Ensinamentos dos Presidentes
Joseph Smith: Profeta, Vidente e Revelador


Capítulo 2

Joseph Smith: Profeta, Vidente e Revelador

Joseph Smith, o Profeta desta dispensação, foi fiel às revelações que recebeu do alto, cumprindo seu chamado preordenado e selando seu testemunho com o próprio sangue.

Da Vida de Wilford Woodruff

Desde seus primeiros dias como membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Wilford Woodruff tinha um testemunho do Profeta Joseph Smith. Ele relatou: “Eu tinha plena certeza de que Joseph era um Profeta antes de vê-lo. Não tinha nenhuma reticência na mente em relação a isso”.1 Em abril de 1834, cerca de quatro meses após seu batismo, o irmão Woodruff viajou a Kirtland, Ohio, onde encontrou o Profeta Joseph pela primeira vez. Posteriormente, escreveu:

“Meu primeiro contato com ele foi um tanto singular. Vi-o no campo com seu irmão Hyrum; ele estava usando um chapéu bastante surrado e apontava para um alvo. Fui apresentado a ele, que me convidou para ir a sua casa.

Aceitei o convite e observei-o de perto para ver o que poderia aprender. Ele comentou, ao entrar em casa, que aquela tinha sido sua primeira hora de diversão havia muito tempo.

Pouco depois de chegarmos, ele foi a um cômodo contíguo e trouxe uma pele de lobo e disse: ‘Irmão Woodruff, quero que me ajude a curtir essa pele’. Assim, tirei meu casaco e pus mãos à obra para auxiliá-lo e senti-me honrado ao fazê-lo. (…) Ele desejava usar aquela pele para revestir o assento de seu carroção. (…)

Esse foi meu primeiro contato com o Profeta Joseph Smith, o grande Vidente desta última dispensação.”2

Ao recordar essa experiência, o Presidente Woodruff disse que algumas pessoas ficariam ofendidas se vissem um líder eclesiástico participar de tais atividades. Contudo, ao observar Joseph Smith, tanto em público como na intimidade, apenas viu fortalecer seu testemunho da missão do Profeta. Desde a época inicial em Kirtland até o martírio do Profeta dez anos depois, Wilford Woodruff serviu fielmente ao lado de Joseph Smith, mesmo quando amigos e companheiros da Igreja apostataram. Ele disse: “Com todos os apóstatas que tivemos e todas as dificuldades e aflições que enfrentamos, (…) eu nem sequer era tentado a duvidar desta obra ou do chamado de Joseph Smith como profeta de Deus”.3

Em 19 de março de 1897, o Presidente Woodruff, aos 90 anos de idade, fez uma gravação fonográfica de seu testemunho. Foi o primeiro presidente da Igreja a fazê-lo. Em sua breve mensagem, passou boa parte do tempo testificando da missão do Profeta Joseph Smith, deixando transparecer a dedicação de toda uma vida a seu amigo e líder:

“Testifico que Joseph Smith foi um profeta verdadeiro de Deus, ordenado por Ele para estabelecer os alicerces de Sua Igreja e reino na última dispensação da plenitude dos tempos. (…) O Profeta Joseph deu sua vida pela palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo e será coroado como mártir na presença de Deus e do Cordeiro. Em todos os testemunhos que nos prestou, o poder de Deus manifestou-Se visivelmente no Profeta Joseph.”4

Ensinamentos de Wilford Woodruff

Em público e na intimidade, o Profeta Joseph Smith era caridoso, misericordioso, fiel e leal.

Viajei milhares de quilômetros com Joseph Smith. Conheci seu espírito.5

Sinto que tenho motivos para regozijar-me muito quanto ao que vi do irmão Joseph, pois em sua vida pública e privada, sempre levava consigo o Espírito do Todo-Poderoso e demonstrava uma grandeza na alma que nunca vi em nenhum outro homem.6

Sua alma movia-se de íntima compaixão pelo bem-estar da família humana.7

O irmão Joseph teria envolvido todo o círculo da família humana nos princípios da salvação, caso detivesse o poder de fazê-lo.8

A dispensação que ele foi chamado para introduzir é a mais grandiosa jamais concedida aos homens, e era preciso um homem como ele para encabeçá-la: um homem fiel a Deus e a seus irmãos, que fosse um vidente e revelador e cuja fé em Deus fosse tal que ele nunca vacilasse ou duvidasse, mas perseverasse e incentivasse as pessoas a também darem prosseguimento à monumental obra diante deles.9

Joseph Smith foi preordenado para estabelecer a obra de Deus nos últimos dias.

Joseph Smith foi mantido no mundo espiritual durante milhares de anos a fim de nascer na carne no momento certo e ser inspirado por Deus, visitado por Ele e qualificado e preparado para a missão que lhe foi confiada.10

Joseph Smith foi designado pelo Senhor antes de nascer, assim como Jeremias. O Senhor disse a Jeremias: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta“. [Jeremias 1:5] Ele recebeu o mandamento de advertir os habitantes de Jerusalém de sua iniqüidade. Sentiu que se tratava de uma tarefa difícil, mas acabou por obedecer. Assim, digo com respeito a Joseph Smith que ele recebeu sua designação antes mesmo da fundação do mundo e nasceu no tempo certo do Senhor para estabelecer esta obra na Terra.11

O Profeta Joseph Smith foi ensinado por Deus, o Pai, Jesus Cristo, o Espírito Santo e anjos do céu.

Joseph Smith costuma ser tachado de analfabeto e inculto. Ele era filho de fazendeiro e recebera pouquíssima instrução formal. Que livros ele poderia consultar para revelar a plenitude do evangelho ao mundo? Nenhum, somente os conhecimentos que lhe foram transmitidos pelo ministério de anjos do céu, pela voz de Deus e pela inspiração e poder do Espírito Santo. Os princípios que foram revelados ao mundo por intermédio dele são verdadeiros como o trono de Deus. A influência deles já se sente na Terra e continuará a aumentar até a vinda do Filho do Homem.12

Joseph Smith foi impelido pelo Espírito Santo e foi instruído, em resposta a suas orações, pelo Pai e pelo Filho. E o Pai disse-lhe: “Este é Meu Filho Amado, Ouve-O!” [Ver Joseph Smith — História 1:17.] Ele ouviu cuidadosamente as palavras de Jesus Cristo e continuou a fazê-lo até que, tal qual o Salvador, foi morto.13

Nunca li em lugar nenhum, pelo que me consta, sobre igual poder manifestado em qualquer dispensação para os filhos dos homens — o poder manifestado ao Profeta de Deus na organização desta Igreja, quando tanto o Pai como o Filho apareceram ao Profeta Joseph Smith em resposta a sua oração. (…) Essa foi uma revelação importante, que jamais foi transmitida da mesma forma em nenhuma dispensação do mundo, a revelação relativa a Sua obra. Assim, em sua organização, anjos do céu ministraram ao Profeta de Deus. Eles foram seus professores, seus instrutores, e tudo o que ele fez e realizou desde o início até o dia de seu martírio foi por revelação de Jesus Cristo.14

Não creio jamais ter havido um homem (…) unido mais intimamente a Deus, o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo do que o Profeta Joseph Smith. O poder da revelação estava com ele a partir do dia em que foi chamado para receber o sacerdócio até seu martírio. O poder da inspiração acompanhava-o no cotidiano. Isso fica muito claro nas revelações contidas no livro de Doutrina e Convênios. Sempre que o Senhor estava disposto a reprová-lo, Joseph Smith, de sua própria boca, reprovava a si mesmo; jamais hesitava em transmitir a palavra do Senhor, mesmo que fosse contrária à vontade dele. Estava unido com o Senhor, com o Espírito Santo e com os anjos do céu.15

Profecias, revelações e decretos do Todo-Poderoso, por assim dizer, estavam sempre ao alcance desse homem, e ele precisava ser ensinado, não pelo homem nem pela vontade do homem, mas exigia que anjos lhe ministrassem, exigia as revelações de Deus para instruí-lo e recebeu ensinamentos ao longo dos anos por meio de visões e revelações e de santos anjos enviados pelo Deus do céu para ensiná-lo, guiá-lo e prepará-lo para estabelecer os alicerces desta Igreja.

(…) O próprio Joseph não poderia compreender, a menos que envolto pelas visões da eternidade, a importância da obra cujas bases ele estabelecera. Quando sua mente foi aberta, foi-lhe possível entender, em muitos aspectos, os desígnios de Deus. Essas revelações envolviam-no e guiavam seus passos.16

A despeito das tribulações e da perseguição, o Profeta Joseph Smith permaneceu fiel a seu testemunho.

Quando Joseph apresentou ao mundo cristão os princípios que Deus lhe transmitira, logo despertou preconceitos. Teve de contrapor-se a tradições herdadas dos antepassados que não conheciam a Deus nem Seus caminhos, tradições transmitidas ao longo das gerações e que eram hostis às verdades salvadoras do céu.17

O mundo inteiro ergueu-se contra ele: tanto o clero quanto o povo em geral. E por que motivo? Simplesmente porque ele era como os outros profetas e apóstolos. Ele trouxe à luz a dispensação do evangelho de Jesus Cristo, que veio de encontro às tradições existentes, que haviam passado de geração a geração.18

Sua vida foi uma luta contínua; ele deparou-se com oposição por todos os lados, principalmente dos líderes religiosos da época. Contudo, fez face a tudo isso e muito se rejubilou em seu trabalho, até terminar seu testemunho na carne, depois de trabalhar cerca de quatorze anos antes de ser morto. Ele teve de atravessar águas profundas, mas nunca se desanimou nem se desencorajou, mesmo ao enfrentar inimigos dentro e fora da Igreja. Jamais perdeu de vista a majestade de seu chamado nem a divindade desta obra; mas dizia a todos quem era e agia como tal, a despeito das circunstâncias: o profeta de Deus, o vidente e revelador da última dispensação.19

Todos os sentimentos de sua alma, todos os pensamentos de sua mente e todos os atos de sua vida provaram que ele estava determinado a manter o princípio da verdade, mesmo que fosse preciso sacrificar sua vida.20

O Senhor disse a Joseph que o provaria para ver se ele permaneceria fiel a seu convênio ou não, mesmo até a morte. De fato, testou-o. E embora o mundo inteiro se voltasse contra ele e ele precisasse resistir à traição de falsos amigos, embora toda a sua vida estivesse marcada por dificuldades, ansiedade e penas, em meio a todas as suas aflições, seus encarceramentos, as perseguições e maus-tratos que sofreu, ele sempre permaneceu fiel a seu Deus e leal a seus amigos.21

Com uma visão do destino da Igreja, o Profeta Joseph Smith preparou os Doze Apóstolos e conferiu-lhes o poder para levar avante a obra do Senhor.

A Igreja foi organizada em 6 de abril de 1830, com seis membros, mas Joseph tinha fé em que o reino, que começava dessa forma, como um grão de mostarda, se tornaria uma Igreja e um reino grandiosos na Terra.22

Joseph Smith era o que professava ser: um profeta de Deus, um vidente e revelador. Lançou os alicerces desta Igreja e reino e viveu o bastante para transmitir as chaves do reino aos élderes de Israel, os doze apóstolos. Passou o último inverno de sua vida, cerca de três ou quatro meses, com o quórum dos doze, instruindo-os. Não foram meramente algumas horas ministrando-lhes as ordenanças do evangelho, mas passou dia após dia, semana após semana e mês após mês ensinando a eles e a alguns outros as coisas do reino de Deus.23

Imagem
Joseph Smith teaching

O Élder Wilford Woodruff estava presente quando o Profeta Joseph Smith conferiu as chaves do reino ao Quórum dos Doze Apóstolos.

Algum tempo antes de sua morte, o Profeta Joseph foi inspirado a antecipar sua própria retirada. Isso se pode notar de várias formas, mas principalmente na grande ansiedade que ele mostrou ao conferir aos Doze Apóstolos todas as chaves e a autoridade do Santo Sacerdócio que ele recebera. Ele declarou em público e em particular que eles estavam equipados e plenamente qualificados e que ele confiara o reino de Deus aos Doze Apóstolos.

Eu, Wilford Woodruff, como último homem ainda vivo que estava presente àquela ocasião, sinto que tenho o dever para com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Casa de Israel e o mundo inteiro de prestar este meu último testemunho a todas as nações de que, no inverno de 1843–1844, Joseph Smith, o Profeta de Deus, reuniu os Doze Apóstolos na Cidade de Nauvoo e passou muitos dias conosco conferindo-nos nossa investidura e ensinando-nos os princípios gloriosos que Deus lhe revelara. E em certa ocasião, levantou-se em nosso meio e, por quase três horas, anunciou-nos a grandiosa e última dispensação que Deus estendera a mão para instituir na Terra nestes últimos dias. O recinto parecia estar consumido por chamas, o Profeta estava revestido de grande poder de Deus e seu semblante resplandecia e estava alvo, quase transparente. Ele terminou aquele discurso com as seguintes palavras, que jamais esquecerei no tempo ou na eternidade:

“Irmãos, sinto imensa tristeza no coração por temer ser tirado da Terra levando comigo as chaves do reino de Deus, sem as selar sobre a cabeça de outros homens. O Senhor selou sobre minha cabeça todas as chaves do reino de Deus necessárias para organizar e edificar a Igreja, Sião, e o reino de Deus na Terra e para preparar os santos para a vinda do Filho do Homem. Agradeço, irmãos, a Deus por ter vivido o bastante para ver o dia em que recebi a autoridade para conferir-lhes a investidura e agora selei sobre sua cabeça todos os poderes do Sacerdócio Aarônico e de Melquisedeque e do apostolado, com todas as chaves e poderes correspondentes, que Deus selou sobre mim; e agora confio a vocês todo o trabalho, o fardo e as responsabilidades relativas a esta Igreja e ao reino de Deus. E ordeno-lhes, em nome do Senhor Jesus Cristo, que estejam à altura de levar avante esta Igreja e reino de Deus diante do céu e da Terra e diante de Deus, anjos e homens. Se assim não fizerem, serão condenados.”

E o mesmo Espírito que preencheu a sala naquela ocasião está ardendo em meu peito quando registro este testemunho.24

O Profeta Joseph Smith selou seu testemunho com o próprio sangue.

Joseph Smith viveu até conferir seu testamento ao mundo. E quando selou todas as chaves, poderes e bênçãos na cabeça de Brigham Young e seus irmãos, quando fincou estas chaves na Terra para que jamais voltassem a ser removidas, quando fez tudo isso e trouxe à luz este registro, este livro de revelações, cuja proclamação envolvia o destino de toda esta geração — judeus, gentios, Sião e Babilônia, todas as nações da Terra — ele selou esse testemunho com seu próprio sangue na cadeia de Carthage, onde sua vida e a de seu irmão Hyrum foram tiradas pelas mãos de homens iníquos e impiedosos.25

Devo dizer que estranhei, naquela época, o fato de o Senhor ter permitido que o Profeta e seu irmão Hyrum fossem retirados de nosso meio. Contudo, Joseph Smith, por mandamento de Deus e pelo poder e revelações dos céus, foi ordenado e lançou as bases desta grandiosa dispensação da plenitude dos tempos. Ele foi trazido ao mundo e ordenado para organizar esta Igreja de Cristo pela última vez na Terra, para prepará-la para a vinda do Filho do Homem. Depois de sua morte, ao refletir, convenci-me de que ele fora ordenado para morrer — para verter seu sangue como testemunho a esta dispensação.26

Joseph (…) foi fiel, leal e valente no testemunho de Jesus até o dia de sua morte.27

Ele prestou testemunho, registrou-o e selou-o com o próprio sangue e deu sua vida. E esse testemunho continua a valer hoje em dia em todo o mundo e assim permanecerá até o fim dos tempos.28

Sugestões para Estudo e Ensino

Reflita sobre estas idéias ao estudar o capítulo ou preparar-se para ensinar. Há recursos adicionais nas páginas v–ix.

  • O que houve de inusitado no primeiro encontro de Wilford Woodruff com Joseph Smith? (Ver as páginas 13–14.) O que esse episódio nos ensina sobre o Profeta Joseph Smith?

  • Leia as páginas 14–15 e estude a seção sobre o caráter de Joseph Smith. Por que é útil conhecer o caráter de Joseph Smith tanto em público quanto na intimidade? De que forma nosso comportamento na intimidade afeta nossa capacidade de ensinar e liderar?

  • O que lhe chama atenção na forma pela qual Joseph Smith aprendeu a plenitude do evangelho? (Ver as páginas 15–17.)

  • Como o Profeta reagia diante das adversidades? (Ver a página 18.) Como podemos beneficiar-nos de seu exemplo?

  • Por que o Profeta Joseph Smith passou as chaves do reino aos Doze Apóstolos? (Ver as páginas 18–21.) Por que é importante sabermos que isso aconteceu?

  • Estude as palavras do Presidente Woodruff sobre a morte de Joseph Smith (página 21). Quais são seus sentimentos ao pensar no sacrifício feito por Joseph e Hyrum Smith?

  • O que o impressionou ao ler as palavras do Presidente Woodruff sobre o Profeta Joseph Smith?

  • Por que é importante receber um testemunho do Profeta Joseph Smith? O que podemos fazer para fortalecer nosso testemunho do Profeta?

Escrituras Relacionadas: 2 Néfi 3:6–15; D&C 5:10; 135; Joseph Smith — História.

Notas

  1. Deseret News, 20 de janeiro de 1858, p. 363.

  2. Deseret News, 20 de janeiro de 1858, p. 363.

  3. The Discourses of Wilford Woodruff, sel. G. Homer Durham (1946), pp. 29–30.

  4. Testimonies of the Presidents of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints. (Vídeo, 1986, 53242)

  5. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 31.

  6. Deseret News, 20 de janeiro de 1858, p. 363.

  7. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 36.

  8. Deseret News, 16 de dezembro de 1857, p. 324.

  9. Deseret Weekly, 26 de outubro de 1889, p. 560.

  10. “Revelation and Judgment”, Deseret Weekly, 25 de agosto de 1894, p. 289.

  11. The Discourses of Wilford Woodruff, pp. 281–282.

  12. Deseret News: Semi-Weekly, 20 de maio de 1873, p. 1.

  13. Deseret Weekly, 14 de novembro de 1891, p. 658.

  14. Millennial Star, 28 de abril de 1890, p. 258.

  15. Deseret Weekly, 30 de agosto de 1890, p. 306.

  16. Deseret News: Semi-Weekly, 25 de novembro de 1873, p. 1.

  17. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 31.

  18. The Discourses of Wilford Woodruff, pp. 42–43.

  19. The Discourses of Wilford Woodruff, pp. 31–32.

  20. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 36.

  21. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 33.

  22. Deseret News: Semi-Weekly, 21 de dezembro de 1869, p. 1.

  23. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 35.

  24. “An Epistle to the Members of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints”, Millennial Star, 14 de novembro de 1887, p. 722.

  25. Deseret News: Semi-Weekly, 25 de novembro de 1873, p. 1.

  26. Deseret Weekly, 14 de novembro de 1891, pp. 658–659.

  27. Deseret News: Semi-Weekly, 21 de dezembro de 1869, p. 1.

  28. Deseret News: Semi-Weekly, 2 de maio de 1876, p. 4.