

  •  

    8.  Gospel Doctrine, p. 482.

  •  

    9.  Gospel Doctrine, pp. 488–489.

  •  

    10.  Gospel Doctrine, p. 478.

  •  

    11.  Gospel Doctrine, pp. 483–484.

  •  

    12.  Cerimônia de Dedicação do Monumento Memorial de Joseph Smith, pp. 38-39.

  •  

    13.  Gospel Doctrine, pp. 484–485.

  •  

    14.  Gospel Doctrine, p. 489.

  •  

    15.  Gospel Doctrine, p. 501.