Ensinamentos dos Presidentes
A Dispensação da Plenitude dos Tempos


Capítulo 3

A Dispensação da Plenitude dos Tempos

Como santos dos últimos dias, temos o dever sagrado de ajudar a edificar o reino de Deus nesta última dispensação.

Da Vida de Wilford Woodruff

Em diferentes épocas ao longo da história do mundo, o Senhor estabeleceu dispensações do evangelho. Em cada uma delas, revelou Seu evangelho por meio de um ou mais servos autorizados. O Profeta Joseph Smith foi o instrumento do Senhor para estabelecer a dispensação atual, citada nas escrituras como a “dispensação da plenitude dos tempos”. (Efésios 1:10; D&C 128:20)

No início de 1834, Wilford Woodruff assistiu a uma reunião do sacerdócio em Kirtland, Ohio. Nessa ocasião, começou a compreender o destino da Igreja nesta dispensação. Posteriormente, relatou:

“O Profeta reuniu todos os portadores do sacerdócio na pequena escola de madeira da localidade. Era um prédio pequeno, com talvez quatro metros quadrados, mas comportava todo o sacerdócio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias existente na Cidade de Kirtland. (…) Foi a primeira vez que vi Oliver Cowdery ou que o ouvi falar; foi a primeira vez que vi Brigham Young e Heber C. Kimball, os dois irmãos Pratt [Orson e Parley], Orson Hyde e muitos outros. Não havia nenhum apóstolo na Igreja na época, exceto Joseph Smith e Oliver Cowdery. Quando nos achávamos reunidos, o Profeta exortou os élderes de Israel a, com ele, testificarem desta obra. Todos os que mencionei e muitos outros prestaram testemunho. Ao concluírem, ele lhes disse: ‘Irmãos, fui muito edificado e instruído pelos testemunhos prestados esta noite. Quero dizer-lhes, porém, perante o Senhor, que não sabem acerca dos destinos desta Igreja e deste reino mais do que uma criancinha no regaço materno. Não o compreendem’. Fiquei bastante surpreso. Ele prosseguiu: ‘Estão vendo apenas um pequeno grupo de portadores do sacerdócio hoje aqui, mas esta Igreja encherá a América do Norte e do Sul e o mundo todo’.”1

Wilford Woodruff dedicou sua vida à edificação do reino de Deus e continuou a receber instruções de Joseph Smith, mesmo depois da morte do Profeta. Ele relatou uma visão que teve de Joseph Smith: “Vi-o na porta do templo, no céu. Ele veio até mim e dirigiu-me a palavra, mas não pôde parar para conversar, pois estava apressado. O outro homem que encontrei foi o pai de Joseph Smith; ele não pôde conversar comigo porque também estava com pressa. Deparei-me com um punhado de irmãos que tinham ocupado posições de responsabilidade na Terra, e nenhum deles pôde parar para dialogar, pois estavam apressados. Fiquei estupefato. Por fim, vi o Profeta de novo e tive o privilégio de fazer-lhe uma pergunta.

Imagem
O Élder Wilford Woodruff trabalhou com diligência para ajudar a estabelecer a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Como membro do Quórum dos Doze Apóstolos, o Élder Wilford Woodruff trabalhou com diligência para ajudar a estabelecer a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na dispensação da plenitude dos tempos.

‘Bem’, indaguei, ‘gostaria de saber por que vocês estão com tanta pressa. Passei minha vida inteira apressado, mas achava que finalmente diminuiria o ritmo quando chegasse ao reino dos céus — se é que chegaria.’

Joseph replicou: ‘Vou responder, irmão Woodruff. Cada dispensação que teve o sacerdócio na Terra e chegou ao reino celestial tem um certo trabalho a fazer para preparar-se para voltar à Terra com o Salvador quando Ele regressar para lá reinar. As demais dispensações tiveram muito tempo para realizar tal obra. A nossa não. Somos a última dispensação, e há muito trabalho a ser feito. Precisamos apressar-nos para concluí-lo’”.2

Ensinamentos de Wilford Woodruff

O Senhor e Seus profetas viram esta dispensação antes mesmo da criação do mundo.

Todos os homens inspirados, desde os dias do pai Adão até a época de Jesus, tiveram uma visão aproximada da grandiosa e derradeira dispensação da plenitude dos tempos, quando o Senhor interviria para preparar a Terra e as pessoas para a vinda do Filho do Homem e um reino de retidão.3

Considero que a obra (…) que está em andamento desde a época da organização desta Igreja está apenas iniciando a levar a termo o glorioso plano de nosso Pai Celestial — o plano que foi ordenado desde antes da fundação do mundo. De fato, não houve dispensação alguma que tenha sido aguardada com tanto interesse por todos os profetas de Deus e homens inspirados. (…)

Isaías, ao vislumbrar em visão profética nossos dias, usa uma linguagem bastante expressiva para externar seus sentimentos em relação a isso. Em certo momento, exclama: “Exultai, ó céus, e alegra-te, ó terra, e vós, montes, estalai com júbilo, porque o Senhor consolou o seu povo, e dos seus aflitos se compadecerá”. Sião diz: “Já me desamparou o Senhor, e o meu Senhor se esqueceu de mim”. “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele”, Ele não se esquecerá de Sião. O Senhor prossegue: “Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim”. [Ver Isaías 49:13–16.]

Esta Sião de Deus está diante de Sua face desde antes da fundação do mundo.4

O Senhor não criou este mundo ao acaso; nunca fez nada nesta obra ao acaso. A Terra foi criada com propósitos específicos; um deles era a redenção final e o estabelecimento deste governo e reino no mundo nos últimos dias, a fim de prepará-lo para o reinado do Senhor Jesus Cristo, a quem pertence o direito de governar. Este momento chegou, esta dispensação está diante de nós, vivemos nela.5

Nada pode impedir a Igreja de cumprir seu destino.

Esta Igreja continua a crescer. é a única igreja verdadeira na face de toda a Terra. Sua história está diante do mundo. Ela tem progredido sem cessar desde o dia em que foi organizada até o momento atual. (…) Pelos desígnios do Deus Altíssimo, foi estabelecida para permanecer na Terra em poder, glória e domínio, tal qual os profetas de Deus a viram em sua época e geração. Este é o reino que Daniel anteviu e continuará a rolar até encher toda a Terra. [Ver Daniel 2:34–35, 44–45; D&C 65:2.]6

Imagem
Daniel interpreting the king's dream

“Esta Igreja continua a crescer. (...) Este é o reino que Daniel anteviu e continuará a rolar até encher toda a Terra.”

Cremos que esta Igreja prepara o caminho para a vinda de Cristo para governar como rei e que esta Igreja se tornará o reino de Deus, algo pelo qual os cristãos oram; para que a vontade de Deus seja feita assim na Terra como no céu. [Ver Mateus 6:10.]7

Não há nenhum poder na face da Terra capaz de destruir esta Igreja. Por quê? Porque Deus a detém em Suas mãos. Ele é o Autor dela e prometeu, pela boca de dezenas de profetas, que ela permaneceria de pé.8

Quando mataram Joseph e Hyrum, não conseguiram aniquilar o “mormonismo”, tampouco a fé em Deus nem a esperança e a caridade, tampouco aboliram as ordenanças da casa de Deus nem o poder do Santo Sacerdócio. Foi o Deus do céu que ordenara essas coisas.9

O reino de Deus está seguindo avante e não retrocedendo.10

Onde está o santo dos últimos dias ou qualquer outra pessoa que já viu esta Igreja ou reino recuar? (…) A despeito de nossas circunstâncias no passado, este reino avançou continuamente, sem cessar, até a hora atual. Ele retrocederá um dia? Não, isso não acontecerá. Esta Sião do Senhor, em toda a sua beleza, poder e glória, está gravada nas mãos do Deus Todo-Poderoso e diante de Sua face continuamente. Seus decretos estão estabelecidos e nenhum homem pode alterá-los.11

Embora todos os poderes das trevas nos dêem combate, o Senhor é nosso Amigo, nos apoiará e nos dará o poder de edificar Sião e levar avante esta obra até a volta do Filho do Homem. Portanto, que seu coração se reconforte. (…) Devemos todos estar unidos na causa que abraçamos. (…) Se assim fizermos, alcançaremos a vitória.12

As coisas nem sempre foram fáceis para nós, enfrentamos conflitos e oposição desde o início até hoje. No entanto, nós e o mundo podemos estar certos de que o “mormonismo” não cessará, mas perdurará até o Senhor Jesus Cristo voltar nas nuvens do céu.13

O ouro e a prata podem desaparecer; casas e terras podem perder-se; todos os bens materiais podem findar. O sacerdócio, porém, jamais cessará, tampouco a salvação, o reino de Deus e a profecia; essas coisas nunca deixarão de se cumprir.14

Fomos reservados no mundo espiritual para estabelecer o reino de Deus nesta dispensação.

O Senhor reservou-nos no mundo espiritual durante milhares de anos a fim de nascermos na carne nos últimos dias e trabalharmos para a edificação do reino de Deus. Ao compreendermos tais coisas, o que nós, como santos dos últimos dias, devemos ter em mente? Temos uma grande guerra a lutar. Lúcifer, o filho da manhã, e todas as suas hostes, estão unidos contra nós. Somos apenas um pequeno grupo, em comparação com os demais habitantes da Terra. Sempre foram poucos os homens e mulheres, em qualquer época do mundo, que foram independentes o bastante para rejeitar o mal e servir ao Senhor. No entanto, fomos considerados dignos de ser contados entre Seu povo. Chegou a hora, portanto, de erguer-nos, despertarmos e, revestidos do poder de Deus e do Santo Sacerdócio, magnificarmos esse Sacerdócio e alcançarmos as bênçãos relativas a ele.15

Jamais houve um povo como este. Nunca houve um trabalho igual a este desde que Deus criou o mundo. É verdade que houve homens que pregaram o evangelho em outras eras; contudo, na plenitude dos tempos, o Senhor estendeu Sua mão para estabelecer Seu reino. Esta é a última dispensação. Ele levantou homens e mulheres para realizar esta obra e, como sempre digo, muitos de nós foram retidos no mundo espiritual desde a organização deste mundo até a geração atual.16

As revelações de Deus na Bíblia, no Livro de Mórmon e em Doutrina e Convênios estão cumprindo-se: nós estamos cumprindo-as. E enquanto estivermos aqui, sejamos fiéis a Deus, o Grande Eloim, o Deus dos judeus assim como dos gentios. Ele conta conosco e com ninguém mais. Ele confia nos santos dos últimos dias. Por quê? Porque ninguém mais recebeu a plenitude do evangelho eterno; ninguém mais se prontificou a edificar este reino. Minha fé e meu sentimento em relação a isso é que fomos designados antes da criação do mundo, tal como os apóstolos da antigüidade, para nascermos na carne e assumirmos este reino e precisamos fazê-lo ou seremos condenados. Esta é a nossa posição hoje. Os olhos das hostes celestiais estão sobre nós; os olhos do próprio Deus e Seu Filho Jesus Cristo e de todos os apóstolos e profetas que selaram seu testemunho com o próprio sangue estão sobre este povo. Eles visitam vocês, observam suas obras, pois sabem muito bem que seu destino é construir este Reino, edificar Sião, santificá-la, purificar a Terra e preparar o mundo para a vinda do Filho do Homem.17

Como santos dos últimos dias, temos uma obra grandiosa a realizar.

Joseph Smith (…) veio em cumprimento de profecias, realizou o que lhe foi pedido, lançou os alicerces desta obra, recebeu as chaves do sacerdócio e do apostolado e todos os dons e a graça na organização da Igreja necessários para levá-la adiante. Somos chamados para edificar sobre as bases que ele deixou.18

Se nos fosse possível abrir a visão de nossa mente e projetá-la rumo ao futuro e ver este reino e o que está prestes a realizar e o que precisamos fazer, as guerras que precisamos enfrentar, certamente veríamos que temos uma obra grandiosa a nossa espera.19

Nosso chamado especial é edificar Sião e preparar o povo para permanecer em lugares santos enquanto os juízos do Senhor estiverem derramando-se sobre os iníquos.20

é a vontade e mente de Deus que os santos dos últimos dias compreendam perfeitamente por si próprios que estão vivendo na grandiosa e derradeira dispensação de Deus aos homens. Devem também entender com clareza as responsabilidades que lhes incumbem como atores nesta época. E nunca devem perder de vista o fato de que mesmo todos os poderes das trevas mancomunados jamais conseguirão frustrar os desígnios de Deus no tocante a esta obra que Ele estendeu a mão para realizar nesta época e geração em que vivemos. Os santos dos últimos dias devem viver perante o Senhor de modo a compreenderem a posição que ocupamos e os deveres que nos competem, pois o Senhor exige certas coisas de nós em nossa época, assim como o fez com Seu povo em todas as dispensações em que revelou a plenitude do evangelho eterno e conferiu o poder e a autoridade do santo sacerdócio. (…)

é a vontade do Senhor também que paguemos nosso dízimo e ofertas; é Sua vontade que obedeçamos à Palavra de Sabedoria; é Sua vontade que guardemos os mandamentos e os ensinemos aos outros. Prestaremos contas de todos os deveres que deixarmos de cumprir, bem como dos que desempenharmos. Devemos ser de um só coração e uma só mente, e não permitir que nada de natureza material nem espiritual nos separe do amor de Deus e dos homens.

(…) Devemos permanecer unidos e buscar o bem-estar uns dos outros. Precisamos ensinar os princípios do evangelho de Cristo a nossos filhos e filhas, bem como ao mundo, e preparar-nos para os eventos futuros citados nas revelações concedidas pelo Senhor a nós. Ele já iniciou Sua obra, Sua obra maravilhosa e um assombro, entre os habitantes da Terra, conforme profetizou Isaías. [Ver Isaías 29:14.] Ele jamais retirará Sua mão até que se cumpram Seus propósitos.21

Temos uma obra grandiosa diante de nós, e ela exigirá todo o nosso empenho e todos os nossos talentos e capacidade para ser realizada. Devemos buscar o Espírito de Deus para auxiliar-nos, pois sem o Espírito não podemos fazer muito.22

Ao dizer-lhes para olharem a sua volta e verem o estado do mundo e em seguida a obra que temos de realizar, assim como tudo o que o reino de Deus tem de fazer a fim de cumprir seu destino e as revelações de Jesus Cristo, nosso objetivo principal deve ser edificar o reino de Deus e levá-lo adiante. (…)

(…) Devemos buscar a edificação do reino e assegurar não somente bênçãos para nós mesmos, mas procurar tornar-nos salvadores de homens no Monte Sião e esforçar-nos por fazer todo o bem que pudermos, trabalhando para promover a causa e o interesse de Sião em todas as esferas nas quais formos chamados para agir.

Ao procedermos assim, prosperaremos e teremos paz contínua em nossa mente e, conforme disse o Senhor, nada será negado a qualquer homem que buscar a retidão e as bênçãos do reino de Deus. (…)

(…) Há muitas coisas prestes a acontecer, inúmeras mudanças iminentes na Terra, e o reino está crescendo. E exorto todos os santos dos últimos dias ao alcance de minha voz hoje a avaliarem bem a posição em que estão e a examinarem seu próprio coração para verem se estão ao lado do Senhor nosso Deus. Então, devemos aumentar continuamente a fé, a esperança, a retidão e todos os princípios virtuosos necessários para resistirmos a todas as aflições que nos sobrevierem, a fim de provarmos ser amigos de Deus e que permaneceremos no convênio. Seremos provados desde agora até a vinda do Messias, ou seja, enquanto vivermos na Terra.23

Não há motivo para temor se os santos dos últimos dias forem fiéis aos convênios que fizeram com seu Deus e cumprirem rigorosamente os princípios que Ele afirmou que nos governam na edificação de Sua Sião.

Contudo, se nos esquecermos de nossos convênios, desrespeitarmos os ensinamentos que Ele nos concedeu e nos desviarmos deles, então podemos estar certos, santos dos últimos dias, de que nossa posição é extremamente perigosa. Os propósitos de Deus não serão frustrados, mas sofreremos as conseqüências de nossa desobediência, e aqueles que persistirem nesse curso serão rejeitados e privados de sua parte nas bênçãos prometidas a Sião.24

O Senhor está com este povo, mas como santos dos últimos dias, acho que nem sempre damos o devido valor a nossos privilégios. Fomos chamados para realizar uma obra; o Senhor confiou-a a nós, e somos responsáveis diante do céu e da Terra pelo uso dos talentos — a luz e a verdade — que nos foram concedidos.25

Sugestões para Estudo e Ensino

Reflita sobre estas idéias ao estudar o capítulo ou preparar-se para ensinar. Há recursos adicionais nas páginas v–ix.

  • Estude as páginas 25–26. Como a profecia de Joseph Smith está sendo cumprida? O que podemos aprender com a visão do Presidente Woodruff?

  • Por que os profetas aguardaram com tanta ansiedade esta dispensação? Por que é importante compreendermos que “estamos vivendo na última dispensação”? (Ver as páginas 26–27.)

  • O que queremos dizer quando afirmamos que pertencemos à “única igreja verdadeira e viva na face da Terra”? (Página 27; ver também D&C 1:30.) Como podemos levar esta mensagem com humildade ao mundo?

  • O que o impressiona ao estudar os ensinamentos do Presidente Woodruff sobre o destino da Igreja? (Ver as páginas 27–29.)

  • Leia as páginas 28–29, procurando identificar coisas efêmeras e coisas que durarão para sempre. Quais são algumas diferenças entre as coisas passageiras e as eternas?

  • Leia os ensinamentos do Presidente Woodruff sobre o fato de termos sido reservados no mundo espiritual a fim de nascermos nesta dispensação. (Páginas 29–30) Quais são seus sentimentos ao refletir sobre essas declarações?

  • Olhe a fotografia da página 33. O que esse retrato tem a ver com a construção do reino de Deus? De acordo com o Presidente Woodruff, quais são alguns de nossos deveres ao ajudarmos a edificar o reino de Deus? (Ver as páginas 30–33.)

  • Leia o último parágrafo da página 33. Que privilégios temos nesta dispensação? A seu ver, o que significa “dar valor a nossos privilégios”?

Escrituras Relacionadas: D&C 6:32–34; 64:33–34; 121:26–32; 138:53–56.

Notas

  1. Conference Report, abril de 1898, p. 57.

  2. The Discourses of Wilford Woodruff, sel. G. Homer Durham (1946), pp. 288–289.

  3. Deseret News: Semi-Weekly, 12 de janeiro de 1875, p. 1.

  4. Deseret News: Semi-Weekly, 20 de setembro de 1870, p. 2.

  5. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 174.

  6. Deseret News: Semi-Weekly, 6 de julho de 1880, p. 1.

  7. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 193.

  8. Deseret Weekly, 6 de agosto de 1892, p. 194.

  9. Deseret News: Semi-Weekly, 31 de janeiro de 1882, p. 1.

  10. Deseret News: Semi-Weekly, 21 de dezembro de 1880, p. 1.

  11. Deseret News, 24 de abril de 1872, p. 152.

  12. “Discourse by President Wilford Woodruff”, Millennial Star, 6 de junho de 1895, p. 354.

  13. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 110.

  14. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 131.

  15. Deseret Weekly, 22 de junho de 1889, p. 824.

  16. Deseret News: Semi-Weekly, 14 de december de 1880, p. 1.

  17. Conference Report, abril de 1880, pp. 84–85.

  18. Deseret News: Semi-Weekly, 10 de janeiro de 1871, p. 2.

  19. Deseret News, 4 de março de 1857, p. 411.

  20. Deseret Weekly, 26 de outubro de 1889, p. 562.

  21. Salt Lake Herald Church and Farm, 15 de junho de 1895, pp. 385, 386.

  22. Deseret Weekly, 22 de junho de 1889, p. 823.

  23. Deseret News, 4 de março de 1857, p. 411.

  24. “Epistle”, Woman’s Exponent, 15 de abril de 1888, p. 174.

  25. Deseret News, 23 de dezembro de 1874, p. 741.