Ensinamentos dos Presidentes
Viver pela Fé


Capítulo 15

Viver pela Fé

Andamos pela fé e não pela vista, com a certeza de que o Senhor nos fortalecerá em nosso empenho para edificar Seu reino na Terra.

Da Vida de Wilford Woodruff

Em novembro de 1834, Wilford Woodruff foi ordenado mestre no Sacerdócio Aarônico e recebeu sua primeira designação como missionário de tempo integral. Na época, residia no Condado de Clay, no Missouri, pois ficara lá depois de servir no Acampamento de Sião. Antes de começar sua missão, conversou com seu bispo, que lhe dera a designação. Consultou-o sobre o caminho a seguir para seu campo de trabalho. Perguntou também se ele e seu companheiro deveriam viajar sem bolsa nem alforje, conforme o Senhor instruíra os missionários da época. (Ver D&C 24:18; 84:78, 86.) Viajar sem bolsa ou alforje significa partir sem dinheiro, contando com a bondade dos membros da Igreja e de outras pessoas para alimento e abrigo. Posteriormente, o Presidente Woodruff lembrou-se dessa conversa com seu bispo:

“Naquela época, era perigoso para qualquer um de nossos irmãos atravessar o Condado de Jackson [Missouri]. Ele queria que eu fosse ao Arkansas, e a estrada passava bem no meio do Condado de Jackson. Perguntei-lhe se deveríamos passar por lá. (Eu tinha um companheiro — um élder.)

Ele disse: ‘Se tiver fé para isso, pode fazê-lo. Quanto a mim, não tenho’.

Achei aquela observação curiosa para um bispo.

‘Bem’, respondi, ‘o Senhor ordenou que viajássemos sem bolsa nem alforje. Não devemos fazê-lo?’

Ele replicou: ‘Esta é a lei de Deus; se tiver fé para cumpri-la, faça-o’.”1

Pouco depois dessa conversa, Wilford Woodruff e seu companheiro iniciaram a missão, viajando pelo Condado de Jackson sem bolsa nem alforje. O Presidente Woodruff disse posteriormente: “Colocamos alguns exemplares do Livro de Mórmon e algumas roupas em nossas bolsas, amarramo-las nas costas e começamos a viagem a pé. Tomamos a balsa até o Condado de Jackson e o atravessamos. Em algumas situações, o Senhor preservou-nos das turbas como que por milagre”.2

Além de proteger os dois missionários do populacho do Condado de Jackson, o Senhor livrou-os de outros perigos ao longo do caminho. O Presidente Woodruff relatou uma dessas experiências. Quando ele e seu companheiro se aproximaram de um bosque, um grande urso negro veio em sua direção. “Não tivemos medo”, contou ele, “pois estávamos a serviço do Senhor e não havíamos zombado do profeta de Deus como as quarenta e duas crianças más que tinham dito a Eliseu: ‘Sobe, calvo!’, motivo pelo qual foram despedaçadas por duas ursas. [Ver II Reis 2:23–24.] (…) Quando o urso estava muito perto de nós [a cerca de 40 metros], sentou-se, olhou para nós por alguns instantes e correu para outro lado. E seguimos viagem regozijantes.”3

O Presidente Woodruff falava com freqüência dessa primeira missão, recordando as bênçãos que recebera ao servir ao Senhor com fé: “Nunca em minha vida, como apóstolo, setenta ou élder senti maior proteção do Senhor do que durante o período em que possuía o ofício de sacerdote. O Senhor revelou-me por meio de visões, revelações e pelo Espírito Santo muitas coisas que viriam a acontecer-me no futuro”.4

Ensinamentos de Wilford Woodruff

Durante nossa vida na Terra, devemos andar pela fé e não pela vista.

A fé é o primeiro princípio do evangelho. O que é a fé? Paulo, ao escrever para os hebreus, propõe uma explicação. Afirma que a “fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” e, como ilustração, passa a relatar o que diferentes homens realizaram por meio da fé. [Ver Hebreus 11.] Considero a fé um dos princípios mais importantes já revelados por Deus ao homem.5

Se tivéssemos um entendimento correto, todos veríamos como o Senhor vê e compreenderíamos como Seus desígnios se cumprirão; mas devemos andar pela fé e não pela vista.6

Quando chegarmos ao outro lado do véu, teremos mais conhecimento. Atualmente, andamos pela fé. Temos prova de coisas que não se vêem. A ressurreição, o julgamento eterno, o reino celeste e as bênçãos preciosas que Deus concedeu nas unções sagradas e na investidura no templo, tudo isso está voltado para o futuro e se cumprirá, pois são verdades eternas. Jamais, enquanto estivermos na carne, compreenderemos plenamente o que nos aguarda no mundo vindouro. Valerá a pena para qualquer homem servir a Deus e guardar Seus mandamentos nos poucos dias em que viver na Terra.7

Irmãos e irmãs, vocês devem viver pela fé, tendo sempre em mente que todo o poder pertence a Deus e que é por meio Dele que somos capazes de viver em paz e abundância.8

O evangelho de Cristo exige fé constantemente.9

Demonstramos nossa fé por nossas obras.

é muito bom (…) ouvir a palavra do Senhor e muito bom acreditar nela, mas é ainda melhor praticá-la.10

O primeiro princípio do evangelho é a fé. As pessoas do mundo podem dizer que acreditam em Jesus Cristo. Sim, mas há algo mais a fazer além de crer em Cristo. Precisamos arrepender-nos de nossos pecados, ser batizados para sua remissão e receber o Espírito Santo. Essa é a doutrina ensinada por Cristo e Seus Apóstolos.11

A fé é necessária para os santos a fim de viverem sua religião, cumprirem suas obrigações, andarem em retidão perante o Senhor e edificarem Sua Sião na Terra. Então, são necessárias obras à altura de nossa fé. (…) é nosso dever como povo unir-nos e não nos cansar de fazer o bem.12

Devemos exercer fé ao ajudarmos a edificar o reino de Deus.

O dom e princípio da fé é necessário para os santos em todas as épocas do mundo a fim de permitir-lhes edificar o reino de Deus e realizar a obra exigida deles.13

Leiam o décimo primeiro capítulo de Hebreus e verão que, desde o início da criação do mundo, tudo foi realizado por meio da fé. Todo o trabalho dos patriarcas e profetas da antigüidade foi realizado pelo exercício desse princípio; e assim deve ser na última dispensação da plenitude dos tempos.14

Até mesmo o trabalho de Jesus, da manjedoura à cruz, numa vida marcada por dores, tristezas, aflições, sofrimentos, perseguições e desprezo, foi todo baseado na fé. Foi pelo poder do Pai, cuja obra Ele viera realizar, que Ele recebeu apoio. Ele acreditava plenamente que conseguiria realizar tudo o que fora enviado para realizar. Foi segundo esse princípio que Ele cumpriu todas as exigências e obedeceu a todas as leis, mesmo a do batismo. (…) Os apóstolos, em seu ministério, tiveram que exercer o mesmo princípio que os santos da antigüidade e dos últimos dias: o princípio da fé.

Imagem
Jesus teaching

“Até mesmo o trabalho de Jesus (...) foi todo baseado na fé. Foi pelo poder do Pai, cuja obra Ele viera realizar, que Ele recebeu apoio.”

Joseph Smith teve que agir pela fé. É verdade que ele tinha conhecimento de muitas coisas, como os santos do passado também possuíam, mas em muitos aspectos ele precisou exercer fé. Ele acreditava estar cumprindo as profecias dos profetas antigos. Ele sabia que Deus o chamara, mas teve que trabalhar continuamente pela fé no estabelecimento de Seu reino. A Igreja foi organizada em 6 de abril de 1830, com seis membros, mas Joseph tinha fé em que o reino, que se iniciava assim, como um grão de mostarda, se tornaria uma Igreja e reino magníficos na Terra; e a partir daquele dia até o momento em que selou seu testemunho com o próprio sangue, passou sua vida inteira como que imerso em águas profundas de perseguição e opressão perpetradas pelas pessoas a sua volta. Ele teve que suportar tudo isso por meio da fé e foi fiel, leal e valente em seu testemunho de Jesus até o dia de sua morte. (…)

(…) Em nosso empenho ao longo dos anos para edificar a Igreja e reino de Deus na Terra, tivemos de trabalhar pela fé. E é algo que ainda se espera de nós.15

Centenas de pessoas estão trabalhando nos [templos]. Para quem? Tanto para os vivos como para os mortos. Por que trabalham pelos mortos? Eles já testemunharam a ressurreição dos mortos? Não, exceto por visão ou revelação. Contudo, têm fé nela, e como prova dessa fé realizam tal obra. Anseiam pela ressurreição e o julgamento eterno, pelo reino celeste e as bênçãos grandiosas que Deus revelou para a salvação e exaltação dos filhos dos homens. Fazem isso pela fé e é por esse poder que alcançaram tantas realizações. (…) Pela fé, foi construído o tabernáculo [de Salt Lake], (…) foram erigidos templos e (…) coligadas pessoas das nações da Terra.

Foram chamados milhares de élderes, não em universidades, mas nas mais diferentes profissões, e enviados ao mundo para pregar o evangelho sem dinheiro e sem preço. (…) Muitos homens ouviram-no e algum espírito ou poder convenceu-os de que o testemunho prestado por esses élderes era verdadeiro. (…) Qual foi o resultado disso? Milhares acreditaram nesse testemunho e comprovaram que era verdadeiro. Esses élderes pregaram pela fé; viajaram pela fé; trabalharam pela fé. Foi a fé que os susteve em todos os momentos. Percorreram o mundo sem bolsa nem alforje e, por meio de sua fé, o Deus do céu alimentou-os e vestiu-os, e abriu portas diante deles. (…) E muitas pessoas acreditaram no testemunho desses homens simples. Arrependeram-se de seus pecados, foram batizadas para sua remissão em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; receberam o Espírito Santo, que lhes testificou das verdades do evangelho.16

Imagem
Missionaries teaching

O Presidente Woodruff disse que os missionários “pregaram pela fé; viajaram pela fé; trabalharam pela fé. Foi a fé que os susteve”.

Em qualquer época do mundo em que Deus chamou um homem ou povo para realizar determinada obra ou ordenou que o fizessem, eles foram capazes de cumprir o mandamento por meio da determinação, da perseverança e da fé Nele.17

Ao guardarmos nossos convênios e obedecermos aos mandamentos, o Senhor aumenta o poder da fé dentro de nós.

Todo o trabalho que realizamos (…) foi pela fé e nós, como santos dos últimos dias, devemos procurar apreciar esse princípio e crescer nele.18

Temos o dever de sempre aumentar nossa fé, a fim de sermos aceitos pelo Senhor ao invocarmos Seu nome.19

A meu ver, o Senhor exige de todos os homens e mulheres de Israel, todos os santos dos últimos dias, que alcancem primeiramente o Espírito Santo [e] em seguida apresentem os respectivos frutos para a salvação. Então veremos esse povo guardar seus convênios e obedecer aos mandamentos de Deus; esse é o dever de todos nós e precisamos viver nossa religião e seguir seus preceitos. Quando isso acontecer, veremos esse povo despertar e apresentar obras de retidão, então terão fé e poder e se erguerão, e o poder e a glória de Deus se manifestará pelos homens escolhidos pelo Senhor nesta dispensação na Terra, a cujas mãos Ele confiou o Santo Sacerdócio.20

Sinto verdadeiramente que o Senhor é bondoso para conosco e que devemos valorizar acima de tudo na Terra as palavras da vida eterna que nos foram concedidas. Enquanto formos governados pelo Espírito Santo, nossa mente se fortalecerá e nossa fé aumentará. E trabalharemos para a edificação do reino de Deus.21

Pai Todo-Poderoso, aumenta dentro de nós os poderes dessa fé concedida a Teus santos e por eles detida. Fortalece-nos pela lembrança dos momentos em que gloriosamente nos livraste no passado, pela lembrança dos convênios sagrados que fizeste conosco a fim de que, quando o mal nos ameaçar, quando os problemas nos envolverem, quando passarmos pelo vale da humilhação, não vacilemos, não duvidemos, mas que na força de Teu santo nome realizemos todos os Teus justos desígnios em relação a nós, cumpramos a medida de nossa criação e triunfemos com glória, por Tua graça, sobre todos os pecados que nos subjugam, sejamos redimidos de todo o mal e contados no reino do céu entre aqueles que habitarão em Tua presença para sempre.22

Sugestões para Estudo e Ensino

Reflita sobre estas idéias ao estudar o capítulo ou preparar-se para ensinar. Há recursos adicionais nas páginas v–ix.

  • O que é a fé? (Ver as páginas 155–156; ver também Hebreus 11:1, Alma 32:21.) Como recebemos “a prova das coisas que se não vêem” O que significa para você “andar pela fé e não pela vista”?

  • Como a fé em Jesus Cristo pode influenciar nosso cotidiano? Como a fé em Jesus Cristo influencia nossa esperança na vida eterna? (Ver Morôni 7:41–42.)

  • Ao estudar os ensinamentos do Presidente Woodruff neste capítulo, que relação você vê entre nossa fé e nossos atos? (Ver também Tiago 2:17–26.)

  • Como Wilford Woodruff demonstrou sua fé ao ser chamado para servir em sua primeira missão de tempo integral? (Ver as páginas 153 e 155.) Que experiências você teve nas quais foi preciso exercer fé?

  • O que podemos aprender sobre a fé com o exemplo de Jesus Cristo? Com o exemplo do Profeta Joseph Smith? Com o exemplo dos missionários e dos recém-conversos hoje? (Ver as páginas 157–158.)

  • De que forma o Senhor abençoou você ao exercer fé Nele?

  • Preste atenção à palavra dom no primeiro parágrafo da página 157. Pondere ou discuta a importância de recordarmos que a fé é um dom de Deus. O que precisamos fazer para receber este dom? (Ver as páginas 159–160.)

Escrituras Relacionadas: Romanos 10:17; II Coríntios 5:7; Helamã 15:7–8; éter 12:2–27; Morôni 7:20–33

Notas

  1. The Discourses of Wilford Woodruff, sel. G. Homer Durham (1946), pp. 299–300.

  2. “Leaves from My Journal”, Millennial Star, 30 de maio de 1881, p. 343.

  3. “More of My First Mission”, Juvenile Instructor, 1o de maio de 1867, p. 69.

  4. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 300.

  5. Deseret Weekly, 3 de fevereiro de 1894, p. 193.

  6. Deseret News, 26 de setembro de 1860, p. 234.

  7. Deseret Weekly, 3 de fevereiro de 1894, p. 194.

  8. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 222.

  9. Deseret News: Semi-Weekly, 30 de julho de 1878, p. 1.

  10. Deseret News, 26 de junho de 1861, p. 130.

  11. Millennial Star, 19 de novembro de 1896, p. 739–740.

  12. Deseret News: Semi-Weekly, 12 de janeiro de 1875, p. 1.

  13. Deseret News: Semi-Weekly, 21 de dezembro de 1869, p. 1.

  14. Deseret News, 23 de dezembro de 1874, p. 741.

  15. Deseret News: Semi-Weekly, 21 de dezembro de 1869, p. 1.

  16. Deseret Weekly, 3 de fevereiro de 1894, p. 193.

  17. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 278.

  18. Deseret News: Semi-Weekly, 21 de dezembro de 1869, p. 1.

  19. Deseret News, 6 de janeiro de 1858, p. 350.

  20. Deseret News, 4 de fevereiro de 1857, p. 379.

  21. Deseret News, 1o de abril de 1857, p. 27.

  22. Da oração dedicatória do Templo de Salt Lake, em The Discourses of Wilford Woodruff, p. 349.