Capítulo 23: Receber um Testemunho de Jesus Cristo

"Capítulo 23: Receber um Testemunho de Jesus Cristo," Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph F. Smith, (1998)


Da Vida de Joseph F. Smith

Durante todo o seu ministério, o Presidente Joseph F. Smith testificou que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Ele ensinou que todos os filhos e filhas de Deus podem receber essa revelação pessoal, esse dom do Espírito.

“Quando eu comecei a trabalhar no ministério como rapaz”, contou ele,“freqüentemente pedia ao Senhor que me mostrasse algo maravilhoso para que eu pudesse receber um testemunho. O Senhor não me revelou maravilhas, mas mostrou-me a verdade, linha por linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui, um pouco ali, até que me fez conhecer a verdade do alto da cabeça até a sola dos pés, e até que a dúvida e o medo tivessem sido completamente eliminados de minha vida. Ele não me enviou um anjo do céu para isso, tampouco falou com a voz de trombeta de um arcanjo. Por meio dos sussurros da voz calma e tranqüila do Espírito do Deus vivo, Ele concedeu-me o testemunho que possuo. E por esse princípio e poder Ele concederá a todos os filhos dos homens o conhecimento da verdade que permanecerá com eles, e fará com que conheçam a verdade, tal como Deus a conhece, e cumpram a vontade do Pai, tal como Cristo o faz.” 1

O Presidente Smith testificou:“Recebi o testemunho do Espírito de Deus em meu próprio coração, algo que excede todas as outras provas, pois presta testemunho para mim, para minha própria alma, da existência de meu Redentor Jesus Cristo. Sei que Ele vive, e que estará na Terra no último dia e virá para o povo que estará preparado para recebê-Lo.” 2

Ensinamentos de Joseph F. Smith

O testemunho de Jesus Cristo é um glorioso dom de Deus.

Considero que todo princípio do evangelho que recebemos é por si mesmo um glorioso dom de Deus aos filhos dos homens. O dom da sabedoria, o dom do entendimento, o dom de profecia, o dom das línguas, o dom da cura, o dom do testemunho, o dom do conhecimento, todos esses dons, por determinação do Todo-Poderoso, são-nos concedidos por meio de nossa obediência aos princípios de vida e salvação. 3

Os homens não receberão o dom do (…) testemunho do Espírito do Deus vivo em seu coração [a menos] que o procurem. O princípio é este: Batei e abrir-se-vos-á; aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra. [Ver Mateus 7:7–8.] Se quiserem sabedoria, peçam-na, como fez Salomão. Se quiserem conhecimento e o testemunho do espírito em seu coração, busquem-nos sinceramente.Tornem-se dignos dessas coisas, então as receberão como um dom de Deus, e Seu nome deve ser louvado por isso. 4

Recebemos [o testemunho] (…) porque colocamos nossa vida em harmonia com o princípio da comunicação entre Deus e o homem. Cremos, arrependemo-nos de nossos pecados e os confessamos, fazemos o que o Senhor exige para alcançarmos a remissão de nossos pecados, então recebemos o dom do Santo Espírito. Nossa mente entra em sintonia com o Espírito de Deus, e com o método que Deus instituiu para revelar Sua vontade aos filhos dos homens.

É algo muito grandioso receber, no coração, o testemunho da divina missão do Filho de Deus e da divina missão do Profeta Joseph Smith. (…) Sentimos em nossa alma a veracidade dos princípios que foram restaurados por intermédio do Profeta Joseph Smith, e sentimos essas coisas porque, em algum grau pelo menos, tornamo-nos dignos da comunicação com o Espírito e ouvimos a Sua voz, quando Ele nos fala. O Espírito de Deus fala a nosso espírito. O Senhor não se comunica muito freqüentemente conosco por intermédio de nossos sentidos físicos, mas quando Ele fala, dirige-Se à nossa parte imortal. O espírito do homem recebe as mensagens que o Senhor envia a Seus filhos,e precisamos,portanto, estar em harmonia para recebê-las. 5

Precisamos adquirir essa luz [do testemunho] por revelação, não podemos fazê-lo por nossa própria sabedoria. Deus nos dará conhecimento e compreensão e nos conduzirá para o caminho da verdade, se depositarmos nossa confiança Nele e não no homem. 6

Um dom de Deus, se negligenciado ou usado indignamente, com o tempo é retirado de nós; o testemunho da verdade não permanecerá com aquele que, depois de tê-lo recebido, não utiliza esse dom sagrado em prol do progresso individual e de todos. 7

Essa certeza inabalável proveniente da obediência e da aplicação prática dos princípios da vida eterna está continuamente sendo confirmada, como o foi antes,“linha sobre linha e preceito sobre preceito”, por intermédio das revelações do Santo Espírito, que é uma fonte contínua e infalível de inteligência, alegria e felicidade, conduzindo aquele que a recebe para mais próximo de Deus e permitindo, no final, que ele se coloque diante de seu Criador. 8

O Espírito Santo presta testemunho em nosso coração de que Jesus é o Cristo.

Jesus (…) é nosso líder, nosso exemplo. O caminho que Ele mostrou que devemos trilhar, se temos a esperança de vivermos e sermos coroados com Ele em Seu reino. Precisamos obedecer e depositar nossa confiança Nele, sabendo que Ele é o Salvador do mundo.

Para mim, não considero difícil crer nisso. Leio a Bíblia, onde encontro relatos de muitos de Seus feitos, ensinamentos, preceitos e exemplos. E não creio que nenhum homem ou mulher honesto e justo, que tenha inteligência, possa ler os evangelhos do Novo Testamento e os testemunhos nele prestados a respeito do Salvador, sem intuitivamente sentir que Ele foi quem professou ser. Pois toda pessoa honesta e justa possui, em maior ou menor grau, o Santo Espírito, e esse santo mensageiro, que fala ao coração dos homens, presta testemunho da palavra de Deus; e quando todas essas pessoas lerem esses escritos inspirados, com sinceridade de coração e mansidão de espírito, despojadas de preconceitos e de falsos conceitos decorrentes das tradições e ensinamentos incorretos, o Espírito do Senhor presta testemunho de maneira inconfundível, fazendo-as arder de convicção, creio que Jesus é o Cristo, o Salvador, o Unigênito do Pai; e isso também por meio da leitura da Bíblia.

Mas será que dependemos da Bíblia para ter essa convicção e conhecimento? Não, graças a Deus que não. Que mais nós temos que proporciona esse conhecimento e confirma esse testemunho? Temos o Livro de Mórmon, a “vara de Efraim”, que recebemos pelo dom e poder de Deus, que também testifica a respeito Dele e contém um relato de Sua missão e Seu modo de agir em relação aos habitantes deste continente, depois de ressuscitar dos mortos, quando esteve neste continente para visitar Suas “outras ovelhas”, a fim de uni-las em um só redil, para que pudessem também ser Suas ovelhas e Ele ser Seu grande pastor. Além da convicção que o Livro de Mórmon transmite por si mesmo, temos ainda o testemunho adicional daquele que o traduziu, que selou seu testemunho com seu próprio sangue; bem como o de outras testemunhas, que testificaram a todo o mundo que viram as placas e os caracteres nelas gravados, de onde foi traduzido o Livro de Mórmon. (…)

Temos, portanto, duas testemunhas, a Bíblia e o Livro de Mórmon, ambas prestando testemunho da mesma verdade, de que Jesus foi o Cristo, de que Ele morreu e vive novamente, depois de romper as cadeias da morte e triunfar sobre a sepultura. Os santos dos últimos dias dispõem de mais uma evidência a esse respeito, além da possuída pelo mundo cristão que não acredita no Livro de Mórmon.

Mas isso é tudo? Não.Temos aqui outro livro, Doutrina e Convênios, que contém revelações de Deus dadas por intermédio do Profeta Joseph Smith, que foi nosso contemporâneo. Elas são as palavras de Cristo, declarando que Ele foi o mesmo que visitou os judeus, que foi erguido na cruz, que foi colocado no sepulcro, que rompeu as cadeias da morte e ergueu-Se da sepultura. (…) Eis, portanto, outra testemunha dessa verdade divina.Temos, portanto, três testemunhas. Foi-nos dito que pela boca de duas ou três testemunhas será estabelecida toda verdade, e pelo depoimento de duas ou três testemunhas seremos justificados ou condenados.

Mas será que eu ficaria satisfeito com isso? Talvez, se não me fosse possível conseguir mais luz ou conhecimento. Mas quando a luz maior vem e eu tenho o privilégio de possuí-la, não fico satisfeito com a luz menor. Nunca ficaríamos satisfeitos ou felizes daqui por diante, a menos que recebêssemos a plenitude da luz e das bênçãos que foram reservadas aos justos. (…)

É-nos dado conhecer essas coisas por nós mesmos. Deus disse que nos mostrará essas coisas; e para esse propósito o Espírito Santo foi concedido a todos os que têm direito de recebê-Lo por causa de sua obediência, o qual presta testemunho do Pai e do filho e também mostra as coisas de Deus aos homens. O Espírito Santo confirma as verdades que já possuíamos com respeito à verdade, e por meio Dele podemos alcançar um conhecimento pessoal, não como o de alguém que ouviu falar, mas como de alguém que viu, sentiu, ouviu e conhece por si mesmo.

Portanto, ao colocar-me diante de vocês, irmãos e irmãs, como humilde instrumento nas mãos de Deus, testifico, não em virtude do conhecimento que adquiri nos livros, mas pelas revelações que recebi de Deus, de que Jesus é o Cristo. Sei que meu Redentor vive; sei que embora os vermes possam destruir este corpo, em minha carne verei a Deus, e hei de contemplá-Lo pessoalmente, não por intermédio de outra pessoa. Recebi essa luz, e ela se encontra em meu coração e minha mente, e é a respeito dela que eu testifico, e por meio dela e por ela que testifico, e tenho conhecimento do que estou falando. (…)

Estou sozinho? Não; há dezenas de milhares de pessoas atualmente que podem prestar esse testemunho. Elas também sabem por si mesmas; Deus mostrou-lhes essas coisas, elas receberem o Espírito Santo,que lhes prestou testemunho dessas coisas em seu coração, e elas também não dependem dos livros nem das palavras de outros, pois receberam esse conhecimento do próprio Deus, e sabem tal como Ele e vêem como Ele vê no que se refere a essas coisas simples e preciosas. 9

O testemunho de Jesus Cristo nos inspira a fazer as coisas que Ele nos ordenou.

Falamos do Salvador, de Jesus, o Filho de Deus, e sentimo-nos seguros e firmes Nele, e que nossos pés repousam sobre os próprios alicerces da verdade eterna quando o espírito de Cristo está em nosso coração.

Quero dizer-lhes, meus irmãos e irmãs, que se houver um homem em todo o mundo que tenha recebido de modo mais profundo e mais forte em sua alma o amor de Cristo do que eu, eu gostaria de conhecê-lo, gostaria muito de fazer amizade com esse homem. Cristo é realmente o Salvador de minha alma, o Salvador da humanidade. Ele sacrificou a vida por nós, triunfou sobre a morte e pede que O sigamos. Ele levantou-Se da morte para a vida, declarou ser o caminho da salvação, a luz e a vida do mundo, e creio nisso de todo o coração. Não apenas creio nisso, mas tal como sei que o sol brilha, sei que essa crença Nele inspira-nos ao bem e não ao mal; e assim como sei que Seu Espírito nos conduz à pureza de vida, à honra, à justiça, à honestidade e à retidão e não ao mal, também sei com a mais absoluta certeza que me é possível ter que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, o Salvador da humanidade.

Mas com tudo isso, com toda essa segurança em meu coração, com esse conhecimento que recebi, se eu parar aqui, de que valerá tudo isso para mim? De que me valerá esse conhecimento? Que bem me fará o simples conhecimento dessas coisas? Depois de receber esse testemunho em meu coração, depois de receber em minha alma o testemunho do Espírito do Deus vivo de que Jesus é o Cristo e parar por aí e não prosseguir, esse próprio testemunho em minha alma aumentará minha própria condenação. Por quê? Porque não é apenas nosso dever saber que Jesus é o Cristo, mas manter a influência de Seu espírito em nossa alma. Não é simplesmente necessário termos Seu testemunho em nosso coração, mas é necessário que façamos as coisas que Ele nos ordenou, e as obras de retidão que Ele fez, a fim de que possamos alcançar a exaltação reservada para Seus filhos que crêem e fazem; e aqueles que não fazem essas coisas sem dúvida alguma fracassarão.“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” [Mateus 7:21]

O Salvador disse:“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartaivos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” [Mateus 7:22-23] E por quê? Porque vocês professam me amar com seus lábios, professam ter-me recebido, com sua boca ou com suas palavras, mas não fazem as coisas que lhes ordenei; não se arrependem de seus pecados, não amam a Deus de todo o seu coração, mente e força, e não amam seu próximo como a vocês mesmos, não são batizados por alguém que possua autoridade para batizar para a remissão dos pecados; não recebem o dom do Espírito Santo pela imposição de mãos; não se identificam com meu povo; não entram em meu rebanho; não são contados entre os meus escolhidos, e eu não os conheço,“apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”. Saber fazer o bem e não fazê-lo é pecado. (Tiago 4:17) É isso que acontecerá com aqueles que simplesmente acreditam. Se vocês acreditam, por que não fazem as coisas que Ele pede? (…)

Não é suficiente dizerem que são santos dos últimos dias enquanto em suas ações, em seu modo de vida, em seus atos e feitos, estiverem imitando (…) aqueles que não acreditam em Deus e na divina missão de Jesus Cristo. De nada adiantará. O diabo irá aproveitar-se de vocês, ele irá desviá-los do caminho e destruílos, se não se arrependerem das obras e ações que não estejam em harmonia ou não sejam condizentes com o evangelho que receberam. 10

Devemos amar o Salvador de todo o coração e alma.

O puro testemunho é uma forte proteção por toda a vida. 11

Meus irmãos e irmãs,desejo prestar-lhes meu testemunho;pois recebi uma certeza que tomou posse de todo o meu ser. Ela calou fundo em meu coração; ela enche todas as fibras de minha alma; de modo que eu desejo dizer a este povo e ficaria feliz de ter o privilégio de fazê-lo perante todo o mundo que Deus me revelou que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, o Redentor do mundo. 12

Tenho absoluta confiança em [Jesus Cristo].Todo o meu coração e minha alma estão completamente cheios de amor por Ele. Minhas esperanças são edificadas sobre Seu glorioso ser e Sua palavra. Ele não teve pecado; foi livre de manchas e tinha poder de vida eterna; Ele abriu o caminho da morte para a vida eterna para mim e para todos os filhos dos homens. Minha confiança Nele não tem limites. Meu amor por Ele sobrepuja tudo o que existe na Terra, quando possuo o Espírito do evangelho como deveria, e Ele é para mim a coisa mais importante e primordial. Ele é o maior de todos os que já habitaram neste nosso mundo e veio para ser nosso facho de luz, nosso guia e exemplo, e é nosso dever segui-Lo. 13

Sugestões para Estudo

  • O que é um testemunho? Como vocês receberam um testemunho de Jesus Cristo? Qual o papel da “obediência aos princípios de vida e salvação” no desenvolvimento de um testemunho?

  • Como seu testemunho cresceu “linha sobre linha e preceito sobre preceito”? Que bênçãos advêm aos que recebem revelações contínuas do Santo Espírito?

  • Sob que condições o dom do testemunho nos é retirado? Como podemos fazer nosso testemunho crescer? Quais são as conseqüências de deixarmos de nutrir nosso testemunho?

  • Como podemos demonstrar gratidão pelo dom do testemunho?

  • Como o estudo das escrituras nos ajudam a adquirir um testemunho de Jesus Cristo? Em que espírito devemos ler as escrituras a fim de que nosso testemunho cresça?

  • Como podemos adquirir o conhecimento pessoal de que Jesus é o Cristo,“não como o de alguém que ouviu falar, mas como de alguém que (…) conhece por si mesmo?

  • De que modo o testemunho recebido por meio do Espírito Santo excede todas as outras evidências? Como vocês se sentiram quando vocês foram abençoados com um testemunho do Espírito Santo?

  • Por que é necessário fazermos as coisas que o Salvador nos ordenou além de acreditarmos Nele? De que modo seu testemunho foi fortalecido pelas obras de retidão? Como podemos “manter a influência do espírito [do Salvador] em nossa alma”?

  • Como o vigoroso testemunho do Presidente Smith tocou seu coração? De que maneira vocês foram abençoados pelo testemunho da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos? Ao prestarmos nosso próprio testemunho, por que devemos concentrar nossos pensamentos em Jesus Cristo?

Exibir Referências

  •  

    1.  Gospel Doctrine, 5.a ed. (1939), p. 7.

  •  

    2.  Gospel Doctrine, 506–507.

  •  

    3.  Deseret News: Semi-Weekly, 14 de maio de 1895, p. 1.

  •  

    4. Conference Report, outubro de 1903, p. 4.

  •  

    5. “Discourse by President Joseph F. Smith”, Millennial Star, 6 de setembro de 1906, pp. 561–562.

  •  

    6.  Deseret News: Semi-Weekly, 29 de janeiro de 1878, p. 1.

  •  

    7.  Gospel Doctrine, p. 206.

  •  

    8.  Deseret News: Semi-Weekly, 28 de novembro de 1876, p. 1.

  •  

    9.  Deseret News: Semi-Weekly, 30 de abril de 1878, p. 1; parágrafos acrescentados.

  •  

    10. “Testimony”, Improvement Era,agosto de 1906, pp. 806–808; parágrafos acrescentados.

  •  

    11. Brian H. Stuy, comp., Collected Discourses Delivered by President Wilford Woodruff, His Two Counselors, the Twelve Apostles, and Others (Discursos Selecionados Proferidos pelo Presidente Woodruff, Seus Dois Conselheiros, os Doze e Outros), 5 vols. (1987–1992), 2:356.

  •  

    12.  Gospel Doctrine, p. 501.

  •  

    13.  Collected Discourses, 5:55–56.